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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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101Q1015000 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a história da Língua Brasileira de Sinais – Libras, assinale a alternativa incorreta.
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102Q1014540 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas abaixo e assinale a que traz uma informação incorreta.
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103Q1013267 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Entre estas pessoas que começaram a educar os surdos, algumas acreditaram que a primeira etapa da educação deles devia ser um ensino da língua falada, adotando uma metodologia que ficou conhecida como "método oralista puro". Outras utilizaram a língua de sinais, já conhecida pelos alunos, como meio para o ensino da fala, foi o chamado "método combinado. (Felipe, 2007 p.298) Entre os adeptos dessa segunda proposta, o mais importante, no ponto de vista do desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais, foi:
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104Q1015069 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

O termo “identidades surdas flutuantes” designa os sujeitos surdos que:
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105Q1014366 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

O ensino de Libras como segunda língua ou língua adicional apresenta desafios únicos, especialmente para instrutores que trabalham com alunos ouvintes. Estes alunos muitas vezes vêm de contextos onde a comunicação é predominantemente oral-auditiva, e aLibras introduz um novo paradigma linguístico e cultural. Nesse contexto, preencha corretamente as lacunas a seguir.
Ao ensinar Libras como segunda língua, é essencial que o instrutor enfatize a ________ (1) como parte fundamental da comunicação em Libras, enquanto também foca na ________ (2) para garantir que os alunos compreendam a estrutura e o vocabulário da língua.
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106Q1014675 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Três Barras SC, Unesc, 2024

Acerca do exame de proficiência em Libras, é correto afirmar que:
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107Q1013430 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Zona Urbana, Prefeitura de Sapé PB, CPCON, 2020

Com relação aos mitos e verdades acerca das línguas de sinais, julgue como (V) verdadeiro ou (F) falso as assertivas abaixo.
( ) As línguas de sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes. ( ) As línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, estão representadas no hemisfério direito do cérebro. Hemisfério é responsável pela informação espacial, enquanto que o esquerdo, pela linguagem. ( ) As línguas de sinais são diferentes umas das outras e independem das línguas orais. ( ) As línguas de sinais são diferentes umas das outras e estão diretamente relacionadas às línguas orais.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
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108Q1015230 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Assinale a alternativa correta.
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109Q1014729 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Marque a alternativa que apresenta o que não é correto afirmar sobre as questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva bilíngue:
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110Q1014527 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Um centro educacional para surdos planeja adotar tecnologias de realidade aumentada para complementar o ensino de Libras. Com base em Quadros (Educação de Surdos) e nas práticas de acessibilidade digital, qual estratégia seria mais adequada para a implementação desse recurso?
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111Q1013506 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Quando se analisam as situações de dificuldade de acesso em serviços públicos de saúde para as pessoas surdas, tais como marcação de consulta por telefone, ausência de intérprete, pessoa surda confundida com deficiente intelectual, falta de paciência, escassez de aparelho de amplificação sonora individual, dentre outros, fica evidente o desconhecimento, por parte dos gestores desses serviços, sobre os direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva, garantidos pelo Decreto nº 5.626/2005.
Um dos direitos à pessoa surda ou com deficiência auditiva no que se refere à rede de serviços do SUS - Sistema Único de Saúde - e das empresas com concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde é:
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112Q1014799 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso)


(Damazio, 2007. Adaptado)
Conforme indica Damázio (2007), quem organiza o trabalho no momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, respeitando as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular, é o
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114Q1014549 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpreto de Libras, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

De acordo com o Decreto 5.626/2005 no Art. 6º A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de:

I. Cursos de educação profissional;
II. Cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e
III. Cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação.
IV. Formação do instrutor de Libras pode ser realizada também por organizações da sociedade civil representativa da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por pelo menos uma das instituições referidas nos incisos II e III.

Marque a alternativa CORRETA:
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115Q1014550 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpreto de Libras, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

De acordo com o decreto 5.626/2005 as instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
Para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso previsto no caput, as instituições federais de ensino devem, EXCETO:
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116Q1015066 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

A construção da identidade do sujeito surdo está diretamente relacionada com a aquisição da linguagem por meio de uma educação inclusiva, uma vez que:
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117Q1014061 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


A atuação do professor, no contexto educacional, transcende a mera alfabetização, englobando a formação cidadã do aluno, ao estimular habilidades socioemocionais que são essenciais para sua integração e atuação positiva na sociedade.

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118Q1015342 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

No Brasil do século XIX, verifica-se a instauração da Língua Portuguesa como estratégia para desvincular o Brasil da “dependência” linguística de Portugal e França. Barbosa (2020, p. 185) destaca que “é a partir da necessidade de independência da formação linguística que vários fatos inauguram o cenário da educação e também da educação dos surdos brasileiros”.
BARBOSA, P. C. L. Análise de discurso sobre educação de surdos no século XIX: um gesto de leitura. Campinas: Pontes, 2020.
Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO se enquadrava no projeto de educação popular para os surdos.
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119Q1014922 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

Sobre a construção da identidade surda na escola e a relação com alunos ouvintes, podemos afirmar que:
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120Q1013660 | Sem disciplina, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Em relação aos aspectos clínicos e socioantropológicos da surdez e da educação de surdos no Brasil, julgue o item subsequente.
O exame recomendado para verificar a perda auditiva é a audiometria tonal, que detecta como padrão de audição normal limiares auditivos de até 45 dB.
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