Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q1015316 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

Segundo Basso, Strobel e Masutti (2009), o planejamento de ensino de Libras pode ser divido em quatro etapas: conhecimento da realidade, elaboração, execução e avaliação. A avaliação permite verificar o nível de desenvolvimento linguístico, acompanhar o processo de apropriação da língua pelos alunos, a partir de que novas intervenções didáticas podem ser propostas. Há dois tipos de avalição, a somativa e a formativa. Pode-se dizer da avaliação somativa que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1002Q1018901 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre os Artefatos da Cultura Surda é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1003Q1013274 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogo, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2019

Segundo a Lei sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1004Q1015322 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, considera pessoa com deficiência aquela que apresenta impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. No que diz respeito aos estudantes surdos, o tipo de barreira que mais contribui para a restrição da participação desses estudantes em igualdade de condições com os demais é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1005Q1013792 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023

O Filósofo Grego Aristóteles considerava que o Surdo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1006Q1014048 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Itapecuru Mirim MA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta a figura histórica que foi fundamental na promoção da língua de sinais e dos direitos da comunidade surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1007Q1014306 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019

Tradicionalmente, os pronomes têm sido concebidos como substitutos, mas sua função básica é a função indexical ou dêitica, antes e, sobretudo, em termos de localização espaço-temporal no contexto do enunciado. Sobre a função pronominal na Libras, marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1008Q1014312 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Para a pesquisa e documentação da diversidade linguística o Instituto do Patrimônio Histórico e Linguístico (IPHAN) estabelece categorias de línguas, ou seja, línguas de imigração, línguas indígenas, línguas afro-brasileiras, línguas crioulas e línguas de sinais a serem inventariadas. Sobre as línguas de sinais minoritárias, analise as afirmativas a seguir:
I. A CENA é uma língua de sinais minoritária e emergiu a partir do contato entre os surdos de Várzea Queimada, no município de Jaicós, estado do Piauí, a qual ainda não foi inventariada em nível lexical. II. A Língua de Sinais Ka’apor Brasileira é uma língua localizada no estado do Maranhão e foi estudada por Lucinda Ferreira Brito na década de 1980. III. As línguas de sinais minoritárias brasileiras são línguas em risco de extinção frente à Libras, reconhecida como língua de sinais nacional. IV. As línguas de sinais minoritárias são consideradas sistemas de sinais caseiros. V. O estudo das línguas de sinais minoritárias contribui para a compreensão do surgimento das línguas humanas.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1009Q1013294 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

O enquadramento das pessoas surdas a partir _________________ baseou-se no modo cartesiano e racional de desenvolvimento da comunicação com fins à normalização das condutas sociais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1010Q1014322 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Tendo como referencial as orientações da Lei nº 14.191/2021, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas, em nível superior.
( ) Cabe aos estados da federação apoio técnico e financeiro para os sistemas de ensino no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas, com desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.
( ) Os programas incluídos no Plano Nacional de Educação terão como um de seus objetivos fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Brasileira de Sinais.
( ) A modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, prescinde da prerrogativa de matrícula em escolas e classes regulares, de acordo com o que decidir o estudante ou, no que couber, seus pais ou responsáveis.
( ) Elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, específico e diferenciado será propósito dos programas inclusos no Plano Nacional de Educação.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1011Q1013302 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

De acordo com a Lei que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, as competências constantes no seu artigo segundo são: Interpretação das 2 (duas) línguas Libras e da Língua Portuguesa de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. Sobre os processos de tradução e interpretação é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1012Q1015353 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

“A educação dos surdos é uma questão de extrema relevância para a comunidade surda do país, bem como para a população brasileira em geral – motivo pelo qual o tema de redação do ENEM em 2017 foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, que proporcionou visibilidade nacional para a questão e para a comunidade surda.”
BARROS, Caio Vinícius da Silva. Politize: Educação dos surdos: escola inclusiva ou bilíngue¿ Publicado em 15/10/2002.
Para uma educação bilíngue de fato, se faz necessário o respeito a alguns princípios que conduzam a um currículo de formação educacional de surdos brasileiros.
Assinale a opção que apresenta um princípio básico que assegure as práticas de ensino de Libras no currículo escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1013Q1013306 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

Qual o número da lei que abre espaço para todas as outras leis que asseguram o direito dos surdos ao uso da Libras e acabando por repercutir na profissão e necessidade de profissionalização do tradutor e intérprete de Libras? Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1014Q1013818 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Atualmente, são políticas linguísticas para surdos no Brasil, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1015Q1014074 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Iniciou-se durante o Império brasileiro o atendimento às pessoas com deficiência. Marque a alternativa que corresponde corretamente às duas primeiras entidades, com suas atuais denominações, que foram concebidas para a finalidade de atender ao referido público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1016Q1015098 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019

No Brasil, na educação de alunos surdos constatamos a ocorrência de três principais abordagens pedagógicas – oralismo, comunicação total e bilinguismo. Assim sendo, é CORRETO afirmar em relação à corrente educacional oralismo que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1017Q1017919 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Assinale a alternativa que corresponda ao nome da pessoa conhecida como o “Pai dos surdos” na França, que, em uma tentativa religiosa de salvá-los, fundou o atual Instituto Nacional de Jovens Surdos de Paris.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1018Q1015362 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Analise a definição de um dos eixos que estrutura as fases de organização do currículo de Língua Portuguesa para surdos.
“O principal compromisso é organizar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em relação ao uso dos textos escritos e à organização social da Língua Portuguesa, assim como a relação entre as duas línguas (Libras e Língua Portuguesa) e os impactos de utilização na comunidade surda.”
Assinale a opção que apresente o eixo descrito acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1019Q1015618 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com a legislação brasileira vigente, a oferta de AEE para estudantes surdos compreende

I o ensino de LIBRAS como primeira língua (L1).
II o ensino de língua portuguesa como segunda língua (L2).
III a disponibilização de tradutor e intérprete de LIBRAS nas escolas.
IV a promoção de cursos de formação de professores para ensino e uso da LIBRAS.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1020Q1013828 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A fim de desenvolver um trabalho sólido e de qualidade visando o sucesso do processo de alfabetização dos estudantes surdos, o professor-instrutor de Libras deverá reconhecer que uma das implicações características deste universo reside na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.