Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1061Q1014939 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

O momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum é realizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1062Q1014429 | Libras, Educação dos Surdos, Edital N 009, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Nos termos da Lei Complementar nº 316/2019, assinale a alternativa INCORRETA, sobre as atribuições da categoria funcional de Tradutor e Interprete de Libras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1063Q1014943 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor Surdo, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2019

Ser uma pessoa surda não equivale a dizer que ela faça parte de uma Cultura e de uma Comunidade Surda. Porque sendo a maioria dos surdos, aproximadamente 95%, filhos de pais ouvintes, muitos não aprendem a Libras e não conhecem as Associações de Surdos, que são as Comunidades Surdas, podendo tornarem-se somente pessoas com deficiência auditiva. De acordo com esse texto, Ser Surdo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1064Q1015461 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

No ensino da Libras, há faces que precisam ser consideradas: a leitura de sinais e a produção de textos sinalizados e escritos e o estudo da gramática ou a análise linguística.
Relacione os exemplos de análise linguística a seguir às suas características.
1. Atividades linguísticas 2. Atividades epilinguísticas 3. Atividades metalinguísticas
( ) referem-se aos conceitos e à nomenclatura convencional, na qual o aluno pode refletir, conscientemente, sobre a Língua de Sinais por meio da própria Língua de Sinais.
( ) referem-se ao estudo da língua em atividades dialógicas, em que o aluno é exposto ao maior número possível de textos sinalizados ou escritos em sinais.
( ) estão centradas na reestruturação do texto, no qual o aluno, de forma autônoma, produz, interpreta e compreende qualquer texto, em seu contexto.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q1013158 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Assinale a alternativa correta com relação à fase pré‐linguística da surdocegueira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1066Q1014699 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Leia a afirmativa a seguir.
“O(A) ___________ usa a integração da criança surda à comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o Português). Este modelo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada através da estimulação auditiva.”

A afirmativa faz referência a um modelo educacional utilizado na educação de surdos. Sendo assim, marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1067Q1015471 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

O Art. 14 da Resolução nº 1/2010 dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado no Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, apresenta as ações que devem ser observadas quanto à estrutura da organização das classes que terão alunos com deficiência.
Assinale a opção que apresenta um serviço de apoio pedagógico, específico para alunos surdos e/ou surdo-cegos, em classes comuns, quando necessário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1068Q1013680 | Libras, Educação dos Surdos, Professor II Libras, Prefeitura de Tupanatinga PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item que se segue.


A identidade surda intermediária é composta por surdos que transitam entre várias comunidades e culturas surdas de vários lugares, sendo perceptível a diversidade cultural adquirida.

  1. ✂️
  2. ✂️

1069Q1013173 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Segundo Quadros (1997), no processo de alfabetização de surdos, o professor não deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1070Q1013943 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Segundo a legislação brasileira vigente, a LIBRAS é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1071Q1013946 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Proposto pelo MEC em 2001, o Plano Nacional de Apoio à Educação de Surdos tem como uma de suas metas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q1014714 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale o que não é correto afirmar sobre a cultura surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1073Q1013179 | Libras, Educação dos Surdos, Libas, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

Um surdo estará mais ou menos próximo da cultura surda dependendo da identidade que assume dentro da sociedade. De acordo com Perlin (1998), a identidade híbrida pode ser definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1074Q1013691 | Libras, Educação dos Surdos, Habilitação Educação de Surdos, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

De acordo com Quadros (1997), a aquisição da linguagem inicia precocemente, ou seja, assim que o bebê começa a estabelecer relação com o seu meio. Dessa forma, podemos afirmar que os surdos adquirem a linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1075Q1015488 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023

Na educação bilíngue para surdos considera -se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q1013187 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Das alternativas a seguir, assinale a única que corretamente refere-se às dificuldades na aquisição de linguagem pelo surdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1077Q1013194 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

“Um papagaio fazia parte da família, eu ficava intrigada e imaginando por que todos falavam mais com o papagaio do que comigo, neste período começaram as dúvidas, sem imaginar que eu podia ser diferente, não me lembro se sabia os nomes das pessoas, demorei muito para entender que eu, as pessoas, as coisas tinham nomes.” (VILHALVA, 2001, p. 12 apud STROBEL, 2008). A qual artefato cultural o relato apresentado se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1078Q1014991 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

São estratégias de ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1079Q1015760 | Libras, Educação dos Surdos, Bilingue Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

A história dos surdos no Brasil teve um período em que as mãos das crianças surdas eram amarradas, pois acreditava-se que assim elas desenvolveriam a língua oral. Essa prática não teve sucesso e aconteceu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1080Q1013205 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O __________________, que ____________________visando à inclusão dos alunos surdos, dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.