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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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1081Q1013205 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O __________________, que ____________________visando à inclusão dos alunos surdos, dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular.
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1082Q1014231 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

A poesia em Libras envolve produções dotadas de sofisticação e refinamento de elementos que podem aproximá-la da arte performática. Ao longo da extensão dos poemas, é possível identificar padrões rítmicos. Klamt faz uma síntese dos elementos que constituem ritmo em poemas na Libras. Analise esses elementos nas assertivas a seguir:

I.Repetição de sinais.

II.Morfismo, um mecanismo capaz de mesclar sinais para que tenham ideia de continuidade e de forte relação entre eles.

III.Pausas e suspensões, como boias − que suspendem um sinal, enquanto outro está sendo produzido com a outra mão.

IV.Simetria, que pode constar de espelhamento bilateral, que consiste em que as duas mãos assumam a mesma forma e movimento de maneira espelhada.

V.Expressão facial, de acordo com a forma de realização, pode se tornar mais saliente.

É correto o que se afirma em:

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1083Q1014743 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Almeida et al. (2015) consideram que a libras é a língua passível de aquisição dos conteúdos ministrados na escola e que, por utilizar o canal visogestual, é a única modalidade de linguagem plenamente acessível ao surdo.
De acordo com elas,
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1084Q1013208 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

Existem muitas discussões sobre educação inclusiva de surdos. Vários autores discorrem sobre esse tema, geralmente defendendo dois pontos distintos dessa questão. Uma primeira discussão se dá no sentido de que, considerando a especificidade linguística do aluno surdo, seria mais vantajoso que ele frequentasse escolas só para surdos, pois isso facilitaria a identificação com seus pares surdos, cultura surda e afins. Em outro ponto, encontramos a discussão de que, em uma escola só de surdos, esses alunos estariam “excluídos” do convívio social com a diversidade humana encontrada no ambiente de uma escola regular. Dessa forma, seria vantajosa a experiência do surdo no cotidiano escolar, ao lado de colegas ouvintes. A escola, assim, é entendida como um espaço de respeito e de tolerância para com os diferentes. Considerando, então, a primeira discussão e a especificidade linguística dos alunos surdos, assinale a alternativa que mais apresenta, de forma sucinta, o posicionamento dos referidos autores.
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1085Q1015001 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Segundo Ronice Quadros (1997), o ensino da língua portuguesa para surdos
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1086Q1014235 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

De acordo com o Atendimento Educacional Especializado, Pessoa em Surdez, associe a segunda coluna com a primeira, que relaciona o momento didático-pedagógico à sua característica:

Primeira coluna: momento do atendimento educacional

1. Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras.

2.Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras.

3.Momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.

Segunda coluna: característica

(__) Há explicações das ideias essenciais dos conteúdos estudados em sala de aula comum. Os professores utilizam imagens visuais e, quando o conceito é muito abstrato, recorrem a outros recursos, como o teatro.

(__) Favorece o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos.

(__) Desenvolve a competência gramatical ou linguística, bem como textual, nas pessoas com surdez, para que sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

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1087Q1015775 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A comunicação total é mais uma filosofia que se opõe ao oralismo estrito do que propriamente um método, tendo como recurso linguístico importante o uso simultâneo das duas línguas em que a ordem de produção dos sinais sempre segue a ordem de produção das palavras da língua falada.

CAPOVILLA, Fernando C. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2000, vol.06, n.01, pp.99-116. ISSN 1413-6538.


Esse recurso é denominado

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1088Q1015014 | Libras, Educação dos Surdos, Agente Educacional, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

A Escrita das Línguas de Sinais (ELiS) é uma das propostas de registro escrito da libras e de outras línguas de sinais. O processo de alfabetização e letramento de alunos surdos deve considerar
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1089Q1015019 | Libras, Educação dos Surdos, Agente Educacional, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

A Lei n. 12.319/2010 reconhece o exercício da profissão dos Intérpretes de Libras no Brasil. O decreto n. 5.626/2005 regulamenta a Lei n. 10.436/2002 ao dispor sobre o ensino, a formação e a difusão da Libras. Quanto à formação dos Intérpretes de Libras, qual é a discrepância que há entre a Lei n. 12.319/2010 e o Decreto n. 5.626/2005?
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1090Q1016044 | Libras, Educação dos Surdos, Letras PortuguêsLibras, IFSP, IFSP, 2024

O Decreto 5.626, publicado em 2005, considerava três perfis profissionais de Libras, sendo eles:

1. Formação em Pedagogia ou Normal Superior, ou Normal Médio, em todos os casos caracteristicamente tendo a Libras como língua de instrução;
2. Curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua – para atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior;
3. Normal Médio para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O mesmo decreto considerava ainda a então formação de instrutores de Libras em nível Médio, a qual se daria à época por:
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1091Q1015022 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpretes de Libras, Prefeitura de Vilhena RO, IBADE, 2019

“O código de ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência justifica-se a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação. (...) Assim, ética deve estar na essência desse profissional” (Quadros, 2004, p.31). Com base nos estudos de Quadros (2004), como e quando foi descrito o código de ética, que é parte integrante do regimento interno do departamento regional de intérpretes (FENEIS)?
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1092Q1014255 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, ALMA, FGV, 2023

“...importante destacar que a janela de libras possui regulamentação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), visando conferir efetividade a janela. Isto porque, não se verifica efetiva uma janela pequena, na qual é impossível detectar todos os movimentos e expressões do intérprete. Há necessidade de que a janela possua tamanho razoável, visível.”

Migalhas de Peso- O direito à janela de libras em tempo integral. Augusto Popp e Jaine Machnicki, 28/09/2022.

A Febrapils (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guias-intérpretes de Língua de Sinais), emitiu uma nota técnica sobre a atuação do Tradutor, Intérprete e Guia-Intérprete de Libras-Língua Portuguesa referente a materiais audiovisuais televisivos e virtuais.

Assinale a opção que apresenta uma orientação da norma técnica quanto à edição da janela de Libras.

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1093Q1015791 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A abordagem comunicativa no ensino de Libras, complementada pela abordagem direta, é eficaz na promoção da competência comunicativa dos alunos, possibilitando uma aprendizagem mais contextualizada e significativa.

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1094Q1016048 | Libras, Educação dos Surdos, Letras PortuguêsLibras, IFSP, IFSP, 2024

Como professor de Libras, é importante conhecer os diferentes sistemas de transcrição e escrita das Língua de Sinais para apoiar o ensino e a documentação dessas línguas, tendo em vista essa necessidade. Considerando os métodos abaixo, é correto afirmar que:
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1095Q1014003 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

A Declaração de Salamanca, importante documento elaborado pela parceria de várias nações em torno de princípios que reformulassem o sistema educacional, afirma, na parte sobre “perspectivas comunitárias”, no subtópico “parceria com os pais”, que
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1096Q1015797 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A metodologia de ensino bilíngue, que utiliza a Libras e a língua portuguesa, foi implementada de maneira uniforme e sem resistência nas escolas para surdos em todo o Brasil, desde o início do século XX.

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1097Q1018870 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Um marco histórico na formação do tradutor e intérprete de Libras aconteceu em:
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1098Q1014263 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

De acordo com o exposto na declaração de Salamanca, assinale a alternativa correta;
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1099Q1013753 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“Segundo Strobel (2008), os artefatos culturais não são apenas produções materiais de uma cultura, mas consistem nas manifestações culturais, produções palpáveis e não palpáveis que expressam sua forma de ver, entender e transformar o mundo do qual ele se apropria para seu desenvolvimento cognitivo, cultural e de sua identidade.”
A Imagem do Outro Sobre a Cultura Surda- 2008
Assinale a opção que se refere corretamente em relação ao artefato cultural linguístico.
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1100Q1015805 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A aquisição da língua portuguesa como segunda língua (L2) pelos alunos surdos é independente do domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1), não impactando no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem escolar.

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