Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q1018877 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Em relação à educação para surdos, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação a seguir. No começo do século XX, já se ouvia falar dos insucessos do oralismo que trazia consigo conotações para os surdos, por exemplo, quando não progrediam na oralidade, _______________________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q1013246 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Segundo Perlin (1998), a identidade surda pode ser definida como a identidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q1015040 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

[...] Sam estava perplexo e foi para casa perguntar a sua mãe sobre exatamente que tipo de aflição que a menina da porta do lado tinha. Sua mãe explicou a ele que ela era ouvinte e, por isso, ela não sabia sinalizar; em vez disso, ela e a sua mãe falam, movimentam suas bocas para falarem entre si. Sam então perguntou se essa menina e a família dela eram as únicas “daquele jeito”. A mãe dele explicou que não. De fato, quase todas as pessoas eram como seus vizinhos. Era a sua própria família que era incomum. Aquele foi um momento memorável para Sam [...]”. O relato apresentado se refere a qual artefato cultural?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q1018882 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A definição: “sujeitos surdos que não habitam no mesmo local, mas que estão ligados por uma origem, por um código ético de formação visual, independente do grau de evolução linguística, tais como a língua de sinais, a cultura surda e quaisquer outros laços” se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1105Q1013256 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

A Lei nº 13.146/2015, e suas alterações, em seu Art. 27, expõe que “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”. De acordo com essa Lei, assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência é dever
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1106Q1013258 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

A Lei nº 13.146/2015, e suas alterações, no Art. 30, expõe que, “nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas algumas medidas. Dentre essas medidas está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q1014542 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Apoio Habilitado em Libras, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

São abordagens educacionais no ensino de alunos surdos:

I. Oralismo, que enfatiza o ensino da fala e leitura labial.

II. Bilinguismo, que reconhece a língua de sinais como a primeira língua dos surdos, com a língua oral como segunda língua.

III. Comunicação unimodal, que utiliza apenas uma forma de expressão para a língua de sinais e para a língua oral.

Das assertivas, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1108Q1014047 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Itapecuru Mirim MA, FUNATEC, 2024

Assinale de forma correta o evento histórico que teve um impacto significativo na comunidade surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1109Q1015330 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

Considerando os direitos linguísticos adquiridos pela comunidade surda nos últimos anos, nos quais se incluem os previstos na Lei n.º 10.436/2002 e no Decreto Federal n.º 5.626/2005, julgue os itens a seguir.
I Usar a língua de sinais como forma de comunicação é direito do surdo sinalizante.
II É direito do surdo, como forma de acessibilidade, solicitar o profissional intérprete da LIBRAS.
III A LIBRAS é uma língua com estrutura e gramática próprias. IV Estudar em um ambiente bilíngue é direito do surdo.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1110Q1014313 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na Educação Bilíngue de Surdos, a Libras deve estar presente como componente curricular, ou seja, como parte do quadro de disciplinas; como língua de instrução, instituindo as lógicas interacionais de ensino e aprendizagem; e como língua utilizada para comunicação interpessoal do ambiente escolar. Analise as afirmativas a seguir em relação ao ensino de Libras como primeira língua na Educação Básica:
I. Na Educação Infantil, o ensino de Libras corresponde a um modo de imersão que propicie aquisição de língua de sinais e desenvolvimento global dos estudantes surdos. II. No Ensino Fundamental, a Libras corresponde a um componente curricular específico. III. No Ensino Médio, a disciplina de Libras se associa diretamente com habilidades específicas que esse saber produz na relação direta com diversos outros códigos e tecnologias humanas. IV. Temas Transversais atrelados à disciplina de Libras envolvem, dentre outros, arte surda; direitos, lutas e movimento social surdo; autoconhecimento e orgulho de ser surdo. V. A avaliação deve seguir a lógica de primeira língua e desligar-se do que é comumente desenvolvido na lógica ouvinte.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q1013301 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

A Libras é a primeira língua dos surdos brasileiros, mas ainda muitas pessoas não a conhecem. Como a necessidade de comunicação é uma via de mão dupla, a profissão de intérprete serve construir possibilidades de comunicação no exercício de suas competências entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes e ouvintes. No Brasil, essa realidade demanda que exista o tradutor e intérprete de Libras atuando na Libras e na língua portuguesa oportunizando com sua profissão que eventos comunicativos de várias ordens aconteçam, como por exemplo: aulas, seminários, conferências, reuniões, etc. A partir dessas considerações responda marcando a alternativa correta sobre o número da Lei que regulamenta a profissão de intérprete e a data de sua criação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q1014334 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Na avaliação da aprendizagem de alunos surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, é crucial considerar aspectos específicos que respeitem sua singularidade linguística e cultural. Considerando esses aspectos, qual das seguintes abordagens de avaliação é mais adequada para garantir uma medida justa e inclusiva do progresso do aluno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1113Q1014335 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

A história da Língua de Sinais é marcada por uma série de eventos significativos que refletem sua origem, evolução e reconhecimento como uma língua plena. Qual das seguintes afirmações melhor descreve um marco histórico crucial na evolução das línguas de sinais, particularmente no contexto da Língua de Sinais Brasileira (Libras)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1114Q1013316 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçoiaba da Serra SP, OMNI, 2021

Na história da educação de surdos dividimos em 3 grandes fases, dessas, há destaque para o Isolamento Cultural, em consequência do congresso de ______________ que proíbe o acesso da língua de sinais, na educação dos surdos. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1115Q1013322 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Texto associado.
Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural

Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado).

Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos.

A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição.

essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos.

Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais .

Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4
Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. A ideia principal do texto é a de que a população de surdos e a população de mudos são desprovidas de uma cultura própria, uma linguagem própria ou mesmo de meios particulares de se comunicar.

II. O texto leva o leitor a inferir que, quando a surdez é vista como um problema, os surdos se tornam desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1116Q1015120 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Na história da educação de surdos, a interpretação em Libras esteve no seu início estreitamente ligada aos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1117Q1015376 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete em Libras, DETRANAP, FCC, 2022

No livro A Surdez, um olhar sobre as diferenças, Carlos Skliar (1998), na apresentação intitulada “Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e as diferenças”, destrincha e debate de forma categórica duas grandes perspectivas sobre a surdez − clínico-patológica e socioantropológica − que foram adotadas nos anos seguintes por diferentes pesquisadores no âmbito dos Estudos Surdos, Estudos Educacionais, Estudos Linguísticos e Estudos da Tradução e Interpretação da Língua de Sinais. Considerando essa discussão,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q1014353 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

O objetivo do ensino de gramática para o aluno surdo é desenvolver a competência comunicativa em escrita da língua portuguesa, de forma que ele compreenda as atividades linguísticas e a funcionalidade da estrutura gramatical para os efeitos de sentido. Com base nisso, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1119Q1013844 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023

De acordo com Almeida (2015), os surdos são atores e protagonistas de sua comunicabilidade, não havendo motivo para a sociedade ainda considerá-los sujeitos incapazes ou dependentes linguisticamente. Segundo o autor, esse entendimento a respeito do surdo ainda se mantém devido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1120Q1013333 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Quando se fala de educação bilíngue para surdos no contexto escolar tem-se como premissa que o surdo seja escolarizado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.