Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q1013370 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

Sobre a língua de sinais, oficializada em 2002 no Brasil pela lei 10.436 denominada Lei de LIBRAS, é possível considerar todas falsas as alternativas que contém as seguintes proposições:
I) Libras é a sigla que indica Língua Brasileira de Sinais II) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Brasileira III) Libras é sigla que indica Língua Portuguesa Sinalizada IV) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Portuguesa V) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais dos Surdos
São falsas as seguintes afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1142Q1015162 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

Evans (1987) defende que a exposição da criança surda à linguagem de sinais ocorra o mais precocemente possível, pois favorece a aquisição de linguagem interna e desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, o autor descreve a filosofia (de):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1143Q1015930 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

A oscilação entre os surdos e os ouvintes faz com que o sujeito surdo constitua, por vezes, sua identidade fragmentada. Skliar (1998) diz que esse processo de identidade, onde o surdo não está a serviço da comunidade ouvinte por falta de comunicação e nem a serviço da comunidade surda por falta da língua dos sinais chama-se de Identidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q1017466 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A educação de surdos, ancorada em fundamentos bilíngues e interculturais, pressupõe práticas pedagógicas que valorizem a língua de sinais como L1, reconhecendo a experiência visual, os aspectos culturais e a construção identitária como elementos centrais do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, analise as assertivas a seguir, considerando as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e os estudos sobre didática cultural surda, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A epistemologia visual, constitutiva da experiência surda, demanda a reorganização dos espaços pedagógicos, das linguagens utilizadas e dos recursos didáticos, o que desafia os modelos escolares que se baseiam na oralidade.
( ) A presença de docentes ouvintes com domínio técnico do conteúdo curricular assegura o acesso linguístico pleno dos estudantes surdos, desde que tenham apoio de profissionais do AEE.
( ) A inclusão da Libras como língua de instrução implica não apenas sua tradução funcional em sala de aula, mas o reconhecimento de seu papel na mediação do conhecimento e na afirmação da identidade cultural surda.
( ) A presença de professores surdos nas escolas bilíngues representa não apenas um suporte linguístico, mas também um marcador simbólico de pertencimento e valorização da diferença.
( ) A escrita como primeira estratégia de ensino reforça a autonomia linguística dos alunos surdos e é recomendada em contextos escolares bilíngues, desde que acompanhada de atividades em Libras.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1145Q1013887 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
Para os surdos, as modificações trazidas pelas novas tecnologias não foram apenas educativas sociais e laborais, mas, sobretudo de inserção comunicativa em muitas das atividades de vida diária antes inacessíveis, pois, a distância e o tempo se encurtam pela Internet e surgiram novas maneiras de se relacionar.
STUMPF, 2010, p. 5. Disponível em: <https://libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/educacao DeSurdosENovasTecnologias/assets/719/TextoEduTecnologia1_Texto_base_ Atualizado_1_.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A evolução de softwares para educação dos surdos encontra-se no quarto estágio, com a utilização de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1146Q1014399 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Durante a explicação dos conteúdos pelo professor para a turma, a aluna surda faz perguntas à intérprete a respeito dos sinais utilizados na interpretação. Nesse contexto, é ideal que a intérprete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1147Q1015682 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

O Decreto federal nº 5626/2005 que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, consideram a pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Lingua Brasileira de Sinais - Libras. Avalia como deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1148Q1013636 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

A comunidade surda, com a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE) em 2009, teve, na etapa nacional, a oportunidade de apresentar propostas para escola bilíngue que só haviam sido registradas em etapa estadual de São Paulo, como é citado no artigo - Libras em estudo: políticas linguísticas.
Atualmente, a base dessas propostas fundamenta a educação bilíngue de surdos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A educação bilíngue de surdos é entendida como a modalidade de educação escolar oferecida em Libras, como primeira língua, e em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua. ( ) É oferecido, de acordo com a lei, quando necessário, serviço de apoio educacional especializado como AEE bilíngue. ( ) A educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil e se estenderá ao longo da vida.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q1013894 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Após a chegada de Ernest Huet no Brasil e a criação da primeira escola de surdos, o recenseamento de 1924 forneceu como resultado a razão de dois indivíduos surdos para cada mil habitantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1150Q1014150 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

A prática de diálogos em Libras é uma estratégia metodológica eficaz para a aprendizagem por ouvintes. Fernandes (2003) argumenta que o uso de atividades interativas que simulam situações reais de comunicação pode melhorar significativamente a proficiência dos alunos. Essas práticas permitem que os estudantes apliquem os sinais em contextos variados, facilitando a memorização e a compreensão das nuances linguísticas da Libras. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1151Q1014918 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

No modelo de pensamento clínico-patológico, os familiares ouvintes procuram escolas em que a língua oral será a língua de instrução para os filhos surdos, pois acreditam que a escola para ouvintes é a melhor (ou a única) modalidade de ensino para as crianças surdas. Esses familiares acreditam que, como a criança surda usa aparelhos de amplificação sonora e faz tratamentos fonoaudiológicos, a surdez está sendo “curada” e, por isso, os filhos devem estudar em escolas para ouvintes, utilizando apenas a modalidade oral de comunicação.
Este pensamento se distancia da visão sócio-antropológica por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1152Q1014407 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A história da educação de surdos no Brasil se inicia, de maneira geral, com a vinda do professor ___________ no século XIX. Ele foi responsável pela criação da primeira escola para surdos do país com o apoio de ___________. Em __________ de 1857, foi fundado o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. A influência da LSF na Libras é historicamente apontada com a vinda do surdo ___________.
Em sequência, as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1153Q1015697 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2021

Essa conquista se somou à outras mais atuais, que sempre passaram pelo campo da legislação. Nos últimos anos não foram poucas as leis e recomendações que buscaram regulamentar aspectos da língua de sinais para propagar seu o uso e garantir direitos à comunidade surda:

I – Lei que determina o uso de recursos visuais e legendas nas propagandas oficiais do governo.

II – Anatel publica resolução com as regras para o atendimento das pessoas com deficiência por parte das empresas de telecomunicações.

III – Foi regulamentada a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras.

A ordem cronológica dos importantes marcos legais acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1154Q1015698 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2021

A Língua Brasileira de Sinais (Libras):

I – É a língua de sinais ou gestual usada por surdos dos centros urbanos brasileiros e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão.

II – É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone, que é natural da região ou do território em que habita, quanto da antiga língua de sinais francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América.

III – A despeito de toda mistificação existente a seu respeito, podemos definir Libras como a simples gestualização da língua pátria.

Dos itens acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1155Q1014164 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e TecnológicoLibras, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:

I. A Libras tem papel fundamental na formação da identidade surda e na inclusão social.

PORQUE

II. É um pilar de orgulho e identidade surda e seu uso garante aos surdos o direito àcomunicação e fomenta uma sociedade inclusiva.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1156Q1015188 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Quando Owen Wrigley (1996) afirma que “a surdez não é um tema de audiologia e sim de epistemologia”, ele quis dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1157Q1014165 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e TecnológicoLibras, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Como a escolha entre a Libras e a Língua Portuguesa afeta a identidade surda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1158Q1018775 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Relacione as abordagens educacionais e metodológicas na educação de surdos (Coluna A) com suas respectivas descrições (Coluna B).

(Coluna A)

1.Abordagem Oralista.

2.Abordagem Bilíngue.

3.Abordagem Total.

4.Pedagogia Visual.

5.Abordagem de Educação Inclusiva.

Coluna B:

( )Utiliza simultaneamente a língua de sinais, a língua oral e outros recursos visuais e auditivos para promover a comunicação e o aprendizado dos alunos surdos.

( )Foca no desenvolvimento das habilidades de fala e leitura labial, excluindo o uso de língua de sinais para promover a integração social dos alunos surdos.

( )Valoriza a língua de sinais como a primeira língua e a língua oral/escrita como segunda língua, promovendo um ambiente de aprendizado que respeita ambas as línguas.

( )Integra alunos surdos em classes regulares com suporte adequado, promovendo a convivência e a aprendizagem em um ambiente inclusivo e diversificado.

( )Enfatiza o uso de recursos visuais, como imagens, gráficos e vídeos, para facilitar a compreensão e o aprendizado dos alunos surdos.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1159Q1013144 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

O processo de escolarização das pessoas surdas é relativamente recente, iniciou há pouco mais de dois séculos. A respeito desse processo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1160Q1015705 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2021

De acordo com GOLDFELD, sobre o bilinguismo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Tem como pressuposto básico que o surdo deve ser bilíngue, ou seja, deve adquirir como língua materna a língua de sinais, que é considerada a língua natural dos surdos e, como segunda língua, a língua oficial de seu País.

(_) Um dos conceitos que a filosofia bilíngue traz é que os surdos não conseguem formar uma comunidade, com cultura e língua próprias.

(_) Alguns autores acreditam ser necessário ao surdo adquirir a língua de sinais. Já a língua oficial de seu País pode ser adquirida apenas na modalidade escrita, e não na oral.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.