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Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q1018777 | Libras, Educação dos Surdos, Diretor Escolar, Prefeitura de Carmo do Rio Claro MG, FRONTE, 2025

Texto associado.
“O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.”


<Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-deatuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censoescolar. Acesso em 03/01/2025>
O que caracteriza o modelo bilíngue para surdos no contexto educacional?
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1162Q1014685 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

O conhecimento sobre as características da surdez permite àqueles que se relacionam ou que pretendem desenvolver algum tipo de trabalho pedagógico com pessoas surdas a compreensão desse fenômeno, aumentando as possibilidades de atender às necessidades especiais constatadas. No que se refere à localização da lesão, a alteração auditiva pode ser:
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1163Q1013151 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Segundo Karin Strobel, a história da Educação de Surdos se divide em três grandes fases: a fase em que havia muitos escritores, artistas e professores surdos bem sucedidos; a fase em que o Congresso de Milão proibiu a utilização da língua de sinais na educação de surdos e, a fase do renascimento da aceitação da língua de sinais e da cultura surda.

História da Educação de Surdos. K. Strobel. Florianópolis: UFSC, 2009.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das fases.

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1164Q1013153 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

Assinale a alternativa correta em relação ao termo ouvintismo.
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1165Q1014689 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a perda auditiva nos seguintes graus: 1) Perda leve, de 26 dB a 40 dB; 2) Perda moderada, de 41 dB a 60 dB; 3) Perda severa, de 61 dB a 80 dB; e, 4) Perda profunda, maior que 81 dB. Com relação às características da perda auditiva, a OMS classifica três tipos: 1) Perda condutiva, quando existe uma alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa ou média; 2) Perda neurossensorial, quando ocorre uma perda de células ciliadas da cóclea e/ou nervo auditivo, afetando a percepção de diversos sons e comprometendo, assim, a percepção do estímulo sonoro; e, 3) Perda mista, quando ocorrem alterações na orelha externa e/ou na orelha média e na orelha interna. A surdez de cóclea ou nervo auditivo pode ter causas diversas, dentre estas, poderá ser desencadeada por: viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia (provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, tumores. Os dados e as informações exibidas enfocam a surdez sob o prisma do modelo
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1166Q1013411 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

De acordo com Sawaia (2001), após o Congresso de Milão, a comunidade surda se viu representada na essência da estratégia política do movimento multiculturalista nos anos 1990, ou seja, o movimento permitiu:
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1167Q1013412 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Sobre as línguas de sinais, analise as assertivas abaixo:
I. São de modalidade gestual-visual, e o espaço é o canal de comunicação. II. Frases, textos e discursos são produzidos e articulados através dos sinais. III. São consideradas línguas naturais, pois surgiram da interação espontânea entre indivíduos. IV. Apresentam gramática própria, além dos níveis linguísticos, fonológico, morfológico, semântico, sintático e pragmático, o que possibilita aos seus utentes expressarem diferentes tipos de significados, dependendo da necessidade comunicativa e expressiva do indivíduo. V. Descendem e dependem das línguas orais.
Quais estão corretas?
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1168Q1015977 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

A avaliação escrita do aluno com surdez deve valorizar a tentativa de produzir significados na escrita, mesmo que use palavras inadequadas e nem sempre redigidas da maneira convencional, desta forma, a avaliação deve focar no(a):

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1169Q1013162 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a aquisição da linguagem por crianças surdas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Crianças surdas, filhas de pais surdos sinalizantes, adquirem as regras gramaticais da Língua de sinais de forma similar às crianças ouvintes filhas de pais ouvintes.

( ) A constituição da gramática da criança depende das variações das línguas e das modalidades em que as línguas se apresentam.

( ) A faculdade da linguagem nos seres humanos é inata

Assinale a sequência correta.

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1170Q1015210 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Ao abordar as concepções da surdez, Gesser (2009, p.63) afirma que "há duas formas de conceber a surdez: patologicamente ou culturalmente". Analise as afirmativas abaixo acerca das concepções sobre a surdez e marque V (verdadeiro) e F (falso): ( ) Na perspectiva cultural, os surdos consideram importante: a língua de sinais, a identidade e cultura surda. ( ) A surdez olhada pela perspectiva cultural não é uma deficiência. ( ) Na concepção cultural, o surdo desenvolve suas habilidades cognitivas e linguísticas quando lhe é assegurado o acesso ao uso da língua de sinais em todos os ambientes em que transita. ( ) Na visão clínica existe a classificação dos tipos e graus de surdez. Marque a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência:
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1171Q1013419 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Em relação à publicação da lei que reconhece a Língua de Sinais a ser utilizada pela comunidade surda, no que se refere ao ensino, é correto afirmar que:
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1172Q1016238 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

Qual dos parâmetros abaixo, quando analisado sozinho, cria a suposição de que os surdos formam um grupo homogêneo?
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1173Q1013168 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

São personagens importantes da história cultural dos surdos, exceto:
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1175Q1015986 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Caxias MA, IMA, 2018

Sobre a Historia da Educação do surdos. Marque V(verdadeiro) ou F(falso) e assinale a alternativa correspondente.

( ) Aristóteles, Kant e Shopenhauer acreditavam que as línguas orais eram superiores e que somente através delas os surdos seriam capazes de aprender, expressar conceitos abstratos e se desenvolver o pensamento crítico.

( ) O fato mais marcante da história da educação dos surdos foi o Congresso de Milão ocorrido no ano de 1880, onde ficou decidido que a língua de sinais seria abolida e substituída pela língua oral.

( ) A comunicação total trouxe significante contribuição para a comunidade surda uma vez que manteve a estrutura e as características próprias da língua de sinais.

( ) Em 1857 com o apoio de D.Pedro II, o professor francês e surdo, Hernest Huet, veio para o Brasil e fundou a primeira escola para surdos.

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1176Q1013174 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre o reconhecimento das línguas de sinais no mundo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Já na década de 1960, muitos pesquisadores defendiam que as línguas de sinais eram, de fato, línguas naturais.

( ) Na tentativa de equiparar o valor linguístico das línguas de sinais com o das línguas orais, as pesquisas científicas buscam identificar universais linguísticos, tais como morfologia, sintaxe e semântica.

( ) No Brasil, os estudos sobre a língua de sinais começaram nos anos 1990, mas o reconhecimento oficial da língua só foi feito nos anos 2000.

Assinale a sequência correta.

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1177Q1014199 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A escrita de sinais é fundamental para que se possa fazer registros históricos da evolução linguística, dos traços culturais e das identidades da comunidade surda. Sobre a forma de escrita de sinais denominada de SignWriting, criada nos Estados Unidos em 1974 por Valerie Sutton, podemos afirmar que é um
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1178Q1013436 | Libras, Educação dos Surdos, Língua Portuguesa Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre “comunidade surda”, de acordo com Strobel (2008), é CORRETO afirmar.
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1179Q1014204 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Uma escola da rede regular de ensino recebe uma criança surda de cinco anos que apresenta surdez bilateral congênita de grau profundo. Trata-se de uma criança surda de pais ouvintes e que não adquiriu a língua de sinais como primeira língua.

Elaborado pelo(a) autor(a).


Para iniciar o processo de escolarização dessa criança, a escola deverá
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1180Q1013437 | Libras, Educação dos Surdos, Língua Portuguesa Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre o Ensino de Língua Portuguesa para surdos, é CORRETO afirmar.
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