Início Questões de Concursos Educação dos Surdos Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação dos Surdos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1201Q1015013 | Libras, Educação dos Surdos, Agente Educacional, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019O status de língua aplicada à forma de comunicação das comunidades surdas no mundo só teve reconhecimento científico na década de 1960. Segundo Quadros (2004), os linguistas conseguiram constatar que as Línguas de Sinais se caracterizam por serem ✂️ a) raras e baseadas na expressão corporal, diferenciando-se das demais línguas como instrumento de acesso aos conhecimentos de mundo pelos deficientes auditivos. ✂️ b) complexas e apresentam todos os níveis de análise linguística, diferenciando-se das demais línguas pelo canal de produção e compreensão: gesto-visual-espacial. ✂️ c) facilitadoras da comunicação entre pessoas surdas, diferenciando-se das demais línguas como interlíngua que possibilitará a aquisição da língua oficial do país. ✂️ d) pioneiras da comunicação humana e foram desenvolvidas por pessoas surdas, diferenciando-se das demais línguas pela constituição baseada no movimento dos lábios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1202Q1014502 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024No ambiente educacional, ensinar sobre a história da comunidade surda é fundamental para promover um entendimento profundo de sua identidade e suas lutas. Essa abordagem ajuda a construir um respeito mútuo e reconhecimento. Por que é importante ensinar sobre a história da comunidade surda no ambiente educacional? ✂️ a) Para garantir que os alunos aprendam fatos históricos. ✂️ b) Para fortalecer o orgulho da identidade surda e sua luta por reconhecimento. ✂️ c) Para comparar a história surda com o ouvinte. ✂️ d) Para preparar os alunos para a vida acadêmica. ✂️ e) Para que os alunos surdos possam se adaptar ao mundo ouvinte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1203Q1013998 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Sobre políticas linguísticas no campo da Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar: ✂️ a) no âmbito educacional, pode-se substituir a Língua Portuguesa pela Língua Brasileira de Sinais, uma vez que a luta pela emancipação linguística dos surdos garante tal reparação histórica. ✂️ b) tais políticas representam tudo o que contraria o ensino da Língua Portuguesa como L2 para surdos, já que a comunidade surda reivindica a não obrigatoriedade do aprendizado de uma língua colonial. ✂️ c) indicam a obrigatoriedade para que todo servidor público se torne bilíngue, já que os surdos devem ser atendidos em sua língua materna e ter acesso garantido às informações por meio de sua L2. ✂️ d) são ações imprescindíveis para o reconhecimento, de fato, da Língua Brasileira de Sinais enquanto língua nacional. Assim, criam-se formas de cultivo da Língua Brasileira de Sinais, de sua disseminação e de preservação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1204Q1014511 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024Analise os enunciados abaixo e marque a alternativa correta. I - Identidade surda hídrica: politicamente estabelecida. II - Identidade surda: o surdo nasce ouvinte e com o passar do tempo torna-se surdo. III - Identidade de transição: os sujeitos não se reconhecem como surdos. IV - Identidade surda flutuante: identifica o momento de transformação em que os surdos deixam a identidade flutuante e projetam-se na identidade surda. ✂️ a) Todas as alternativas estão incorretas. ✂️ b) Apenas a alternativa I está incorreta. ✂️ c) Apenas a alternativa II está incorreta. ✂️ d) Apenas a alternativa III está incorreta. ✂️ e) Apenas a alternativa IV está incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1205Q1015538 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023Em vários países, existem tradutores e intérpretes de língua de sinais. No Brasil, a história da construção desse profissional ocorreu com base em atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividades laborais na medida em que os surdos foram ampliando suas conquistas, no exercício de cidadania. Como pioneirismo, pode-se citar a presença de intérpretes de língua de sinais em trabalhos religiosos iniciados por volta dos anos 80. O primeiro intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete foram realizados: ✂️ a) em 1988, no I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais organizado pela FENEIS ✂️ b) em 2002, no Rio de janeiro, com o propósito de discutir a homologação da Lei Federal nº 10.436/2002, que reconhece a língua de sinais e a atuação do intérprete ✂️ c) em 2005, após a promulgação do Decreto nº 5626/2005, que regulamenta a profissão do intérprete de Libras ✂️ d) em 2010, no Congresso Nacional com o regulamento da profissão do intérprete de Libras por meio da Lei nº 12.319/2010 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1206Q1014772 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024Analise as afirmativas a seguir sobre a temática das Identidades Surdas: I. A identidade surda é monolítica, compartilhada igualmente por todos os indivíduos surdos independentemente de suas experiências culturais e linguísticas. II. A língua de sinais é um componente crucial na formação da identidade surda, funcionando não apenas como meio de comunicação, mas também como um elemento de coesão cultural e identitária. III. A identidade surda pode ser influenciada por fatores como o grau de perda auditiva, o uso de tecnologias de assistência auditiva e a educação bilíngue em língua de sinais e na língua oral dominante. IV. A concepção de surdez como uma deficiência é uma visão universalmente aceita dentro da comunidade surda, sendo essa percepção uma base importante para a formação da identidade surda. V. Movimentos sociais surdos, que promovem a língua de sinais e a cultura surda, desempenham um papel significativo na redefinição das identidades surdas, combatendo estigmas e promovendo a autoaceitação. É correto o que se afirma em: ✂️ a) I, II e III, apenas. ✂️ b) I, II, III, IV e V. ✂️ c) I e IV, apenas. ✂️ d) IV e V, apenas. ✂️ e) II, III e V, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1207Q1013749 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023A educação bilíngue envolve duas línguas no contexto educacional. A escola precisa então estruturar a forma como essas línguas serão acessíveis às crianças, além de desenvolver as demais atividades escolares. No caso do aluno surdo, a educação bilíngue vai apresentar diferentes contextos em cada estado e em cada município brasileiro, mas será imprescindível a presença de professores bilíngues e a interação com usuários da língua de sinais. Relacione as colunas de acordo com a aquisição da Libras pela criança surda com usuários da língua. 1. Crianças surdas a partir de 3 a 4 anos de idade. 2. Crianças surdas a partir de 4 a 5 anos de idade. 3. Crianças surdas a partir dos 5 a 6 anos de idade. ( ) Nesse período as crianças começam a contar histórias e fatos mais complexos e conseguem se comunicar com qualquer pessoa sobre o que têm feito e experimentado. ( ) Nesse período as crianças tentam usar configurações mais complexas para produção de sinais , com movimentos, ainda simplificados, mas observa-se o uso de classificadores para expressar formas de objetos, por exemplo. ( ) Nesse período as crianças apresentam condições de produzir configurações de mãos mais complexas, como o uso do espaço explorando os movimentos incorporados aos sinais de forma estruturada. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. ✂️ a) 3 – 2 – 1. ✂️ b) 2 – 3 – 1. ✂️ c) 2 – 1 – 3. ✂️ d) 1 – 2 – 3. ✂️ e) 3 – 1 – 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1208Q1014005 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Leia o trecho reproduzido a seguir. Não se pode garantir a existência de um espaço humanitário educacional apenas alocando o estudante surdo na rede regular de ensino, contanto que por meio de uma formatação institucional responsável para dar conta de demandas democráticas sobre a diversidade que sempre se encontrou em seu meio (PINHEIRO; LIMA; SILVA, 2019). Esse trecho ✂️ a) refere-se ao conceito de integração em oposição à inclusão. ✂️ b) aborda a sensível questão das vagas para PCDs na rede de ensino regular. ✂️ c) relaciona crítica e implicitamente períodos distintos dos sistema educacional no Brasil. ✂️ d) salienta a falta de formação continuada para uma educação de qualidade do sujeito surdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1209Q1014777 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025“A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e linguisticamente inferior ao sistema oral.” (Quadros e Karnopp, 2004) Essa afirmativa ✂️ a) representa uma realidade constatada por linguistas influentes, que embora reconheçam sua validação, apontam para as suas peculiaridades negativas. ✂️ b) representa uma constatação feita na década de 70, é difundida até hoje e até o momento não se proclamou qualquer equívoco quanto a ela. ✂️ c) é a expressão de uma verdade, embora velada, para que não se desmereçam todas as conquistas linguísticas alcançadas pela comunidade surda. ✂️ d) demonstra o empobrecimento lexical das línguas de sinais caracterizado por uma situação sociolinguística marcada pela, ainda presente, falta de desenvolvimento lexical em sinais. ✂️ e) corrobora com citações, tais como: é geralmente aceito que a língua de sinais está ligada ao concreto e é limitada em relação à abstração e ao humor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1210Q1014012 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, FCEESC, FEPESE, 2022Sobre aquisição de linguagem por surdos, é correto afirmar: ✂️ a) Mesmo com exposição precoce, não se desenvolvem como os ouvintes. ✂️ b) A exposição em língua de sinais é altamente recomendada desde cedo. ✂️ c) A produção vocal e o implante coclear são mandatórios para evoluir nos sinais. ✂️ d) As fases de aquisição são muito distintas e rudimentares se comparadas às crianças ouvintes. ✂️ e) Os sinais nascem naturalmente em termos cognitivos, mesmo sem contato com modelos adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1211Q1018880 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de ouvintismo. ✂️ a) É a forma institucionalizada da alteridade da oralização para pessoas surdas. ✂️ b) São programas educacionais elaborados com base em modelos de educação para pessoas ouvintes, oferecidos em escolas especiais. ✂️ c) Um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte. ✂️ d) É o modelo educacional apresentado pelos ouvintes para os surdos. ✂️ e) São representações sociais antropológicas que fundamentam as políticas públicas na área da surdez. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1212Q1013250 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. No século XIX, a educação do surdo tornou-se um tema recorrente entre intelectuais europeus e norte-americanos, de modo que foram realizados congressos com o objetivo de obter uma coesão no estudo e educação dos surdos pelo mundo. O popularmente denominado ________________ foi um dos mais conhecidos, pois determinou que os surdos deveriam serem ensinados pelo método do _____________. ✂️ a) Congresso de Milão / Gestualismo ✂️ b) Congresso de Veneza / Gestualismo ✂️ c) Congresso de Milão / Oralismo ✂️ d) Congresso de Veneza / Oralismo ✂️ e) Congresso de Veneza / Bilinguismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1213Q1013252 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020No período histórico Educacional denominado Oralismo, o professor devia agir de qual maneira? ✂️ a) Aplicar a matéria virado para o quadro, escrevendo o máximo possível, de modo que o aluno “deficiente auditivo” pudesse adquirir a maior quantidade de vocábulos. ✂️ b) Ministrar as aulas gritando para que o aluno “deficiente auditivo” pudesse ouvir o professor. ✂️ c) Ministrar as aulas falando muito devagar para que o aluno “deficiente auditivo” compreendesse as palavras do professor. ✂️ d) Ministrar as aulas falando com a boca com maior amplitude possível para que o aluno “deficiente auditivo” se contextualizasse. ✂️ e) Ministrar as aulas de frente para o aluno “deficiente auditivo” de modo que esse sempre pudesse ver a face do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1214Q1018885 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Em alguns dispositivos legais e de regulamentação da acessibilidade comunicacional no Brasil, encontramos o termo “janela de Libras”, que significa: ✂️ a) legenda que aparece na tela de uma só vez, permanece por tempo determinado de exposição, normalmente em sincronia com o áudio. ✂️ b) serviço utilizado para transmissão de outros dados, além do closed caption, podendo transmitir informações do programa que está no ar, grade de programação etc. ✂️ c) tradução de programa originalmente falado em língua estrangeira, com a substituição da locução original por falas em português, sincronizadas ✂️ d) legenda que aparece na tela, linha por linha. À medida que vai sendo produzida, a linha de baixo sobe, dando lugar à nova linha. ✂️ e) espaço delimitado no vídeo onde as informações veiculadas na língua portuguesa são interpretadas através de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1215Q1015559 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023Leia o texto a seguir. [...] é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo. [...] atende estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e atender a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social. [...] ainda ajuda a inserir o surdo no mercado de trabalho por meio de ensino profissionalizante e estágios. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/institutonacional-de-educacao-de-surdos-comemora-165 anos#:~:text=O%20governo%20imperial%20apoiou%20a,de%20ensino%20ap resentada%20por%20Huet>. Acesso em: 28 ago. 2023. O texto aborda as funções da primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 26 de setembro de 1857. Ela atualmente é reconhecida como ✂️ a) Confederação Brasileira de Surdos. ✂️ b) Instituto Nacional de Educação de Surdos. ✂️ c) Federação Nacional de Integração dos Deficientes Auditivos. ✂️ d) Centro de Apoio e Integração do Surdocego Múltiplo Deficiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1216Q1015305 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018A Libras é considerada a primeira língua dos surdos brasileiros. No entanto, de acordo com Quadros (2012), cerca de 95% dos surdos nasce em famílias ouvintes e não tem contato com sinalizantes de Libras. Por conseguinte, quando iniciam sua educação formal, muitos surdos apresentam pouco ou nenhum domínio dessa língua. Desse modo, o objetivo principal do ensino de Libras como primeira língua para alunos surdos deve ser ✂️ a) desenvolver a competência comunicativa dos alunos surdos. ✂️ b) aprofundar o conhecimento da sintaxe espacial da Libras. ✂️ c) ampliar o vocabulário da Libras. ✂️ d) ensinar os termos científicos provenientes do conteúdo curricular. ✂️ e) fomentar a criação de sinais para as diversas áreas de conhecimento do currículo escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1217Q1013772 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023O grupo musical inglês Coldplay em seu show no Brasil utilizou uma tecnologia denominada Subpac, uma “mochila” 2que é desenvolvida para criar uma experiência tátil de frequências sonoras, além disso, os shows contam com a presença de intérpretes das músicas do inglês para Libras. Assinale a alternativa INCORRETA: 2 Disponível em https://br.linkedin.com/posts/andrea-schwarz_um-show-de-inclus%C3%A3o-do-coldplayvoc%C3%AAs-viram-activity-6931211106958856192-ni13 Acesso em 16 de junho de 2023. ✂️ a) Pessoas surdas tem direito a participação em eventos artísticos e culturais. ✂️ b) É possível interpretar e traduzir letras de música para Libras. ✂️ c) As experiências de pessoas surdas com a música são distintas, considerando suas histórias de vida e uso de aparelhos de amplificação sonora. ✂️ d) Grupos artísticos devem se preocupar com acessibilidade em suas apresentações. ✂️ e) Interpretar e traduzir música em Libras, não faz parte das atribuições de um tradutor e intérprete da línguas de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1218Q1015820 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024De acordo com as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, qual é o papel da escola em relação à cultura e identidade surda? ✂️ a) Promover a assimilação dos surdos à cultura ouvinte dominante, preparando-os, assim, para a inserção social. ✂️ b) Ignorar a cultura surda para evitar conflitos com a maioria ouvinte. ✂️ c) Respeitar e valorizar a cultura e identidade surda, garantindo uma educação inclusiva e bilíngue. ✂️ d) Desencorajar o uso da língua de sinais para incentivar a comunicação oral. ✂️ e) Incentivar a Libras na sociedade, mas proibir a prática da língua de sinais dentro de suas instalações, a fim de promover o ensino da Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1219Q1016079 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024“Apesar de ainda haver muito desconhecimento em relação às línguas sinalizadas, os sinais não são gestos holísticos, ou seja, não formam um todo indivisível” (Quadros, 2009). Quem primeiro percebeu os parâmetros internos dos sinais, em 1960, foi: ✂️ a) Charles-Michael de l’Épée, considerado um dos pais da educação para pessoas surdas. ✂️ b) Willian Stokoe, que foi um dos primeiros linguistas a estudar uma língua de sinais com tratamento linguístico. ✂️ c) Ernest Huet, que foi um importante ativista surdo francês, lutando pela igualdade de oportunidades e direitos para as pessoas surdas. ✂️ d) Ana Regina e Souza Campello, uma das primeiras surdas a estudar a língua de sinais brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1220Q1015313 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018Segundo Sá (2006), após o Oralismo, a educação de surdos passou a ser orientada pelos preceitos da Comunicação Total, que ✂️ a) se baseava no uso do português sinalizado para a comunicação. ✂️ b) valorizava a comunicação por meio de quaisquer recursos (leitura labial, pistas auditivas, língua de sinais). ✂️ c) promovia tanto o ensino da língua de sinais como da língua portuguesa. ✂️ d) enfatizava a importância da língua de sinais e o estudo de sua gramática. ✂️ e) reivindicava a presença de professores surdos na educação de surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1201Q1015013 | Libras, Educação dos Surdos, Agente Educacional, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019O status de língua aplicada à forma de comunicação das comunidades surdas no mundo só teve reconhecimento científico na década de 1960. Segundo Quadros (2004), os linguistas conseguiram constatar que as Línguas de Sinais se caracterizam por serem ✂️ a) raras e baseadas na expressão corporal, diferenciando-se das demais línguas como instrumento de acesso aos conhecimentos de mundo pelos deficientes auditivos. ✂️ b) complexas e apresentam todos os níveis de análise linguística, diferenciando-se das demais línguas pelo canal de produção e compreensão: gesto-visual-espacial. ✂️ c) facilitadoras da comunicação entre pessoas surdas, diferenciando-se das demais línguas como interlíngua que possibilitará a aquisição da língua oficial do país. ✂️ d) pioneiras da comunicação humana e foram desenvolvidas por pessoas surdas, diferenciando-se das demais línguas pela constituição baseada no movimento dos lábios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1202Q1014502 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024No ambiente educacional, ensinar sobre a história da comunidade surda é fundamental para promover um entendimento profundo de sua identidade e suas lutas. Essa abordagem ajuda a construir um respeito mútuo e reconhecimento. Por que é importante ensinar sobre a história da comunidade surda no ambiente educacional? ✂️ a) Para garantir que os alunos aprendam fatos históricos. ✂️ b) Para fortalecer o orgulho da identidade surda e sua luta por reconhecimento. ✂️ c) Para comparar a história surda com o ouvinte. ✂️ d) Para preparar os alunos para a vida acadêmica. ✂️ e) Para que os alunos surdos possam se adaptar ao mundo ouvinte. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1203Q1013998 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Sobre políticas linguísticas no campo da Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar: ✂️ a) no âmbito educacional, pode-se substituir a Língua Portuguesa pela Língua Brasileira de Sinais, uma vez que a luta pela emancipação linguística dos surdos garante tal reparação histórica. ✂️ b) tais políticas representam tudo o que contraria o ensino da Língua Portuguesa como L2 para surdos, já que a comunidade surda reivindica a não obrigatoriedade do aprendizado de uma língua colonial. ✂️ c) indicam a obrigatoriedade para que todo servidor público se torne bilíngue, já que os surdos devem ser atendidos em sua língua materna e ter acesso garantido às informações por meio de sua L2. ✂️ d) são ações imprescindíveis para o reconhecimento, de fato, da Língua Brasileira de Sinais enquanto língua nacional. Assim, criam-se formas de cultivo da Língua Brasileira de Sinais, de sua disseminação e de preservação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1204Q1014511 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024Analise os enunciados abaixo e marque a alternativa correta. I - Identidade surda hídrica: politicamente estabelecida. II - Identidade surda: o surdo nasce ouvinte e com o passar do tempo torna-se surdo. III - Identidade de transição: os sujeitos não se reconhecem como surdos. IV - Identidade surda flutuante: identifica o momento de transformação em que os surdos deixam a identidade flutuante e projetam-se na identidade surda. ✂️ a) Todas as alternativas estão incorretas. ✂️ b) Apenas a alternativa I está incorreta. ✂️ c) Apenas a alternativa II está incorreta. ✂️ d) Apenas a alternativa III está incorreta. ✂️ e) Apenas a alternativa IV está incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1205Q1015538 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, SEDUCMT, SELECON, 2023Em vários países, existem tradutores e intérpretes de língua de sinais. No Brasil, a história da construção desse profissional ocorreu com base em atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividades laborais na medida em que os surdos foram ampliando suas conquistas, no exercício de cidadania. Como pioneirismo, pode-se citar a presença de intérpretes de língua de sinais em trabalhos religiosos iniciados por volta dos anos 80. O primeiro intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete foram realizados: ✂️ a) em 1988, no I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais organizado pela FENEIS ✂️ b) em 2002, no Rio de janeiro, com o propósito de discutir a homologação da Lei Federal nº 10.436/2002, que reconhece a língua de sinais e a atuação do intérprete ✂️ c) em 2005, após a promulgação do Decreto nº 5626/2005, que regulamenta a profissão do intérprete de Libras ✂️ d) em 2010, no Congresso Nacional com o regulamento da profissão do intérprete de Libras por meio da Lei nº 12.319/2010 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1206Q1014772 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024Analise as afirmativas a seguir sobre a temática das Identidades Surdas: I. A identidade surda é monolítica, compartilhada igualmente por todos os indivíduos surdos independentemente de suas experiências culturais e linguísticas. II. A língua de sinais é um componente crucial na formação da identidade surda, funcionando não apenas como meio de comunicação, mas também como um elemento de coesão cultural e identitária. III. A identidade surda pode ser influenciada por fatores como o grau de perda auditiva, o uso de tecnologias de assistência auditiva e a educação bilíngue em língua de sinais e na língua oral dominante. IV. A concepção de surdez como uma deficiência é uma visão universalmente aceita dentro da comunidade surda, sendo essa percepção uma base importante para a formação da identidade surda. V. Movimentos sociais surdos, que promovem a língua de sinais e a cultura surda, desempenham um papel significativo na redefinição das identidades surdas, combatendo estigmas e promovendo a autoaceitação. É correto o que se afirma em: ✂️ a) I, II e III, apenas. ✂️ b) I, II, III, IV e V. ✂️ c) I e IV, apenas. ✂️ d) IV e V, apenas. ✂️ e) II, III e V, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1207Q1013749 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023A educação bilíngue envolve duas línguas no contexto educacional. A escola precisa então estruturar a forma como essas línguas serão acessíveis às crianças, além de desenvolver as demais atividades escolares. No caso do aluno surdo, a educação bilíngue vai apresentar diferentes contextos em cada estado e em cada município brasileiro, mas será imprescindível a presença de professores bilíngues e a interação com usuários da língua de sinais. Relacione as colunas de acordo com a aquisição da Libras pela criança surda com usuários da língua. 1. Crianças surdas a partir de 3 a 4 anos de idade. 2. Crianças surdas a partir de 4 a 5 anos de idade. 3. Crianças surdas a partir dos 5 a 6 anos de idade. ( ) Nesse período as crianças começam a contar histórias e fatos mais complexos e conseguem se comunicar com qualquer pessoa sobre o que têm feito e experimentado. ( ) Nesse período as crianças tentam usar configurações mais complexas para produção de sinais , com movimentos, ainda simplificados, mas observa-se o uso de classificadores para expressar formas de objetos, por exemplo. ( ) Nesse período as crianças apresentam condições de produzir configurações de mãos mais complexas, como o uso do espaço explorando os movimentos incorporados aos sinais de forma estruturada. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. ✂️ a) 3 – 2 – 1. ✂️ b) 2 – 3 – 1. ✂️ c) 2 – 1 – 3. ✂️ d) 1 – 2 – 3. ✂️ e) 3 – 1 – 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1208Q1014005 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024Leia o trecho reproduzido a seguir. Não se pode garantir a existência de um espaço humanitário educacional apenas alocando o estudante surdo na rede regular de ensino, contanto que por meio de uma formatação institucional responsável para dar conta de demandas democráticas sobre a diversidade que sempre se encontrou em seu meio (PINHEIRO; LIMA; SILVA, 2019). Esse trecho ✂️ a) refere-se ao conceito de integração em oposição à inclusão. ✂️ b) aborda a sensível questão das vagas para PCDs na rede de ensino regular. ✂️ c) relaciona crítica e implicitamente períodos distintos dos sistema educacional no Brasil. ✂️ d) salienta a falta de formação continuada para uma educação de qualidade do sujeito surdo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1209Q1014777 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025“A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e linguisticamente inferior ao sistema oral.” (Quadros e Karnopp, 2004) Essa afirmativa ✂️ a) representa uma realidade constatada por linguistas influentes, que embora reconheçam sua validação, apontam para as suas peculiaridades negativas. ✂️ b) representa uma constatação feita na década de 70, é difundida até hoje e até o momento não se proclamou qualquer equívoco quanto a ela. ✂️ c) é a expressão de uma verdade, embora velada, para que não se desmereçam todas as conquistas linguísticas alcançadas pela comunidade surda. ✂️ d) demonstra o empobrecimento lexical das línguas de sinais caracterizado por uma situação sociolinguística marcada pela, ainda presente, falta de desenvolvimento lexical em sinais. ✂️ e) corrobora com citações, tais como: é geralmente aceito que a língua de sinais está ligada ao concreto e é limitada em relação à abstração e ao humor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1210Q1014012 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, FCEESC, FEPESE, 2022Sobre aquisição de linguagem por surdos, é correto afirmar: ✂️ a) Mesmo com exposição precoce, não se desenvolvem como os ouvintes. ✂️ b) A exposição em língua de sinais é altamente recomendada desde cedo. ✂️ c) A produção vocal e o implante coclear são mandatórios para evoluir nos sinais. ✂️ d) As fases de aquisição são muito distintas e rudimentares se comparadas às crianças ouvintes. ✂️ e) Os sinais nascem naturalmente em termos cognitivos, mesmo sem contato com modelos adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1211Q1018880 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de ouvintismo. ✂️ a) É a forma institucionalizada da alteridade da oralização para pessoas surdas. ✂️ b) São programas educacionais elaborados com base em modelos de educação para pessoas ouvintes, oferecidos em escolas especiais. ✂️ c) Um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte. ✂️ d) É o modelo educacional apresentado pelos ouvintes para os surdos. ✂️ e) São representações sociais antropológicas que fundamentam as políticas públicas na área da surdez. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1212Q1013250 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. No século XIX, a educação do surdo tornou-se um tema recorrente entre intelectuais europeus e norte-americanos, de modo que foram realizados congressos com o objetivo de obter uma coesão no estudo e educação dos surdos pelo mundo. O popularmente denominado ________________ foi um dos mais conhecidos, pois determinou que os surdos deveriam serem ensinados pelo método do _____________. ✂️ a) Congresso de Milão / Gestualismo ✂️ b) Congresso de Veneza / Gestualismo ✂️ c) Congresso de Milão / Oralismo ✂️ d) Congresso de Veneza / Oralismo ✂️ e) Congresso de Veneza / Bilinguismo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1213Q1013252 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020No período histórico Educacional denominado Oralismo, o professor devia agir de qual maneira? ✂️ a) Aplicar a matéria virado para o quadro, escrevendo o máximo possível, de modo que o aluno “deficiente auditivo” pudesse adquirir a maior quantidade de vocábulos. ✂️ b) Ministrar as aulas gritando para que o aluno “deficiente auditivo” pudesse ouvir o professor. ✂️ c) Ministrar as aulas falando muito devagar para que o aluno “deficiente auditivo” compreendesse as palavras do professor. ✂️ d) Ministrar as aulas falando com a boca com maior amplitude possível para que o aluno “deficiente auditivo” se contextualizasse. ✂️ e) Ministrar as aulas de frente para o aluno “deficiente auditivo” de modo que esse sempre pudesse ver a face do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1214Q1018885 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Em alguns dispositivos legais e de regulamentação da acessibilidade comunicacional no Brasil, encontramos o termo “janela de Libras”, que significa: ✂️ a) legenda que aparece na tela de uma só vez, permanece por tempo determinado de exposição, normalmente em sincronia com o áudio. ✂️ b) serviço utilizado para transmissão de outros dados, além do closed caption, podendo transmitir informações do programa que está no ar, grade de programação etc. ✂️ c) tradução de programa originalmente falado em língua estrangeira, com a substituição da locução original por falas em português, sincronizadas ✂️ d) legenda que aparece na tela, linha por linha. À medida que vai sendo produzida, a linha de baixo sobe, dando lugar à nova linha. ✂️ e) espaço delimitado no vídeo onde as informações veiculadas na língua portuguesa são interpretadas através de Libras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1215Q1015559 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023Leia o texto a seguir. [...] é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação pelas esferas subnacionais de Governo. [...] atende estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, além de apoiar a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e atender a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social. [...] ainda ajuda a inserir o surdo no mercado de trabalho por meio de ensino profissionalizante e estágios. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2022/institutonacional-de-educacao-de-surdos-comemora-165 anos#:~:text=O%20governo%20imperial%20apoiou%20a,de%20ensino%20ap resentada%20por%20Huet>. Acesso em: 28 ago. 2023. O texto aborda as funções da primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 26 de setembro de 1857. Ela atualmente é reconhecida como ✂️ a) Confederação Brasileira de Surdos. ✂️ b) Instituto Nacional de Educação de Surdos. ✂️ c) Federação Nacional de Integração dos Deficientes Auditivos. ✂️ d) Centro de Apoio e Integração do Surdocego Múltiplo Deficiente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1216Q1015305 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018A Libras é considerada a primeira língua dos surdos brasileiros. No entanto, de acordo com Quadros (2012), cerca de 95% dos surdos nasce em famílias ouvintes e não tem contato com sinalizantes de Libras. Por conseguinte, quando iniciam sua educação formal, muitos surdos apresentam pouco ou nenhum domínio dessa língua. Desse modo, o objetivo principal do ensino de Libras como primeira língua para alunos surdos deve ser ✂️ a) desenvolver a competência comunicativa dos alunos surdos. ✂️ b) aprofundar o conhecimento da sintaxe espacial da Libras. ✂️ c) ampliar o vocabulário da Libras. ✂️ d) ensinar os termos científicos provenientes do conteúdo curricular. ✂️ e) fomentar a criação de sinais para as diversas áreas de conhecimento do currículo escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1217Q1013772 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023O grupo musical inglês Coldplay em seu show no Brasil utilizou uma tecnologia denominada Subpac, uma “mochila” 2que é desenvolvida para criar uma experiência tátil de frequências sonoras, além disso, os shows contam com a presença de intérpretes das músicas do inglês para Libras. Assinale a alternativa INCORRETA: 2 Disponível em https://br.linkedin.com/posts/andrea-schwarz_um-show-de-inclus%C3%A3o-do-coldplayvoc%C3%AAs-viram-activity-6931211106958856192-ni13 Acesso em 16 de junho de 2023. ✂️ a) Pessoas surdas tem direito a participação em eventos artísticos e culturais. ✂️ b) É possível interpretar e traduzir letras de música para Libras. ✂️ c) As experiências de pessoas surdas com a música são distintas, considerando suas histórias de vida e uso de aparelhos de amplificação sonora. ✂️ d) Grupos artísticos devem se preocupar com acessibilidade em suas apresentações. ✂️ e) Interpretar e traduzir música em Libras, não faz parte das atribuições de um tradutor e intérprete da línguas de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1218Q1015820 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024De acordo com as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, qual é o papel da escola em relação à cultura e identidade surda? ✂️ a) Promover a assimilação dos surdos à cultura ouvinte dominante, preparando-os, assim, para a inserção social. ✂️ b) Ignorar a cultura surda para evitar conflitos com a maioria ouvinte. ✂️ c) Respeitar e valorizar a cultura e identidade surda, garantindo uma educação inclusiva e bilíngue. ✂️ d) Desencorajar o uso da língua de sinais para incentivar a comunicação oral. ✂️ e) Incentivar a Libras na sociedade, mas proibir a prática da língua de sinais dentro de suas instalações, a fim de promover o ensino da Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1219Q1016079 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024“Apesar de ainda haver muito desconhecimento em relação às línguas sinalizadas, os sinais não são gestos holísticos, ou seja, não formam um todo indivisível” (Quadros, 2009). Quem primeiro percebeu os parâmetros internos dos sinais, em 1960, foi: ✂️ a) Charles-Michael de l’Épée, considerado um dos pais da educação para pessoas surdas. ✂️ b) Willian Stokoe, que foi um dos primeiros linguistas a estudar uma língua de sinais com tratamento linguístico. ✂️ c) Ernest Huet, que foi um importante ativista surdo francês, lutando pela igualdade de oportunidades e direitos para as pessoas surdas. ✂️ d) Ana Regina e Souza Campello, uma das primeiras surdas a estudar a língua de sinais brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1220Q1015313 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018Segundo Sá (2006), após o Oralismo, a educação de surdos passou a ser orientada pelos preceitos da Comunicação Total, que ✂️ a) se baseava no uso do português sinalizado para a comunicação. ✂️ b) valorizava a comunicação por meio de quaisquer recursos (leitura labial, pistas auditivas, língua de sinais). ✂️ c) promovia tanto o ensino da língua de sinais como da língua portuguesa. ✂️ d) enfatizava a importância da língua de sinais e o estudo de sua gramática. ✂️ e) reivindicava a presença de professores surdos na educação de surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro