Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q1015663 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

O Decreto Nº 5626/2015, em seu Capítulo III, dispõe sobre a formação do professor de Libras e do instrutor de Libras.

Neste sentido, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1262Q1015411 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023

Segundo Campello (2008), a descrição imagética para a sentença “ALTO E BAIXO” representa a transferência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1263Q1013110 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

O professor francês, surdo, E. Huet, escreveu um relatório dirigido ao Imperador Pedro II com a finalidade de obter apoio para abrir uma escola para educação de surdos no Brasil.

Esse relatório foi escrito em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1264Q1013879 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Segundo Perlin (2004), “[...] As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o indivíduo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos valia social”. Dentre as identidades surdas, uma se refere aos surdos que nasceram ouvintes e com o tempo, devido às diversas circunstâncias da vida, tornaram-se surdos. Eles utilizam uma percepção visual, passam para sua língua materna oral e depois realizam a tradução para a língua de sinais. Essa identidade descrita é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1265Q1013112 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

O método oral e os métodos mistos são abordagens educacionais na área da surdez.

O método oral e os métodos mistos, respectivamente, são historicamente identificados como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1266Q1015928 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

A Política Nacional de Educação Especial define a deficiência auditiva como sendo, perda

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1267Q1013115 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

No decorrer da década de 1980, a pesquisadora e linguista Lucinda Ferreira Brito desenvolveu pesquisa pioneira cujo tema central era a língua de sinais praticada pelos surdos brasileiros nos grandes centros urbanos. Em suas pesquisas, registrou outra língua de sinais utilizada por um dos povos indígenas do Brasil. Esse povo é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1268Q1013118 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

Em decorrência da Lei nº10.435/2002 e do Decreto nº 5.626/2005, foram criados cursos de formação em graduação na área da surdez em todo o Brasil. Recentemente, o Instituto Nacional de Educação de Surdos inaugurou o curso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1269Q1014147 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

A variação linguística é um fenômeno natural e importante no ensino de língua portuguesa. Bagno (2007) ressalta a necessidade de os educadores reconhecerem e valorizarem as diversas variantes do português falado no Brasil, incluindo dialetos regionais, socioletos e registros formais e informais. Incorporar essa diversidade no ensino promove uma maior inclusão e respeito pelas diferenças linguísticas dos alunos, enriquecendo o processo de aprendizagem.Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1270Q1013892 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, dispõe que a programação visual dos cursos de nível médio e superior, preferencialmente os de formação de professores, na modalidade de educação a distância, deve dispor de sistemas de acesso à informação como janela com tradutor e intérprete de Libras – Língua Portuguesa e subtitulação por meio do sistema de legenda oculta, de modo a reproduzir as mensagens veiculadas às pessoas surdas, conforme prevê o Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

  1. ✂️
  2. ✂️

1271Q1016197 | Libras, Educação dos Surdos, Coordenador do CREAS, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise as afirmativas, marque a alternativa correta.

I - A surdez congênita é uma particularidade ou característica de uma pessoa que a acompanha durante toda a sua vida (antes de ou a partir de seu nascimento). Ela nasce com o indivíduo, manifesta-se de modo natural, inata.

II - A surdez congênita está presente desde o nascimento, sendo necessariamente hereditária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1272Q1013640 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

O status linguístico das línguas de sinais foi reconhecido na década de 60, com William Stokoe.
Em seu estudo ele descreveu inicialmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1273Q1014920 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

A escola será determinante para o desenvolvimento cognitivo e social infantil e, portanto, para o curso posterior de sua vida. É na escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade; na escola depositam-se as expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e às suas próprias potencialidades.
Sobre a educação de surdos, portanto, podemos dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1274Q1014926 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

Em 24 de abril de 2002 foi publicada lei conhecida como Lei da LIBRAS – Lei 10.436.

Segundo a lei:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1275Q1013909 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A surdez severa é caracterizada por uma perda auditiva significativa. Indivíduos com surdez severa geralmente não conseguem ouvir sons com intensidade inferior a 60-89 dB. A perda auditiva profunda, por seu turno, é a forma mais grave de perda auditiva. Pessoas com essa condição têm dificuldade extrema em ouvir sons e geralmente não conseguem ouvir sons com intensidade abaixo de 90 dB.

  1. ✂️
  2. ✂️

1276Q1018773 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Considerando o processo de letramento de alunos com deficiência auditiva, qual das alternativas a seguir descreve uma prática pedagógica que melhor promove a compreensão e a produção textual desses alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1277Q1014169 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e TecnológicoLibras, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Qual o objetivo do Ensino Superior ao oferecer a disciplina de Libras como L2?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1278Q1015969 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

Segundo CALLOW (1974), o intérprete de língua de sinais está exposto constantemente, por vários tipos de discursos, relacione as colunas e assinale a alternativa CORRETA.

A - Narrativo

B - Persuasivo

C - Argumentativo

D - Conversacional

I - Reconta uma série de eventos ordenados mais ou menos da forma cronológica.

II - Envolve a conversação entre duas ou mais pessoas.

III - Objetiva provar alguma coisa para a audiência.

IV - Objetiva influenciar a conduta de alguém.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1279Q1013156 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A surdocegueira é uma limitação que se caracteriza por sérios problemas relacionados à orientação com o meio, à comunicação e à obtenção de informações. As formas de comunicação utilizadas com os surdocegos dependem, entre outros aspectos, da existência de resíduo visual ou auditivo.

Assinale a alternativa que apresenta os métodos de comunicação com a pessoa surdocega.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1280Q1014182 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

Segundo Piaget, há cinco estágios básicos do desenvolvimento cognitivo para as crianças ouvintes, os quais se assemelham aos estágios de aquisição da linguagem dos sinais para as crianças surdas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.