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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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1301Q1013443 | Libras, Educação dos Surdos, Língua Portuguesa Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

De acordo com Skliar (1997), sobre os modelos de representação da surdez, é CORRETO afirmar.
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1302Q1013699 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023

De acordo com Quadros (2019), na gestão de um espaço de ensino bilíngue, é imprescindível a participação de um agente atuando no planejamento pedagógico e contribuindo para a formação da identidade surda a partir das necessidades dos próprios surdos sobre o ensino-aprendizagem na relação com os demais colegas. Esse agente é o:
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1303Q1014213 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A abordagem educacional da comunicação total advoga o uso de todos os meios que possam facilitar a comunicação, desde a fala sinalizada, passando por uma série de sistemas artificiais, até os sinais (Capovilla, 2000). Constitui-se, portanto, característica dessa abordagem educacional a
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1304Q1014981 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Leia o excerto do artigo 4º da Lei nº 10.426/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dá outras providências.
“Art. 4º O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de _____, de _____ e de Magistério, em níveis médio e superior, do ensino da Libras.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
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1305Q1014214 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A Lei nº 13.146/2015, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera como tecnologia assistiva ou ajuda técnica os produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Com base nessa definição, constitui tecnologia assistiva, capaz de promover a acessibilidade linguística da pessoa surda
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1306Q1013451 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Nas afirmações que se referem aos aspectos históricos, culturais e de identidade da comunidade surda, I. A cultura surda não considera a audição e os elementos sonoros como essenciais para a comunidade surda. II. A cultura surda vincula-se às concepções dos sujeitos surdos que negam o conceito de identidade e da comunidade surda. III. A cultura surda é constituída dos seguintes artefatos culturais: experiência visual, linguístico, familiar, vida social e esportiva, artes visuais, política, literatura surda e materiais que se referem às diversas tecnologias. IV. Identidade cultural surda é constituída quando os sujeitos surdos interagem com seus pares em uma comunidade surda. Assinale a alternativa a opção CORRETA:
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1307Q1013196 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Cariacica ES, AOCP, 2020

O grupo de sujeitos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão, e o grupo formado por família, intérpretes, professores, amigos e outros que participam e compartilham os mesmos interesses em comuns em uma determinada localização que podem ser as associações, federações, igrejas e outros, são, respectivamente:
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1308Q1016013 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Nas últimas décadas, no processo educacional para surdos, destacaram-se algumas correntes educacionais. Para Goldfeld (2002), cada uma das abordagens apresenta uma visão específica sobre o surdo e a surdez. A visão de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias é uma visão característica da vertente que privilegia o ensino
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1309Q1015505 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Pombos PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A compreensão dos aspectos socioculturais da comunidade surda é possível quando analisada pela trajetória histórica da educação das pessoas surdas, que são marcadas pela dualidade da comunicação. Alguns defendem o uso da língua oral, outros, o uso da língua de sinais, e há quem defenda o uso das duas línguas em sistemas bimodais ou em bilinguismo diglóssico.

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1310Q1015763 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

São pessoas que possuem graus diferentes de perda sensorial, de visão e de audição, total ou parcial, concomitante. Fazem parte do público da educação bilíngue de surdos aqueles que se comunicam predominantemente pela Libras ou pela Libras tátil. FARIA-NASCIMENTO et al, 2021.

Essa definição compreende os estudantes
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1311Q1014234 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Analise as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)Há verbos que apresentam limitações lexicais e fonológicas para incorporar os pronomes, como, por exemplo, os verbos ancorados no corpo, como GOSTAR e PENSAR na Língua de Sinais Brasileira.

(__)As crianças surdas devem adquirir duas estratégias para marcar as relações gramaticais: a incorporação dos pronomes e a ordem das palavras.

(__)A incorporação dos referentes envolve a concordância verbal e esta depende diretamente da aquisição do sistema pronominal.

(__)A ordem das palavras é utilizada para o estabelecimento das relações gramaticais.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

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1312Q1015002 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Assinale a alternativa que apresenta uma estratégia que caracteriza a didática cultural dos surdos.
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1313Q1015771 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O Decreto nº 5.626/2005, considera como pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Essa concepção está coerente, conforme visão de autores como Skliar (1998), Quadros (2004) e Sá (2006), com qual tipo de visão sobre a surdez?
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1314Q1015260 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

A autora Lopes (2007)5 adverte que não existe apenas uma única forma de ser surdo, ela afirma:

Não existe uma única forma de ser surdo e não há uma essência acima de qualquer atravessamento cultural. há sim, representações, códigos, sentimentos compartilhados por um grupo de pessoas, todos forjados nas experiências vivenciadas por sujeitos surdos diferentes e em espaços distintos. Experiências que nos tocam e deixam marcas em nossas formas de ser e de nos ver diante do outro que não somos. Marcas que ultrapassam o corpo e conformam as subjetividades. (LOPES, 2007, p. 88)

A partir desta afirmação é INCORRETO afirmar:

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1315Q1015772 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

No Atendimento Educacional Especializado para o trabalho pedagógico com alunos surdos, destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras, Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.

DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2007. p. 38-46


No momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras,

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1316Q1013982 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Dentro dos locais que contêm relação de identidade surda, a Federação Nacional de Educação de Surdos / FENEIS se caracteriza por se organizar e regulamentar muitas práticas de muitas modalidades de esportes de povo surdos. Também promove competições entre as associações de surdos e outros.

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1317Q1015006 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Assinale o fato histórico que marcou a história dos profissionais tradutores/intérpretes no Brasil.
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1318Q1018846 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

Considere os contextos de atuação dos TILS listados abaixo.

I.  Aulas prolongadas;

II.  Plantões tira-dúvida de curta duração;

III.  Cursos, grandes conferências, seminários, discussões, debates, grandes reuniões coletivas e audiências e consultas jurídicas;

IV.  Ligações telefônicas;

V.   Situações que envolvam comunicação e/ou atendimento a pessoas surdocegas;

VI.  Situações que envolvam solicitação de esclarecimentos de baixa complexidade;

VII. Situações que envolvam pessoas com dificuldades cognitivas e/ou emocionais;

VIII. Situações que envolvam pessoas com diferentes níveis de fluência em LIBRAS e em Língua Portuguesa.

IX.  Situações que envolvam pessoas com diferentes níveis de fluência em LIBRAS e em Língua Portuguesa;

X.  Situações em que a capacidade de ver e/ou ouvir a interpretação é limitada, sobretudo quando os intérpretes estão posicionados em locais para atender as necessidades de um público mais amplo;

XI. Situações de interpretação em mídia televisiva por tempo prolongado;

XII. Em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico.

Dos listados acima, são considerados contextos que demandam o trabalho do intérprete de apoio os que figuram nos itens

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1319Q1015008 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Básica II, Prefeitura de Olímpia SP, VUNESP, 2019

Enquanto um surdo não conversa no escuro, o ouvinte não conversa debaixo d’água; em local barulhento, o ouvinte não consegue se comunicar, a menos que grite e, nesse caso, o surdo se comunica sem problemas. Além disso, o ouvinte não consegue comer e falar ao mesmo tempo, educadamente, e sem engasgar, enquanto o surdo não sofre essa restrição.

De acordo com Salles (2007), o excerto demonstra

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1320Q1013217 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpretes de Libras, Prefeitura de Vilhena RO, IBADE, 2019

Karnopp e Quadros (2004) sua obra “Língua de Sinais Brasiliera – Estudos linguísticos”, na página 21 apresenta o conceito de semântica. Assinale abaixo o conceito utilizado pelas autoras:
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