Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1321Q1014756 | Libras, Educação dos Surdos, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Perlin (1998) apud Santos (2018) classifica as identidades surdas em sete grupos, a partir das diferenças do modo de vida desses sujeitos.

Considerando-se o enunciado e, ainda, que as pessoas surdas têm em comum muitas características, que vão além da especificidade biológica e abarcam experiências sociais, ou seja, identidades, associe corretamente os cinco grupos identitário ao seu respectivo significado.

GRUPOS IDENTITÁRIOS

1 - Surdas

2 - Surdas híbridas

3 - Surdas flutuantes

4 - Surdas embaçadas

5 - Surdas de transição

CARACTERÍSTICAS

( ) É comum encontrar indivíduos que, embora não tenham nascido surdos, perderam a audição após já terem adquirido a língua oral, e essas pessoas frequentemente apresentam uma mistura de características da cultura ouvinte e da cultura surda, podendo utilizar tanto a língua oral quanto a língua de sinais para se comunicar e compreender a mensagem.

( ) Esse grupo compreende pessoas surdas que, por diversas razões, tenham vivido afastadas da comunidade surda ou se distanciado desse convívio ao longo do tempo; como resultado, elas podem reconhecer sua identidade subjetiva, transitando entre a cultura surda e a cultura dominante, navegando entre diferentes identidades e experiências linguísticas.

( ) Os sujeitos que se identificam como “surdos” e se engajam em uma luta política por sua comunidade são reconhecidos pela sua experiência visual, que influencia comportamento, cultura e linguagem, carregando a Língua de Sinais como principal forma de expressão, refletindo não apenas uma escolha linguística, mas também um compromisso com o fortalecimento da cultura.

( ) Esse grupo de pessoas surdas, apesar de sua condição auditiva, está profundamente imerso na cultura dominante ouvinte, negando representações surdas e a comunidade surda, tendo identidade ambígua; muitas vezes não consegue captar completamente nem a identidade surda nem a identidade ouvinte, com uma comunicação muitas vezes incompreensível.

( ) Existem surdos que mantêm fortes laços com a cultura ouvinte predominante devido à falta de contato frequente com a comunidade surda; adotam as representações da identidade ouvinte e optam por não participar da comunidade surda, suas associações e lutas políticas; desconhecem ou rejeitam a Língua de Sinais, preferindo se comunicar exclusivamente por meio da língua oral.

A sequência correta para essa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1322Q1018855 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

As primeiras formações de intérpretes de Língua de Sinais começam a ocorrer, no Brasil, nos fins dos anos 1990. Nesse período ocorreram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1323Q1014249 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Pilões PB, EDUCA, 2023

Com base no art. 7 o da Lei nº 12.319/10, que regulamenta a profissão de Intérprete de Libras, “O intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial”:

I. Pela honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida.

II. Pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero.

III. Pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir.

IV. Pela postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional.

V. Pela solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição social e econômica daqueles que dele necessitem.

VI. Pelo conhecimento das especificidades da comunidade surda.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1324Q1015790 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.


A eficácia da inclusão escolar de alunos surdos não depende exclusivamente da presença do intérprete de Libras, mas também de adaptações curriculares e materiais didáticos específicos que atendam às necessidades linguísticas e culturais dos alunos surdos. A ausência dessas adaptações compromete a qualidade do ensino e impede uma verdadeira inclusão educacional, destacando a necessidade de uma abordagem pedagógica abrangente que inclua formação continuada de professores e desenvolvimento de recursos acessíveis.


  1. ✂️
  2. ✂️

1325Q1015025 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A respeito da inclusão do surdo no ambiente educacional, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1326Q1013747 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Na seção “Do direito à Educação” presente no capítulo IV da Lei n° 13.146/15 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) o parágrafo 2° do artigo 28 versa sobre a disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras. No que tange as observâncias, analise as afirmativas abaixo.
I. Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência na Libras.
II. Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino fundamental completo e certificado de proficiência na Libras.
III. Os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras.
IV. Os tradutores e intérpretes da Libras, quando direcionados à tarefa de interpretar nas salas de aula dos cursos de graduação e pós-graduação, devem possuir nível superior, com habilitação, obrigatoriamente, em Tradução e Interpretação em Libras.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1327Q1014516 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

A trajetória histórica das pessoas surdas evidencia mudanças significativas na forma como são percebidas pela sociedade. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)No Egito Antigo, as pessoas surdas eram consideradas amaldiçoadas e frequentemente isoladas da sociedade.
(__)A filosofia oralista, predominante no século XIX, reconhecia o valor da língua de sinais para a integração social dos surdos.
(__)O Congresso de Milão, em 1880, trouxe resoluções que reforçaram o uso exclusivo da língua oral na educação de surdos.
(__)A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como meio de comunicação oficial pela Lei nº 10.436, de 2002.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1328Q1014262 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Sobre a história da língua de sinais no Brasil, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1329Q1018876 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

A educação escolar das pessoas com surdez reportase há pouco mais de dois séculos, quando se instaurou um embate político e epistemológico entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1330Q1015806 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A implementação de políticas educacionais inclusivas deve integrar uma abordagem holística que abranja a formação de uma rede de apoio interdisciplinar. Essa rede deve incluir não apenas intérpretes de Libras altamente qualificados, mas também psicopedagogos e uma gama diversificada de profissionais especializados, como terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e consultores educacionais. Essa equipe multidisciplinar é essencial para abordar de maneira abrangente as necessidades multifacetadas dos alunos surdos, assegurando um suporte robusto e personalizado que facilite o pleno desenvolvimento acadêmico, social e emocional desses estudantes, e promovendo uma verdadeira equidade e acessibilidade no ambiente educacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1331Q1014031 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

De acordo com Strobel (2008), “cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição de identidades surdas e das almas das comunidades surdas.” Levando em consideração esse pensamento, é possível compreender que a Língua de Sinais é intensamente valorizada pelos sujeitos surdos porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1332Q1013268 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Os estudos de Strobel (2009), definem o seguinte: “povo surdo é grupo de sujeitos surdos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão.” (Strobel, 2009, p.6). Ainda com base nos estudos da autora, as principais comunidades surdas são, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1333Q1015835 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

Foi somente no final do século XIX e início do século XX que os grupos formados por deficientes de diversas categorias, incluindo os surdos, passaram a participar de forma mais intensa nos movimentos em busca de seu espaço nas camadas sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1334Q1015325 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

Representam os valores sociais do sujeito surdo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1335Q1016094 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O ensino da língua portuguesa escrita para alunos surdos, de acordo com o Decreto nº 5.626/2005, deve ser iniciado desde a educação infantil para garantir que a criança surda desenvolva competências de leitura e escrita e ao longo de toda a sua trajetória escolar. De acordo com esse Decreto, o que deve ser considerado na avaliação do aprendizado da língua portuguesa escrita por alunos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1336Q1016096 | Libras, Educação dos Surdos, Atendente Educacional Especializado, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O planejamento do AEE em LIBRAS deve ser feito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1337Q1013795 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023

Trata-se de um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte. Além disso, é nesse olhar-se, e nesse narrar-se que acontecem as percepções do ser deficiente, do não ser ouvinte, percepções que legitimam as práticas terapêuticas habituais. (SKLIAR, 1998, p. 15)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1338Q1016102 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

CODAs estão, permanentemente, vivendo entre fronteiras da língua, do idioma e da cultura. Suas sensações e experiências com o corpo das línguas orais e visuais remetem para o caráter tenso de ter que suportar o peso da idiomaticidade de duas línguas que são irredutíveis uma à outra e de dois mundos culturais que apresentam uma forte assimetria em suas relações de poder.
QUADROS, Ronice Müller; MASSUTTI, Mara. Codas brasileiros: libras e português em zonas de contato. In: QUADROS, Ronice Müller; PERLIN, Gladis. (Org.). Estudos surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007.

O termo CODA é bastante utilizado na comunidade, sendo uma sigla em inglês, que significa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1339Q1014071 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Inscrições abertas para o I Encontro Capixaba de Tradutores e Intérpretes de Libras. ‘É uma oportunidade para os profissionais da área trocarem experiências e se aprofundarem no conhecimento, fortalecendo a atuação no estado do Espírito Santo’, afirma a organização do evento. (Universidade Federal do Espírito Santo. Publicado em 22/06/2023 por Thereza Marinho.)
Segundo o Decreto nº 5.626/2005, as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de Libras- Língua Portuguesa, viabilizando o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos.
Em relação ao tema, de acordo com a atuação deste profissional na educação, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Deve atuar nas salas de aula para viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em todas as atividades didático-pedagógicas. ( ) Deve atuar no atendimento fonoaudiológico aos alunos surdos ou com deficiência auditiva contribuindo para o seu desenvolvimento escolar e curricular. ( ) Deve atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino. ( ) Deve atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da instituição de ensino.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1340Q1015097 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFRN, COMPERVE UFRN, 2018

De acordo com a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, é atribuição do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.