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Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q1016297 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025

Quanto ao exercício da profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Lei Nº 14.704, de 2023) é INCORRETO afirmar:
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1402Q1013741 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

A concepção sobre o sujeito Surdo, a sua cultura e a língua de sinais são influenciadas pelas abordagens de ensino. Assinale a alternativa em que se apresentam tais abordagens.
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1403Q1015021 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpretes de Libras, Prefeitura de Vilhena RO, IBADE, 2019

Segundo Quadros (2004), o que é tradução?
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1404Q1014510 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Sobre o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, é falsa a seguinte afirmativa:
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1405Q1014767 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona as abordagens específicas da educação de surdos aos princípios e contextos históricos detalhados. Note que a relação deve considerar não apenas a descrição superficial das abordagens, mas também suas implicações históricas e contextuais. Algumas características podem se aplicar a mais de uma abordagem, enquanto outras podem ser redirecionadas para entender os movimentos subjacentes que moldaram cada abordagem:

Coluna 1: Abordagens

1. Oralismo. 2. Comunicação Total. 3. Bilinguismo. 4. Inclusão.

Coluna 2: Princípios e contextos históricos

(__) Abordagem que ganhou força após o Congresso de Milão de 1880, promovendo a assimilação cultural dos surdos à comunidade ouvinte através da oralização, refletindo uma época de valorização da homogeneização cultural.
(__) Surgiu como uma resposta às limitações percebidas do oralismo, propondo uma filosofia educacional que valoriza a flexibilidade na comunicação e o uso de múltiplos meios, incluindo a língua de sinais, como um reconhecimento da diversidade de necessidades dos alunos surdos.
(__) Marcado por uma perspectiva linguística e cultural, reconhece a língua de sinais como a primeira língua dos surdos, desafiando as noções tradicionais de deficiência ao promover uma identidade surda forte dentro de uma estrutura bilíngue e bicultural.
(__) Reflete uma tendência contemporânea em direção à educação inclusiva, mas enfrenta críticas por sua execução prática, que muitas vezes não acompanha os recursos ou estratégias específicas necessários para um aprendizado verdadeiramente acessível e equitativo.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
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1406Q1018863 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

Em relação aos cursos oferecidos na modalidade à distância, o Decreto 5.626/05, em seu Art. 24, determina que a programação visual precisa dispor de sistemas de acesso à informação. Serve de exemplo desses sistemas:
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1407Q1015028 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A respeito da língua, da linguagem e do sistema bilinguista, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A língua natural do surdo é aquela adquirida espontaneamente pelo contato entre seus usuários. II. O bilinguismo é a filosofia utilizada no sistema educacional brasileiro, que visa à inclusão do surdo no ambiente escolar. III. As experiências linguísticas e comunicativas são essenciais para o desenvolvimento intelectual, por isso é imprescindível que o surdo aprenda sua língua natural. IV. De acordo com o bilinguismo, não é necessário o aprendizado da escrita alfabética pelo surdo.
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1408Q1015029 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

Acerca das modalidades das línguas e dos tradutores-intérpretes de língua de sinais, assinale a alternativa correta.
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1409Q1013494 | Libras, Educação dos Surdos, Itinerante, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

O ensino da modalidade escrita da língua Portuguesa como segunda língua e o ensino da língua brasileira de sinais (LIBRAS) como primeira língua é um dos serviços prestados pelo atendimento educacional especializado da educação especial como forma de garantir aos alunos surdos uma educação:
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1410Q1014264 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

A Lei 12.319/10, de 1º setembro de 2010, é muito importante, principalmente para o profissional intérprete e tradutor de LIBRAS, sendo assim é importante demonstrar conhecimento desde sua autoria, que está registrada em Diário Oficial da União, com autoria de:
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1411Q1014525 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Uma escola pública implementou recentemente um programa de educação inclusiva, integrando alunos surdos e ouvintes na mesma sala de aula. Para promover uma aprendizagem eficaz, a escola contratou um professor de Libras e adotou práticas pedagógicas específicas para atender às necessidades de todos os alunos. Nesse contexto, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta:

I.A pedagogia tradicional, centrada na figura do professor e do intérprete como detentor do conhecimento, é a abordagem mais eficaz para o ensino de alunos surdos em contextos inclusivos.
II.A utilização de recursos visuais e metodologias ativas é fundamental para promover a aprendizagem significativa de alunos surdos, respeitando suas especificidades linguísticas e culturais.
III.A formação continuada dos professores em Libras e em práticas pedagógicas inclusivas é essencial para garantir a qualidade do ensino em salas de aula com alunos surdos e ouvintes.

Está correto o que se afirma em:
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1412Q1015038 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Na história da educação dos surdos, houve um acontecimento considerado extremamente trágico, que causou grande atraso no desenvolvimento e na ampliação dos estudos dos sinais, em que foi determinada a proibição da língua de sinais e foi imposto o método oral como o mais adequado para ser trabalhado nas escolas de surdos, sob a alegação de que, de outra forma, os surdos ficariam “com preguiça” de falar. Nesse acontecimento, houve a influência de um importante inventor. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, qual foi esse evento, quando ele aconteceu e quem é o referido inventor.
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1413Q1015809 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Considerando-se o uso de tecnologias da informação e comunicação na educaçãoo principal objetivo da Tecnologia Assistiva é:
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1414Q1018896 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre o modelo clínico-terapêutico é correto afirmar:
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1415Q1017366 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Adjunto de Educação Básica IV PAEB IV, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Sobre a Libras, é verdadeira apenas a seguinte afirmativa:
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1416Q1013531 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2022

No tocante ao histórico das línguas de sinais, observamos na literatura uma oscilação entre métodos e abordagens. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Os surdos sempre receberam instrução via língua de sinais no Brasil, apenas as abordagens educacionais se distinguiam.
( ) Hoje reconhece-se que a comunicação total foi o melhor método de educação para surdos, pois os surdos precisam falar a língua portuguesa para viverem melhor.
( ) A Libras é uma língua rica, com inúmeras características observadas também nas línguas orais, e seu estatuto linguístico foi reconhecido na década de 60.
( ) As famílias ouvintes de crianças surdas são todas bem esclarecidas quanto à surdez, a língua de sinais e as características culturais da comunidade surda.
( ) O intérprete de Libras é uma grande conquista para a formação do surdo, mas ainda há muitas confusões em relação ao seu papel profissional e às formas de atuação nas escolas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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1417Q1015323 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

Maria é surda e frequenta, em escola pertencente à rede regular de ensino, o 8.º ano do ensino fundamental, com o acompanhamento de intérprete de LIBRAS e língua portuguesa no período da manhã e, duas vezes na semana, ela retorna à escola, no período da tarde, para o atendimento educacional especializado.
De acordo com as diretrizes operacionais da educação especial, o atendimento educacional especializado mencionado nessa situação hipotética tem como função principal
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1418Q1015329 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

Considerando o contexto nacional do uso da LIBRAS e o disposto na Lei n.º 10.436/2002 e no Decreto Federal n.º 5.626/2005, assinale a opção correta.
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1419Q1013797 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023

A ________________ constitui um ponto de partida para uma discussão política sobre as questões de identidades surdas, relações de poder e conhecimento entre surdos e ouvintes, movimentos de resistência de surdos, ideologias dominantes, discursos hegemônicos, a função da escola, a articulação de políticas públicas, etc. (SKLIAR, 2000, p. 18)
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1420Q1013799 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023

Decidiu -se que o meio humano para a comunicação do pensamento é a língua oral e declara-se que a educação oralista é superior ao da língua gestual, isso ocorre nos congressos:
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