Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q1015947 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019

Sobre as personalidades que marcaram a História da Educação dos surdos, é CORRETO afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1442Q1013134 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

A educação e a formação dos professores visa formar profissionais conscientes das demandas específicas e diversificadas do corpo discente. Uma dessas demandas é a acessibilidade aos conteúdos ensinados. Nos cursos de formação de professores na modalidade à distância, o Decreto nº 5626, de 2005, estabelece que a programação visual:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1443Q1015954 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Segundo os principais fatores determinantes da cultura surda, é INCORRETO afirmar que os(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q1013651 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Tendo em vista os aspectos socioantropológicos da surdez, julgue o próximo item.
O bilinguismo compreende as línguas de sinais como línguas naturais dos surdos e admite que sua segunda língua é a língua oficial do país.
  1. ✂️
  2. ✂️

1445Q1014932 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

A Lei nº 13.146/2015 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), em seu Art. 3º, para fins de aplicação desta lei, consideram-se: acessibilidade, desenho universal, tecnologia assistiva ou ajuda técnica e barreiras. Marque a alternativa correta que corresponde a definição das barreiras urbanísticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1446Q1018774 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

No contexto do letramento na educação de surdos, quais são as práticas pedagógicas mais eficazes para promover a alfabetização e o desenvolvimento linguístico de alunos com deficiência auditiva? Escolha a alternativa que melhor reflete uma abordagem contemporânea e inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q1015959 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Leia com atenção as afirmativas a seguir. Marque a opção INCORRETA sobre como o professor de Libras deve exercer sua profissão em sala de aula.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1448Q1015960 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Marque a opção que NÃO demonstra um desafio dos surdos ao entrarem no mercado de trabalho nas empresas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q1013405 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

A produção literária dos surdos, sua língua, suas experiências visuais configuram o que chamamos de literatura surda. Qual alternativa melhor descreve o real significado de “Literatura Surda”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1450Q1013406 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Para compreendermos a identidade surdo, é necessário refletirmos sobre o conceito de Hall (1997), que distingue três concepções muito diferentes sobre a identidade. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1451Q1016223 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

O trabalho pedagógico com alunos surdos em escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é indicado em um período adicional de horas diárias de estudo.
Avalie as afirmativas em verdadeiras (V) ou falsas (F) referentes a situações didático-pedagógicos do AEE em Libras e no ensino do português escrito, como segunda língua.
( ) A organização didática, desse ensino, implica na utilização de materiais e recursos, tais como: mural de avisos e notícias, biblioteca da sala, painéis de gravuras e fotos sobre temas da aula, roteiro de planejamento e outros.
( ) Os professores, nesse atendimento, só utilizam como registros, a Língua de Sinais, sem a necessidade de utilizar a escrita em português, mas para melhor organização dos conceitos estudados podem fazer uso de desenhos e gravuras.
( ) O planejamento do AEE para ensino da Língua Portuguesa é preparado em conjunto com os professores de Libras e o da sala comum. A equipe analisa o desenvolvimento dos alunos surdos na aquisição da Língua Portuguesa.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1452Q1016224 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

A Libras- Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados.
Dentre as opções abaixo, assinale a que define de maneira mais adequada a Libras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1453Q1014434 | Libras, Educação dos Surdos, Edital N 009, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

Assinale a alternativa que contem tipos de identidade surda de forma correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1454Q1016227 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

“A LIBRAS desempenha todas as funções de uma língua e, como tal, poderia ser usada para cumprir o papel que a linguagem oral tem na criança ouvinte.” (MOURA-2013)
Assinale a opção que melhor apresenta o desenvolvimento da linguagem pela criança surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1455Q1018788 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Ana é uma criança com deficiência auditiva que foi matriculada na escola comum.

De acordo com Almeida, Santos e Lacerda (2015), será necessário respeitar suas demandas linguísticas para que ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1456Q1014184 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

A construção da identidade da pessoa surda é influenciada por vários fatores. De acordo com pesquisas, existem três tipos de identidade manifestos por pessoas surdas: identidade surda; identidade híbrida e identidade de transição.
  1. ✂️
  2. ✂️

1457Q1018795 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Kezio (2016), em seus estudos sobre o aprendizado da escrita e leitura, destaca que muitos surdos enfrentam problemas devido à prática pedagógica que considera
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1458Q1018800 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Para Skliar (1998), citando (Johnson, Liddell & Erting, 1991), destaca que, quando se discute o fracasso escolar dos surdos, não se está diante de um único problema, mas de um duplo sistema de problemas, sendo o primeiro deles, e um dos mais destacados pelo autor ao longo do seu seguinte artigo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1459Q1013685 | Libras, Educação dos Surdos, Professor II Brailista, Prefeitura de Tupanatinga PE, IGEDUC, 2023

Texto associado.
Julgue o item subsequente.
A teatralização é um elemento da literatura surda. À medida que os surdos utilizam muitos dos elementos em sua literatura, abusam das expressões faciais para exprimir situações em que não haja um sinal específico, utilizam gestos caricatos para imitar ou satirizar reações e pessoas envolvidas na história, por exemplo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1460Q1014197 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A modalidade de educação bilíngue/bicultural do surdo compreende a surdez como uma condição e como um aspecto cultural, considerando que existem dois contextos linguísticos: o da língua de sinais e o da língua oral. De acordo com, o Decreto nº 7.611/2011, para atender um aluno surdo, é necessário promover um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente por meio do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.