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Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q1018800 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Para Skliar (1998), citando (Johnson, Liddell & Erting, 1991), destaca que, quando se discute o fracasso escolar dos surdos, não se está diante de um único problema, mas de um duplo sistema de problemas, sendo o primeiro deles, e um dos mais destacados pelo autor ao longo do seu seguinte artigo:
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1462Q1013685 | Libras, Educação dos Surdos, Professor II Brailista, Prefeitura de Tupanatinga PE, IGEDUC, 2023

Texto associado.
Julgue o item subsequente.
A teatralização é um elemento da literatura surda. À medida que os surdos utilizam muitos dos elementos em sua literatura, abusam das expressões faciais para exprimir situações em que não haja um sinal específico, utilizam gestos caricatos para imitar ou satirizar reações e pessoas envolvidas na história, por exemplo.
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1463Q1014197 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A modalidade de educação bilíngue/bicultural do surdo compreende a surdez como uma condição e como um aspecto cultural, considerando que existem dois contextos linguísticos: o da língua de sinais e o da língua oral. De acordo com, o Decreto nº 7.611/2011, para atender um aluno surdo, é necessário promover um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente por meio do
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1464Q1014709 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale o que é correto afirmar sobre as identidades surdas.
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1465Q1018810 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 1, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Em conformidade com as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), há correção em dizer que o atendimento educacional especializado para os alunos surdos deve ser ofertado:
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1466Q1013947 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A metodologia que defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em língua de sinais por professores surdos desde a educação infantil é denominada
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1467Q1013182 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

A Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, em seu artigo 4° , estabelece que o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, um importante item, que é
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1468Q1013183 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

De acordo com a Lei n° 12.319, de 1° de setembro de 2010, que regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, em seu artigo 6° determina as atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências.

Assinale a alternativa que corretamente aponta para uma dessas atribuições.

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1469Q1013951 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Em referência ao processo de letramento de surdos, julgue os itens que se seguem.

I Esse processo ocorre via percepção e memória visual.
II No caso da surdez pré-linguística profunda, o som é um fenômeno perceptível, favorecendo a aprendizagem da escrita por meio do sistema fonêmico.
III No letramento dos surdos, as palavras são processadas letra a letra, fonema a fonema.

Assinale a opção correta.
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1470Q1013185 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Uma vez diagnosticada a surdez, muitos outros aspectos que compõem o quadro podem oferecer grande influência no prognóstico do surdo, por exemplo, o momento da aquisição da surdez. Considera-se que uma criança complete o seu quadro de desenvolvimento linguístico até os quatro anos de idade (em média). Com base no período de aquisição, surdezes que ocorram antes dos quatro anos de idade são consideradas
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1471Q1013697 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023

A visão pedagógica que coaduna com a premissa de que o surdo é um sujeito diferente que luta pelos seus direitos de pertencer à sociedade representada pela língua de sinais, pelas identidades diferentes, pela presença do tradutor/intérprete de língua de sinais e língua portuguesa, por tecnologias especializadas, pela pedagogia da diferença, pelo povo surdo, pela comunidade surda é a educação:
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1472Q1014979 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

De acordo com Moura (2013), a escola tem um papel importante para a criança surda. Será no espaço escolar que ela poderá adquirir a língua e, portanto, desenvolver a linguagem, sem as restrições que, normalmente, aparecem no ambiente doméstico. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
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1473Q1013706 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023

De acordo com Quadros (2019), para que a escola seja efetivamente bilíngue, precisa ser reorganizada também a partir da Libras. É muito fácil centrar na língua portuguesa e deixar a Libras no esquecimento, porque as pessoas estão acostumadas a se organizarem a partir da língua portuguesa. Nesse caso, é necessário desconstruir o “fonocentrismo’’. O conceito desse fenômeno linguístico é que a:
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1474Q1014219 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

No decorrer da história, a comunidade surda deixou de ser reconhecida enquanto minoria linguística e social, tendo a surdez não como traço constitutivo de sua subjetividade, mas como uma deficiência. Porém, atualmente, essa comunidade tem tomado o fio de sua história, deixando de ser falada, somente, para se tornar falante em sua língua, narrando-se como sujeitos autônomos na linguagem e capazes de ser e fazer, significar e produzir significados.


MOURA, 2000; Strobel 2008.

Considerando o contexto histórico da comunidade surda, como a concepção da surdez evoluiu ao longo do tempo?

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1475Q1013713 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

É considerada um marco na história da inclusão das pessoas surdas no Brasil a promulgação da Lei que reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma língua de modalidade gestualvisual e deu início à sua regulamentação. Com respeito a esse tópico, podemos afirmar que:
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1476Q1016017 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

A autora Karin Strobel (2008), ao analisar a História do Povo Surdo, descreve três vertentes utilizadas para construir essa História. No que diz respeito a essas diferentes vertentes, assinale a afirmação verdadeira.
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1477Q1015259 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

Em 1989, proeminentes artistas Surdos reuniram-se no festival Deaf Way75 e lançaram um manifesto que serviu de base para se reconceituar a chamadas Artes Surdas. Nesse texto, lançam o termo De’VIA (Deaf View/Image Art) para determinar um tipo de arte em que estiverem representadas as percepções e experiências Surdas. (Nakagawa, 2012, p. 71)4.
É correto afirmar quanto as Artes Surdas:
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1478Q1014749 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Kézio (2016) menciona que o aprendizado da leitura e da escrita por meio de métodos repetitivos ainda estão presentes na escola.
Para discutir o tema, ele se refere a Silva (in Kézio, 1996), que afirma:
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1479Q1013219 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpretes de Libras, Prefeitura de Vilhena RO, IBADE, 2019

No Livro Estudos Surdos II, organizado por Perlin e Quadros (2007), encontramos o conceito de EliS que afi a: “A ELiS é um sistema de escrita das Línguas de Sinais (LS) (...). Este sistema foi criado em minha pesquisa de mestrado, em 1997, e desde então vem passando por aperfeiçoamentos sugeridos por colegas surdos e ouvintes, e por minhas próprias reflexões linguísticas ” (Estelita, 2007, p.213). Inspirado no conceito apresentado pela autora, assinale a alternativa que apresenta corretamente a estrutura da ELiS:
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1480Q1016295 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025

Em dezembro de 2024, aconteceu, no Rio de Janeiro, o 29º Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos -COINES 2024. O encontro teve como tema "Educação de Surdos e Direitos Humanos". Uma das palestrantes, a Professora e Poeta do Centro de Integração de Artes e Cultura Surda (Ciacs), Daniela Cruz, foi quem conduziu o Festival de Arte e Cultura Surda, que encerrou o COINES 2024, com a participação de artistas surdos. Ela afirmou: "Não me lembro de um evento de educação de surdos com uma temática tão ampla e politizada ( como foi este). 1 De acordo com este fato, éCORRETOafirmar:
1 Disponível em https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/noticias/coines-2024-reunepesquisadores-e-estudantes-nasede-do-instituto-para-debater-direitos-humanos. Acesso em 08/01/2025.


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