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Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1481Q1014749 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Kézio (2016) menciona que o aprendizado da leitura e da escrita por meio de métodos repetitivos ainda estão presentes na escola.
Para discutir o tema, ele se refere a Silva (in Kézio, 1996), que afirma:
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1482Q1013219 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpretes de Libras, Prefeitura de Vilhena RO, IBADE, 2019

No Livro Estudos Surdos II, organizado por Perlin e Quadros (2007), encontramos o conceito de EliS que afi a: “A ELiS é um sistema de escrita das Línguas de Sinais (LS) (...). Este sistema foi criado em minha pesquisa de mestrado, em 1997, e desde então vem passando por aperfeiçoamentos sugeridos por colegas surdos e ouvintes, e por minhas próprias reflexões linguísticas ” (Estelita, 2007, p.213). Inspirado no conceito apresentado pela autora, assinale a alternativa que apresenta corretamente a estrutura da ELiS:
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1483Q1016295 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025

Em dezembro de 2024, aconteceu, no Rio de Janeiro, o 29º Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos -COINES 2024. O encontro teve como tema "Educação de Surdos e Direitos Humanos". Uma das palestrantes, a Professora e Poeta do Centro de Integração de Artes e Cultura Surda (Ciacs), Daniela Cruz, foi quem conduziu o Festival de Arte e Cultura Surda, que encerrou o COINES 2024, com a participação de artistas surdos. Ela afirmou: "Não me lembro de um evento de educação de surdos com uma temática tão ampla e politizada ( como foi este). 1 De acordo com este fato, éCORRETOafirmar:
1 Disponível em https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/noticias/coines-2024-reunepesquisadores-e-estudantes-nasede-do-instituto-para-debater-direitos-humanos. Acesso em 08/01/2025.


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1484Q1016296 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada pela comunidade surda do Brasil. A Libras é uma língua visual-espacial, com uma estrutura gramatical própria. é CORRETO afirmar:
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1485Q1014512 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Alguns aspectos históricos da educação de surdos foram apresentados a seguir. Analise-os, marque a alternativa correspondente:

I - Em 1856, o surdo francês, professor Ernest Huet trouxe para o Brasil o alfabeto manual francês e alguns sinais que combinados aos sinais que os surdos brasileiros utilizavam como sistema próprio resultou-se na Língua de Sinais Brasileira (Libras).

II – O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) é considerado um centro de referência para o povo surdo, sendo que no passado chegou a funcionar como internato.

III – A Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e tem como intuito promover ações políticas e educacionais voltadas para assegurar os direitos linguísticos, culturais, educacionais e sociais das pessoas surdas.

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1486Q1014768 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Considerando o desenvolvimento histórico da educação de surdos desde a antiguidade até a modernidade, analise as afirmações a seguir e identifique qual delas apresenta uma perspectiva que melhor reflete a transição de paradigmas sobre a educação de surdos, marcada pela evolução de práticas excludentes para abordagens mais inclusivas e bilíngues:
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1487Q1016049 | Libras, Educação dos Surdos, Letras PortuguêsLibras, IFSP, IFSP, 2024

Perlin, “mulher, surda não nativa [...] militante pela causa surda” como se define no texto escrito em 2005 (Perlin, G. T. T., Identidades Surdas in: A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Org. Carlos Skliar - Porto Alegre: Mediação, 2005, 3ª ed.), analisa a sua própria existência bem como a de outros personagens para explicar as diferentes maneiras de ser Surdo, as identidades surdas. Para ela “a identidade cultural é formada através do pertencimento a uma cultura” e “O encontro surdo-surdo é essencial para a construção da identidade surda”. Desta maneira Strobel (Strobel, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed da UFSC, 2008) concorda que: “a formação de identidades surdas é construída a partir de comportamentos transmitidos coletivamente pelo “povo surdo”, que ocorre espontaneamente quando os sujeitos surdos se encontram com os outros membros surdos nas comunidades surdas.”. Na mesma obra, Strobel relata 8 tipos de artefatos culturais do povo surdo, sendo o artefato cultural: experiência visual aquele “em que os sujeitos surdos percebem o mundo de maneira diferente, a qual provoca as reflexões de suas subjetividades [...] Quando fazemos referência à identidade cultural, referimo-nos ao sentimento de pertencimento a uma cultura, isto é na interação do sujeito surdo com a sua comunidade”. Considerando este último trecho de Strobel, qual das identidades surdas proposta por Perlin está em consonância com o trecho sublinhado?
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1488Q1013241 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Leia a afirmativa a seguir.
A educação ________ é uma concepção de ensino que preconiza o acesso a duas línguas no contexto escolar, considerando a língua _______ como língua natural e partindo desse pressuposto para o ensino da língua ______, considerando os aspectos sociais e culturais em que o ______ está inserido.
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
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1489Q1015035 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

A partir da oficialização da Língua Brasileira de Sinais e de sua inclusão, principalmente na esfera educacional, surge um novo profissional: o intérprete de Língua de Sinais. Este já existia, mas não oficializado e sua atuação era restrita aos espaços religiosos, sociais e/ou familiares. Sobre o profissional intérprete/tradutor, assinale a alternativa correta.
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1490Q1018875 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Na história da educação dos surdos, é pesquisado e investigado o passado dos povos surdos e das comunidades surdas, procurando-se obter episódios e compreender as suas realizações linguísticas, educacionais, sociais, políticas e culturais. Para a comunidade surda as fases da história dos surdos são, em ordem cronológica:
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1491Q1018886 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Em relação à acessibilidade comunicacional em Libras para pessoas surdas candidatas a processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, cabe às instituições (Lei 13.146/2015):
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1492Q1016073 | Libras, Educação dos Surdos, Educador Especial, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Poker (2002), “Ter conhecimento sobre a história, bem como sobre as filosofias e métodos educacionais criados para os alunos com surdez, permite a compreensão da relação existente entre o comprometimento linguístico dessa população, a qualidade das suas interações interpessoais e o seu desenvolvimento cognitivo. A história serve de suporte para que seja feita uma análise crítica das consequências de cada filosofia ou método de ensino no desenvolvimento destas crianças, contextualizando as práticas vigentes”. Sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta as abordagens de ensino na educação da pessoa surda ou com deficiência auditiva.
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1493Q1013260 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

No decorrer da história, os sujeitos surdos passaram por diferentes representações culturais, estabelecidas por diferentes olhares. Dentre essas representações, é possível citar que ocorreram, sequencialmente:
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1495Q1015319 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

Sob a perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Dessa forma, a inclusão de alunos surdos acontece quando a escola oferece
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1496Q1013272 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“O objetivo de uma escola infantil para todos os surdos deve ser o primeiro a ser demandado, pois está em jogo a própria humanidade da pessoa que ele virá a ser.” (Stumpf, 2008, p, 440). A autora apresenta em sua pesquisa que os objetivos das primeiras aprendizagens devem abarcar 5 domínios, sendo eles:
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1497Q1017368 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Adjunto de Educação Básica IV PAEB IV, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Dentro da concepção médica da surdez, a escala de perda auditiva: 26 - 40 dB é definida como?
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1498Q1014555 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

Sobre os aspectos relativos à terminologia “surda” e/ou pessoa com “deficiência auditiva”, é falso afirmar:
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1499Q1013800 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023

No Brasil Império foi fundado o:
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1500Q1016104 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Associe as duas colunas, relacionando as abordagens educacionais às suas respectivas metodologias utilizadas na educação de surdos.

1. Oralismo
2. Bilinguismo
3. Comunicação Total
4. Educação Inclusiva

( ) Uso combinado de várias formas de comunicação, incluindo a Libras, oralização, leitura labial e outros recursos visuais.
( ) Ensino em Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita como segunda língua (L2).
( ) Enfoque no desenvolvimento da fala e leitura labial.
( ) Inclusão de alunos surdos em salas de aula regulares com a presença de tradutores e intérpretes de Libras.

A sequência correta dessa associação é:
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