Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1521Q1016191 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Em relação ao exercício da profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete, observa-se que ela é privativa, seguindo alguns critérios, tais como: “diplomado em outras áreas de conhecimento, desde que possua diploma de cursos de extensão, de formação continuada ou de especialização, com carga horária mínima [...]”.

Destaque a alternativa que completa corretamente o critério anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1522Q1015169 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

Ao longo da história da Educação dos surdos, diferentes abordagens ou filosofias educacionais direcionaram e influenciaram a forma de compreender e instruir a educação dos surdos. A abordagem ou filosofia que defende a ideia de que é essencial envolver a criança em um contexto comunicativo, onde a vivência interacional é bastante diferente da situação de aprendizado formal de línguas em situações descontextualizadas, que é importante usar diferentes códigos visuais, sinais, letras, gestos espontâneos, assim como levar em consideração os aspectos sociais, emocionais e cognitivos, essenciais para o desenvolvimento global da criança, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1523Q1013638 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

O papel do professor em uma situação interativa em uma aula é muito importante para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem dos alunos, principalmente se esse professor está diante de muitas crianças ou adolescentes surdos com atrasos na exposição à Língua de Sinais.
Por isso uma avaliação na linguagem pode ser aplicada para observar em qual estágio esse(s) aluno(s) se encontra(m) para uma devida intervenção.
Assinale a opção que apresente a orientação básica que deve ser considerada na condução de possível intervenção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1524Q1013383 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Brejetuba ES, IDCAP, 2020

Decreto prevê a organização de turmas bilíngues, constituídas por alunos surdos e ouvintes onde as duas línguas, Libras e Língua Portuguesa são utilizadas no mesmo espaço educacional. Também define que para os alunos com surdez a primeira língua é a Libras e a segunda é a Língua Portuguesa na modalidade escrita, além de orientar para a formação inicial e continuada de professores e formação de intérpretes para a tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. As propostas educacionais dessa natureza começam a estruturar-se a partir do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1525Q1015175 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

A identidade surda não é um atributo estável, mas sofre constantes modificações. A construção da identidade surda baseia-se na identidade cultural e no meio social e político em que o surdo está inserido. Sobre as diferentes identidades surda, preencha a lacuna em branco e assinale a alternativa CORRETA:

Na ___________________________________ os surdos possuem experiência visual, que determina formas de comportamento e cultura. Aceitam-se enquanto sujeitos surdos, lutam pelo cumprimento de seus direitos e participam efetivamente de associações e demais órgãos representativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1526Q1016201 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 1, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

A partir da realidade vivenciada pela comunidade surda, analise as estratégias abaixo que podem ser empregadas no intuito de tornar acessível o ensino da língua portuguesa. Posteriormente, destaque a alternativa que traz um erro em sua elaboração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1527Q1014412 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta de acordo com os princípios da educação inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1528Q1015949 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Leia a afirmativa a seguir.

George Dalgarno (1628-1687), filósofo e professor em Oxford, lançou, na Inglaterra, diversas teorias para se ensinar aos surdos por meio da linguagem __________, principalmente com a utilização do(a) ___________.

Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1529Q1014416 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

A profissão de intérprete de Libras no Brasil tem um longo percurso de regulamentação. Considerando esse contexto histórico, assinale a alternativa correta que apresenta o marco regulatório que consolidou a profissão, garantindo a regulamentação e estabelecendo diretrizes para a atuação desse profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1530Q1015952 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Sobre a Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Língua Brasileira de Sinais – Libras – não possui estrutura gramatical.

( ) A estrutura gramatical da Libras é constituída a partir de 5 parâmetros: configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão facial/corporal.

( ) A Libras é uma língua ágrafa.

( ) A Libras usada no Brasil apresenta uma unidade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1531Q1013137 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

A história dos intérpretes educacionais registra que, muitos deles, inicialmente, vinham de ambientes religiosos variados, o que exigia um processo de desconstrução, que consistia em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1532Q1018782 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Damázio (2007), o trabalho pedagógico, com os alunos com surdez nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utiliza a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Assinale uma alternativa que denomina corretamente o momento didático-pedagógico em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares sejam explicados em Libras por um professor, preferencialmente surdo.
Assinale uma alternativa que denomina corretamente o momento didático-pedagógico em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares sejam explicados em Libras por um professor, preferencialmente surdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1535Q1016225 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

A gestão da escola que Luiz, professor surdo, trabalha, precisa atualizar o cadastro de formação de seus profissionais. Sua formação é de licenciatura plena em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua, para o ensino de Libras, e atualmente, atua com turmas do ensino fundamental e do ensino médio.
Assinale a opção que contempla a formação do professor surdo no caso narrado acima, de acordo com o Decreto nº 5.626/2005.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1536Q1016226 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

“A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação bilíngue e intercultural às comunidades surdas, com desenvolvimento de programas integrados de ensino e pesquisa.” (Art.79-C da Lei nº 14.191 de 03/08/2021)
Avalie as afirmativas em Verdadeira (V) ou Falsa (F) referentes a alguns objetivos dos programas incluídos no Plano Nacional de Educação.
( ) Manter programas de formação de pessoal especializado para educação bilíngue escolar dos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
( ) Elaborar e publicar sistematicamente material didático bilíngue, especifico e diferenciado.
( ) Fortalecer as práticas socioculturais da comunidade ouvinte e a Língua de Sinais de outros países.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1537Q1015972 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

STOKOE, proprôs um esquema linguístico estrutural para analisar a formação dos sinais, sendo eles três aspectos ou parâmetros, assinale a alternativa que contém corretamente os três parâmetros:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1538Q1014437 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Visual, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE em Libras, indique a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1539Q1015462 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Os professores bilíngues surdos e/ou ouvintes estão habilitados, linguística e pedagogicamente, a exercer a docência na modalidade especializada de educação bilíngue de surdos. Eles devem estar preparados para o ensino da Libras como primeira língua para estudantes surdos.
No aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, o professor bilíngue deve observar que, para o aluno surdo, os anos iniciais não têm a mesma função que para o aluno ouvinte.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1540Q1015974 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Francisco Beltrão PR, FAUEL, 2018

Um dos métodos de ensino às crianças surdas é o oralismo, segundo esse método, para obter um bom resultado, EXCETUA-SE apenas uma das opções a seguir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.