Início Questões de Concursos Educação dos Surdos Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação dos Surdos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1601Q1017371 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024Leia os enunciados abaixo e assinale a resposta condizente. I - Ao abordar a educação de surdos, trata-se da educação bilíngue, independentemente de ela ser realizada no ensino regular ou em uma escola bilíngue para surdos. II - Toda criança surda, ao ingressar na educação básica, possui conhecimento da língua de sinais, adquirido em contexto familiar. III - O atendimento educacional especializado favorece efetivamente o melhor ambiente para o ensino da Libras. IV - A criança que possui boa fluência em Libras não encontra dificuldades de socialização. ✂️ a) Todas as alternativas são corretas. ✂️ b) Apenas a alternativa I é correta. ✂️ c) Apenas a alternativa II é incorreta. ✂️ d) Apenas a alternativa III é correta. ✂️ e) Apenas a alternativa IV é incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1602Q1016122 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A educação bilíngue para surdos reconhece a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua, promovendo o desenvolvimento linguístico e cognitivo dos alunos surdos. Sobre a educação bilíngue para surdos, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A educação bilíngue deve priorizar o ensino da Língua Portuguesa oral, utilizando a Libras apenas como recurso visual para a compreensão da fala. (__)A educação bilíngue valoriza a cultura surda e a Libras como língua natural e meio de comunicação da comunidade surda. (__)A educação bilíngue deve ser implementada apenas em escolas especializadas para surdos, separando-os dos alunos ouvintes. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − F − F. ✂️ b) F − V − F. ✂️ c) V − F − F. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1603Q1016137 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024A Lei 14.191/2021, reestrutura a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB). Nesse sentido, dispõe que será ofertado: ✂️ a) serviços de apoio educacional especializado, salas bilíngues e salas multiculturais. ✂️ b) educação especial na perspectiva da educação bilíngue, materiais didáticos e professores bilíngues e serviços de AEE. ✂️ c) materiais didáticos e professores bilíngues e serviços deAEE . ✂️ d) educação bilíngue, serviços de apoio educacional especializado e Educação de Jovens e Adultos surdos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. ✂️ e) educação bilíngue, serviços de apoio educacional especializado, materiais didáticos e professores bilíngues. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1604Q1016138 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024O artigo 60-A da lei nº 14.191/2021, apresenta as definições de como deve ser a educação bilíngue de surdos. Qual alternativa corresponde ao texto CORRETO apresentado na referida lei? ✂️ a) Modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino aos educandos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação. ✂️ b) Classes organizadas em escolas regulares inclusivas, com acessibilidade de arquitetura, equipamentos, mobiliário, projeto pedagógico e material didático, planejados com vistas ao atendimento das especificidades do público-alvo ao qual são destinadas, e que devem ser regidas por profissionais qualificados para o cumprimento de sua finalidade. ✂️ c) Instituições de ensino planejadas para o atendimento educacional aos educandos da educação especial que não se beneficiam, em seu desenvolvimento, quando incluídos em escolas regulares inclusivas e que apresentam demanda por apoios múltiplos e contínuos. ✂️ d) Modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. ✂️ e) Instituições de ensino que oferecem atendimento educacional especializado aos educandos da educação especial em classes regulares, classes especializadas ou salas de recursos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1605Q1018705 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Sobre o Oralismo, é impertinente a seguinte alternativa: ✂️ a) A surdez é percebida como uma deficiência. Nesse sentido, deve-se pensar na reabilitação da criança surda em direção ao padrão de normalidade que representa a “não-surdez”. ✂️ b) O Oralismo faz uso de diversas metodologias de oralização que têm por embasamento a língua oral como a única forma de linguagem desejável de comunicação do surdo. ✂️ c) A estimulação auditiva precoce é o primeiro processo de reabilitação que a criança deve ser submetida. ✂️ d) No processo de oralização, não se trabalham vibrações corporais. ✂️ e) De acordo com o Oralismo, a utilização dos gestos na comunicação vai de encontro ao aprendizado da oralização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1606Q1014356 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Partindo da realidade que o ensino de gêneros textuais promove no aluno surdo o entendimento da funcionalidade da aprendizagem da escrita da língua portuguesa, assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) É importante que o aluno surdo seja iniciado na leitura e na escrita por meio dos gêneros mais simples e de textos bimodais. Alguns gêneros indicados para o começo deste processo são: bilhetes, anúncios, tirinhas e quadrinhos. ✂️ b) O planejamento didático para o ensino de produções textuais de diferentes gêneros precisa contemplar a singularidade do aluno surdo, levando em consideração que o aluno surdo fluente em Libras e que entende o processo de escrita em sua língua natural apresenta um melhor desenvolvimento na aquisição da escrita da segunda língua. ✂️ c) O gênero charge não é mais simples que o gênero histórias em quadrinhos, embora seja menor em tamanho e apresente informações imagéticas. É mais complexo devido à necessidade de conhecimento da ironia e metáfora que podem estar presentes no texto em Língua Portuguesa. Dependendo da charge é necessária uma explicação do contexto antes de trabalhar sua leitura. ✂️ d) É importante diversificar a dinâmica desenvolvida em sala de aula no ensino de gêneros textuais. Contudo, dados comprovam que o uso de quiz relacionando a palavra do texto com a imagem representativa do seu sentido, assim como jogos de memória, não é muito bem aceito por estudantes surdos. ✂️ e) Sobre o trabalho de leitura e escrita de gêneros textuais, existe uma proposta que recomenda ministrar este conteúdo para alunos surdos na seguinte ordem: leitura, repertório vocabular, variação linguística (formal e informal), produção textual e gramática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1607Q1016193 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024Analise cada enunciado abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao modelo socioantropológico. ✂️ a) Fala é a única manifestação da linguagem. ✂️ b) Educação convertida em processos terapêuticos. ✂️ c) Pedagogia subordinada aos diagnósticos médicos com práticas de caráter reabilitatório. ✂️ d) Os surdos são considerados doentes reabilitáveis. ✂️ e) Tratam a pessoa surda em sua completude, como sujeito de sua história e de sua representação, não como “deficiente”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1608Q1017476 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) estabelece diretrizes quanto à educação de estudantes surdos. Essa política menciona que a educação bilíngue desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, bem como a oferta de serviços de ✂️ a) instrutores de Libras, preferencialmente surdos, tanto para os alunos surdos como para os demais. ✂️ b) um professor de Libras e um intérprete de Libras no atendimento educacional especializado para os demais alunos da escola. ✂️ c) atendimento educacional especializado ofertado na modalidade escrita para os demais alunos da escola. ✂️ d) tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola. ✂️ e) tecnologia assistiva e uso de recursos de comunicação alternativa para os alunos surdos que necessitarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1609Q1016243 | Libras, Educação dos Surdos, Inspetor Escolar, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, é um marco importante para a comunidade surda no Brasil, porque: I. prevê a formação e qualificação de tradutores e intérpretes de LIBRAS, mas exclusivamente para atuar em ambientes médicos. II. assegura que apenas as instituições públicas devem garantir a educação dos surdos por meio de LIBRAS sem exigir a formação de professores para essa modalidade de ensino. III. estabelece que o poder público e as empresas concessionárias de serviços públicos têm a responsabilidade de apoiar e promover o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais. IV. determina que é necessário promover a difusão e o uso da LIBRAS, contribuindo para sua valorização e ampliação de seu uso em diferentes contextos sociais. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1610Q1016246 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025Em relação à avaliação da aprendizagem no ensino de Libras para alunos ouvintes, qual é um dos critérios fundamentais para medir a proficiência linguística? ✂️ a) A habilidade de soletrar sinais usando o alfabeto manual exclusivamente. ✂️ b) A fluência na produção e recepção de sinais considerando aspectos gramaticais e espaciais. ✂️ c) A capacidade de traduzir automaticamente qualquer texto em português para Libras. ✂️ d) A rapidez na execução dos sinais sem preocupação com a precisão gramatical. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1611Q1016256 | Libras, Educação dos Surdos, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025De acordo com Carneiro (2012), o carro-chefe da Política Nacional de Educação Especial é o investimento em salas multifuncionais, espaços equipados para atender a diferentes necessidades educacionais apresentadas por alunos com necessidades educacionais especiais. Segundo ela, o que tem sido observado no cotidiano das escolas de ensino regular é que o atendimento às necessidades específicas dos alunos, em tais salas, não garante necessariamente sua participação efetiva como aluno nem o êxito nos processos de ensino/aprendizagem. Mesmo em escolas onde há a presença de profissional da educação especial e serviço de AEE atuante, o cotidiano escolar tem revelado a existência de inúmeros desafios. Assinale a alternativa que corretamente descreve um dos desafios apontados pela autora. ✂️ a) O atendimento educacional especializado focaliza o aluno, seu diagnóstico e suas necessidades e estabelece diálogos entre educação regular e educação especial. ✂️ b) A ênfase da atual política de educação especial no Brasil está colocada sobre a criação de salas de recursos multifuncionais na educação superior e de núcleos de acessibilidade na educação básica. ✂️ c) Os objetivos gerais das formulações curriculares não se identificam com os da educação regular, pois não se afastam da área acadêmica ou escolar. ✂️ d) Tem-se dado muita ênfase aos aspectos como as estratégias pedagógicas e aos processos de ensino e de aprendizagem desses alunos nos programas de formação continuada. ✂️ e) A avaliação da aprendizagem não tem aparecido como foco nos documentos orientadores nem nos programas de formação continuada propostos e implementados pelo MEC. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1612Q1016019 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Analise as afirmativas a seguir em relação à modalidade Educação Bilíngue de surdos: I. É a modalidade de ensino posta na LDB a partir da Lei 14.191, de 3 de agosto de 2021. II. Oferta serviços de apoio educacional, como o atendimento educacional especializado bilingue, quando necessário. III. Deve ser ofertada a partir das séries finais do Ensino Fundamental e se estenderá ao longo da vida. IV. Oferecida em escolas especiais e classes especiais, tendo elas a Libras como primeira língua e o português escrito como segunda língua. V. Tem como público-alvo educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com deficiências associadas. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. ✂️ d) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas. ✂️ e) Nenhuma afirmativa está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1613Q1016022 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Os movimentos sociais surdos foram fundamentais para o reconhecimento legal da Libras e a inserção da modalidade de Educação Bilíngue de Surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), criada em 1987, foi protagonista nessas conquistas. Sobre o nome da primeira presidente da FENEIS, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Marianne Rossi Stumpf. ✂️ b) Roselba Gomes de Miranda. ✂️ c) Gladis Perlin. ✂️ d) Ana Regina Souza e Campello. ✂️ e) Patrícia Luiza Ferreira Resende. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1614Q1018845 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019As atividades de tradução, interpretação e guia interpretação são consideradas muitíssimo complexas do ponto de vista cognitivo, demandando dos profissionais TILS a capacidade de mobilizar conhecimentos não apenas linguísticos das duas línguas em jogo, mas também conhecimentos referenciais, de mundo, da área sobre a qual se está interpretando-traduzindo. Tal realidade demanda tempo de estudo por parte do profissional. Para isso, de acordo com a FEBRAPILS, os contratantes de seus serviços ✂️ a) devem liberá-los com uma hora de antecedência no dia anterior ao da interpretação para que possa estudar. ✂️ b) devem garantir horas remuneradas de estudo e preparação prévia dos conteúdos que serão traduzidos/interpretados por este profissional. ✂️ c) devem providenciar consultoria com especialistas da área em que a interpretação acontece para que o TILS tire suas dúvidas. ✂️ d) devem reconhecer o esforço empreendido no estudo para atuação desse profissional, que pode ser compensado por meio de banco de horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1615Q1016057 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024Slomski (2010) refere-se à existência de dois tipos de bilinguismo. O primeiro envolve a competência e o desempenho das duas línguas, podendo ser individual ou grupal. Já o segundo envolve uma situação linguística em que duas línguas estão em relação de complementariedade, isto é, uma língua é usada em determinadas ocasiões em que a outra não é usada. São estes dois tipos de bilinguismo descritos neste enunciado, respectivamente: ✂️ a) glossolalia e prosopopeia. ✂️ b) polimetalinguagem e fraseologia. ✂️ c) prosódia e gestualização fraseada. ✂️ d) bilinguismo e diglossia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1616Q1018372 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Assinale a alternativa correta sobre a articulação entre as práticas de sala de aula comum e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na abordagem bilíngue para alunos com surdez: ✂️ a) O professor da sala de aula comum deve evitar recursos e materiais diversificados para não confundir os alunos com surdez. ✂️ b) O AEE deve ser baseado em uma metodologia vivencial que isole os alunos com surdez dos demais alunos da escola comum. ✂️ c) A prática pedagógica do AEE se baseia nos contextos de aprendizagem definidos pelo professor da sala comum e desenvolve atividades complementares com os alunos com surdez. ✂️ d) A principal função do AEE é substituir o trabalho do professor da sala comum para os alunos com surdez. ✂️ e) O AEE promove o desenvolvimento dos alunos com surdez apenas em Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1617Q1017364 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de LibrasLíngua Portuguesa, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Durante uma aula de matemática, um professor utiliza um quadro interativo que não é acessível para alunos surdos. Qual seria a melhor solução para tornar essa tecnologia assistiva mais inclusiva? ✂️ a) Solicitar que os alunos surdos tragam seus próprios dispositivos de tradução. ✂️ b) Reduzir a complexidade das aulas para facilitar a compreensão dos alunos surdos. ✂️ c) Utilizar métodos tradicionais de ensino, como o quadro negro. ✂️ d) Fornecer materiais impressos com o conteúdo da aula para os alunos surdos. ✂️ e) Integrar um software de tradução simultânea de texto para Libras no quadro interativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1618Q1016090 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024Sobre o papel do psicólogo escolar na educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Traduzir conteúdos para Libras durante as aulas. ✂️ b) Fornecer suporte emocional e comportamental para alunos surdos, ajudando-os a superar desafios relacionados ao aprendizado e à socialização. ✂️ c) Coordenar a equipe de intérprete de Libras. ✂️ d) Ensinar conteúdos de matemática e ciências para alunos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1619Q1016108 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024O posicionamento do intérprete de Libras é um bom indicativo do modo como as relações em sala de aula estão sendo elaboradas. O local mais adequado para melhor atuação do intérprete educacional é ✂️ a) sentado no fundo da sala, para não distrair os alunos ouvintes. ✂️ b) próximo ao professor, de frente para a turma, para que o aluno surdo acompanhe a interpretação e as explicações do professor ✂️ c) em pé próximo à porta, para facilitar a entrada e saída da sala sem interromper a aula. ✂️ d) em dupla com o aluno, para que possam se comunicar mais facilmente. ✂️ e) em qualquer lugar que o intérprete escolher, pois o seu posicionamento não afeta a qualidade da interpretação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1620Q1013320 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020Texto associado. Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado). Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos. A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição. essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento. Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos. Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais . Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4 Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. O texto leva o leitor a concluir que a sociedade atual impôs aos surdos e aos mudos um padrão de vida próximo e absolutamente alinhado às suas expectativas e desejos. II. O texto procura destacar que, para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses dos surdos e mudos. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1601Q1017371 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024Leia os enunciados abaixo e assinale a resposta condizente. I - Ao abordar a educação de surdos, trata-se da educação bilíngue, independentemente de ela ser realizada no ensino regular ou em uma escola bilíngue para surdos. II - Toda criança surda, ao ingressar na educação básica, possui conhecimento da língua de sinais, adquirido em contexto familiar. III - O atendimento educacional especializado favorece efetivamente o melhor ambiente para o ensino da Libras. IV - A criança que possui boa fluência em Libras não encontra dificuldades de socialização. ✂️ a) Todas as alternativas são corretas. ✂️ b) Apenas a alternativa I é correta. ✂️ c) Apenas a alternativa II é incorreta. ✂️ d) Apenas a alternativa III é correta. ✂️ e) Apenas a alternativa IV é incorreta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1602Q1016122 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A educação bilíngue para surdos reconhece a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua, promovendo o desenvolvimento linguístico e cognitivo dos alunos surdos. Sobre a educação bilíngue para surdos, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F): (__)A educação bilíngue deve priorizar o ensino da Língua Portuguesa oral, utilizando a Libras apenas como recurso visual para a compreensão da fala. (__)A educação bilíngue valoriza a cultura surda e a Libras como língua natural e meio de comunicação da comunidade surda. (__)A educação bilíngue deve ser implementada apenas em escolas especializadas para surdos, separando-os dos alunos ouvintes. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: ✂️ a) F − F − F. ✂️ b) F − V − F. ✂️ c) V − F − F. ✂️ d) F − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1603Q1016137 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024A Lei 14.191/2021, reestrutura a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB). Nesse sentido, dispõe que será ofertado: ✂️ a) serviços de apoio educacional especializado, salas bilíngues e salas multiculturais. ✂️ b) educação especial na perspectiva da educação bilíngue, materiais didáticos e professores bilíngues e serviços de AEE. ✂️ c) materiais didáticos e professores bilíngues e serviços deAEE . ✂️ d) educação bilíngue, serviços de apoio educacional especializado e Educação de Jovens e Adultos surdos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. ✂️ e) educação bilíngue, serviços de apoio educacional especializado, materiais didáticos e professores bilíngues. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1604Q1016138 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024O artigo 60-A da lei nº 14.191/2021, apresenta as definições de como deve ser a educação bilíngue de surdos. Qual alternativa corresponde ao texto CORRETO apresentado na referida lei? ✂️ a) Modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino aos educandos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação. ✂️ b) Classes organizadas em escolas regulares inclusivas, com acessibilidade de arquitetura, equipamentos, mobiliário, projeto pedagógico e material didático, planejados com vistas ao atendimento das especificidades do público-alvo ao qual são destinadas, e que devem ser regidas por profissionais qualificados para o cumprimento de sua finalidade. ✂️ c) Instituições de ensino planejadas para o atendimento educacional aos educandos da educação especial que não se beneficiam, em seu desenvolvimento, quando incluídos em escolas regulares inclusivas e que apresentam demanda por apoios múltiplos e contínuos. ✂️ d) Modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. ✂️ e) Instituições de ensino que oferecem atendimento educacional especializado aos educandos da educação especial em classes regulares, classes especializadas ou salas de recursos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1605Q1018705 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024Sobre o Oralismo, é impertinente a seguinte alternativa: ✂️ a) A surdez é percebida como uma deficiência. Nesse sentido, deve-se pensar na reabilitação da criança surda em direção ao padrão de normalidade que representa a “não-surdez”. ✂️ b) O Oralismo faz uso de diversas metodologias de oralização que têm por embasamento a língua oral como a única forma de linguagem desejável de comunicação do surdo. ✂️ c) A estimulação auditiva precoce é o primeiro processo de reabilitação que a criança deve ser submetida. ✂️ d) No processo de oralização, não se trabalham vibrações corporais. ✂️ e) De acordo com o Oralismo, a utilização dos gestos na comunicação vai de encontro ao aprendizado da oralização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1606Q1014356 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024Partindo da realidade que o ensino de gêneros textuais promove no aluno surdo o entendimento da funcionalidade da aprendizagem da escrita da língua portuguesa, assinale a alternativa INCORRETA: ✂️ a) É importante que o aluno surdo seja iniciado na leitura e na escrita por meio dos gêneros mais simples e de textos bimodais. Alguns gêneros indicados para o começo deste processo são: bilhetes, anúncios, tirinhas e quadrinhos. ✂️ b) O planejamento didático para o ensino de produções textuais de diferentes gêneros precisa contemplar a singularidade do aluno surdo, levando em consideração que o aluno surdo fluente em Libras e que entende o processo de escrita em sua língua natural apresenta um melhor desenvolvimento na aquisição da escrita da segunda língua. ✂️ c) O gênero charge não é mais simples que o gênero histórias em quadrinhos, embora seja menor em tamanho e apresente informações imagéticas. É mais complexo devido à necessidade de conhecimento da ironia e metáfora que podem estar presentes no texto em Língua Portuguesa. Dependendo da charge é necessária uma explicação do contexto antes de trabalhar sua leitura. ✂️ d) É importante diversificar a dinâmica desenvolvida em sala de aula no ensino de gêneros textuais. Contudo, dados comprovam que o uso de quiz relacionando a palavra do texto com a imagem representativa do seu sentido, assim como jogos de memória, não é muito bem aceito por estudantes surdos. ✂️ e) Sobre o trabalho de leitura e escrita de gêneros textuais, existe uma proposta que recomenda ministrar este conteúdo para alunos surdos na seguinte ordem: leitura, repertório vocabular, variação linguística (formal e informal), produção textual e gramática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1607Q1016193 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024Analise cada enunciado abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao modelo socioantropológico. ✂️ a) Fala é a única manifestação da linguagem. ✂️ b) Educação convertida em processos terapêuticos. ✂️ c) Pedagogia subordinada aos diagnósticos médicos com práticas de caráter reabilitatório. ✂️ d) Os surdos são considerados doentes reabilitáveis. ✂️ e) Tratam a pessoa surda em sua completude, como sujeito de sua história e de sua representação, não como “deficiente”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1608Q1017476 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) estabelece diretrizes quanto à educação de estudantes surdos. Essa política menciona que a educação bilíngue desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, bem como a oferta de serviços de ✂️ a) instrutores de Libras, preferencialmente surdos, tanto para os alunos surdos como para os demais. ✂️ b) um professor de Libras e um intérprete de Libras no atendimento educacional especializado para os demais alunos da escola. ✂️ c) atendimento educacional especializado ofertado na modalidade escrita para os demais alunos da escola. ✂️ d) tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola. ✂️ e) tecnologia assistiva e uso de recursos de comunicação alternativa para os alunos surdos que necessitarem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1609Q1016243 | Libras, Educação dos Surdos, Inspetor Escolar, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, é um marco importante para a comunidade surda no Brasil, porque: I. prevê a formação e qualificação de tradutores e intérpretes de LIBRAS, mas exclusivamente para atuar em ambientes médicos. II. assegura que apenas as instituições públicas devem garantir a educação dos surdos por meio de LIBRAS sem exigir a formação de professores para essa modalidade de ensino. III. estabelece que o poder público e as empresas concessionárias de serviços públicos têm a responsabilidade de apoiar e promover o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais. IV. determina que é necessário promover a difusão e o uso da LIBRAS, contribuindo para sua valorização e ampliação de seu uso em diferentes contextos sociais. Está CORRETO o que se afirma em: ✂️ a) I e II. ✂️ b) I, II e IV. ✂️ c) II e III. ✂️ d) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1610Q1016246 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025Em relação à avaliação da aprendizagem no ensino de Libras para alunos ouvintes, qual é um dos critérios fundamentais para medir a proficiência linguística? ✂️ a) A habilidade de soletrar sinais usando o alfabeto manual exclusivamente. ✂️ b) A fluência na produção e recepção de sinais considerando aspectos gramaticais e espaciais. ✂️ c) A capacidade de traduzir automaticamente qualquer texto em português para Libras. ✂️ d) A rapidez na execução dos sinais sem preocupação com a precisão gramatical. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1611Q1016256 | Libras, Educação dos Surdos, Interlocutor de Libras, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025De acordo com Carneiro (2012), o carro-chefe da Política Nacional de Educação Especial é o investimento em salas multifuncionais, espaços equipados para atender a diferentes necessidades educacionais apresentadas por alunos com necessidades educacionais especiais. Segundo ela, o que tem sido observado no cotidiano das escolas de ensino regular é que o atendimento às necessidades específicas dos alunos, em tais salas, não garante necessariamente sua participação efetiva como aluno nem o êxito nos processos de ensino/aprendizagem. Mesmo em escolas onde há a presença de profissional da educação especial e serviço de AEE atuante, o cotidiano escolar tem revelado a existência de inúmeros desafios. Assinale a alternativa que corretamente descreve um dos desafios apontados pela autora. ✂️ a) O atendimento educacional especializado focaliza o aluno, seu diagnóstico e suas necessidades e estabelece diálogos entre educação regular e educação especial. ✂️ b) A ênfase da atual política de educação especial no Brasil está colocada sobre a criação de salas de recursos multifuncionais na educação superior e de núcleos de acessibilidade na educação básica. ✂️ c) Os objetivos gerais das formulações curriculares não se identificam com os da educação regular, pois não se afastam da área acadêmica ou escolar. ✂️ d) Tem-se dado muita ênfase aos aspectos como as estratégias pedagógicas e aos processos de ensino e de aprendizagem desses alunos nos programas de formação continuada. ✂️ e) A avaliação da aprendizagem não tem aparecido como foco nos documentos orientadores nem nos programas de formação continuada propostos e implementados pelo MEC. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1612Q1016019 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Analise as afirmativas a seguir em relação à modalidade Educação Bilíngue de surdos: I. É a modalidade de ensino posta na LDB a partir da Lei 14.191, de 3 de agosto de 2021. II. Oferta serviços de apoio educacional, como o atendimento educacional especializado bilingue, quando necessário. III. Deve ser ofertada a partir das séries finais do Ensino Fundamental e se estenderá ao longo da vida. IV. Oferecida em escolas especiais e classes especiais, tendo elas a Libras como primeira língua e o português escrito como segunda língua. V. Tem como público-alvo educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com deficiências associadas. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. ✂️ d) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas. ✂️ e) Nenhuma afirmativa está correta. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1613Q1016022 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024Os movimentos sociais surdos foram fundamentais para o reconhecimento legal da Libras e a inserção da modalidade de Educação Bilíngue de Surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), criada em 1987, foi protagonista nessas conquistas. Sobre o nome da primeira presidente da FENEIS, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Marianne Rossi Stumpf. ✂️ b) Roselba Gomes de Miranda. ✂️ c) Gladis Perlin. ✂️ d) Ana Regina Souza e Campello. ✂️ e) Patrícia Luiza Ferreira Resende. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1614Q1018845 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019As atividades de tradução, interpretação e guia interpretação são consideradas muitíssimo complexas do ponto de vista cognitivo, demandando dos profissionais TILS a capacidade de mobilizar conhecimentos não apenas linguísticos das duas línguas em jogo, mas também conhecimentos referenciais, de mundo, da área sobre a qual se está interpretando-traduzindo. Tal realidade demanda tempo de estudo por parte do profissional. Para isso, de acordo com a FEBRAPILS, os contratantes de seus serviços ✂️ a) devem liberá-los com uma hora de antecedência no dia anterior ao da interpretação para que possa estudar. ✂️ b) devem garantir horas remuneradas de estudo e preparação prévia dos conteúdos que serão traduzidos/interpretados por este profissional. ✂️ c) devem providenciar consultoria com especialistas da área em que a interpretação acontece para que o TILS tire suas dúvidas. ✂️ d) devem reconhecer o esforço empreendido no estudo para atuação desse profissional, que pode ser compensado por meio de banco de horas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1615Q1016057 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024Slomski (2010) refere-se à existência de dois tipos de bilinguismo. O primeiro envolve a competência e o desempenho das duas línguas, podendo ser individual ou grupal. Já o segundo envolve uma situação linguística em que duas línguas estão em relação de complementariedade, isto é, uma língua é usada em determinadas ocasiões em que a outra não é usada. São estes dois tipos de bilinguismo descritos neste enunciado, respectivamente: ✂️ a) glossolalia e prosopopeia. ✂️ b) polimetalinguagem e fraseologia. ✂️ c) prosódia e gestualização fraseada. ✂️ d) bilinguismo e diglossia. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1616Q1018372 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Assinale a alternativa correta sobre a articulação entre as práticas de sala de aula comum e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na abordagem bilíngue para alunos com surdez: ✂️ a) O professor da sala de aula comum deve evitar recursos e materiais diversificados para não confundir os alunos com surdez. ✂️ b) O AEE deve ser baseado em uma metodologia vivencial que isole os alunos com surdez dos demais alunos da escola comum. ✂️ c) A prática pedagógica do AEE se baseia nos contextos de aprendizagem definidos pelo professor da sala comum e desenvolve atividades complementares com os alunos com surdez. ✂️ d) A principal função do AEE é substituir o trabalho do professor da sala comum para os alunos com surdez. ✂️ e) O AEE promove o desenvolvimento dos alunos com surdez apenas em Língua Portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1617Q1017364 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de LibrasLíngua Portuguesa, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024Durante uma aula de matemática, um professor utiliza um quadro interativo que não é acessível para alunos surdos. Qual seria a melhor solução para tornar essa tecnologia assistiva mais inclusiva? ✂️ a) Solicitar que os alunos surdos tragam seus próprios dispositivos de tradução. ✂️ b) Reduzir a complexidade das aulas para facilitar a compreensão dos alunos surdos. ✂️ c) Utilizar métodos tradicionais de ensino, como o quadro negro. ✂️ d) Fornecer materiais impressos com o conteúdo da aula para os alunos surdos. ✂️ e) Integrar um software de tradução simultânea de texto para Libras no quadro interativo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1618Q1016090 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024Sobre o papel do psicólogo escolar na educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Traduzir conteúdos para Libras durante as aulas. ✂️ b) Fornecer suporte emocional e comportamental para alunos surdos, ajudando-os a superar desafios relacionados ao aprendizado e à socialização. ✂️ c) Coordenar a equipe de intérprete de Libras. ✂️ d) Ensinar conteúdos de matemática e ciências para alunos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1619Q1016108 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024O posicionamento do intérprete de Libras é um bom indicativo do modo como as relações em sala de aula estão sendo elaboradas. O local mais adequado para melhor atuação do intérprete educacional é ✂️ a) sentado no fundo da sala, para não distrair os alunos ouvintes. ✂️ b) próximo ao professor, de frente para a turma, para que o aluno surdo acompanhe a interpretação e as explicações do professor ✂️ c) em pé próximo à porta, para facilitar a entrada e saída da sala sem interromper a aula. ✂️ d) em dupla com o aluno, para que possam se comunicar mais facilmente. ✂️ e) em qualquer lugar que o intérprete escolher, pois o seu posicionamento não afeta a qualidade da interpretação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1620Q1013320 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020Texto associado. Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado). Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos. A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição. essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento. Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos. Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais . Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4 Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. O texto leva o leitor a concluir que a sociedade atual impôs aos surdos e aos mudos um padrão de vida próximo e absolutamente alinhado às suas expectativas e desejos. II. O texto procura destacar que, para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses dos surdos e mudos. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro