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Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q1016136 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O art. 78-Ada Lei Nº 14.191, de 3 de Agosto de 2021, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos, profere que os sistemas de ensino, em regime de colaboração, desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, com os seguintes objetivos:

I- proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura.

II- garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades surdas e não surdas.

III- proporcionar espaços educacionais que garante o bimodalismo ou português sinalizado, como modalidade de comunicação em escolas e salas bilíngues de surdos.


É CORRETO o que se afirma em:
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1622Q1013607 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Biguaçu SC, FEPESE, 2022

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ).
( ) A Libras é a língua nacional do Brasil, porém não é a única língua de sinais usada no país. Há também as línguas de sinais indígenas, como: Urubu Kaapor, Sateré-Waré, Caingangue, Terena, Guarani e Pataxó e, também, as línguas de sinais locais utilizadas em pequenas comunidades, como: Cena e Acenos.
( ) A Libras (Língua Brasileira de Sinais) também é designada pelo acrônimo LSB (Língua de Sinais Brasileira). Essa última designação segue a denominação internacional utilizada por línguas de sinais de outros países como: BSL (British Sign Language), a língua de sinais britânica, ASL (American Sign Language), a língua de sinais americana e LSF (Langue des Signes Française), a língua de sinais francesa.
( ) A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, também conhecida como a “Lei de Libras”, reconhece legitimamente a Libras como segunda língua oficial do Brasil, uma vez que se trata de uma língua de mesmo status linguístico e mesmo status político que a língua dominante e oficial do país, a Língua Portuguesa.
( ) Sinalizantes nativos são pessoas surdas que adquirem a Libras como primeira língua (L1) e são expostos desde crianças a um ambiente linguisticamente favorável para a aquisição da linguagem. Essa realidade, porém, não é muito comum, uma vez que 95% das crianças surdas nascem em lares de pais ouvintes não sinalizantes; adultos que não sabem se comunicar em língua de sinais com seus filhos, o que pode implicar no que é chamado de privação da língua.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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1623Q1018792 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Moura (em Lacerda e Santos, 2014) o desenvolvimento da linguagem deve acontecer em contextos significativos, de maneira natural e prazerosa.

Portanto,

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1624Q1016235 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

Conforme o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, “considera-se deficiência auditiva, a perda bilateral, parcial ou total de quantos decibéis, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz”?
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1625Q1018801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

A Educação Bilíngue para Surdos traz a proposta de que esses alunos devem ser ensinados através de sua língua materna e que essa seria a base para o aprendizado da língua oral de seu país.
(Kezio, 2016)
O autor destaca que a Educação Bilíngue percebe a língua de sinais como sendo
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1626Q1016020 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Seria mais apropriado e justo separar estas duas questões: uma coisa é a potencialidade expressiva de uma língua; e outra, muito diferente, o estado cognoscitivo informativo e cultural, no qual se encontra quem usa essa língua. Se os surdos foram excluídos de aprendizagens significativas, obrigados a uma prática de atividades sensório-motoras e perceptuais, mas não de conteúdo de abstração; se foram impedidos de utilizar a língua de sinais em todos os contextos de sua vida, então nada têm que ver os surdos nem a língua de sinais com as supostas limitações no uso dessa língua, na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento do pensamento. Não é a natureza restrita da língua de sinais a causadora das limitações dos surdos, mas as razões socioeducativas que levaram os surdos a ter que usar sua língua só em ambientes específicos e sob certas condições.
Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
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1627Q1016024 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Literatura Surda envolve uma gama rica de manifestações, dentre elas, a produção de narrativas visuais. Um exemplo dessas produções envolve a técnica de contar histórias sem utilizar o vocabulário de sinais. É um estilo que tem as raízes na tradição surda de contar histórias de modo cinematográfico, em que todos os personagens, a paisagem e o narrador são apresentados pelo contador. Sobre o nome da técnica indicada no enunciado, assinale a alternativa CORRETA.
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1628Q1018844 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

A Lei nº. 13.146/2015 estipula que “O poder público deve estimular e apoiar a adaptação e a produção de artigos científicos em formato acessível, inclusive em LIBRAS”. Para a produção desses artigos, o Guia Orientador para Acessibilidade de Produções Audiovisuais aconselha que:
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1629Q1016035 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Segundo o disposto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, consideram-se formas de interlocução, EXCETO:
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1630Q1016038 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

“No Brasil, a história da educação de surdos iniciou-se com a criação do Instituto de Surdos-Mudos, hoje atual Instituto Nacional de Educação de surdos - INES, fundado em 26 de setembro de 1857, pelo professor surdo francês ______________________, que veio ao Brasil a convite do Imperador D. Pedro II para trabalhar na educação de surdos.”
Assinale a alternativa que preencha, corretamente, a lacuna acima.
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1631Q1016039 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

“Neste estágio a criança surda começa a produzir vários sinais, conhecido como explosão de vocabulários. Pode identificar coisas em figuras ou em livros e descrever pessoas e objetos por meio de suas características. Fala sobre onde estão as coisas, onde as pessoas estão indo e sobre quem vem a ela. Usa frase curtas e sentenças. Fala sobre as coisas do seu ambiente imediato, sobre o que está fazendo ou planeja fazer.”

O texto faz referência a um dos estágios existentes na aquisição da Língua de Sinais. Assinale a alternativa que indica esse estágio.
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1632Q1018867 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

A relação que os surdos estabelecem com os ouvintes, com a sociedade e com eles mesmos traz como pano de fundo uma reflexão sobre os espaços ocupados por uns e por outros. Sobre as formas como cada um ocupa e convive nos espaços, Skliar (2003) identifica algumas características, como, por exemplo:
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1633Q1018868 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

A concepção da surdez como uma experiência cultural e linguística substitui uma pautada em um modelo clínico, marcado pela ideia da surdez como:
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1634Q1016056 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Samuel Heinicke criou um método de ensinar os “surdos-mudos” (termo por ele e seus seguidores utilizado) a falar mediante movimentos normais dos lábios. Atribui-se, portanto, a Heinicke o papel de ter sido um dos principais edificadores das bases da filosofia
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1635Q1016129 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

A linguagem permite ao homem estruturar seu pensamento, traduzir o que sente, registrar o que conhece e comunicar-se com outros homens. Ela marca o ingresso do homem na cultura, construindo-o como sujeito capaz de produzir transformações nunca antes imaginadas. Sobre a linguagem e a Surdez é correto afirmar:
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1636Q1018767 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

A cultura surda é um campo dinâmico que reflete não apenas a diversidade linguística, mas também interseções com questões de identidade, poder e resistência. Considerando as complexas interações dentro da cultura surda que abrangem aspectos linguísticos, sociais e políticos, assinale a alternativa que melhor captura as nuances dessa cultura, especialmente em termos de sua resistência e adaptação em face das pressões externas:
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1637Q1018769 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bombinhas SC, FURB, 2024

Na comparação entre a visão clínico-patológica e a visão socioantropológica da surdez, assinale a alternativa com a afirmação que melhor ilustra a complexidade e as nuances envolvidas na interpretação e na abordagem da surdez dentro desses dois paradigmas:
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1638Q1018790 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Jorge, um jovem surdo, aprendeu a língua de sinais desde cedo, mas ainda não se apropriou da segunda língua.

Segundo Almeida, Santos e Lacerda (2015), o surdo, como um cidadão brasileiro, tem o direito de se apropriar

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1639Q1016240 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

Analise as asserções posteriores, marque a alternativa pertinente.
I – A visão socioantropológica aponta para uma mudança de visão sobre a surdez, uma vez que ela se expressa para que os sujeitos sociais valorizem, exponham suas diferenças e suas culturas específicas em busca de afirmação cultural;
II – Logo, a visão socioantropológica caminha em sentido contrário à concepção da deficiência proposta pelo paradigma clínico.
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1640Q1018297 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Marque o que é correto afirmar sobre a literatura na cultura surda.
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