Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1015604 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Muitos conceitos e definições foram criados ao longo da história para definir a surdez. A informação de que a surdez consiste na “perda maior ou menor da percepção normal dos sons e que existem mais de setenta tipos e graus de surdez, está em consonância com a (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q1015104 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019

Sobre cultura e identidades surdas, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q1016130 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Referente à Proposta Bilíngue, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q1013574 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Exemplo de atividade que leva o aluno surdo a produzir e compreender textos em sinais como L1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q1015382 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
À luz da Lei n.º 10.436/2002 e do Decreto n.º 5.626/2005, julgue o seguinte item.
No Brasil, considera-se pessoa surda aquela que possui perda auditiva e relaciona-se com o mundo por meio de suas experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais (LIBRAS).
  1. ✂️
  2. ✂️

227Q1014619 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

A sala de recursos para o Atendimento Educacional Especializado em Língua Portuguesa para alunos com surdez, deve ser organizada didaticamente, respeitando alguns princípios (DAMÁZIO, 2007). No que diz respeito a esses princípios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O que se pretende é desenvolver a competência gramatical ou linguística, bem como textual, em alunos com surdez, para que sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas.
( ) Deve haver riqueza de materiais e recursos visuais (imagéticos) para possibilitar a abstração dos significados de elementos mórficos da Língua Portuguesa.
( ) Deve haver dinamismo e criatividade na elaboração de exercícios, os quais devem ser trabalhados em contextos de usos diferentes.
( ) Deve haver amplo acervo textual em Língua Portuguesa, capaz de oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos, para que os mesmos possam ter oportunidade de interação com os mais variados tipos de situação de enunciação.
( ) O ensino é desenvolvido por um professor, preferencialmente, formado em Braile e que conheça os pressupostos linguísticos teóricos que norteiam o trabalho.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q1014371 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

Um grupo de instrutores de Libras está colaborando para desenvolver um currículo inovador para um curso avançado de Libras destinado a intérpretes e educadores. Eles querem garantir que o currículo não apenas ensine a língua de sinais eficientemente, mas também incorpore aspectos culturais, históricos e sociais da comunidade surda. Além disso, buscam promover habilidades críticas e reflexivas entre os alunos. Qual dos seguintes elementos é mais crucial para os instrutores incluírem no currículo do curso avançado de Libras, de acordo com os objetivos estabelecidos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q1016168 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

A educação de surdos no Brasil vem se aprimorando ao longo dos anos, com o reconhecimento de Libras como parte integrante do processo educacional inclusivo. A adoção de metodologias que envolvem a Língua de Sinais tem mostrado melhores resultados no desenvolvimento educacional dos alunos surdos.
Qual é o método mais eficaz para a educação de alunos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q1015148 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

LS e LIBRAS faz referência a duas especificidades no plano da linguagem. Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q1015157 | Libras, Educação dos Surdos, Magistério, Prefeitura de Barra Velha SC, Instituto Excelência, 2018

Leia o trecho abaixo e responda: Dentre os principais nomes, destaca-se o abade L’Epée, francês que criou a primeira escola para Surdos no ano de 1760, sendo referência na formação de professores Surdos e servindo como incentivo à fundação de muitas outras escolas em diversos países. A primeira escola dos surdos foi criada em qual cidade ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q1015671 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Nós, o povo surdo, queríamos a oficialização da nossa língua de sinais, então, para conseguir isso, nos reunimos com as nossas comunidades surdas brasileiras e elaboramos a redação da Lei no 10.436/2002, a Lei da Libras.

-

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2 ed.

rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009, p. 37, com adaptações.

-

No que tange à comunidade surda, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q1017482 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025

De acordo com a BNCC, no contexto educacional de surdos, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q1016215 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Um professor de Libras está elaborando uma avaliação para medir a fluência de seus alunos ouvintes em situações práticas de comunicação. Ele precisa incluir critérios que contemplem tanto aspectos linguísticos quanto pragmáticos da Libras. Com base nas discussões de Quadros (Educação de Surdos) e Napier (Sign Language Interpreting), quais critérios ele deveria priorizar na avaliação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q1014703 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Umbuzeiro PB, EDUCA, 2025

A concepção dos surdos como minoria social desloca a compreensão da surdez do campo exclusivamente biomédico para o campo sociocultural. Essa perspectiva reconhece que os sujeitos surdos compartilham uma identidade linguística, cultural e histórica própria, distinta da maioria ouvinte.

Com base nessa abordagem, analise as afirmativas abaixo:

I. A definição dos surdos como minoria social implica o reconhecimento da Libras como línguanatural, essencial para a construção da identidade surda e para o exercício pleno da cidadania.
II. A surdez é tratada exclusivamente como deficiência dentro da abordagem da minoria social, reforçando o papel da medicina na centralidade da inclusão.
III. Os surdos, enquanto minoria linguística e cultural, reivindicam direitos coletivos, como acesso à educação bilíngue, ao uso da Libras e à representatividade cultural.
IV. O enquadramento dos surdos como minoria social desconsidera as barreiras comunicacionais, priorizando apenas o combate ao preconceito social.
V. A categoria de minoria social reconhece as especificidades da comunidade surda, compreendendo que a exclusão vivida por esses sujeitos está relacionada à falta de acessibilidade e reconhecimento cultural.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q1014195 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

Para Vygotsky, as crianças com deficiência são consideradas crianças com defeitos, por não estarem dentro dos "padrões" de normalidade impostos pela sociedade. Para ele, a surdez é um obstáculo penoso.
  1. ✂️
  2. ✂️

238Q1015477 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFMA, AOCP, 2023

De que forma a promoção da inclusão de alunos surdos pode trazer benefícios para toda a comunidade escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q1015994 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre a história da educação de surdos é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q1015749 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Este artigo publicado pela UNICEF conta a história de um menino chamado Yohann que nasceu surdo, mas sua mãe (ouvinte) pesquisou informações para entender os diferentes tipos de cirurgias, até que encontrou informação sobre o implante coclear, mas o menino só foi implantado com 10 meses de idade. Depois de 1 ano, com o tratamento fototerápico, ele começou a falar. Aos 10 anos começou a participar como contador de histórias da iniciativa Deixa Que Eu Conto. Sua mãe afirma: “Existem vários tipos de surdo: implantados, oralizados... então não basta colocar um intérprete de Libras. Um menino surdo fazer um podcast é bem legal para desmistificar isso, e mostrar que o surdo pode ser, sim, oralizado”.

(UNICEF- para cada criança- Brasil. Artigo: A(s) história(s) de Yohann- 09/12/2021)


Historicamente, o povo surdo foi marcado pelo surgimento de vários conceitos em relação a sua identidade e a sua cultura, e muitos desses conceitos foram formulados por ouvintes que não conviviam nem conheciam profundamente o ser surdo.

Assinale a opção que apresenta a característica de determinada identidade surda que mais se aproxima do caso descrito acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.