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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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241Q1015497 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
II. Formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.
III. Oferta de ensino da Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.
Está(ão) CORRETO(S):
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242Q1015258 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Flores PE, ADM TEC, 2021

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, o poder público em geral deve garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
II. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais (Libras) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:
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243Q1015529 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva inclui na educação especial ações educacionais que tangem os alunos surdos. Desse modo, na exposição dos marcos históricos da educação bilíngue, em que se faz referência à Lei nº 10.436/2002 e ao Decreto nº 5.626/2005, são denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que:
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244Q1014763 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a educação que é pauta determinante nos Movimentos Surdos Nacionais e que faz parte do ideário “a educação que nós surdos queremos” de 1999 até os dias atuais.
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245Q1014272 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Historicamente, a educação de surdos sempre esteve focada nas questões linguísticas. Ao longo do tempo, diferentes filosofias educacionais foram adotadas na educação dos surdos, incluindo o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as filosofias às suas respectivas características.

COLUNA I

1. Oralismo

2. Comunicação total

3. Bilinguismo

COLUNA II

(    ) Incorpora todos os métodos e recursos disponíveis para facilitar a comunicação e o aprendizado, utilizando simultaneamente língua de sinais, leitura labial, fala, escrita, gestos e quaisquer outras formas de comunicação que possam ajudar o indivíduo a compreender e a se expressar melhor.

(    ) Valoriza a língua de sinais como a primeira língua dos surdos, fundamental para seu desenvolvimento cognitivo e identidade cultural, enquanto a língua oral / escrita é ensinada como uma segunda língua, proporcionando uma inserção completa e inclusiva.

(    ) É pautado(a) em uma abordagem clínico‑terapêutica para tratar a falta de audição dos surdos e fazê‑los falar trazendo como consequência a proibição da língua de sinais e a tentativa de desintegração do ser surdo.

(    ) Proporcionou uma quebra de paradigma, rompendo com o clínico‑terapêutico e abrindo um campo com enfoque social, cultural e político, tendo a língua de sinais como meio de instrução e primeira língua.

Assinale a sequência correta.

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246Q1014785 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Damázio (2007) destaca questões importantes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) que envolve o ensino de Libras.

Para a autora, o AEE com o uso de Libras

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247Q1015298 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Para a pesquisadora Karin Strobel (2009), a fase Revelação Cultural na história da educação de surdos caracteriza-se por ser uma(um)
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248Q1014579 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A respeito do uso da tecnologia no ensino de Libras e na comunicação da comunidade surda, assinale a alternativa correta:
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249Q1015619 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 2015, junto aos seus Estados-membros, a Agenda 2030 — da qual o Brasil é signatário —, composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). O ODS n.º 4, intitulado Educação de qualidade, visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para todos.

A partir dessa informação, assinale a opção em que é apresentada a principal norma do ordenamento jurídico brasileiro que visa ao alcance das metas estabelecidas no ODS n.º 4.
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250Q1015365 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Na aula de Língua Portuguesa, o professor ouvinte bilíngue estava fazendo a análise linguística da Libras de algumas sentenças, destacadas de um texto, utilizando glosas para sua materialidade e posteriormente trabalhar a organização dos itens lexicais da língua escrita.
Humberto aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental perguntou ao professor se a forma das frases escritas em glosas representava a Língua Portuguesa escrita.
Assinale a opção que apresenta a materialidade da Língua de Sinais.
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251Q1015110 | Libras, Educação dos Surdos, Inglês, Prefeitura de Poção PE, ADM TEC, 2019

• Leia as afirmativas a seguir:
I. O ensino de língua estrangeira não deve permitir ao aluno compreender o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico. II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio ilegal de comunicação e expressão no Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
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252Q1013575 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Atualmente as metodologias de ensino da Libras como segunda língua (L2) têm como objetivo o(a)
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253Q1013840 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023

Conforme Perlin (2001), "as identidades surdas manifestam uma diversidade de facetas devido às fragmentações que enfrentam, em decorrência do poder ‘ouvintista’ que impõe suas normas". A autora, dessa forma, reconhece diversas identidades surdas potenciais, dentre elas, as identidades:
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254Q1015391 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

De acordo com Strobel (2008), sobre a “Comunidade Surda” é CORRETO afirmar.
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255Q1014369 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

O entendimento dos aspectos psicológicos da educação é crucial para instrutores de Libras, especialmente no que diz respeito ao ensino para alunos surdos e ouvintes. Conhecer as teorias psicológicas aplicadas à educação pode ajudar a moldar abordagens de ensino mais eficazes e inclusivas. Sendo assim, relacione as teorias psicológicas com suas aplicações práticas no ensino de Libras.

1. Behaviorismo.
2. Construtivismo.
3. Teoria das Inteligências Múltiplas.
4. Teoria Sociocultural.
( ) Fomentar atividades que promovam a interação social e a aprendizagem colaborativa, valorizando o contexto sociocultural dos alunos.
( ) Aplicar técnicas de reforço e condicionamento, como recompensas para encorajar a participação ativa e o uso correto de sinais.
( ) Criar atividades que permitam aos alunos construir seu conhecimento de Libras por meio de descobertas e experiências significativas.
( ) Implementar estratégias de ensino diferenciadas que atendam às diversas maneiras pelas quais os alunos podem aprender e expressar-se em Libras.

A sequência correta é:
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256Q1015658 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Professor surdo que utilizava a Língua Francesa de Sinais. Foi precursor da educação de surdos no Brasil, no século XIX. Essa descrição refere-se a
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257Q1013357 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Libras, Câmara de Parnamirim RN, COMPERVE UFRN, 2019

Quadros (2003) afirma que, na Libras, a relação entre o significante e o significado, para a formação de um signo, se constrói a partir
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258Q1013619 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Atualmente, não há dúvidas em relação ao estatuto linguístico das línguas de sinais. Assim, principalmente a partir da década de 90, iniciaram-se investigações com o intuito de identificar não apenas o que era “igual”, mas também o que era “diferente” com o objetivo de enriquecer as teorias linguísticas atuais.

(QUADROS, 2006, p.169) QUADROS, R. M. Efeitos de modalidade de língua: as línguas de sinais. ETD – Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 168-178, 2006. Disponível em: https://nbn-resolving.org . Acesso em: 17 nov. 2022.


Os pontos identificados como “diferentes” entre a modalidade oral e a modalidade sinalizada são:

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259Q1015156 | Libras, Educação dos Surdos, Magistério, Prefeitura de Barra Velha SC, Instituto Excelência, 2018

Sobre a história da educação de surdos no Brasil assinale verdadeiro ou falso. ( ) Desde a antiguidade, os Surdos sempre foram discriminados e considerados incapazes. De acordo com Capovilla & Raphael (2008), naquela época era muito forte a concepção de que a linguagem falada era a única forma de linguagem possível. ( ) Os autores destacam que, já no século IV a.C., Aristóteles supunha que todos os processos envolvidos na aprendizagem ocorressem por meio da audição e que, por isso, os Surdos tinham menos chances de aprenderem se comparados aos cegos. ( ) Um dos fatos mais marcante na história da Educação de Surdos foi o Congresso de Milão ocorrido no ano de 1880, no qual, através de uma votação com maioria quase absoluta de professores ouvintes, ficou decidido que a Língua de Sinais seria abolida da Educação de Surdos, prevalecendo o uso da Língua Oral. Assinale a alternativa CORRETA:
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260Q1015669 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Na obra As imagens do outro sobre a cultura surda (2009), a pesquisadora surda Karin Strobel afirma que muitas pessoas se espantam ao descobrir que o surdo tem uma cultura diferente da cultura do ouvinte, mesmo residindo no mesmo país. A cultura surda é definida pela autora como

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