Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1013373 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

Leia o fragmento a seguir: Art. 1º - é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados (Brasil, Lei 10.436/2002). Tendo como base o que diz a lei sobre “outros recursos de expressão a ela associados”, se tratando de uma língua sinalizada e de natureza visual-motora, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q1015444 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

A Lei n° 12.319 de 1° de setembro de 2010 surge como marco legal para a categoria do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras pois, a partir dela, regulamenta enquanto profissão. No artigo 5° da referida Lei, elenca as atribuições para o exercício das suas competências. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Ensinar a Língua Brasileira de Sinais aos surdos e surdocegos quando estes ainda não adquiriram esta língua.
( ) Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didáticopedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares.
( ) Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdoscegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa.
( ) Fomentar a construção dos conteúdos curriculares, das atividades didáticopedagógicas e dos processos avaliativos das instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior.
( ) Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q1015190 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre o documento “Saberes e práticas da inclusão” (MEC, 2006), é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q1015453 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

O trabalho com as pessoas surdas é, há muito tempo, um desafio. Muitos acreditam que a dificuldade está no fato de o indivíduo surdo não ouvir, mas o real problema, para aqueles que desconhecem a surdez e como as pessoas surdas se comportam, é o não falar. O foco da questão é a linguagem da pessoa surda. Atualmente, muitos estudos enfatizam as variadas formas e percepções de compreensão do desenvolvimento da linguagem da criança surda.
Assinale a opção correta acerca da forma natural de aquisição da linguagem pela criança surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q1014439 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

A Lei nº 14.191, de 03 de agosto de 2021, altera a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Sobre essa Lei em vigência, dadas as afirmativas,

I. A oferta da educação bilíngue para surdos está prevista para ocorrer do zero ano, na Educação Infantil, até o Ensino Fundamental Anos Iniciais, fornecendo uma base linguística robusta que melhor adapta o alunado para lidar com profissionais intérpretes em salas inclusivas durante os anos subsequentes.
II. A modalidade de educação bilíngue para surdos é opcional, cabendo a decisão de escolhe-la ao estudante ou, a depender, aos pais ou responsáveis.
III. A Lei n° 14.191/2021 altera a Lei n° 9.394/1996, mas mantém a possibilidade de haver matrícula de pessoas surdas em escolas e classes regulares.
IV. A ideia de bilinguismo da modalidade estabelece equidade entre as línguas envolvidas, Libras e Português, considerando que ambas ocupam a mesma posição na hierarquia da aprendizagem.
V. Uma vez que a modalidade de educação bilíngue para surdos é voltada para pessoas surdas, fica dispensada a necessidade de solicitação de atendimento educacional especial para esse público.

verifica-se que estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q1014698 | Libras, Educação dos Surdos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais:

I. a oralista.
II. a comunicação total.
III. a abordagem por meio do bilinguismo.
E suas explicações:

A. Considera as características da pessoa com surdez, utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.
B. Visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social: a Língua de Sinais e a Língua da comunidade ouvinte.
C. Visa a capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a Língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola.

A alternativa que relaciona corretamente o nome das tendências aos seus respectivos objetivos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q1015984 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Caxias MA, IMA, 2018

Sobre o modelo que é caracterizado pela ideia de que o surdo deve adquirir a língua de sinais como língua materna (L1) e a língua oficial do seu país como segunda língua (L2), na modalidade oral e/ou escrita. Assinale a alternativa que faz referência a essa modalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q1014458 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Manaus AM, Instituto Acesso, 2024

Com relação à Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e expressão, assinale a alternativa correta sobre as responsabilidades do Poder Público para assegurar o uso da Libras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q1014718 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa com as expressões que completam adequadamente as lacunas:

"Em uma escola inclusiva, o ensino de Libras pode ocorrer, simultaneamente, em duas situações. Quando são os educandos surdos que aprendem Libras, como e quando são os educandos ouvintes que aprendem a Libras, como____ "

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q1013444 | Libras, Educação dos Surdos, Língua Portuguesa Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre a história da Educação de surdos durante a Idade Moderna, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q1016014 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

No que concerne ao II Congresso Internacional de Educação do Surdo, acontecido em Milão no ano de 1880, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q1013462 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021

De acordo com Strobel (2008), “cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-os com assuas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das ‘almas’ das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo”. Com base em seus conhecimentos, marque a alternativa que melhor representa os elementos que fazem parte da cultura surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q1013725 | Libras, Educação dos Surdos, Letras PortugêsLibras, IFPR, UFPR, 2023

Ao longo da história da educação de surdos, duas concepções de surdez pairam sobre o sistema educacional brasileiro, sendo: 1) a concepção clínico-patológica e 2) a concepção socioantropológica. Sobre essas duas concepções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q1015527 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

O Decreto Federal nº 5626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, 2002, e o art. 18 da Lei nº 10.098/2000, considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O referido decreto avalia eficiência auditiva como a perda bilateral, parcial ou total, de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q1015016 | Libras, Educação dos Surdos, Agente Educacional, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

Fernandes (2007) diz que no processo de avaliação educacional de alunos surdos destaca-se a necessidade de uma avaliação alternativa que considere os aspectos da gramática de Libras e sua influência na aprendizagem da língua portuguesa escrita. Neste momento, o intérprete de libras
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q1013498 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2021

Marque a alternativa que apresenta o Objetivo Geral de: "Didática e Educação de Surdos".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q1015818 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Qual dos seguintes fatores podem afetar negativamente a aquisição da linguagem por crianças surdas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q1018894 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

A Educação Bilíngue traz como uma de suas propostas a Pedagogia Visual. Sobre ela é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1015060 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Sobre alguns aspectos relacionados à metodologia de ensino para alunos surdos. Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q1013271 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Como a visualidade para o aluno surdo é um meio para que a linguagem seja adquirida, se faz necessário que no âmbito escolar sejam valorizados os recursos visuais. Essa não apenas nos instrumentos de apoio para o aprendizado, mas sim como práticas pedagógicas que possibilitem aos alunos surdos a construção de significados e de conhecimento” (LEBEDEFF, 2010). Para possibilitar aos alunos surdos a construção do conhecimento, está a Pedagogia visual. São exemplos de ações com base pedagógica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.