Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q1013365 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Libras, Câmara de Parnamirim RN, COMPERVE UFRN, 2019

De acordo com Quadros (2004), vários países já instituíram a profissão de tradutor/intérprete de língua de sinais, e a inserção desse profissional no mercado de trabalho se deu a partir de atividades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

322Q1013116 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

No livro Implante Coclear: normalização e resistência surda encontramos a seguinte afirmação:

(...) vejo os sujeitos surdos em sua constituição social, cultural e linguística. Isso significa que parto do entendimento de que o sujeito surdo não possui uma natureza dada que o determine como anormal, deficiente, etc. Qualquer representação surda é uma invenção cultural que pode ser determinada por distintos discursos, sejam eles de base clínica, psicológica, pedagógica, religiosa, linguística, entre outros. Posiciono-me dentro de um campo de saber que entende os sujeitos surdos como pertencentes a uma comunidade linguística e cultural distinta.

REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Implante Coclear: normalização e resistência. Curitiba, PR: CRV, 2012.

Qual é a concepção de surdez expressa no texto acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q1014652 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Analise a eficácia da abordagem oralista, que proíbe o uso da língua de sinais, em comparação com a abordagem bilíngue, que utiliza a Libras como primeira língua, no ensino da Língua Portuguesa para surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q1015420 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Sassaki (2009) aborda 6 (seis) dimensões da acessibilidade, quais sejam: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Assinale a alternativa correta, segundo Sassaki (2009), para designar a acessibilidade que é necessária e predomina na educação dos surdos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q1014659 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), no capítulo de Maria Cecília de Moura, são explicitadas as relações entre linguagem e surdez e como se dá a aquisição da língua de sinais pelos surdos.

Com base na autora, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q1015172 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

No texto referente a Educação Especial – Deficiência Auditiva/Surdez, a Sistematização Curricular do Município de Concórdia descreve: Explore gravuras e legendas escritas em Língua Portuguesa fazendo associação com Libras.

O texto em destaque refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q1015946 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019

Sobre o conceito de Identidade e sobre as Identidades surdas, é CORRETO afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q1014411 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Um dos mais importantes marcos da história da Educação de Surdos e da história das línguas de sinais no mundo foi o Congresso de Milão de 1880. Evento que reuniu educadores e especialistas, em sua maioria ouvinte, e se discutiu sobre os rumos da educação das pessoas surdas. As resoluções definidas a partir desse Congresso impactaram negativamente a educação e a forma de comunicação e expressão dos surdos de todo o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as definições estabelecidas nesse Congresso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q1015180 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre o documento do MEC intitulado “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q1015181 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre o conceito pós-moderno de “Identidade surda”, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q1016213 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Sobre a didática e metodologia de ensino de Libras, analise as afirmativas com base em Quadros (Educação de Surdos), Perlin (Políticas de Inclusão e Libras), e na Resolução nº 452/2021:

I. O planejamento de aulas de Libras para ouvintes deve incluir recursos visuais, como vídeos em Libras e imagens, para facilitar a compreensão da gramática visual-espacial e evitar dependência do português escrito.
II. A avaliação da fluência em Libras deve considerar a precisão dos sinais, o uso adequado do espaço tridimensional e a capacidade de integrar expressões faciais como marcadores gramaticais.
III. Materiais didáticos para o ensino de Libras como segunda língua devem incluir transcrições escritas dos sinais para garantir a equivalência direta entre Libras e português.
IV. A prática comunicativa em métodos de imersão é uma estratégia eficaz para ouvintes, pois estimula o uso espontâneo de Libras em situações reais, aproximando os aprendizes das práticas da comunidade surda.
V. A avaliação da aprendizagem em Libras deve ser exclusivamente baseada na memorização dos sinais e em provas escritas sobre gramática, sem considerar aspectos pragmáticos e contextuais da língua.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q1016214 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Leia o trecho a seguir:

"O ensino de Libras como segunda língua para ouvintes exige abordagens que integrem prática comunicativa e imersão cultural, promovendo não apenas o aprendizado linguístico, mas também a compreensão das práticas culturais da comunidade surda. A utilização de materiais multimídia, como vídeos e aplicativos interativos, potencializa a aprendizagem ao explorar a visualidade inerente à Libras. Contudo, é fundamental que o planejamento didático considere o nível de proficiência dos alunos e os objetivos específicos do curso."

Com base no texto e nas discussões de Quadros (Língua de Sinais Brasileira) e Perlin (Ensino de Libras), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q1013926 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

O Art. 1.º da Lei n.º 12.319, de 1º de setembro de 2010, regulamenta a profissão de tradutor/intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A análise dessa lei permite dividi-la em três partes principais, conforme os temas: formação profissional, atribuições do tradutor/Intérprete e questões éticas inerentes à profissão. O intérprete educacional tem como atribuição mediar a comunicação entre os surdos e os demais membros da comunidade escolar e participar das atividades pedagógicas da escola, como reuniões e conselhos de classe. Mas, além dessas atribuições, o tradutor/intérprete educacional de libras deve (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

334Q1014695 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Campinas SP, VUNESP, 2025

Oliveira e Prieto (2020) relatam que a orientação bilíngue requer investimentos em políticas de formação de professores para assegurar a aquisição linguística do surdo. Carlinhos é um menino de 5 anos, que apresenta surdez profunda bilateral. Ele foi matriculado na escola comum e na sala de recursos multifuncional para Atendimento Educacional Especializado, com uma proposta educacional bilíngue.
De acordo as autoras, Carlinhos deve aprender
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q1013674 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

De acordo com Quadros e Schmiedt (2006), sobre a alfabetização e o letramento em língua portuguesa para surdos, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q1015980 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Caxias MA, IMA, 2018

Segundo Cunha e Cintra (2008, p. 41), nas línguas orais “a disciplina que estuda minuciosamente os sons da fala, as múltiplas realizações dos FONEMAS, chamase FONÉTICA. A parte da gramática que estuda o comportamento dos FONEMAS numa língua denomina-se FONOLOGIA OU FONÉMICA”.

Conforme (QUADROS & KARNOPP, 2004) nas Línguas de Sinais, a Fonética e a Fonologia estudam as unidades mínimas que forma os sinais e que isoladamente não apresentam nenhum significado. Sobre esse assunto podemos afirmar, EXCETO.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q1014191 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

O Congresso de Milão, ocorrido em 1980, reuniu pessoas ouvintes que votaram contra o direito dos surdos de se comunicarem por meio das linguagens de sinais, gerando um atraso no estudo e desenvolvimento dessa língua.
  1. ✂️
  2. ✂️

338Q1015218 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

À medida em que a língua de sinais do país passou a ser reconhecida enquanto língua de fato, os surdos passaram a ter garantias de acesso a ela enquanto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q1015482 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2023

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destina-se a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Tendo como fundamento as disposições da referida Lei, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O poder público deve assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida. ( ) As pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos, técnicas pedagógicas e materiais didáticos serão de responsabilidade exclusiva das instituições estaduais. ( ) A adoção de práticas pedagógicas inclusivas pelos programas de formação inicial e continuada de professores e oferta de formação continuada para o atendimento educacional especializado é atribuição do poder público. ( ) Incumbe ao poder público formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio. ( ) Nos processos seletivos privados para ingresso e permanência em cargos, a tradução completa do edital e de suas retificações em Libras, bem como das avaliações não é obrigatória.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q1014724 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Intelectual, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

A Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil, por meio da lei nº 10.436/2002. A referida lei legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras. Sobre a Libras, é incorreta a afirmativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.