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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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341Q1015501 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Entre os filósofos da antiguidade até o Iluminismo, a qual deles pertence a autoria da citação “Suponha que nós não tenhamos voz ou língua, e queiramos indicar objetos um ao outro. Não deveríamos nós, como os surdos-mudos, fazer sinais com as mãos, a cabeça e o resto do corpo?”
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342Q1013968 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Basicamente, Libras significa Língua Brasileira de Sinais. Através dela, é possível promover mais acessibilidade na comunicação com pessoas surdas e deficientes auditivas.

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343Q1015510 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

A cultura e a identidade surda desempenham um papel crucial na promoção da igualdade, acessibilidade e respeito para as pessoas surdas, ajudando a garantir que suas vozes e necessidades sejam atendidas. “Segundo Strobel (2008), cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas.”

No que se refere aos artefatos culturais presentes na cultura surda que Strobel (2008) explana. Assinale a alternativa incorreta:
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344Q1015514 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Na Idade Média, até o século XII, a Igreja Católica considerava que a alma dos surdos não era imortal, pois eles não podiam pronunciar os sacramentos. Foi somente na Idade Moderna que surgiu o primeiro professor de surdos que ensinava seus alunos a falar, ler e escrever para que eles pudessem garantir suas heranças e, com isso, mostrou que os surdos eram capazes de aprender. Marque a alternativa que confirma o nome desse professor, cujo trabalho representou um marco na história da educação de surdos:
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345Q1014238 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

O V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue para Surdos, realizado pelo NUPPES/UFRGS, em 1999, reuniu pesquisadores, profissionais, familiares e lideranças da comunidade surda mundial (Brasil, América Latina, América do Norte e Europa) e visibilizou a força da mobilização política da comunidade surda. Previamente ao Congresso, ocorreu um espaço auto-organizado de discussão de temáticas de interesse da comunidade surda com relação às identidades, à cultura e à educação de surdos, que resultou em um documento intitulado A Educação que nós, surdos, queremos , referência para a elaboração de um decreto que regulamentaria a Lei de Libras no Brasil, posteriormente. Por esse caminho, foram ideias fundadoras da futura política nacional de educação de surdos:

I.Elaborar uma política de educação de surdos com escolas específicas para surdos.

II.Considerar que a escola de surdos é necessária e deve oferecer educação voltada para princípios culturais e humanísticos, promovendo o desenvolvimento de indivíduos cidadãos e sendo um centro de encontro com o semelhante para produção inicial da identidade surda.

III.Substituir o termo de "deficiente auditivo" por surdo, considerando que o deficiente auditivo e o surdo não têm a mesma identidade: o deficiente auditivo usa comunicação auditiva, tendo restos auditivos que podem ser corrigidos com aparelhos; o surdo usa comunicação visual (línguas de sinais) e não usa comunicação auditiva.

IV.Propor o reconhecimento e a regulamentação da língua de sinais a nível federal, estadual e municipal para ser usada em escolas, universidades, entidades e órgãos públicos e privados.

É correto o que se afirma em:

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346Q1014251 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Pilões PB, EDUCA, 2023

Sobre a conceção de Surdo-mudo, analise as alternativas e assinale a CORRETA:

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347Q1013505 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Decorridos dez anos da publicação do Decreto nº 5.626/2005, a Escola X, com uma clientela considerável de alunos surdos, ainda não dispõe de profissionais com titulação para o exercício da Tradução e Interpretação de LIBRAS – Língua Portuguesa. O quadro de perfil dos profissionais que podem atuar como tradutor e intérprete de LIBRAS – Língua Portuguesa nas instituições de ensino corresponde a:
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348Q1015042 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

“É uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar. Os estudos têm apontado para essa proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita”. O enunciado refere-se a qual proposta de educação de surdos?
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349Q890636 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

. Como dispõe o Decreto N.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Libras ou em Letras;
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350Q1015825 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Com base na visão socioantropológica em relação à surdez, que vem sendo construída no decorrer do tempo, assinale a alternativa correta.
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351Q1013266 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“A construção de um modelo bilíngue de educação para os surdos é uma tarefa complexa e exigente, e as soluções simplistas só mascaram o inadequado da instituição escolar. Se não dedicarmos a necessária atenção e recursos, e não trabalharmos com rigor científico, a Educação de Surdos vai continuar sendo um fracasso.” (Stumpf, 2008, p, 436). Considerando as especificidades do trabalho com a surdez, segundo os estudos de Stumpf (2008) contemplam o ensino bilingue para surdos pode-se afirmar que:
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352Q1015828 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Foi fundado no Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857, com o apoio de D. Pedro II.
( ) Ernest Huet, professor em Paris, veio ao Brasil em 1855 com o objetivo de estabelecer uma escola para surdos.

( ) É reconhecido pelo MEC como um centro de referência nacional na área da surdez.

( ) O instituto oferece educação apenas para o Ensino Superior.

( ) Apoia a pesquisa de novas metodologias de ensino para pessoas surdas e oferece serviços na área de fonoaudiologia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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353Q1015338 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

De acordo com Strobel (2009), a história de surdos se divide em três grandes fases. Analise e assinale a alternativa incorreta.
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354Q1014315 | Libras, Educação dos Surdos, Atendimento Educacional Especializado, IFES, IFES, 2024

De acordo com o conceito de Libras apresentado pela Lei nº 10.436/2002, qual das afirmativas a seguir está correta?
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355Q1015087 | Libras, Educação dos Surdos, Assistente Educacional, Prefeitura de Senador Canedo GO, Itame, 2019

Sobre a história do Surdo no Brasil, avalie as afirmativas a seguir e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso):
I. ( ) Somente a partir de 2002, com a promulgação de uma lei que reconhece a Libras é que esta passa a ser considerada como meio legal de comunicação e expressão do sujeito surdo. II. ( ) O surdo sempre foi visto como um sujeito participante ativo da sociedade brasileira. III. ( ) O sujeito surdo teve seu espaço social representado, de forma efetiva, somente a partir do século XX. IV. ( ) Com a criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1957, os alunos surdos passaram a usar a Libras para se comunicar em sala de aula e fora dela.
Em relação às assertivas, marque a sequência correta.
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356Q1015351 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Em 2011, a Prefeitura de São Paulo assegurou, por uma portaria, a permanência de suas escolas municipais para surdos, transformando-as em escolas bilíngues para surdos.
Segundo o documento Currículo da Cidade de Língua Portuguesa para Surdos de 2019, na proposição de organização de um currículo bilíngue é importante a articulação entre as propostas da Libras e da Língua Portuguesa.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
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357Q1014588 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Sobre a aquisição da Libras como segunda língua, faz-se importante que o aprendiz, além do conhecimento lexical, entenda as outras partes do funcionamento da língua para poder incorporar as palavras em seu discurso. Assim, para que o aluno ouvinte se comunique e tenha bom desempenho na língua-alvo, Libras, é necessário
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358Q1015356 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Ana Clara é professora bilíngue (Libras-Língua Portuguesa) com formação de nível superior em Letras-Libras. Ela foi convocada para lecionar em escola de ensino médio de sua cidade, mas esta não conta com tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
Assinale a opção que apresenta, conforme o Decreto nº 5.626/2005, o encaminhamento dado às instituições de ensino, sobre professores bilíngues e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
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359Q1015105 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019

Sobre a legislação relacionada à educação de surdos e a Libras, é correto afirmar.
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360Q1015112 | Libras, Educação dos Surdos, Ciências, Prefeitura de Poção PE, ADM TEC, 2019

• Leia as afirmativas a seguir: I. O poder público deve descuidar, junto aos pais ou responsáveis, da frequência do aluno à escola. II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria. Marque a alternativa CORRETA:
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