Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q1014163 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

O planejamento do ensino de uma L2 para surdos deve considerar a especificidade da comunidade surda e suas necessidades linguísticas. Diante disso, qual das alternativas abaixo representa um princípio fundamental para o planejamento eficaz nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q1013652 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Tendo em vista os aspectos socioantropológicos da surdez, julgue o próximo item.
O oralismo é a filosofia que visa à integração da criança surda mediante o estímulo ao uso das línguas de sinais como línguas naturais da pessoa surda.
  1. ✂️
  2. ✂️

383Q1015446 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Alfredo, professor surdo com formação em Pedagogia Bilíngue, foi aprovado e convocado a assumir o cargo de Professor de Ensino Fundamental em uma instituição escolar próxima à sua residência.
De acordo com o contexto acima, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q1014170 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e TecnológicoLibras, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Qual é o principal objetivo do ensino de Português como L2 para estudantes surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q1018778 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FRONTE, 2025

A respeito da relação entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa no contexto educacional inclusivo, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q1014175 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Pinheiro MA, FUNATEC, 2024

Sobre a concepção histórica dos surdos e sua associação com a falta de inteligência, qual das seguintes alternativas está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

387Q1013672 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

Sobre a história da Educação de surdos no Brasil e no Ceará, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q1013673 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

Sobre a Educação Inclusiva para surdos no Brasil, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q1015476 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFMA, AOCP, 2023

Qual é a importância do ensino de Português-Libras-Português para a promoção de uma educação inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q1014201 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

A Tecnologia Assistiva é um conjunto de ferramentas, serviços, estratégias e práticas que possibilitam às pessoas com deficiência ter o acesso a atividades do dia a dia, promovendo mais autonomia para o usuário. Tal tecnologia é garantida pela Lei nº 13.146/2015, ou Lei Brasileira de Inclusão (LBI). É exemplo de Tecnologia Assistiva para alunos surdos no ambiente escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q1018809 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Almeida, Santos e Lacerda (2015) problematizam que, apesar de assegurado o direito a uma educação que atenda às demandas linguísticas, nem todos os alunos surdos têm acesso à educação bilíngue; com isso, muitas vezes ao final da escolarização básica, esses alunos não são capazes de ler e de escrever satisfatoriamente ou de ter um domínio adequado dos conteúdos acadêmicos. Tal cenário, na perspectiva das autoras, é reflexo de um processo de educação que não atende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q1015997 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

No que diz respeito à alfabetização da criança surda, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q1018816 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Criciúma SC, FUNDATEC, 2024

Sobre o AEE em Libras na escola comum, analise as assertivas abaixo:

I. Esse atendimento não constitui um dos momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos na escola comum.

II. O professor de língua de sinais ministra sua aula utilizando-a em diferentes modalidades, etapas e níveis de ensino como meio de comunicação e interlocução.

III. A organização didática desse espaço de ensino implica o uso de muitas imagens visuais e de todo tipo de referências que possam colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo, na sala de aula comum.

IV. Os materiais e os recursos para esse fim precisam estar presentes na sala de AEE, quais sejam: mural de avisos e notícias, biblioteca da sala, painéis de gravuras e fotos sobre temas de aula, roteiro de planejamento, fichas de atividades e outros.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q1013186 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Em 1983, professores, pais de surdos e surdos criaram a Federeção Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Auditivos – FENEIDA. Os objetivos eram promover a inclusão social dos surdos e mudanças na educação. Em 1987, os surdos refizeram o Estatuto dessa ONG e mudaram o seu nome para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q1015492 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

Analisar os itens abaixo:
I. As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.
II. A inclusão de pessoas com surdez na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala de aula como no Atendimento Educacional Especializado.
III. A inclusão do aluno com surdez deve acontecer apenas na educação infantil, assim, a utilização dos recursos de que necessita garante ao aluno a superação das barreiras no processo educacional.
Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q1014495 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Durante uma aula de Libras, o professor percebe que os alunos surdos se beneficiam enormemente do uso de materiais visuais, como vídeos e imagens, pois esses recursos facilitam a compreensão dos conceitos apresentados.
Qual a importância dos recursos visuais no ensino de Libras para estudantes surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q1014504 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise as afirmativas, marque a alternativa correta.

I - A surdez congênita é uma particularidade ou característica de uma pessoa que a acompanha durante toda a sua vida (antes de ou a partir de seu nascimento). Ela nasce com o indivíduo, manifesta-se de modo natural, inata.

II - A surdez congênita está presente desde o nascimento, sendo necessariamente hereditária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

398Q1018362 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

A abordagem educacional por meio do bilinguismo para pessoas com surdez objetiva a capacitação no uso de duas línguas distintas. Em âmbito nacional, quais são estas línguas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q1015814 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

As variações linguísticas são um aspecto fundamental da Língua Brasileira de Sinais (Libras), refletindo a diversidade cultural e social da comunidade surda. Considerando essas variações, qual das alternativas a seguir explica corretamente a importância de abordá-las no contexto educacional e as estratégias pedagógicas mais eficazes para lidar com essas variações no ensino de Libras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

400Q1015312 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

O Decreto nº 5.626, de 2005, estabelece que, para complementar o currículo da base nacional comum, o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, devem ser ministrados em uma perspectiva dialógica, funcional e instrumental. É correto afirmar, acerca dessas perspectivas, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.