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Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1015494 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

A Educação Especial, como modalidade da Educação Básica, considera as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pauta em princípios éticos, políticos e estéticos, de modo a assegurar:
I. A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II. A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização de suas diferenças e suas potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensinoaprendizagem, como base para a constituição e a ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III. O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e de sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
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42Q1014626 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), assinalar a alternativa CORRETA.
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43Q1014181 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

O professor intérprete não deve apenas fazer a transmissão dos conteúdos ao aluno surdo em sala de aula, ele também precisa estimulá-lo a participar das atividades diárias da turma e ajudá-lo a desenvolver um posicionamento crítico, seja com palavras ou ações, para que o aluno se torne um cidadão ativo.
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44Q1014183 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item que se segue.

O professor intérprete, principalmente na Educação Infantil, precisa proporcionar a melhor prática de ensino ao seu aluno, tornando a prática individualizada, e sempre subestimando o melhor desse aluno.
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45Q1013754 | Libras, Educação dos Surdos, Ensino Especial, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

Qual das afirmações abaixo é correta sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)?
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46Q1014063 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


Todos os sujeitos com identidade flutuante se imergem exclusivamente na cultura surda, abandonando qualquer vínculo com a cultura ouvinte e adotando a língua de sinais como único meio de comunicação.

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47Q890631 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Em conformidade com a Nota Técnica N.º 02/2017da FEBRAPILS, que aborda a contratação do serviço de profissionais intérpretes de Libras/Português, os “fatores que contribuem para a necessidade de atuação de uma equipe de intérpretes” são:
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48Q1015349 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2018

Segundo a concepção Sócio-Antropológica da Surdez, é INCORRETO afirmar que:
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49Q1015670 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Strobel (2009), na obra As imagens do outro sobre a cultura surda, defende que o primeiro artefato da cultura surda é são

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50Q1014566 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

O professor de Libras enfrenta desafios específicos ao ensinar alunos ouvintes em cursos de formação. Dentre os principais desafios, destaca-se:
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51Q1015610 | Libras, Educação dos Surdos, Interprete de Libras, Prefeitura de Passos MG, Instituto Access, 2023

A respeito da alfabetização de surdos em Libras, assinale a afirmativa incorreta.
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52Q1015434 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com Sparano-Tesser (2014) a mediação do intérprete em sala de aula é fundamental para propiciar o acesso à comunicação entre o aluno surdo e os ouvintes na sala de aula, por meio da Libras. Sobre essa menção, assinale a alternativa incorreta.
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53Q1015445 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Como proposta de melhoria no desenvolvimento cognitivo na educação de sujeitos surdos, Castro (2013), relaciona características comuns entre os aspectos imagéticos presentes nos planos cinematográficos agrupados por Aumont (2009) aos aspectos da produção de narrativas em língua de sinais (LS). A partir dessa relação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No plano aproximado, o enquadramento focaliza detalhes de pessoas ou objetos com a intenção de ressaltar as emoções dos personagens.
( ) A diferença entre o plano geral e o plano em conjunto é que, além de ambientar o espectador ao lugar em que a cena acontece, também revela mais detalhes a medida em que o personagem principal da narrativa encontra-se focado mais próximo.
( ) Tendo bastante uso pelas produções cinematográficas nos EUA na primeira metade do século XX, o plano americano se caracteriza pela mostra dos personagens humanos, da cabeça aos joelhos.
( ) O plano Close Up também chamado de Primeiro Plano é uma tomada de câmera que mostra o personagem principal humano da cabeça ao tórax.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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54Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá
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55Q1014059 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


A educação inclusiva visa a integrar todos os alunos, desmentindo a ideia de segregação ao promover igualdade, respeito e desenvolvimento para cada estudante.

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56Q1014367 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

Uma escola para surdos está buscando integrar novas tecnologias no ensino de Libras e outras matérias. O objetivo é utilizar a tecnologia para melhorar o aprendizado dos alunos e proporcionar um ambiente educacional mais interativo e inclusivo. Um instrutor de Libras desta escola está explorando diferentes opções tecnológicas para incorporar em suas aulas. Considerando a educação de surdos e o uso de novas tecnologias, qual das seguintes opções seria a mais eficaz para o instrutor de Libras adotar em suas aulas?
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57Q1018828 | Sem disciplina, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, ALGO, IADES, 2019

Texto associado.

Orientação

Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras.

Acerca da história do profissional tradutor e intérprete de Libras, assinale a alternativa correta.
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58Q1014735 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Leia as assertivas seguintes e assinale a alternativa com os modelos narrativos da alteridade surda (SKLIAR, 2000), referentes aos seguintes conceitos.

I - As narrativas são informadas pelo discurso medicalizado da deficiência e predominam práticas ouvintistas.

II - As narrativas buscam uma realidade de harmonia não conflitiva e predominam práticas do bilinguismo.

Ill - As narrativas são pautadas no discurso da diferença e predominam processos de desouvintização.

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59Q1015526 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

Uma grande conquista da comunidade surda brasileira, considerada como um marco histórico, é a Lei n° 10436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Essa lei dispõe em seu parágrafo único que a Língua Brasileira de Sinais:
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60Q1014278 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre as características da Literatura Surda, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) A Literatura Surda original em Libras, ou seja, aquela que não foi traduzida da literatura das línguas faladas para Libras, é especialmente valorizada na comunidade surda porque reflete as experiências de vida dos surdos.

(    ) A Literatura Surda traduzida em Libras apresenta algumas experiências particulares de pessoas surdas, como a resistência à opressão pela sociedade dos ouvintes, os problemas na área da educação, a alegria de conhecer a Libras.

(    ) A Literatura Surda é caracterizada por pelo menos um de quatro critérios: ser feita por surdos; tratar da experiência de ser surdo e do conhecimento da Cultura Surda; ter o objetivo de alcançar um público surdo; e ser apresentada em Libras.

(    ) A Literatura Surda refere‑se a poemas, contos, piadas, jogos e outras formas de arte criativas feitas em Libras, culturalmente valorizadas, sendo uma forma linguística de celebrar a vida surda e as línguas de sinais.

(    ) A Literatura Surda aponta que literatura em Libras é relacionada às obras criadas e / ou adaptadas por surdos, enquanto a própria Literatura Surda são as traduções que têm a língua de sinais como alvo e as produções de ouvintes.

Assinale a sequência correta.

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