Início Questões de Concursos Educação dos Surdos Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação dos Surdos Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 441Q1015493 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023Fazem parte de conduta socialmente adequada no ambiente de trabalho, EXCETO: ✂️ a) Utilizar a internet para questões profissionais, evitando o uso de caráter pessoal no decorrer do expediente. ✂️ b) Evitar usar o telefone celular particular no ambiente de trabalho. ✂️ c) Contar piadas o tempo inteiro, sair do seu posto de trabalho com frequência e tratar os colegas com intimidade. ✂️ d) Tratar com respeito a todos, procurando ouvi-los e, quando necessário, orientá-los em suas solicitações. ✂️ e) Vestir-se com discrição, adequadamente à situação e ao local. As roupas de trabalho devem ser discretas e limpas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 442Q1015495 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023As necessidades especiais dos alunos atendidas no âmbito da escola regular requerem que os sistemas educacionais se modifiquem e se organizem para constituir uma real escola para todos. O projeto pedagógico da escola deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os seguintes aspectos: I. A atitude favorável da escola à diversificação e à flexibilização do processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos. II. A adoção de currículos complexos e de propostas curriculares homogeneizadoras e uniformes. III. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente os itens I e II. ✂️ b) Somente os itens I e III. ✂️ c) Somente os itens II e III. ✂️ d) Nenhum dos itens. ✂️ e) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 443Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que ✂️ a) Laurent Clerc se tornou uma figura importante no desenvolvimento da Língua de Sinais Americana, que foi influenciada pela Língua de Sinais Francesa. ✂️ b) o primeiro americano a interessar-se pela educação de surdos foi Laurent Clerc que viajou à Europa para aprender sobre o assunto. ✂️ c) a primeira escola pública para surdos no Estados Unidos teve influência das técnicas oralistas de ensino desenvolvidas na Inglaterra por Thomas Braidwood. ✂️ d) em 1817, a primeira escola pública no país para educação de Surdos foi inaugurada nos Estados Unidos e nela era proibido o uso da língua de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 444Q1015503 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023Qual é o principal argumento utilizado pelos defensores da educação bilíngue para surdos? ✂️ a) A Libras é mais fácil de aprender do que a Língua Portuguesa. ✂️ b) A educação bilíngue é mais barata do que a educação oralista. ✂️ c) A Libras é a língua natural dos surdos e deve ser valorizada. ✂️ d) A educação bilíngue é mais eficaz do que a educação oralista e inclusão. ✂️ e) A educação bilíngue é mais inclusiva do que a educação oralista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 445Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de ✂️ a) despertar cultural. ✂️ b) história cultural. ✂️ c) historicismo. ✂️ d) história camuflada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 446Q1014482 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, é considerada um grande marco na história dos surdos no Brasil. Em relação a essa Lei, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Fica estabelecido que a partir do sancionamento dessa Lei, deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, o acesso das pessoas surdas do Brasil à educação oral, de forma a equiparar as possibilidades vivenciadas pelas pessoas ouvintes. ✂️ b) Reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como meio de comunicação e expressão das pessoas surdas do Brasil. ✂️ c) Reconhece a Oralização, como meio de expressão e comunicação das pessoas surdas do Brasil. ✂️ d) Reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como segunda língua das pessoas surdas do Brasil, garantindo o direito de aprender o português oral como primeira língua e a Libras como segunda língua. ✂️ e) Fica estabelecido que a partir do sancionamento dessa Lei, o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão da disciplina de língua bimodal, nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior. Como garantia da efetivação de um ensino oral, que priorize a inclusão dos sujeitos surdos na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 447Q1014483 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024Como forma de garantir uma educação de qualidade para todos os alunos pautado em uma política de inclusão educacional para surdos, o Decreto presidencial nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, estabelece critérios para a inclusão da disciplina de Libras como disciplina curricular obrigatória. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) [...] em todos os cursos de graduação de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ b) [...] nos cursos de atendimento público, como, formação de professores e de assistência social, além dos cursos voltado a saúde, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ c) [...] nos cursos de ensino e extensão, promovidos por instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ d) [...] nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 448Q1014484 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024O profissional tradutor intérprete de Libras exerce um importante papel na vida dos surdos. Fica a cargo desse profissional a minimização das barreiras linguísticas impostas por uma sociedade majoritariamente ouvinte. Para tanto, com base no Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2015, e a formação do Tradutor e Intérprete de Libras – Língua Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso básicos de Libras, promovidos pelas associações de surdos. ✂️ b) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa. ✂️ c) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve ser garantido pela Organização das Nações Unidas – ONU, de forma a viabilizar a inclusão dos surdos nos espaços públicos. ✂️ d) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de projetos de comunicação efetiva com a Comunidade Surda do Brasil, a fim de conhecer seus anseios. ✂️ e) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior em Licenciatura em Letras Libras e/ou Pedagogia Bilíngue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 449Q988117 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Recursos didáticos são essenciais para facilitar a aprendizagem de alunos surdos, uma vez que permitem a acessibilidade e a compreensão dos conteúdos de forma visual e tátil. Qual dos seguintes recursos é utilizado para permitir aos alunos surdos explorar e compreender conceitos de forma prática e tangível? ✂️ a) legendas em vídeos; ✂️ b) tradução para Língua de Sinais (LIBRAS); ✂️ c) modelos tridimensionais; ✂️ d) ampliadores de tela; ✂️ e) softwares de reconhecimento de voz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 450Q1014237 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023Um dos objetivos da exploração de textos sinalizados ou escritos em sinais é desenvolver a compreensão leitora. Nesse sentido, Borgatto, Bertin e Marchezi (2021) propõem um procedimento metodológico em que a leitura compreende três níveis. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona procedimentos metodológicos a suas definições: Primeira coluna: procedimento metodológico 1.Compreensão imediata. 2.Interpretação propriamente dita. 3.Extrapolação e crítica. Segunda coluna: definição (__)Reconhecimento da modalidade de linguagem constituída a partir de intencionalidades mais explícitas, identificação do gênero a que o texto pertence. (__)Análise das relações possíveis entre os elementos que compõem o texto, relação dos elementos do texto com os dados do universo do leitor, verificação dos processos discursivos utilizados. (__)Posicionamento do sujeito leitor perante o texto, a partir das interpretações realizadas; apreciação crítica do texto e dos propósitos que presidiram a sua concepção. Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: ✂️ a) 2 - 3 - 1. ✂️ b) 1 - 2 - 3. ✂️ c) 1 - 3 - 2. ✂️ d) 3 - 2 - 1. ✂️ e) 2 - 1 - 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 451Q1015524 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Ao longo de algumas décadas, estudiosos têm conduzido investigações acerca do processo de aprendizado de língua de sinais por crianças com surdez. Uma das etapas desse processo de aquisição é a: ✂️ a) primeira fase, que é o período inicial que se assemelha ao balbucio das crianças ouvintes ✂️ b) segunda fase, quando a criança surda começa a produzir frases de duas palavras ✂️ c) terceira fase, em que a criança surda começa a nomear as coisas ✂️ d) quarta fase, em que a criança começa a produzir sequências de gestos que se assemelham aos sinais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 452Q1014004 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024A Declaração de Salamanca, elaborada em assembleia em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, representa ✂️ a) a aliança entre países cujo sistema educacional possui harmonia com os princípios pedagógicos freireanos de educar para libertar as gerações mais novas de um sistema educacional “bancário”, uma vez que o educador recebeu o título “honoris causa” de várias universidades internacionais. ✂️ b) o compromisso para com a “Educação para Todos”, reconhecendo a necessidade e a urgência do providenciamento de educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino. ✂️ c) o reconhecimento de que haverá unificação linguística entre surdos de modo a constituir um comunidade sinalizadora global apta a participar de conferências internacionais e implementar lideranças locais para o cumprimento de leis, decretos e normas jurídicas de inclusão e acessibilidade. ✂️ d) a implementação de um sistema escolar e acadêmico de promoção compulsória que permita às pessoas com deficiência, incluindo pessoas sinalizantes, usufruir de nivelamento social, intelectual e trabalhista com uma sociedade neurotípica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 453Q1015293 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com a Declaração de Salamanca, em sua Linha de Ação em nível nacional, está disposta a seguinte orientação: ✂️ a) Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas ✂️ b) Devido às necessidades particulares de comunicação dos surdos e das pessoas surdas/cegas, a educação deles pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou classes especiais e unidades em escolas regulares. ✂️ c) A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. ✂️ d) Para a implementação da inclusão, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. ✂️ e) A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 454Q1013782 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023A LEI Nº 10.436 DE 24 DE ABRIL DE 2002, dispõe sobre a: ✂️ a) Educação bilíngue para surdos. ✂️ b) Língua Brasileira de sinais. ✂️ c) Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. ✂️ d) Regulamenta a profissão do professor bilíngue Libras/Língua portuguesa. ✂️ e) NDA. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 455Q1015831 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024Durante a Idade Moderna, estudiosos relatam que os surdos enfrentaram tratamentos cruéis e preconceituosos em diferentes culturas. Por exemplo, em Esparta, eram “jogados em abismos”, enquanto em Atenas eram “deixados nas praças públicas ou arenas à míngua”. Os gregos e romanos negavam-lhes educação e direitos. No entanto, no Egito, os surdos eram considerados semideuses, autorizados a se comunicar apenas com os deuses. Sobre o tema, quem afirmou que os surdos eram doutrináveis e defendeu o uso de imagens para ensiná-los? ✂️ a) Hipócrates. ✂️ b) Aristóteles. ✂️ c) Gerolamo Cardano. ✂️ d) Galeno. ✂️ e) Platão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 456Q1016097 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024Em relação às práticas pedagógicas específicas para o ensino bilíngue (Libras-Português) no contexto educacional de alunos surdos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os desafios para garantir a aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua, considerando a complexidade do processo de alfabetização em uma língua de modalidade oral-auditiva. ✂️ a) O maior obstáculo está na ausência de um ensino focado na oralidade do Português, o que impede que os alunos surdos tenham acesso pleno à estrutura da língua majoritária e, consequentemente, limitem seu desenvolvimento linguístico e sua inclusão social. ✂️ b) O principal desafio reside na transposição da estrutura gramatical da Libras para o Português escrito, visto que a Libras é uma língua visual-espacial e o Português é uma língua oral-auditiva, demandando estratégias pedagógicas que respeitem as diferenças entre essas modalidades, com práticas que valorizem o ensino da escrita a partir do uso da língua de sinais como base. ✂️ c) Um dos principais desafios é a falta de recursos visuais adequados, como vídeos e materiais pedagógicos em Libras, que dificulta o aprendizado do Português escrito, uma vez que as práticas pedagógicas tradicionais se baseiam em métodos oralistas, sem contemplar adequadamente a Língua Brasileira de Sinais. ✂️ d) O maior desafio está na resistência por partedas escolas em implementar práticas pedagógicas bilíngues efetivas, com a maioria dos profissionais priorizando a adaptação ao Português em detrimento da Libras, além disso, ainda não há políticas públicas suficientes que subsidiem o ensino bilíngue no Brasil. ✂️ e) O processo de alfabetização em Língua Portuguesa é dificultado pela sobrecarga cognitiva, uma vez que o aluno surdo precisa aprender duas línguas ao mesmo tempo, sem que haja uma distinção clara entre o momento de aprendizagem da Libras como primeira língua e o momento de aquisição do Português, comprometendo seu desenvolvimento em ambas as línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 457Q1015075 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019No que diz respeito às questões éticas, a Lei nº.12.319/2010 estabelece que o intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial: ✂️ a) pela neutralidade quanto a sua postura política, ideológica e social. ✂️ b) pela atuação livre no que diz respeito às suas escolhas. ✂️ c) pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 458Q1015332 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022Considerando os conceitos de cultura e identidade surda, julgue os itens a seguir. I O movimento pela identidade surda tem promovido espaços igualitários para o povo surdo, procurando respeitar suas identidades. II O termo “surdo” identifica a formação de um grupo com características linguísticas, cognitivas e culturais específicas. III A busca por uma identidade surda consiste em um movimento político de pessoas surdas em relação ao uso da língua de sinais e ao direito à utilização de implante coclear. IV Na manifestação da cultura, o orgulho de ter identidade surda é um ato político. V A identidade surda está associada à legitimação da diferença linguística e cultural de um grupo. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I, II, III e V. ✂️ c) I, II, IV e V. ✂️ d) I, III, IV e V. ✂️ e) II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 459Q1014056 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024Julgue o item a seguir.Em Libras, os classificadores são sinais utilizados apenas para indicar o tamanho de objetos ou pessoas, não sendo empregados para outros propósitos na conversação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 460Q1015339 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022De acordo com o Decreto nº 5.626/05, a formação docente de Libras dar-se-á por meio de curso de graduação de ✂️ a) Licenciatura em Letras. ✂️ b) Bacharelado em Letras/Libras. ✂️ c) Fonoaudiologia com especialização em Libras. ✂️ d) Licenciatura em Letras/Libras ou Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
441Q1015493 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023Fazem parte de conduta socialmente adequada no ambiente de trabalho, EXCETO: ✂️ a) Utilizar a internet para questões profissionais, evitando o uso de caráter pessoal no decorrer do expediente. ✂️ b) Evitar usar o telefone celular particular no ambiente de trabalho. ✂️ c) Contar piadas o tempo inteiro, sair do seu posto de trabalho com frequência e tratar os colegas com intimidade. ✂️ d) Tratar com respeito a todos, procurando ouvi-los e, quando necessário, orientá-los em suas solicitações. ✂️ e) Vestir-se com discrição, adequadamente à situação e ao local. As roupas de trabalho devem ser discretas e limpas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
442Q1015495 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023As necessidades especiais dos alunos atendidas no âmbito da escola regular requerem que os sistemas educacionais se modifiquem e se organizem para constituir uma real escola para todos. O projeto pedagógico da escola deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os seguintes aspectos: I. A atitude favorável da escola à diversificação e à flexibilização do processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos. II. A adoção de currículos complexos e de propostas curriculares homogeneizadoras e uniformes. III. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação. Está(ão) CORRETO(S): ✂️ a) Somente os itens I e II. ✂️ b) Somente os itens I e III. ✂️ c) Somente os itens II e III. ✂️ d) Nenhum dos itens. ✂️ e) Todos os itens. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
443Q1016011 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018No que diz respeito à história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é correto afirmar que ✂️ a) Laurent Clerc se tornou uma figura importante no desenvolvimento da Língua de Sinais Americana, que foi influenciada pela Língua de Sinais Francesa. ✂️ b) o primeiro americano a interessar-se pela educação de surdos foi Laurent Clerc que viajou à Europa para aprender sobre o assunto. ✂️ c) a primeira escola pública para surdos no Estados Unidos teve influência das técnicas oralistas de ensino desenvolvidas na Inglaterra por Thomas Braidwood. ✂️ d) em 1817, a primeira escola pública no país para educação de Surdos foi inaugurada nos Estados Unidos e nela era proibido o uso da língua de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
444Q1015503 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023Qual é o principal argumento utilizado pelos defensores da educação bilíngue para surdos? ✂️ a) A Libras é mais fácil de aprender do que a Língua Portuguesa. ✂️ b) A educação bilíngue é mais barata do que a educação oralista. ✂️ c) A Libras é a língua natural dos surdos e deve ser valorizada. ✂️ d) A educação bilíngue é mais eficaz do que a educação oralista e inclusão. ✂️ e) A educação bilíngue é mais inclusiva do que a educação oralista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
445Q1016016 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Os diferentes olhares sobre o povo surdo na história, revelam, como explicou Karin Strobel (2008), diferentes representações sobre os sujeitos surdos. Dentre essas representações, há aquela em que os surdos são narrados como sujeitos com experiências visuais, com identidades múltiplas e multifacetadas; a educação de surdos deve considerar a diferença do povo surdo; e a língua de sinais é considerada como manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Essa representação é comum ao que a autora chama de ✂️ a) despertar cultural. ✂️ b) história cultural. ✂️ c) historicismo. ✂️ d) história camuflada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
446Q1014482 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, é considerada um grande marco na história dos surdos no Brasil. Em relação a essa Lei, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Fica estabelecido que a partir do sancionamento dessa Lei, deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, o acesso das pessoas surdas do Brasil à educação oral, de forma a equiparar as possibilidades vivenciadas pelas pessoas ouvintes. ✂️ b) Reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como meio de comunicação e expressão das pessoas surdas do Brasil. ✂️ c) Reconhece a Oralização, como meio de expressão e comunicação das pessoas surdas do Brasil. ✂️ d) Reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como segunda língua das pessoas surdas do Brasil, garantindo o direito de aprender o português oral como primeira língua e a Libras como segunda língua. ✂️ e) Fica estabelecido que a partir do sancionamento dessa Lei, o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão da disciplina de língua bimodal, nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior. Como garantia da efetivação de um ensino oral, que priorize a inclusão dos sujeitos surdos na sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
447Q1014483 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024Como forma de garantir uma educação de qualidade para todos os alunos pautado em uma política de inclusão educacional para surdos, o Decreto presidencial nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, estabelece critérios para a inclusão da disciplina de Libras como disciplina curricular obrigatória. Assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) [...] em todos os cursos de graduação de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ b) [...] nos cursos de atendimento público, como, formação de professores e de assistência social, além dos cursos voltado a saúde, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ c) [...] nos cursos de ensino e extensão, promovidos por instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ d) [...] nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
448Q1014484 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024O profissional tradutor intérprete de Libras exerce um importante papel na vida dos surdos. Fica a cargo desse profissional a minimização das barreiras linguísticas impostas por uma sociedade majoritariamente ouvinte. Para tanto, com base no Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2015, e a formação do Tradutor e Intérprete de Libras – Língua Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso básicos de Libras, promovidos pelas associações de surdos. ✂️ b) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa. ✂️ c) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve ser garantido pela Organização das Nações Unidas – ONU, de forma a viabilizar a inclusão dos surdos nos espaços públicos. ✂️ d) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de projetos de comunicação efetiva com a Comunidade Surda do Brasil, a fim de conhecer seus anseios. ✂️ e) A formação do Tradutor e Intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior em Licenciatura em Letras Libras e/ou Pedagogia Bilíngue. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
449Q988117 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Recursos didáticos são essenciais para facilitar a aprendizagem de alunos surdos, uma vez que permitem a acessibilidade e a compreensão dos conteúdos de forma visual e tátil. Qual dos seguintes recursos é utilizado para permitir aos alunos surdos explorar e compreender conceitos de forma prática e tangível? ✂️ a) legendas em vídeos; ✂️ b) tradução para Língua de Sinais (LIBRAS); ✂️ c) modelos tridimensionais; ✂️ d) ampliadores de tela; ✂️ e) softwares de reconhecimento de voz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
450Q1014237 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023Um dos objetivos da exploração de textos sinalizados ou escritos em sinais é desenvolver a compreensão leitora. Nesse sentido, Borgatto, Bertin e Marchezi (2021) propõem um procedimento metodológico em que a leitura compreende três níveis. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona procedimentos metodológicos a suas definições: Primeira coluna: procedimento metodológico 1.Compreensão imediata. 2.Interpretação propriamente dita. 3.Extrapolação e crítica. Segunda coluna: definição (__)Reconhecimento da modalidade de linguagem constituída a partir de intencionalidades mais explícitas, identificação do gênero a que o texto pertence. (__)Análise das relações possíveis entre os elementos que compõem o texto, relação dos elementos do texto com os dados do universo do leitor, verificação dos processos discursivos utilizados. (__)Posicionamento do sujeito leitor perante o texto, a partir das interpretações realizadas; apreciação crítica do texto e dos propósitos que presidiram a sua concepção. Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: ✂️ a) 2 - 3 - 1. ✂️ b) 1 - 2 - 3. ✂️ c) 1 - 3 - 2. ✂️ d) 3 - 2 - 1. ✂️ e) 2 - 1 - 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
451Q1015524 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Ao longo de algumas décadas, estudiosos têm conduzido investigações acerca do processo de aprendizado de língua de sinais por crianças com surdez. Uma das etapas desse processo de aquisição é a: ✂️ a) primeira fase, que é o período inicial que se assemelha ao balbucio das crianças ouvintes ✂️ b) segunda fase, quando a criança surda começa a produzir frases de duas palavras ✂️ c) terceira fase, em que a criança surda começa a nomear as coisas ✂️ d) quarta fase, em que a criança começa a produzir sequências de gestos que se assemelham aos sinais Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
452Q1014004 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024A Declaração de Salamanca, elaborada em assembleia em Salamanca, Espanha, entre 7 e 10 de junho de 1994, representa ✂️ a) a aliança entre países cujo sistema educacional possui harmonia com os princípios pedagógicos freireanos de educar para libertar as gerações mais novas de um sistema educacional “bancário”, uma vez que o educador recebeu o título “honoris causa” de várias universidades internacionais. ✂️ b) o compromisso para com a “Educação para Todos”, reconhecendo a necessidade e a urgência do providenciamento de educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino. ✂️ c) o reconhecimento de que haverá unificação linguística entre surdos de modo a constituir um comunidade sinalizadora global apta a participar de conferências internacionais e implementar lideranças locais para o cumprimento de leis, decretos e normas jurídicas de inclusão e acessibilidade. ✂️ d) a implementação de um sistema escolar e acadêmico de promoção compulsória que permita às pessoas com deficiência, incluindo pessoas sinalizantes, usufruir de nivelamento social, intelectual e trabalhista com uma sociedade neurotípica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
453Q1015293 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com a Declaração de Salamanca, em sua Linha de Ação em nível nacional, está disposta a seguinte orientação: ✂️ a) Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas ✂️ b) Devido às necessidades particulares de comunicação dos surdos e das pessoas surdas/cegas, a educação deles pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou classes especiais e unidades em escolas regulares. ✂️ c) A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. ✂️ d) Para a implementação da inclusão, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. ✂️ e) A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
454Q1013782 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023A LEI Nº 10.436 DE 24 DE ABRIL DE 2002, dispõe sobre a: ✂️ a) Educação bilíngue para surdos. ✂️ b) Língua Brasileira de sinais. ✂️ c) Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. ✂️ d) Regulamenta a profissão do professor bilíngue Libras/Língua portuguesa. ✂️ e) NDA. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
455Q1015831 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024Durante a Idade Moderna, estudiosos relatam que os surdos enfrentaram tratamentos cruéis e preconceituosos em diferentes culturas. Por exemplo, em Esparta, eram “jogados em abismos”, enquanto em Atenas eram “deixados nas praças públicas ou arenas à míngua”. Os gregos e romanos negavam-lhes educação e direitos. No entanto, no Egito, os surdos eram considerados semideuses, autorizados a se comunicar apenas com os deuses. Sobre o tema, quem afirmou que os surdos eram doutrináveis e defendeu o uso de imagens para ensiná-los? ✂️ a) Hipócrates. ✂️ b) Aristóteles. ✂️ c) Gerolamo Cardano. ✂️ d) Galeno. ✂️ e) Platão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
456Q1016097 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024Em relação às práticas pedagógicas específicas para o ensino bilíngue (Libras-Português) no contexto educacional de alunos surdos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os desafios para garantir a aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua, considerando a complexidade do processo de alfabetização em uma língua de modalidade oral-auditiva. ✂️ a) O maior obstáculo está na ausência de um ensino focado na oralidade do Português, o que impede que os alunos surdos tenham acesso pleno à estrutura da língua majoritária e, consequentemente, limitem seu desenvolvimento linguístico e sua inclusão social. ✂️ b) O principal desafio reside na transposição da estrutura gramatical da Libras para o Português escrito, visto que a Libras é uma língua visual-espacial e o Português é uma língua oral-auditiva, demandando estratégias pedagógicas que respeitem as diferenças entre essas modalidades, com práticas que valorizem o ensino da escrita a partir do uso da língua de sinais como base. ✂️ c) Um dos principais desafios é a falta de recursos visuais adequados, como vídeos e materiais pedagógicos em Libras, que dificulta o aprendizado do Português escrito, uma vez que as práticas pedagógicas tradicionais se baseiam em métodos oralistas, sem contemplar adequadamente a Língua Brasileira de Sinais. ✂️ d) O maior desafio está na resistência por partedas escolas em implementar práticas pedagógicas bilíngues efetivas, com a maioria dos profissionais priorizando a adaptação ao Português em detrimento da Libras, além disso, ainda não há políticas públicas suficientes que subsidiem o ensino bilíngue no Brasil. ✂️ e) O processo de alfabetização em Língua Portuguesa é dificultado pela sobrecarga cognitiva, uma vez que o aluno surdo precisa aprender duas línguas ao mesmo tempo, sem que haja uma distinção clara entre o momento de aprendizagem da Libras como primeira língua e o momento de aquisição do Português, comprometendo seu desenvolvimento em ambas as línguas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
457Q1015075 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019No que diz respeito às questões éticas, a Lei nº.12.319/2010 estabelece que o intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial: ✂️ a) pela neutralidade quanto a sua postura política, ideológica e social. ✂️ b) pela atuação livre no que diz respeito às suas escolhas. ✂️ c) pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir. ✂️ d) Nenhuma das alternativas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
458Q1015332 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022Considerando os conceitos de cultura e identidade surda, julgue os itens a seguir. I O movimento pela identidade surda tem promovido espaços igualitários para o povo surdo, procurando respeitar suas identidades. II O termo “surdo” identifica a formação de um grupo com características linguísticas, cognitivas e culturais específicas. III A busca por uma identidade surda consiste em um movimento político de pessoas surdas em relação ao uso da língua de sinais e ao direito à utilização de implante coclear. IV Na manifestação da cultura, o orgulho de ter identidade surda é um ato político. V A identidade surda está associada à legitimação da diferença linguística e cultural de um grupo. Estão certos apenas os itens ✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) I, II, III e V. ✂️ c) I, II, IV e V. ✂️ d) I, III, IV e V. ✂️ e) II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
459Q1014056 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024Julgue o item a seguir.Em Libras, os classificadores são sinais utilizados apenas para indicar o tamanho de objetos ou pessoas, não sendo empregados para outros propósitos na conversação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
460Q1015339 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022De acordo com o Decreto nº 5.626/05, a formação docente de Libras dar-se-á por meio de curso de graduação de ✂️ a) Licenciatura em Letras. ✂️ b) Bacharelado em Letras/Libras. ✂️ c) Fonoaudiologia com especialização em Libras. ✂️ d) Licenciatura em Letras/Libras ou Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro