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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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501Q1014950 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagens de Sinais, IFMT, IFMT, 2019

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas acerca da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

( ) A Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão.

( ) O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.

( ) A Libras substituirá a Língua Portuguesa na modalidade escrita, garantindo a produção dos sinalizantes em Libras.

( ) As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.

( ) Entende-se como Libras a forma de comunicação e expressão, com estrutura gramatical e dependente da Língua Portuguesa, oriunda de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

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502Q1013671 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

De acordo com Skliar (2010), OUVINTISMO:
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503Q1013927 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Leia a citação a seguir
A história dos surdos, contada pelos não-surdos, é mais ou menos assim: primeiramente os surdos foram “descobertos” pelos ouvintes, depois eles foram isolados da sociedade para serem “educados” e afinal conseguirem ser como os ouvintes; quando não mais se pôde isola-los, porque eles começaram a formar grupos que se fortaleciam, tentou-se dispersá-los, para que não criassem guetos (SÁ, 2004, p. 3).

SÁ, Nídia Regina Limeira de. Os Estudos Surdos. 2004.

O trecho retrata um período da história da educação de surdos denominado (assinale a alternativa correta):
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504Q1014442 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

A tecnologia tem evoluído e os dispositivos voltados à reabilitação auditiva também têm acompanhado essa evolução. No que diz respeito aos aspectos clínicos relacionados à surdez e à reabilitação auditiva, dadas as afirmativas,

I. Hoje em dia, os aparelhos de implante coclear podem ser recomendados para qualquer pessoa que apresente perda auditiva profunda bilateral.
II. Fatores como a idade, o grau e o tipo da perda auditiva são determinantes para o tipo de reabilitação a ser conduzida.
III. Apesar dos avanços tecnológicos, o implante coclear não representa uma cura para a surdez.
IV. Dada a dificuldade de acesso e resposta a uma reabilitação auditiva de qualidade, a maior parte das pessoas surdas no Brasil são usuárias da Libras, conforme pesquisa do IBGE. Por esse motivo, é necessária uma política que promova essa língua.
V. Para perdas profundas, pré-linguísticas e bilaterais, recomenda-se o Aparelho de Amplificação Sonora Individual.

verifica-se que estão corretas apenas
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505Q1018798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Skliar (1998) explica, em seu texto, que é hábito definir a comunidade de surdos como uma minoria linguística. Segundo o autor, essa descrição baseia-se no fato de que a língua de sinais (o autor utilizou o termo linguagem) é utilizada por um grupo
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506Q1013937 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. O Congresso internacional de educadores surdos na cidade de Milão, na Itália, em 1880, foi a maior derrota do oralismo puro e uma das maiores vitórias da história para a comunidade surda.
II. O Congresso de Milão de 1880 foi organizado, patrocinado e conduzido por muitos especialistas ouvintistas, com maioria contrária ao oralismo puro.

Marque a alternativa CORRETA:
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507Q1015223 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

O professor de surdos deve saber e utilizar muito bem a língua de sinais, mas isso:
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508Q1013698 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023

A história da educação dos surdos se divide em três abordagens educacionais. A primeira defende o tratamento da deficiência auditiva com o acompanhamento fonoaudiólogo e se opõe ao uso da língua de sinais. A segunda não leva em consideração o meio pelo qual a pessoa surda irá se comunicar e utiliza-se do português sinalizado. A terceira se preocupa com a aquisição da Libras como primeira língua e defende que a língua de sinais deve ser a língua de instrução, sendo a língua portuguesa, sua segunda língua. Essas abordagens, respectivamente, são denominadas:
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509Q1015236 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

De acordo com a lei que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, a União, diretamente ou por intermédio de credenciadas, promoverá anualmente o exame Prolibras.
A banca examinadora do exame de proficiência em Tradução e Interpretação de LIBRAS - Língua Portuguesa deve ser constituída por:
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510Q1013449 | Libras, Educação dos Surdos, Língua Portuguesa Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre a história da Educação de surdos nos Estados Unidos, é CORRETO afirmar.
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511Q1013705 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023

Uma criança ouvinte cresceu em uma família de surdos com quem adquiriu a Libras de forma espontânea, além disso, conviveu com pessoas ouvintes que falavam a língua portuguesa. Mais tarde, teve a oportunidade de aprender inglês e a língua de sinais americana (ASL). Nesse caso, a Libras e a língua portuguesa constituem suas primeiras línguas (L1), enquanto o Inglês e a ASL são consideradas sua segunda língua (L2). Essa pessoa é considerada bilíngue:
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512Q1015500 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Em que país foi fundada a primeira instituição de ensino destinada especificamente a surdos, inaugurando uma nova perspectiva educacional para essa comunidade, que até então era largamente negligenciada?
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513Q1014733 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Do atendimento educacional para pessoas com surdez, analise as assertivas sobre as tecnologias na educação inclusiva e marque a alternativa correta:

I - A tecnologia está desempenhando papel cada vez mais importante na educação de alunos surdos e com deficiência auditiva.

II - O uso de laptops, celulares e tablets ampliam o acesso ao conhecimento e favorecem melhorias nos processos educacionais e sociais de alunos surdos.

lll - O uso de softwares e o acesso a Internet devem ser evitados para atender as necessidades educacionais e de aprendizagem de alunos surdos.

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514Q1014481 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

Com advento da Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, a profissão do tradutor e intérprete de Libras foi reconhecida. Este documento se configura em um grande marco para estes profissionais. Atualmente, o tradutor e intérprete de Libras é figura garantida nas escolas pautadas por uma política de inclusão de alunos surdos. Diante disso, assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE o papel do tradutor e intérprete na educação inclusiva.
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515Q1013461 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021

Analise o excerto, a seguir, e marque a alternativa que apresenta a metodologia a qual a autora está se referindo:
“[...] contrapõe-se ao modelo oralista porque considera o canal viso gestual de fundamental importância para a aquisição de linguagem da pessoa surda. E contrapõe-se à comunicação total porque defende um espaço efetivo para a língua de sinais no trabalho educacional; por isso advoga que cada uma das línguas apresentadas ao surdo mantenha suas características próprias e que não se ‘misture’ uma com a outra”. (LACERDA, 1998, p.10).
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516Q1013463 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021

Leia o excerto abaixo e marque a alterativa em que estão representadas a Educação e a Escola defendidas no documento “Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue - Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa” publicado pelo MEC em 2014.
“[...] envolve a criação de ambientes linguísticos para a aquisição da Libras como primeira língua (L1) por crianças surdas, no tempo de desenvolvimento linguístico esperado e similar ao das crianças ouvintes, e a aquisição do português como segunda língua (L2). [...] é regular, em Libras, integra as línguas envolvidas em seu currículo e não faz parte do atendimento educacional especializado. O objetivo é garantir a aquisição e a aprendizagem das línguas envolvidas como condição necessária à educação do surdo, construindo sua identidade linguística e cultural em Libras e concluir a educação básica em situação de igualdade com as crianças ouvintes e falantes do português” (BRASIL, 2014, p. 6).
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517Q1014232 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Para garantir a inclusão do aluno com deficiência nas escolas, os sistemas de ensino, ao organizar a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, devem disponibilizar as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras e ______________, bem como de monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:

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518Q1013977 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Pessoas surdas que vivem na diáspora muitas vezes enfrentam desafios únicos em relação à sua identidade. Elas podem se sentir divididas entre a cultura e língua surda de sua comunidade de origem e a cultura e língua predominantes do local em que vivem. A diáspora surda pode resultar em uma experiência de deslocamento e uma necessidade de adaptação às normas e expectativas culturais diferentes.

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519Q1013727 | Libras, Educação dos Surdos, Letras PortugêsLibras, IFPR, UFPR, 2023

Em abril de 2002, com a aprovação da Lei Federal n.º 10.436, houve o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e, consequentemente, a figura do profissional tradutor-intérprete de Libras ganhou espaço no cenário educacional brasileiro, intensificando a necessidade da formação desse profissional. Assinale a alternativa correta quanto à sua história e à(s) sua(s) função(ções).
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520Q1014496 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Ao promover um ambiente de aprendizagem inclusivo é vital que todos os alunos surdos e ouvintes, se sintam confortáveis para interagir e participar das atividades na sala de aula.
Em uma sala de aula inclusiva com estudantes surdos e ouvintes, qual seria a melhor estratégia para promover a interação entre eles?
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