Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q1013731 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Na educação básica, as escolas podem se tornar bilíngues ou acabarem recebendo os alunos surdos, mesmo não sendo escolas bilíngues (Libras e língua portuguesa). Em contextos nos quais o espaço escolar é compartilhado entre alunos surdos e ouvintes, as escolas irão contar com professores, tradutores e intérpretes de Libras e língua portuguesa. Entre os professores, há possibilidade de haver professores surdos e professores ouvintes. Com base nessa premissa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

582Q1015017 | Libras, Educação dos Surdos, Agente Educacional, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

O intérprete de libras educacional precisa conhecer a história da educação de surdos para situar sua prática e avaliar como suas decisões interpretativas afetam o modelo de educação estabelecido na instituição de trabalho. As teorias educacionais para o ensino de surdos em ordem cronológica são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

583Q1015023 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpretes de Libras, Prefeitura de Vilhena RO, IBADE, 2019

Segundo a Lei 12.319/2010, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, em seu artigo 6º dispõe sobre as atribuições do tradutor/intérprete no exercício de suas competências, sendo elas:
I - efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa. II - interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa e Língua Inglesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares. III - atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos. IV - atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas; e prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q1015541 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

Em relação à História dos surdos no mundo é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q1015032 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Sinais, Prefeitura de Betim MG, AOCP, 2020

As pessoas surdas definem-se em termos culturais e linguísticos. Sendo assim, em relação à cultura surda, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q1014524 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O aluno surdo tem direito à educação e a evolução da inclusão escolar apresenta um papel significativo para o alcance desse direito pleno, com enfoque especial ao papel do intérprete como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Sobre o assunto, assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

587Q1013245 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

A questão cultural do surdo na construção de sua cidadania envolve questões como as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q1013763 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

A Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados.
Assinale a opção que, segundo a Lei nº 10.436/2002, apresenta o melhor entendimento sobre a Língua Brasileira de Sinais como forma de comunicação e expressão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q1018371 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, com os seguintes objetivos:
(__)Proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura.
(__)Garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades surdas e não surdas.
(__)Fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Brasileira de Sinais.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q1014277 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Acerca da Pedagogia Surda, analise as afirmativas a seguir.

I. Requer a presença do professor ouvinte que tenha no mínimo Libras intermediária, na instituição, para a consagração de sua cultura e aquisição de língua.

II. Defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em Libras por professores surdos e / ou por professores ouvintes com intérprete de Libras desde a Educação Infantil.

III. É a metodologia desejada pautada em torno da constituição da subjetividade do jeito surdo de ser, ou seja, da construção de sua verdadeira identidade.

IV. É uma metodologia que atende de maneira satisfatória às especificidades do surdo, de forma a considerar todos os aspectos culturais, sociais, linguísticos e educacionais desse sujeito.

V. Tem as ações pautadas em elementos linguísticos e culturais, com ferramentas e práticas, ressaltando a importância de práticas visuais.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

591Q1013769 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023

Quanto a Lei Nº 12.319, de 1º de setembro de 20101 , que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras é CORRETO afirmar:


1 Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em 13 de junho de 2023.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q1015817 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

De que forma ocorre a aquisição da língua de sinais pelo sujeito surdo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q1015310 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

O ensino de Libras como primeira língua para alunos surdos compreende o desenvolvimento de duas habilidades, expressar-se em Libras e compreender em Libras, que permitem ao aluno surdo expor suas ideias e opiniões por meio de sua língua visuo-espacial. O trabalho com a habilidade de compreender em Libras, contemplando os diversos gêneros discursivos implicados na comunicação gestual, pode ser realizado nas aulas de Libras para alunos surdos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q1015826 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Considerando que o desenvolvimento de habilidades metacognitivas possibilita odomínio linguístico e a comunicação fluente entre as pessoas, quanto à alfabetização de crianças surdas, assinale a alternativa que apresenta o método de ensino mais adequado e sua respectiva descrição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q1018899 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre a História da Educação de surdos na Idade Moderna é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q1013781 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2023

Trata-se de informação compatível com a Língua Brasileira de Sinais (Libras):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

597Q1017365 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de LibrasLíngua Portuguesa, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

A evolução das metodologias de ensino para pessoas com surdez inclui figuras históricas importantes. Assim,avalie as proposições:
I.Pedro Ponce de Leon desenvolveu uma metodologia que incluía datilologia, escrita e oralização.
II.Alexander Graham Bell foi um defensor da língua de sinais no Congresso Internacional de Educadores de Surdos em 1880.
III.Thomas Hopkins Gallaudet fundou a primeira escola permanente para alunos com surdez nos EUA.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q1015318 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

A família de um estudante com transtorno do espectro autismo, não verbal, matriculado na rede pública de ensino, solicitou um intérprete de LIBRAS – língua portuguesa para acompanhar e mediar sua comunicação com os demais atores da escola.
Nesse caso, a referida solicitação encontra amparo no princípio da educação inclusiva segundo o qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q1014556 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

Ao analisar a contextualização histórica da educação de surdos, é possível encontrar alguns marcos históricos. Analise cada enunciado e assinale, na sequência, a alternativa correspondente.
I – Antiguidade - na Grécia antiga, a sociedade acreditava que os surdos tinham alguma deficiência mental e, por isso, não tinham direitos legais e, em muitas situações, eram condenados à morte;
II - Idade Contemporânea: nessa época, Ponce de Léon construiu um trabalho para a educação de surdos, servindo de referência para outros educadores que vieram depois. Ele utilizava em sua metodologia basicamente a datilologia, a escrita e a oralização;
III - Congresso de Milão: marca a institucionalização do uso da língua de sinais no mundo inteiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q1015324 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

A história da educação de surdos é marcada por uma série de mudanças nas metodologias de ensino e pela variedade de propostas apresentadas, algumas que se embasam em fatores clínicos, outras em fatores linguísticos. Considerando o exposto, assinale a opção em que são apresentadas as filosofias de ensino que representam as alterações educacionais vivenciadas pelos surdos no decorrer dos últimos anos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.