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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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61Q1015307 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

Na educação inclusiva para surdos é importante
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62Q1014562 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

De acordo com as diretrizes da educação bilíngue para surdos, estabelecidas pelo Decreto nº 5.626/2005 e reforçadas por políticas educacionais recentes, a Libras deve ser:
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63Q1015419 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Uma aluna perdeu parte significativa da audição com o passar dos anos, faz uso de um aparelho de amplificação sonora para auxiliar na audição e utiliza a Libras como meio de comunicação. A nomenclatura correta para fazer referência a tal aluna é:
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64Q1014486 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

A comunidade surda do Brasil vem desenvolvendo várias atividades em promoção a língua, identidade e cultura dos surdos. Nesse sentido de acordo com a cultura surda é CORRETO AFIRMAR que:
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65Q1014276 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

A oficialização da Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão por meio da Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que evidenciou mudanças significativas na visibilidade das articulações do movimento surdo com as instâncias governamentais.

São itens tratados no Decreto nº 5.626/2005, exceto:

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66Q1013572 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Com relação à Educação bilingue para surdos, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) nas Verdadeiras e (F) nas Falsas.

( ) Educação bilíngue envolve, pelo menos, duas línguas no contexto educacional.
( ) Nas escolas bilíngues para surdos, a língua de instrução é a língua portuguesa, e a de sinais é ensinada como 2ª língua.
( ) No caso do aluno surdo, a educação bilíngue vai apresentar diferentes contextos, dependendo das ações de cada munícipio e de cada estado brasileiro.
( ) Libras é língua de instrução, e o português é ensinado como primeira língua nas salas de aula das turmas das séries iniciais do ensino fundamental.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
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67Q1018907 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre cultura e identidades surdas é correto afirmar:
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68Q1013589 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

A literatura se manifesta nas comunidades de surdos
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69Q1014748 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

O ensino de libras no AEE constitui um momento didático-pedagógico para os alunos com surdez incluídos na escola comum.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o responsável pela realização desse trabalho, de acordo com Damázio (2007).
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70Q1015517 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

As línguas de sinais não são universais, ou seja, cada país tem a sua própria língua de sinais, por exemplo, a Língua de Sinais Britânica (BSL), a Língua de Sinais Americana (ASL) e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). É fundamental para a aquisição da linguagem pelos surdos o(a):
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71Q1015263 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

O aluno surdo que ingressou no Ensino Superior é um sujeito que superou barreiras de comunicação, atitudinais, econômicas e sociais. É um sujeito que ao longo de sua escolaridade construiu e apropriou-se de saberes que foram construídos historicamente possibilitando desta forma avanços em sua escolaridade. Neste sentido é correto afirmar:
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72Q1018851 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

Segalla (2010) afirma que palavra tradução não significa apenas um ato mecânico de se traduzir algo da língua-fonte para a língua-alvo, mas sim um conceito amplo e profundo que envolve aspectos:
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73Q1013502 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Segundo o uso e a difusão da LIBRAS e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo prolibras, pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente. ( ) As instituições federais de ensino devem prover as escolas com professores de LIBRAS ou instrutores surdos para o ensino da língua portuguesa como segunda língua para os surdos, regente de classe com conhecimento da singularidade linguística dos alunos surdos e tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) Ofertar, obrigatoriamente, desde a educação infantil, o ensino da LIBRAS e da Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos e o profissional tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo Prolibras, não pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente.
A sequência correta é
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74Q1014798 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Apesar de a língua de sinais ser considerada a língua natural dos surdos, não basta ser surdo para adquiri-la, ou seja, sua apropriação não é inerente à condição de surdez (Almeida, Santos e Lacerda, 2015). Para o surdo se tornar usuário da Libras, é necessário que
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75Q1014382 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A cultura surda é uma parte importante da identidade das pessoas surdas e está profundamente relacionada ao uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Analise as afirmativas abaixo referente à cultura surda e sua relação com as identidades surdas.

1. A identidade surda é construída principalmente a partir da experiência compartilhada em torno da Libras, que funciona como elemento central de coesão e expressão cultural da comunidade surda.

2. A identidade surda é definida pelo nível de perda auditiva de uma pessoa, independentemente do uso da Libras ou da participação em comunidades surdas.

3. A cultura surda é homogênea; todas as pessoas surdas compartilham as mesmas tradições e práticas culturais, sem variações regionais ou individuais.

4. A comunidade surda no Brasil não rejeita a importância de ter sua própria língua, mesmo assim defende uma integração total por meio da oralização e do uso da língua portuguesa. 5. O reconhecimento da cultura surda ocorre apenas no âmbito educacional, sem impactos relevantes na vida cultural ou política das pessoas surdas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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76Q1013616 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Considerando a competência socioemocional, referindo que o constructo consiste em competências, habilidades e facilitadores emocionais e sociais, relacione as áreas da COLUNA I com suas respectivas características, presentes na COLUNA II.
COLUNA I 1. Intrapessoais 2. Interpessoais 3. Gerenciamento do estresse 4. Adaptabilidade 5. Humor geral
COLUNA II (  ) Empatia, responsabilidade social e relações interpessoais. ( ) Felicidade e otimismo.   (  ) Consciência emocional, assertividade, independência, autoestima e autorrealização. (  ) Flexibilidade e resolução de problemas. (  ) Tolerância ao estresse e controle de impulsos.
Assinale a sequência correta.
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77Q1016212 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

O desenvolvimento bilíngue em crianças surdas envolve a aquisição simultânea ou sequencial de Libras e português, sendo influenciado por fatores familiares, educacionais e sociais. Segundo Quadros (Língua de Sinais Brasileira) e Grosjean (Bilingual: Life and Reality), qual prática pedagógica seria mais eficaz para promover o desenvolvimento bilíngue em crianças surdas?
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78Q1014935 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

A LIBRAS é entendida como língua natural, pois as crianças surdas adquirem-na de maneira espontânea, sem que haja treinamento ou ensino específico. A língua favorece aos surdos a estruturação do pensamento, o acesso ao conhecimento de mundo, a aprendizagem dos conteúdos curriculares. A aprendizagem da língua de sinais deverá efetivar-se nos primeiros anos de vida, pois assim a língua poderá trazer benefícios tanto para os próprios surdos quanto para a dinâmica:
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79Q1013923 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

O Decreto no 5.626/2005 (BRASIL, 2005), que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, propõe o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa, como segunda língua para alunos surdos. O Decreto no 7.611/2011 propõe promover um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente no AEE (Atendimento Educacional Especializado). Se uma criança surda chega à escola sem saber Libras a escola deve (assinale a alternativa correta):

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