Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


622Q1014359 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Sobre educação inclusiva, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q1015642 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.

A Libras é uma língua de sinais que utiliza gestos, movimentos das mãos, expressões faciais e corporais para a comunicação. Diferentemente das línguas orais, a Libras é uma língua visual-espacial e não depende exclusivamente da modalidade oral para a comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

624Q1014372 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

Um grupo de instrutores de Libras está planejando um curso de Libras online para alunos ouvintes e surdos. Eles desejam utilizar as tecnologias de EAD para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e interativo, que sejaeficaz tanto para alunos ouvintes quanto para alunos surdos. No contexto do ensino de Libras via EAD, qual das seguintes estratégias é a mais adequada para os instrutores implementarem a fim de atender às necessidades de todos os alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

625Q1015140 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

Quando se trata de atuação profissional relacionada à comunidade surda, há profissionais que para a pedagogia surda são significativos. A intenção é não fazer uma análise clínica, mas puramente pedagógica e, nesse sentido, para a educação é necessário que...
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q1016167 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

A Língua de Sinais Brasileira (Libras), assim como qualquer outra língua, contém expressões idiomáticas e regionais que podem variar de acordo com o local e o contexto. Esses elementos podem representar desafios tanto para os aprendizes de Libras quanto para os intérpretes, uma vez que a tradução literal muitas vezes não é possível. O que caracteriza uma expressão idiomática na Língua de Sinais Brasileira (Libras)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q1015147 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

Leia o fragmento:

“...é necessário mudar o discurso em circulação no que tange a diversidade humana. Outra alegoria que exclui parecendo elogiar é o estigma da superação. As pessoas surdas, cegas, Down, Martin Bell, cadeirantes, entre tantas outras possibilidades, não são obrigadas, tampouco querem ser exemplos de superação para as demais pessoas. Esse tipo de marketing ultrapassado, não contribui para uma sociedade igualitária. Ser enunciado como sinônimo de superação não é elogio. Afinal, quando o meio não acolhe, não é a pessoa que é “deficiente”, mas o ambiente no qual e com o qual ela precisa interagir é que se faz deficitário. Grosso modo, e isso já deveria ter sido superado nos ambientes escolares, de trabalho e lugares públicos, não é a pessoa que precisa superar os obstáculos, mas os ambientes é que deveriam ser projetados para todos os biotipos.” (GARCIA, 2019, p.08)

O conceito de deficiência apresentado pelo autor é denominado pela socioantropologia como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q1016176 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Com o reconhecimento oficial da Libras, a inclusão de alunos surdos nas escolas regulares passou a ser feita com o apoio de intérpretes e a utilização de materiais acessíveis. Contudo, a Libras ainda enfrenta desafios em relação ao seu papel dentro da educação inclusiva. Qual o papel fundamental de Libras na educação inclusiva de alunos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q1015921 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Em 1880, durante o Congresso, educadores ouvintes de várias partes do mundo, votaram a favor do método oralista e proibiram a utilização da língua de sinais. Mais tarde, o oralismo invadiu a Europa, as escolas demitiram os professores surdos e os alunos surdos, foram obrigados a “normalizar” ou “padronizar” as suas identidades auditivas e serem falantes da língua oral.

De acordo com o texto, assinale a opção CORRETA da localidade onde aconteceu esse Congresso que proibiu o uso da língua de sinais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q1014899 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre cultura e surdez é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q1013627 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

Para Souza (1998), o bilinguismo na educação de surdos praticado no Brasil é incipiente, resultando no monolinguismo, sendo que inúmeras variáveis, elencadas por Souza (2019), contribuem para essa situação.
SOUZA, R. G. Que palavra que te falta? Linguística e educação: considerações epistemológicas a partir da surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998. SOUZA, M. M. M. F. As políticas linguísticas públicas educativas no Brasil e o processo de desconcentração política pós 1988. In: SAVEDRA, M.; PEREIRA, T.; GAIO, L. (Org.) Repertórios plurilíngues em situação de contato. Rio de Janeiro: CRV, 2019. v. 1, p. 74-88.
As variáveis a seguir foram apresentadas como tendo sido citadas por Souza (2019):
I. fortes pressões exercidas sobre os surdos para o domínio do português;
II. falta de uma política linguística dentro da escola que atribua à Libras a qualidade de língua principal para o ensino – o que requereria professores surdos e ouvintes fluentes em Libras;
III. obrigatoriedade, por força da política nacional de inclusão, de que estudantes surdos concluam seus estudos em escolas monolíngues (nas quais todo o ensino é oferecido em língua portuguesa);
IV. contribuição de uma proposta curricular que contemple temas na área de Estudos Surdos para a constituição de identidades surdas mais sólidas.

Estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

632Q1014651 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Sobre os desafios da implementação da educação bilíngue para surdos, marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q1015421 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR 15290 refere-se à acessibilidade em comunicação na televisão e visa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

634Q1014664 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Mirlene Damázio (Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez, 2007) propõe dois momentos didáticos em Libras: o atendimento educacional especializado (AEE) em Libras e o atendimento educacional especializado (AEE) para o ensino de Libras, ambos na escola comum, que constituem momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos e devem ocorrer diariamente, em horário contrário ao das aulas.

Assinale a alternativa que corresponde ao AEE em Libras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q1016205 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A educação bilíngue para surdos é regulamentada por legislações específicas e diretrizes pedagógicas que visam garantir o direito à inclusão e à acessibilidade. Com base em Quadros e Karnopp (2004), bem como na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), qual prática pedagógica estaria mais alinhada aos princípios da educação bilíngue?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q1014159 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A identidade surda é um tema complexo e multifacetado que engloba aspectos culturais, linguísticos e sociais. São elementos fundamentais na construção da identidade surda, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q1014162 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Considerando a importância da Libras como ferramenta de ensino e aprendizagem para surdos, analise as assertivas a seguir:

I. A inclusão de surdos em escolas regulares prevê a presença de intérpretes de Libras em todas as aulas, garantindo o acesso à informação e à comunicação.
II. O ensino bilíngue, com a utilização da Libras e da Língua Portuguesa, é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e do letramento dos alunos surdos.

III. A utilização de recursos visuais como vídeos, imagens e materiais impressos em Libras é crucial para a compreensão do conteúdo por parte dos alunos surdos.

IV. A formação continuada dos professores em Libras e as metodologias de ensino para surdos são essenciais para a efetividade da inclusão e do desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q1014422 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe PE, Instituto Darwin, 2024

Em uma escola pública, a diretora questiona a validade da utilização de intérpretes de Libras nas salas de aula, alegando que o Brasil ainda não reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais. Como intérprete, você deve informá-la sobre a legislação vigente, argumentando de acordo com a Lei Federal nº 10.436/2002, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

639Q1014681 | Libras, Educação dos Surdos, Área de Deficiência Auditiva, Prefeitura de Acreúna GO, Itame, 2024

Qual a formação exigida para ensinar Libras nos anos finais do ensino fundamental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

640Q1016218 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

A Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte atua de forma colaborativa com professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e professores dos componentes curriculares, num trabalho coletivo na realização de práticas inclusivas.
Para garantir o direito de aprendizagem de estudantes com necessidades educativas especiais no que se refere aos surdos/deficientes auditivos, a rede de ensino deve considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.