Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q1014681 | Libras, Educação dos Surdos, Área de Deficiência Auditiva, Prefeitura de Acreúna GO, Itame, 2024

Qual a formação exigida para ensinar Libras nos anos finais do ensino fundamental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

642Q1016218 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

A Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte atua de forma colaborativa com professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e professores dos componentes curriculares, num trabalho coletivo na realização de práticas inclusivas.
Para garantir o direito de aprendizagem de estudantes com necessidades educativas especiais no que se refere aos surdos/deficientes auditivos, a rede de ensino deve considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q1013918 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Viçosa MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

“[....] o surdo constitui sua identidade surda em constante evolução, acompanhando as mudanças do ambiente cultural estabelecido pela sociedade e formando a sua identidade” (Santana; Santana, 2020, p. 1).

Leia o texto a seguir.
Não se pode falar de ___________ sem falar de ___________, pois ambos(as) estão ligados(as): um(a) é o(a) agente, o(a) outro(a) é o(a) reagente. Uma vez que o indivíduo está inserido em grupos sociais, absorvendo voluntária ou involuntariamente informações comportamentais e ideológicas daquele convívio, tem-se, assim, o desenvolvimento ___________, que se dá devido às influências dos meios sociais e experiências pessoais. Com isso, a ___________consiste no conjunto de influências e experiências adquiridas pelo surdo na comunidade surda. Esse conjunto de experiências, especialmente no que se refere ao artefato ___________, dá lugar a uma ___________ de outras identidades, nas quais os surdos podem ser enquadrados.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

645Q1014441 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

As palavras de um léxico de uma língua de sinais são compostas por um número finito de unidades discretas, sem sentido e contrastantes. Morfemas e palavras são compostos por tais unidades, que podem ser recombinadas ou substituídas umas pelas outras para criar novas palavras. Esse tipo de estruturação torna possível acumular um vasto vocabulário e nenhuma outra espécie o possui. Para Stokoe (1960), os membros das categorias principais na configuração de mão, movimento e locação são vistos como equivalentes a um fonema, mas, como na língua falada, pesquisas posteriores mostraram que as características de cada categoria possuem uma organização interna. Uma forma de identificá-las se dá a partir do estabelecimento de pares mínimos. Considerando-se o texto de referência, assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideia de “pares mínimos” no contexto das línguas de sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q1014706 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Umbuzeiro PB, EDUCA, 2025

Sobre os conceitos de cultura e comunidade, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q1014708 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa que explica o que é identidade surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q1013686 | Libras, Educação dos Surdos, Professor II Brailista, Prefeitura de Tupanatinga PE, IGEDUC, 2023

Texto associado.
Julgue o item subsequente.
A história dos povos surdos surge com os professores igualmente surdos que aprenderam de forma autodidata que iniciaram os trabalhos com surdos filhos dos nobres através da evolução da medicina para a cura da surdez e pelas metodologias utilizadas por outros ouvintes na educação dos surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️

651Q1014202 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Para a inclusão de pessoas surdas, o Decreto nº 5.626/2005 propõe a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

652Q1014205 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

As metodologias ativas são métodos de ensino que incentivam o aluno a ter papel mais ativo na sua própria aprendizagem. Nesse sentido, para o ensino de Libras como segunda língua para alunos ouvintes, é necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q1013188 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Considere a Lei Complementar n° 204, de 22 de dezembro de 2009 – que dispõe sobre os profissionais da educação básica e sobre a reorganização do estatuto, plano de carreira, vencimentos e salários do magistério público do município de Araçatuba e dá outras providências.

O Capítulo VIII – da jornada de trabalho, seção 1, inciso V, versa sobre a carga horária do tradutor e intérprete de Libras:

V - tradutor e intérprete de LIBRAS ficam sujeitos à jornada de trabalho docente específica para tradutor/intérprete, composta de __________ horas semanais, sendo __________ horas em atividades com alunos, _________ horas de trabalho pedagógico coletivo – HTPC, na escola em que presta serviço, horas de trabalho de formação contínua – HTFC.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do excerto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q1015750 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

As comunidades surdas foram se constituindo no decorrer do tempo por meio da existência das línguas de sinais que promoviam um meio de comunicação entre surdos, seus familiares e amigos ouvintes. A interpretação de língua de sinais se tornou uma profissão dentro dessas comunidades em uma relação dialógica e interativa.
O início da atuação dos intérpretes de Libras no Brasil ocorreu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q1015751 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Joana, professora de educação básica do ensino fundamental e tradutora / intérprete de Libras-Língua Portuguesa, apresentou currículo para vaga de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa em uma escola particular, no ano de 2020. Porém, a administração escolar não aprovou a contratação, pelo fato de Joana não ter o curso superior de Tradução e Interpretação com habilitação em Libras-Língua Portuguesa. A professora contestou, utilizando, como um de seus argumentos, o Decreto nº 5.626/2005, destacando o Art.18.
Assinale a opção que apresenta o meio de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa que a professora utilizou para argumentar em sua contestação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q1014985 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Gesser (2012) afirma que desempenhar numa língua requer exposição de insumo linguístico em que as características gramaticais sejam contempladas. Com base nisso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O professor deve encorajar os alunos a buscarem decisões legais ou outras maneiras de agir para pensarem em um modo de sinalizar em Libras. II. Focar o aspecto de incorporação dos sinais, por exemplo, há que pensar em técnicas e/ou atividades para promover o uso desse elemento gramatical em situações significativas, de uso real de linguagem. III. A gramática deve contemplar apenas as situações comunicativas, pois saber o uso dos parâmetros da Libras são a base para a comunicação em Libras. IV. O uso de gêneros escritos com recursos visuais (como é o caso de charges, tirinhas, quadrinhos etc) pode ser de grande valia nas aulas do professor, pois dá suporte ao aluno surdo para estabelecer as devidas relações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

657Q1015756 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Carlos, professor bilíngue de uma escola de ensino fundamental, propôs à gestão escolar uma parceria com um profissional fonoaudiólogo com conhecimento de Libras de unidade de saúde próxima da escola, para complementar o Atendimento Educacional Especializado dos alunos surdos, pois na organização do projeto pedagógico da escola de ensino regular deve ser prevista a institucionalização da oferta de AEE.
No caso descrito, a escola deve oferecer, para atender o pleito do professor bilíngue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q1015507 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Pombos PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A língua utilizada pela população ouvinte é a majoritária do país e sua modalidade é oral. No caso do Brasil, é a língua portuguesa, mas, para a Comunidade Surda, a realidade é outra. Os surdos se comunicam pela língua de sinais e, por isso, são caracterizados como um grupo linguisticamente inferior.

  1. ✂️
  2. ✂️

659Q1013719 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Quanto à identidade do sujeito surdo que, por necessidade, tem de se mudar de cidade, estado ou até mesmo país, lidando com as discrepâncias da cultura dos surdos do lugar para onde mudou, podemos afirmar que essa identidade é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

660Q1015512 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

A abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez é um modelo educacional que reconhece a importância do desenvolvimento de duas línguas: a língua de sinais, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a língua escrita do país, como a Língua Portuguesa no caso do Brasil. Essa abordagem é baseada na ideia de que as pessoas surdas têm o direito de acessar informações e educação em sua língua natural, que, no caso da maioria das pessoas surdas no Brasil, é a Libras. Sobre essa abordagem, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e assinale a alternativa que corresponde ao correto julgamento feito:

( ) As escolas bilíngues para surdos ensinam a Língua de Sinais como a primeira língua. Isso permite que as crianças surdas adquiram uma língua completa e rica desde cedo, o que é essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional.

( ) Paralelamente ao ensino da Língua de Sinais, as escolas bilíngues também ensinam a língua escrita do país, como a Língua Portuguesa no caso do Brasil. O objetivo é garantir que as crianças surdas se tornem alfabetizadas e capazes de se comunicar em ambas as línguas.

( ) Os professores que trabalham em escolas bilíngues não precisam ser fluentes em Libras, pois a presença do intérpretes de Libras é suficiente para atender as necessidades linguísticas dos alunos surdos.

( ) A abordagem bilíngue visa promover o bilinguismo ativo nas crianças surdas, permitindo que elas sejam proficientes em ambas as línguas. Isso envolve a educação contínua em ambas as línguas e o estímulo ao uso efetivo de ambas em diferentes contextos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.