Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q1014800 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação à educação do aluno surdo, Kezio (2016) afirma que o Método Oral enfatizou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

682Q1014548 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

“A abordagem da Comunicação Total chegou ao Brasil na década de setenta e vem sendo adotada em escolas mais recentemente. Os Estados Unidos é o maior representante desta abordagem. Sofreu muitas críticas, uma vez que não trouxe os benefícios esperados no âmbito do desempenho acadêmico das crianças com surdez no que se refere ao seu processo de escolarização (leitura e escrita)” (Poker, 2013). A respeito da Comunicação Total como abordagem educacional, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

683Q1015328 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

No que se refere à efetivação da educação de surdos, é correto afirmar que a Lei n.º 14.191/2021
I insere a educação de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como uma modalidade independente.
II assegura e promove, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
III altera a Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

684Q1014561 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

A Lei nº 10.436/2002 foi um marco legal para a comunidade surda no Brasil, garantindo o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Entretanto, foi o Decreto nº 5.626/2005 que estabeleceu diretrizes fundamentais para sua implementação em instituições de ensino e órgãos públicos. Sobre esse decreto, analise as afirmativas:

I. Determina a obrigatoriedade do ensino de Libras nos cursos de formação de professores.

II. Regulamenta a atuação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa.

III. Garante a Libras como disciplina obrigatória na educação infantil e ensino fundamental.

Marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

685Q1013801 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

O que é o Movimento Surdo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

686Q1014057 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


Surdocegueira é a condição que combina as deficiências visual e auditiva, variando de baixa visão e audição residual a total ausência de visão e audição.

  1. ✂️
  2. ✂️

687Q1013802 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Qual é o papel dos professores na implementação das políticas linguísticas para surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

688Q1016117 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os Estudos Surdos constituem um campo interdisciplinar que investiga a surdez, a cultura surda e a língua de sinais a partir de diferentes perspectivas. Considerando as contribuições dos Estudos Surdos para a compreensão da surdez, qual das seguintes afirmações não reflete a perspectiva atual sobre a surdez?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

689Q1014326 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Os documentos históricos – atas, relatórios, cadernos de registros – do INES (Instituto Nacional de Educação para Surdos) foram examinados por Rocha (2013) e Laguna (2015) e seus estudos dão relevo a aspectos do surgimento e desenvolvimento da profissão de tradutor/intérprete sobre a qual é pertinente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

690Q1014582 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Uma criança surda crescer em ambiente sinalizante ao invés de um ambiente onde ninguém sabe língua de sinais, pode impactar de que maneira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

691Q1013305 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCG, UFCG, 2019

O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamentou a Lei da Libras dispôs sobre o perfil do tradutor e intérprete de Libras dizendo que este deveria ser:

I - profissional ouvinte, de nível superior, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação em instituições de ensino médio e de educação superior.

II – profissional surdo ou ouvinte de boa vontade com ensino superior em qualquer área, com ou sem proficiência em Libras, porque até que se cumpram os dez anos do decreto qualquer pessoa que queira poderá atuar como intérprete.

III - profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em Libras para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental;

IV - profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para a Libras, para atuação em cursos e eventos.

V – profissional ouvinte ou surdo formado em Letras língua portuguesa deverão atuar prioritariamente na versão voz, os profissionais com nível médio atuarão na versão Libras, até que se cumpram os dez anos de vigência do Decreto.

Marque a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

692Q1015354 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Humberto é professor de Libras, surdo oralizado e filho de pais ouvintes. O processo de sua formação como professor ocorreu com muitas dificuldades, pois somente adquiriu a Libras aos 18 anos de idade, período que ainda estava cursando o ensino médio, e, portanto, construindo sua própria identidade, em meio a culturas ouvintistas e surdas.
Assinale a opção que apresenta a identidade surda do professor surdo, citada acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

693Q1016128 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

O conhecimento sobre as características da surdez permite àqueles que se relacionam ou que pretendem desenvolver algum tipo de trabalho pedagógico com pessoas surdas, a compreensão desse fenômeno, aumentando sua possibilidade de atender às necessidades especiais constatadas. Sobre as características da surdez, podemos afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

694Q1015874 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre o contexto do surdo e da surdez.

( ) Os surdos sempre receberam instrução dentro de uma abordagem bilíngue no Brasil.

( ) A Libras é uma língua natural, que foi descrita e documentada por um linguista americano na década de 60.

( ) A maioria dos surdos no Brasil são filhos de pais ouvintes que geralmente não conhecem a Libras, e veem a surdez sob o ponto de vista patológico.

( ) O intérprete de Libras é o profissional que tem o papel de mediar a comunicação entre surdos e ouvintes, sendo um direito legal do surdo matriculado nas escolas inclusivas.

( ) A comunidade surda prefere a comunicação total como método de ensino para surdos profundos, pois permite o acesso ao ensino superior.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q1014596 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Um professor entra em sala de aula e entrega um texto em português para os alunos com uma sequência de atividades voltadas para leitura e interpretação. Um aluno surdo pergunta: “O que é para ser feito?”. E o professor responde: “Ler e responder.” O aluno nota que é um texto longo, sem informações visuais (ilustrações) ou quaisquer pistas/orientações sobre o objetivo da atividade. Tal situação demonstra que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

696Q1013317 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçoiaba da Serra SP, OMNI, 2021

Sobre os surdos, na Idade Antiga, é CORRETO afirmar que em Roma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

697Q1013578 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Nos estágios de aquisição da Libras por crianças surdas, o domínio completo dos recursos morfológicos da língua é adquirido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q1015626 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o trecho a seguir.

O oralismo tem sido e continua sendo, ainda hoje, em boa parte do mundo, a ideologia dominante dentro da educação dos surdos. A concepção do sujeito surdo ali presente diz respeito exclusivamente a uma dimensão clínica — a surdez como deficiência, os surdos como sujeitos patológicos — numa perspectiva terapêutica — a surdez deve reeducar-se e/ou curar-se, os surdos devem ser reeducados e/ou curados. E a conjunção de ideias clínicas e de ideias terapêuticas conduziu, historicamente, a uma transformação progressiva e sistemática do contexto escolar e de suas discussões e enunciados, em contextos médico-hospitalares.

Fonte: LANE, 1993 apud In: SKLIAR, C.B. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 51-73.


Tal fato pode ser constatado quando, em 1988, os diretores das mais renomadas escolas para surdos da Europa propuseram acabar com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

699Q1013590 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Segundo Karnoop (2010, p. 161), Literatura Surda é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q1015895 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, ALMA, FGV, 2023

“Criada em 2015 para garantir acessibilidade nos serviços públicos, a CIL conta com cinco intérpretes que atendem a todo o Estado, auxiliando em demandas como consultas médicas, na defensoria Pública, em entrevistas de emprego, no Cras e Sine, em agências bancárias, farmácias e INSS, passe livre e lojas.”

Fonte: Mídia News: Central de Intérpretes de Libras da Setasc já realizou mais de 5 mil atendimentos em 2023.

Quanto à responsabilidade do poder público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos para o apoio ao uso e difusão de Libras, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.