Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q1014928 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Este e outros artigos constituem o Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005.
O decreto delibera, dentre outras disposições, sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

722Q1015441 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com o Decreto 5.626/2005 (que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, Lei de Libras), a formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

723Q1013395 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019

“No Brasil, em meados da década de oitenta do século XX, surgiram os primeiros trabalhos envolvendo a interpretação da língua de sinais em instituições religiosas, e nas relações familiares e de amizades com surdos”. Masutti e Santos, 2008.
A partir da referência citada, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

724Q1016211 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Uma escola bilíngue para surdos está desenvolvendo um projeto cultural voltado para a expressão artística da comunidade surda. O objetivo é integrar a literatura surda e as artes visuais, promovendo a valorização da identidade surda. Com base nas propostas de Lane (The Mask of Benevolence) e Perlin (Cultura Surda), qual estratégia seria mais adequada para atingir esse objetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

725Q1014933 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

O processo de desenvolvimento do surdo ocorre de maneira igual ao do ouvinte, por meio das interações sociais e com a aquisição das significações das suas vivências durante o encontro com o mundo externo. A única diferença é que ele possui a necessidade de um canal linguístico em comum com o outro sujeito com o qual está compartilhando a vivência, ou seja, ambos devem usar a língua de sinais. Para superar a barreira da língua oral, a língua de sinais é o que possibilita ao surdo desenvolver suas funções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

726Q1014166 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e TecnológicoLibras, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Como a Libras impacta a inclusão social dos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

727Q1013150 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

No que se refere a história do profissional intérprete da língua de sinais no Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

728Q1018783 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais.
Assinale a alternativa que corretamente denomina a tendência educacional para surdos que fazia uso do Português Sinalizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

729Q1013154 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A legislação brasileira regulamenta a oferta da educação de surdos e o ensino da Libras. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

730Q1014693 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Formigueiro RS, MS CONCURSOS, 2024

No Atendimento Educacional Especializado voltado aos alunos com surdez, destacam-se três momentos didático-pedagógicos importantes. Sobre este atendimento é correto afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

731Q1014438 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

Em 2005, o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamentou a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e, entre outras medidas, incluiu a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia, de instituições de ensino públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Assinale a alternativa que se encontra dentre as determinações do decreto supracitado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

732Q1013420 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

A educação com acessibilidade para os surdos, usuários de Libras no Brasil, é uma questão bastante polêmica. Podemos afirmar que o surdo tem garantido o direito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

733Q1015470 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

A Literatura Surda é um dos artefatos culturais que favorece o desenvolvimento e a valorização dos elementos identitários, linguísticos e culturais da pessoa surda e que é pouco utilizado no ambiente escolar inclusivo.
Assinale a opção que descreve corretamente a Literatura Surda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

734Q1014450 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Ao ministrar-se a disciplina de Libras, a todo momento traz-se uma reflexão dos conhecimentos filosóficos, históricos, sociológicos e econômicos da educação de surdos, sempre enfatizando a educação de surdos no Brasil. Nesse aspecto, avalie as assertivas em relação aos objetivos que se deve abordar em sala de aula¸ apontados por Gladis e Strobel (2008).

I- Estimular a discussão das relações existentes entre educação de surdos, cultura surda e língua de sinais.

II- Identificar e apresentar fundamentos legais da Educação Especial na perspectiva inclusiva no Brasil.

III- Fomentar a análise crítica do papel da Educação de surdos diante da realidade sociocultural brasileira.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

735Q1014710 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Leia as duas assertivas sobre a Educação Bilíngue e marque a alternativa correta sobre a relação entre ambas.

A Educação Bilíngue de surdos envolve a criação de ambientes linguísticos para a aquisição da Libras como primeira língua (L1) por crianças surdas, no tempo de desenvolvimento linguístico esperado e similar ao das crianças ouvintes, e a aquisição do português como segunda língua (L2). (Primeira Assertiva)

O objetivo é garantir a aquisição e a aprendizagem das línguas envolvidas como condição necessária à educação do surdo, construindo sua identidade linguística e cultural em Libras e concluir a educação básica em situação de igualdade com as crianças ouvintes e falantes do português. (Segunda Assertiva)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

736Q1014456 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Manaus AM, Instituto Acesso, 2024

O respeito à diversidade, efetivado no respeito às diferenças, impulsiona ações voltadas ao reconhecimento de sujeitos de direitos, simplesmente por serem seres humanos. (BRASIL, 2004, p.7).

Neste sentido, o tradutor e intérprete de Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

737Q1013948 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da educação de surdos, julgue os próximos itens.

I A BNCC evidencia a LIBRAS como língua natural dos surdos.
II A LIBRAS se tornou disciplina obrigatória a partir da BNCC.
III A LIBRAS não está contemplada na área de linguagens da BNCC.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

738Q1014466 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Manaus AM, Instituto Acesso, 2024

A regulamentação da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras (TIL) no Brasil é resultado de um longo processo de reconhecimento e valorização da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação legítimo da comunidade surda. A Lei nº 10.436/2002 foi um marco histórico nesse percurso, pois assegurou o direito ao uso da Libras em diferentes esferas sociais e consolidou a importância dos TILs para garantir a acessibilidade e a inclusão. Considerando o impacto dessa legislação, identifique o principal objetivo da Lei em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

739Q1014984 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Para Moura (2013), um aspecto importante para a criança surda e que, se relaciona à linguagem, é a comunidade surda. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

740Q1013193 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Considerando a necessidade do desenvolvimento da capacidade representativa e linguística dos alunos com surdez, a escola comum deve viabilizar sua escolarização em um turno e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em outro. Para esse tipo de alunado a escola deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.