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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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761Q1014753 | Libras, Educação dos Surdos, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se apresenta sobre conceitos e características da Libras.

( ) A Língua de Sinais é um elemento crucial na construção da identidade surda, desempenhando um papel central na expressão cultural e na coesão da comunidade surda.

( ) A Língua de Sinais possui um sistema linguístico completo, com sua própria gramática, regras morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas.

( ) A Língua de Sinais é uma linguagem gestualizada circunscrita, em amplitude ou em conceitos linguísticos que permitem aos sujeitos surdos expressarem de forma constrita uma gama de conceitos linguísticos.

( ) A Língua de Sinais é, com frequência, erroneamente percebida como desprovida de base conceitual e gramatical, carecendo dos fundamentos presentes em outras línguas naturais de diferentes culturas.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:

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762Q1018849 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

Reconhece-se, em nível nacional, FEBRAPILS, Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais, como sendo a entidade representativa dos profissionais TILS e GI. Considere os itens elencados abaixo:

I.  Colaborar com a fundação das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais (APILS);

II. Consolidar as APILS, apoiando na sua organização administrativa e de atuação nos Estados e Municípios;

III. Defender os interesses das APILS;

IV.  Aplicar punições cabíveis aos profissionais que atuam irregularmente.

V.  Representar sindicalmente os TILS e GI no que diz respeito às lutas profissionais;

VI.  Apoiar as APILS na busca pela formação profissional, melhoria do ambiente de trabalho, salubridade e condições salubridade e condições salariais adequadas da categoria dos Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais, doravante denominados de TILS e GI;

VII.  Fiscalizar os ambientes de trabalho onde os TILS e GI atuam, com autonomia para aplicar multas em caso de irregularidades.

VIII. Representar, juridicamente, o profissional que esteja passando por assédio moral ou situações análogas.

São objetivos da FEBRAPILS os apresentados nos itens:

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763Q1013480 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

A abordagem educacional por meio do bilinguismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social, sendo:
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764Q1016040 | Libras, Educação dos Surdos, Letras PortuguêsLibras, IFSP, IFSP, 2024

O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como como forma de comunicação e expressão das comunidades surdas brasileiras é um dos fundamentos mais importantes das políticas linguísticas brasileiras de Educação Bilíngue para surdos. Diante desse cenário, qual das afirmações a seguir reflete corretamente essas políticas?
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765Q1013225 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Seringueiras RO, IBADE, 2019

Qual a instituição que realizou o I Encontro Nacional de Intérpretes de Língua de Sinais em 1988? E que propiciou, pela primeira vez, o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e a avaliação sobre a ética do profissional intérprete?
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766Q1013231 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) diz que

I. para a inclusão dos alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue - Língua Portuguesa/LIBRAS, desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na Língua de Sinais: o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para alunos surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais alunos da escola. II. o atendimento educacional especializado é ofertado somente na língua de sinais. III. o atendimento educacional especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade oral como segunda língua. IV. devido à diferença linguística, na medida do possível, o aluno surdo deve estar com outros pares surdos em turmas comuns na escola regular.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
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767Q1013491 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Em termos cognitivos-linguísticos, as pesquisas científicas apontam que: 1. O desenvolvimento linguístico do surdo depende da exposição aos sinais. 2. O uso da datilologia pelo surdo requer noções de letramento em Português. 3. O processo de aquisição de linguagem dos surdos se dá por treinamento labial. 4. A Libras é uma sinalização da estrutura do Português. 5. A incapacidade de o surdo sinalizante não falar se deve a sua falta de linguagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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768Q1014260 | Libras, Educação dos Surdos, Interprete de Libras, Câmara de Cajazeiras PB, EDUCA, 2023

De acordo com a Lei nº 12.319/2010, em seu Art. 6⁠º “São atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências”, entre outros, EXCETO:

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769Q1014519 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

A educação de surdos tem avançado com a adoção da Libras como língua materna. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.

I.A Libras, quando ensinada como primeira língua, facilita a aprendizagem da língua portuguesa escrita como segunda língua.
II.A proposta de educação bilíngue para surdos defende o ensino da Libras como L1 e da língua portuguesa como L2.
III.A maioria das crianças surdas nasce em famílias onde a Libras é amplamente utilizada, o que favorece sua aquisição precoce, pois a surdez apresenta maior base genética do que multifatorial.

Está correto o que se afirma em:
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770Q1016055 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

A defesa de que o bilinguismo se traduz em aumento da capacidade de considerar a linguagem como objeto de reflexão, manejando forma e função e que esta é uma das características que facilita toda a aprendizagem linguística que conduz a melhores desempenhos escolares da criança surda remente ao conceito de capacidades
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771Q1014523 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O movimento dos pioneiros da educação nova, na década de 1930, influenciou reformas educacionais no Brasil. Qual princípio pedagógico era defendido por esse movimento?
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772Q1015804 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A implementação de políticas de inclusão escolar para alunos surdos, ao integrar a Libras como meio de instrução, tem demonstrado impactos significativamente positivos nos resultados acadêmicos desses alunos. Estudos indicam que a inclusão efetiva ocorre quando o ambiente educacional é preparado para atender às necessidades específicas de comunicação e aprendizado dos surdos.
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773Q1013758 | Libras, Educação dos Surdos, Ensino Especial, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

Qual é o papel do intérprete de LIBRAS na educação do surdo?
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774Q1013509 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADM TEC, 2022

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – a Libras – é um meio de comunicação de uso restrito dos indivíduos que comprovadamente possui algum tipo de deficiência auditiva ou motora, sendo impedido o seu uso por pessoas que não compõem esse grupo.

II. É vedado ao município organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, sendo essa responsabilidade restrita ao Ministério da Educação.



Marque a alternativa CORRETA:

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775Q1015047 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Objetivando a inclusão dos alunos surdos, quais são a lei e o decreto que dispõem sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngue no ensino regular?
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776Q1016071 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

O oralismo foi a primeira abordagem de educação de surdos e vigorou por quase 100 anos. Skliar (2016) denomina este período como "holocausto linguístico". Logo após o fracasso do oralismo, outras abordagens foram implementadas.

A segunda abordagem de educação de surdos é :
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777Q1015048 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Sobre a educação bilíngue para a inclusão dos alunos surdos nas escolas comuns, assinale a alternativa correta.
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778Q1014282 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 005, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2022

Há na Libras um processo morfológico de compostos conhecido como a regra da sequência única (Quadros & Karnopp, 2004).

Assinale a alternativa que, ao ser sinalizada em Libras, apresenta esse fenômeno.

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779Q1014028 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

Em setembro de 1880, ocorreu um congresso internacional de educadores surdos na cidade de Milão na Itália. Esse evento ficou conhecido como o “Congresso de Milão” e teve um grande impacto na educação das pessoas surdas em todo o mundo. Algumas deliberações votadas durante o congresso impactaram drasticamente toda a história dos surdos que se beneficiavam da língua de sinais como forma de comunicação. Nesse congresso, foi realizada uma votação:

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780Q1013262 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Os estudos de Strobel (2009), define: “povo surdo é grupo de sujeitos surdos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão.” (Strobel, 2009, p.6). Ainda com base nos estudos da autora, para o conceito de Comunidade Surda, é correto dizer que:
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