Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q1015626 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o trecho a seguir.

O oralismo tem sido e continua sendo, ainda hoje, em boa parte do mundo, a ideologia dominante dentro da educação dos surdos. A concepção do sujeito surdo ali presente diz respeito exclusivamente a uma dimensão clínica — a surdez como deficiência, os surdos como sujeitos patológicos — numa perspectiva terapêutica — a surdez deve reeducar-se e/ou curar-se, os surdos devem ser reeducados e/ou curados. E a conjunção de ideias clínicas e de ideias terapêuticas conduziu, historicamente, a uma transformação progressiva e sistemática do contexto escolar e de suas discussões e enunciados, em contextos médico-hospitalares.

Fonte: LANE, 1993 apud In: SKLIAR, C.B. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 51-73.


Tal fato pode ser constatado quando, em 1988, os diretores das mais renomadas escolas para surdos da Europa propuseram acabar com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

762Q1014351 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

A Lei n° 14.191, de 3 de agosto de 2021, que altera a Lei n° 9.394, de 20 dezembro 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue para surdos e afirma, no artigo 3º, que o sistema de ensino deverá desenvolver programas para “proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura”. Sendo assim, ao considerar esses aspectos histórico-culturais e as especificidades de uma língua pautada na visualidade, no ensino de Libras, devem ser adotadas as seguintes práticas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q1015120 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Na história da educação de surdos, a interpretação em Libras esteve no seu início estreitamente ligada aos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q1014097 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Perlin (2004) afirma que, a longo da história, houve uma imposição do modelo que identidade ouvinte, acarretando trucidamento da identidade surda. A autora tipifica esse tipo de violência como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

765Q1015900 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

A Definição de Libras, de acordo com o que diz a Lei n.º 10.436/2002 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q1013601 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Biguaçu SC, FEPESE, 2022

Para Quadros (2019), “a inclusão precisa ser empreendida com base nos direitos humanos de forma coletiva. Uma criança surda sozinha não consegue ser incluída em uma escola em que todos são ouvintes. […] As crianças surdas precisam de uma legião para serem incluídas na educação e na sociedade. Elas precisam viver efetivamente em um grupo social com base na identidade e cultura surda”.
Analise as afirmativas abaixo relacionadas aos apontamentos da autora citada.
1. As crianças surdas precisam experienciar a educação no encontro surdo-surdo, com seus pares, para experimentar a conversa, a brincadeira, a disputa, a negociação das relações e, então, aprender conhecimentos escolares e conhecimentos que transcendem os conteúdos escolares.
2. Crianças surdas podem ir para uma escola de surdos e conviver com crianças ouvintes em outros contextos sociais. Aprender com outros adultos surdos como é viver numa sociedade com pessoas surdas e ouvintes, compreendendo o que é ser uma pessoa surda.
3. Para a Federação Mundial de Surdos, ‘incluir’ envolve dar às pessoas surdas oportunidades de alcançarem seu potencial sem ter que se defrontarem com barreiras sociais, e essas oportunidades se darão sempre por meio de uma educação bilingue.
4. A educação bilíngue se configura como educação regular, na qual a língua de sinais é a primeira língua, a língua de instrução, usada na escola para interação, onde a aprendizagem da Língua Portuguesa acontece a partir de metodologias específicas de ensino de segunda língua para surdos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q1015139 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

“As crianças parecem copiar fielmente o mundo (e o “estilo”) cognitivo que lhes apresenta a mãe” (SACKS, 2010, p. 63). Segundo o autor, o papel da cultura materna (sendo que figura materna significa a presença de algum responsável cujo contato seja direto e permanente com a criança – não necessariamente a mãe/mulher) exerce importante papel na construção e desenvolvimento da inteligência da criança. Em função disso, quando se trata de LIBRAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q1015911 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A experiência visual do surdo, sendo um artefato cultural que o distingue, é fundamental: é o primeiro artefato cultural dos indivíduos surdos, moldando sua percepção única do mundo e influenciando diretamente a construção de suas subjetividades. A partir dessa perspectiva, no campo da educação, o processo de aprendizagem do aluno surdo é visual e espacial.

PORQUE


II. Principalmente por meio da visão, o mundo se revela à pessoa surda, compreendendo a alteridade surda e desenvolvendo práticas educativas que estejam alinhadas aos processos de aquisição da linguagem, bem como aos recursos didáticos necessários para pessoas surdas no ambiente escolar, buscando‑se construir uma Pedagogia Visual.

Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

769Q1014383 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para a comunicação e identidade da comunidade surda no Brasil, sendo reconhecida oficialmente desde 2002.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a Libras.

( ) A Libras possui uma estrutura gramatical própria e é composta por elementos visuais- -espaciais, como gestos, expressões faciais e movimentos corporais.

( ) A Libras é uma representação gestual do português, tendo uma estrutura gramatical semelhante à língua oral e escrita.

( ) A Libras é um conjunto de gestos que auxiliam a comunicação dos surdos e fortalecem a construção da identidade surda.

( ) A Libras é utilizada nas produções artísticas da comunidade surda, como performances teatrais, por exemplo.

( ) A Libras pode ser substituída pelo português oral com o uso de tecnologias como aparelhos auditivos ou implantes cocleares.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q1014385 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em alunos surdos difere do de alunos ouvintes, devido à importância da língua de sinais e do ambiente linguístico.

Assinale a alternativa correta sobre esse processo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q1014898 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre as personalidades surdas que marcaram a História da Educação de surdos no passado e na atualidade, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q1014900 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

De acordo com o documento “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: abordagem bilíngue na escolarização de pessoas com surdez” (2010) é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q1014398 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

Analise a citação abaixo:

“Compreende o uso da Libras como língua natural dos surdos e, posteriormente, o aprendizado do português escrito, favorecendo o desenvolvimento linguístico e cultural dos surdos.” (Lodi, 2013).

Essa citação refere-se a qual metodologia de ensino na educação de surdos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q1015168 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS foi reconhecida no Brasil através da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Conforme descrito no texto da lei, são definições da Língua Brasileira de Sinais, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q1014914 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

João é surdo, filho de pais ouvintes. Até os 9 anos, ele nunca tinha visto nada relacionado à Libras. Aos 10 anos João conhece uma amiga de sua mãe que é intérprete de Libras e o leva para uma escola onde há vários outros alunos surdos. João começa a estudar nesta escola e com o contato com os colegas surdos, inicia o processo de aquisição da Libras.

Sobre este processo, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q1015426 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O bilinguismo é importante na revolução anti-oralismo pelo respeito do surdo como sujeito com direito à língua de sinais. A Pedagogia dos multiletramentos colabora para a expansão dos horizontes na educação de surdos em relação às questões de mobilidade e transformação. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

777Q1014919 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

O grau de surdez pode variar de leve a profundo. A surdez leve pode, entretanto, ir se agravando com o tempo e virar surdez profunda. São limiares de cálculo os resultados em decibéis: normal: até 25 dB, leve: de 26 a 40 dB, moderada: de 41 a 55 dB, moderadamente severa: de 56 a 70 dB, severa: de 71 a 90 dB, profunda: maior que 91 dB.
A partir destas informações, podemos dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q1017479 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Na educação de surdos, autores como Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014) e Almeida, Santos e Lacerda (O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas, 2015) propõem que o uso de vídeos, imagens, figuras e gráficos, tão presentes no cotidiano da vida moderna, deve ser explorado e incorporado nos discursos que circulam no ambiente escolar, além das expressões faciais e corporais. Tal prática é necessária para atender às necessidades dos alunos surdos, pois o processo de significação para eles, muitas vezes, se dá somente a partir das imagens.

A prática descrita é a definição de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q1013897 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A comunidade surda tem historicamente enfrentado desafios relacionados à igualdade de acesso a serviços, educação, emprego e comunicação. A história da identidade surda envolve a luta pelos direitos igualitários, incluindo o direito à educação em língua de sinais, intérpretes em serviços públicos, acessibilidade em mídias e espaços públicos, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️

780Q1014921 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

A escola é um grupo social que tem um papel importante no desenvolvimento identitário da criança surda. Ela pode ser um guia para a construção individual desta identidade que será fruto das experiências e escolhas feitas pela criança ao longo da sua vida. A escola deve, portanto, trabalhar com atividades e ações pedagógicas que vão para além da sala de aula com o objetivo de como esta aceitação pode ser algo positivo para o seu desenvolvimento social. Entretanto, assumir a identidade surda é ainda um processo complexo para muito surdos.
Uma das razões para que este processo de aceitação seja árduo repousa no fato de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.