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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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81Q1014732 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa que corresponde ao que é correto afirmar sobre a abordagem cultural da surdez na educação inclusiva:
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82Q1014992 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre didática cultural dos surdos, assinale a alternativa incorreta.
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83Q1013459 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021

No decorrer da Historia, os surdos foram vistos e tratados de diferentes formas pela sociedade. Com base nos seus estudos, marque a alternativa que representa o modocomo os surdos foram vistos e tratados na Antiguidade:
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84Q1014529 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

A Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte atua de forma colaborativa com professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e professores dos componentes curriculares, num trabalho coletivo na realização de práticas inclusivas.
Para garantir o direito de aprendizagem de estudantes com necessidades educativas especiais no que se refere aos surdos/deficientes auditivos, a rede de ensino do Estado deve considerar
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85Q1014532 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

Sobre CODA, “Recentemente, o termo e a comunidade receberam bastante destaque, muito por conta do filme estadunidense “CODA”, que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2022. Ainda, esse longa levou para casa as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, para Troy Kotsur, fazendo história ao ser o primeiro ator surdo a receber o prêmio.”
(Você sabe o que é ser CODA¿ Hand Talk, publicado por Ana Sofia Gala)
Ser CODA, traz consigo um turbilhão de sensações e experiências da união da cultura surda e do mundo ouvinte. E, também, um debate em torno da cultura e de diversas identidades surdas.

Assinale a opção que apresenta algumas características de uma identidade surda política.
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86Q1014054 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


Segundo a Didática Geral, a inclusão de alunos com deficiência em ambientes educacionais regulares é desencorajada, sendo recomendado o ensino desses alunos em instituições especializadas para garantir um aprendizado mais efetivo.

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87Q1015340 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

O Decreto nº 5.626/05 dispõe sobre as atribuições das Instituições Federais de Ensino para atendimento educacional especializado à pessoa surda. Foram enumeradas as seguintes categorias profissionais de que as Ifes devem prover as escolas para garantir esse atendimento, de acordo com a legislação:
I. professor de Libras; professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas;
II. professor de Atendimento Educacional Especializado;
III. professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos;
IV. tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa.
Estão corretas
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88Q1014594 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

A Lei de Acessibilidade, Lei nº 10.098/2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. Acerca dessa lei, analise as afirmativas abaixo.

I A comunicação é entendida como forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, as quais, segundo essa legislação, compreendem a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral.
II A tecnologia assistiva ou ajuda técnica se refere a produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência, embora não sejam contemplados aqueles com mobilidade reduzida.
III Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação.
IV Os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens adotarão plano de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação, para garantir o direito de acesso à informação às pessoas portadoras de deficiência auditiva, na forma e no prazo previstos em regulamento.

Em relação ao que dispõe a Lei de Acessibilidade, estão corretas as afirmativas
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89Q1015153 | Libras, Educação dos Surdos, Magistério, Prefeitura de Barra Velha SC, Instituto Excelência, 2018

Quanto ao ensino da LIBRAS como primeira língua, é importante que seu ensino inicie na Educação Infantil e se estenda por todas etapas e modalidades de educação. O letramento visual das crianças surdas em escrita da língua de sinais envolve leitura de textos em Libras, sinalizados e escritos. A escrita da Libras é uma forma de registro que utiliza grafemas (visemas) que representam constituintes da própria língua. A leitura e escrita da língua de sinais podem motivar os estudantes surdos a lerem e escreverem também na Língua Portuguesa. A leitura e escrita em Libras deve estar inserida no currículo escolar, considerando a importância da escrita para o desenvolvimento da cultura da humanidade. A partir disso, deve-se considerar que
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90Q1014244 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Pilões PB, EDUCA, 2023

Sobre a conceção de Surdo-mudo, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA:

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91Q1014765 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024

Um evento em especial teve impacto significativo na educação dos surdos, principalmente na que era praticada no Brasil, de modo a influenciar a oralização. A esse respeito, é possível dizer que o evento referido foi:
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92Q1015300 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

O processo de ensino para crianças surdas faz sentido se for significado por meio da língua de sinais brasileira, a língua usada na escola para aquisição das línguas, para aprender por meio dessa língua e para aprender sobre as línguas. A língua portuguesa será a segunda língua da criança surda, sendo significada pela criança na sua forma escrita com as suas funções sociais representadas no contexto brasileiro.
A perspectiva apresentada caracteriza o
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93Q1013533 | Sem disciplina, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

Sobre o Decreto Federal n° 5.626/05 que Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 20021, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras é correto afirmar:
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94Q1015107 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019

Sobre a História da Educação de surdos no Brasil e no mundo é CORRETO afirmar que:
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95Q1015389 | Sem disciplina, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Considerando os aspectos históricos da educação de surdos e o disposto na Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.
É vedada a atuação do tradutor e intérprete da LIBRAS em depoimentos em juízo e em órgãos administrativos ou policiais.
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96Q1015667 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

No que se refere ao Congresso Internacional de Milão, ocorrido em 1880, assinale a alternativa correta.

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98Q1015463 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

“Tocantins destaca-se ao ser o único estado do Brasil a iniciar o projeto de implantação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como componente curricular na rede estadual de ensino.(...) A inserção da disciplina LIBRAS no currículo das escolas regulares do Tocantins é uma oportunidade para os alunos aprenderem uma segunda língua, além de ser uma ferramenta educacional inclusiva...”
Fonte: TO destaca-se ao ser o primeiro estado a implantar disciplina de Libras na rede estadual de ensino. O Girassol. Palmas-TO, 17/04/2023.
Em relação aos princípios norteadores para o ensino de Libras como L2, analise as afirmativas a seguir.
I. Incentive seus alunos a participarem de atividades socioculturais realizadas nas comunidades surdas para que possam se comunicar em Libras.
II. Solicite aos alunos que demonstram ter compreendido melhor a atividade, quando for realizar uma atividade individual.
III. Desperte em seus alunos a segurança em si mesmos, evitando ao máximo as correções, quando estiverem tentando se comunicar.
IV. Estimule sempre a produção dos alunos, incentivando o uso da Libras em todas as situações mesmo fora de sala de aula.
Está correto o que se afirma em
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99Q1015000 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Sobre a história da Língua Brasileira de Sinais – Libras, assinale a alternativa incorreta.
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100Q1015306 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

De acordo com Basso, Strobel e Masutti (2009), o ensino de Libras como primeira língua para alunos surdos considera, principalmente, o desenvolvimento da leitura de sinais, a produção de textos sinalizados e escritos em sinais e o estudo da gramática. No que diz respeito a esse último aspecto, a premissa de que os alunos surdos utilizam a gramática da Libras de forma inconsciente implica uma busca pelo seu uso consciente, o qual pode ser alcançado por meio de
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