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Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q1014643 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

A identidade surda está intrinsecamente ligada à cultura surda, que se manifesta por meio da Língua de Sinais, das experiências compartilhadas pela comunidade e das práticas sociais e artísticas próprias. Diferentes modelos explicam a surdez e influenciam a forma como a sociedade enxerga a identidade surda. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta:
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822Q1014140 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

O ensino de Libras para ouvintes deve incorporar uma variedade de abordagens pedagógicas para maximizar a aprendizagem. De acordo com Quadros (2006), o uso de métodos visuais, como vídeos e aplicativos interativos, combinado com a prática em contextos comunicativos reais, é crucial. Isso permite aos alunos desenvolverem não apenas a habilidade de sinalizar, mas também de compreender as nuances da comunicação em Libras. A imersão e a interação contínua são elementos chave para um ensino eficaz.Qual alternativa melhor representa o texto de referência?
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823Q1015168 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS foi reconhecida no Brasil através da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Conforme descrito no texto da lei, são definições da Língua Brasileira de Sinais, EXCETO:
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824Q1014914 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

João é surdo, filho de pais ouvintes. Até os 9 anos, ele nunca tinha visto nada relacionado à Libras. Aos 10 anos João conhece uma amiga de sua mãe que é intérprete de Libras e o leva para uma escola onde há vários outros alunos surdos. João começa a estudar nesta escola e com o contato com os colegas surdos, inicia o processo de aquisição da Libras.

Sobre este processo, podemos afirmar que:

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825Q1015429 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

De acordo com o Decreto 5.626/2005, no que tange do uso e da difusão da Libras e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, analise as afirmativas abaixo.
l. As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
ll. Promover cursos de formação de professores para o ensino de Libras, tradução e interpretação de Libras – língua portuguesa e o ensino de língua portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas.
lll. Ofertar, semestralmente, o ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua para alunos surdos.
lV. Promover os cursos de Libras professor ou instrutor de Libras surdo.
Estão corretas as afirmativas:
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826Q1017479 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Na educação de surdos, autores como Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014) e Almeida, Santos e Lacerda (O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas, 2015) propõem que o uso de vídeos, imagens, figuras e gráficos, tão presentes no cotidiano da vida moderna, deve ser explorado e incorporado nos discursos que circulam no ambiente escolar, além das expressões faciais e corporais. Tal prática é necessária para atender às necessidades dos alunos surdos, pois o processo de significação para eles, muitas vezes, se dá somente a partir das imagens.

A prática descrita é a definição de
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827Q1014923 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

Os movimentos sociais alavancados pelos surdos estabeleceram como uma de suas prioridades o reconhecimento da língua de sinais nos últimos 15 anos. Foram várias as estratégias adotadas para tornar pública a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Entre elas, citamos os projetos-lei encaminhados em diferentes instâncias governamentais e a formação de instrutores de língua de sinais em vários estados brasileiros. Instaurou-se em várias unidades da Federação a discussão sobre a “língua de sinais dos surdos”, determinando o reconhecimento, por meio da legislação, dessa língua como meio de comunicação legítimo dos surdos. Esse movimento foi bastante eficiente, pois gerou uma série de iniciativas para disseminar e transformar em lei a língua de sinais brasileira, culminando na lei federal 10.436, 24/04/2002, que a reconhece no país.
Sobre a consequência destas ações, podemos destacar que:
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828Q1015950 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Juazeiro do Norte CE, CETREDE, 2019

Médico suíço (1698- 1774) descobriu que os surdos podiam sentir as vibrações da voz quando colocavam as mãos na garganta. A sentença se refere a

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829Q1014927 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

A lei 12.319, de 1º de setembro de 2010, se caracteriza como um marco histórico para a profissão de tradutor/intérprete de Libras e língua portuguesa no Brasil.
A lei regulamenta o exercício desta profissão e assegura que:
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830Q1015440 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Sobre a formação de professores de língua de sinais, em alguns cursos a preocupação com a educação de surdos, com as novas tecnologias e com a produção de conteúdo multimídia ainda é incipiente. Assinale a alternativa correta que explique essa afirmativa.
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831Q1015449 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

A história da Educação de Surdos no Brasil é marcada por eventos que movimentavam e ainda movimentam a comunidade surda em busca de uma educação justa e igualitária à educação de pessoas ouvintes. O ensino das línguas Libras e Língua Portuguesa é fundamental para o desenvolvimento das pessoas surdas como cidadãs. No Brasil, a primeira escola de surdos foi organizada e fundada em 1855, no Rio de Janeiro, em um momento social em que os surdos não eram reconhecidos como cidadãos.
O professor que deu início à educação de surdos no Brasil chamava-se
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832Q1014938 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

Cultura Surda são os hábitos, costumes, vivências de pessoas com surdez; enfim, as produções coletivas do povo Surdo a partir de seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo. Para Strobel (2008), as peculiaridades da Cultura Surda resumem-se em oito artefatos; lembrando que o conceito de artefatos não se refere apenas a materialismos culturais, mas àquilo que na cultura constitui as produções coletivas. Marque a alternativa correta para artefato cultural linguístico.
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833Q1014171 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e TecnológicoLibras, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Analise a sentença abaixo:

O ensino de Língua Portuguesa como L2 para surdos requer estratégias específicas (1ª parte). Para ensinar a Língua Portuguesa para surdos, é necessário considerar a visualidade e as particularidades linguísticas da língua de sinais e da Língua Portuguesa escrita (2ª parte). Sendo assim, os surdos se comunicarão com os ouvintes apenas a partir da prática de leitura labial (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
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834Q1016220 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

Segundo o Ministério da Educação, prevê chegar com mais de 2 milhões de estudantes do público da educação especial matriculados em classes comuns, além de atingir o total de 169 mil matrículas na educação infantil e ampliar os recursos financeiros para atender a mais Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), ao final de 2026.
(Educação Inclusiva- Governo federal reforça política de educação inclusiva. Ministério da Educação, publicado em 21/11/2023)
Assinale a opção que caracteriza o público-alvo da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
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835Q1016221 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEECRN, FGV, 2025

“Por que a educação bilíngue é importante para pessoas surdas? (...) é importante para a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura, o que ainda não acontece da maneira devida em nosso país.” (Educação bilíngue para pessoas surdas: tudo o que você precisa saber. Hand Talk por Rose Bertaglia)
De acordo com a lei, a educação bilingue de surdos é a modalidade de educação escolar
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836Q1015198 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Patos PB, EDUCA, 2018

A história da constituição do profissional tradutores e intérpretes de língua de sinais se deu a partir de atividades voluntárias que foram sendo valorizadas enquanto atividade laboral na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania. Sobre o profissional tradutor e intérprete de Libras, é CORRETO afirmar que: I. Presença de intérpretes de língua de sinais em trabalhos religiosos iniciados por volta dos anos 80. II. A partir dos anos 90, foram estabelecidas unidades de intérpretes ligadas aos escritórios regionais da FENEIS. III. Em 2000, foi disponibilizada a página dos intérpretes de língua de sinais www.interpretels.hpg.com.br Também foi aberto um espaço para participação dos intérpretes através de uma lista de discussão via e-mail. IV. No dia 24 de abril de 2002, foi homologada a lei federal que reconhece a língua brasileira de sinais como língua oficial das comunidades surdas brasileiras. Estão CORRETAS:
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837Q1015199 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Patos PB, EDUCA, 2018

De acordo com a Lei N° 10436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais -Libras em seu Art. 4º estabelece que o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem: Assinale a alternativa CORRETA:
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838Q1013408 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Sobre a aquisição da língua de sinais, de acordo com Quadros (1997), para os surdos, a Língua de Sinais é a L1 e a Língua Portuguesa é a L2. A língua oral caracteriza-se pela modalidade oral-auditiva, e a Língua de Sinais é uma língua espaço-visual. Portanto, é correto afirmar que:
I. O processo de aquisição da Língua de Sinais é semelhante ao processo de aquisição da língua oral pelos ouvintes, no que se refere às fases desse processo. II. A aquisição da Língua de Sinais ocorre em quatro estágios: pré-linguístico, estágio de um sinal, estágio das primeiras combinações e estágio das múltiplas combinações. III. Tanto o bebê surdo quanto o ouvinte desenvolvem o balbucio oral e manual. IV. Com o tempo, o bebê surdo vai deixando o balbucio oral, e o ouvinte vai mantendo o balbucio manual. V. A Língua de Sinais é a língua natural da criança surda, filho de pais surdos, pelo fato do processo de aquisição da língua ocorrer de forma natural como acontece com as crianças ouvintes na aquisição da língua oral, pela interação com o meio social.
Quais estão corretas?
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839Q1015457 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“Kauã Silva Eleotério, 9 anos, é um dos 23 alunos surdos matriculados na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Educação Fundamental) Professor Nicolau Moraes de Barros, em Santo André. A unidade integra o Polo Bilíngue de educação para surdos do município. (...) Ao saber dos planos do aluno para o futuro, Márcia Lopes da Silva Souza, uma das professoras bilíngues do polo andreense, se emocionou. “Ele tem perspectiva para o futuro. A gente tem desenvolvido esse trabalho e perceber como eles eram quando chegaram e como estão hoje é gratificante. Quando ele iniciou, se fizesse uma pergunta dessas, ele não saberia responder. Eles não sabiam nem brincar. Então, saber que ele tem esse sonho é maravilhoso. Ganhei o meu dia.”, disse a educadora.”
(Diário do Grande ABC- Santo André-SP. Cidades oferecem ensino bilingue a alunos surdos. Por Joice Cunha-06/06/2022.)
Assinale a opção correta a respeito da formação do professor no atendimento educacional especializado como uma das diretrizes da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com a inclusão dos alunos surdos.
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840Q1015207 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) O Decreto que regulamenta a Lei nº 10.46/2002 e dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação do professores e instrutores de Libras e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa? Assinale a correta.
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