Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q1015337 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, Prefeitura de Conde PB, IBFC, 2019

Assinale a alternativa incorreta quanto à definição de cultura surda proposta por Moura (2000).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

822Q1014574 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025

De acordo com o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, são princípios norteadores da lei, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q1013815 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Em um curso básico de Libras como segunda língua (L2), a metodologia “Libras em Contexto” indica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

824Q1017919 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Assinale a alternativa que corresponda ao nome da pessoa conhecida como o “Pai dos surdos” na França, que, em uma tentativa religiosa de salvá-los, fundou o atual Instituto Nacional de Jovens Surdos de Paris.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q1014338 | Libras, Educação dos Surdos, Letras PortuguêsLibras, IFSP, IFSP, 2024

De acordo com os estudos de Ronice Müller de Quadros (2004) sobre o ensino de Libras como segunda língua, quais estratégias pedagógicas são mais eficazes para desenvolver a competência comunicativa dos aprendizes, considerando as especificidades da língua visual-espacial e as diferenças em relação às línguas orais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

826Q1013828 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A fim de desenvolver um trabalho sólido e de qualidade visando o sucesso do processo de alfabetização dos estudantes surdos, o professor-instrutor de Libras deverá reconhecer que uma das implicações características deste universo reside na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

827Q1015364 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Jeferson professor do ensino médio com deficiência auditiva sinalizante, não consegue encontrar em sua cidade, uma instituição que ofereça cursos específicos para formação especializada em ensino bilíngue.
Assinale a opção que apresenta um dos objetivos do desenvolvimento do programas integrados de ensino e pesquisa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

828Q1013321 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Texto associado.
Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural

Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado).

Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos.

A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição.

essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos.

Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais .

Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4
Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a entender que a diferença entre a população surda e a população muda e os demais indivíduos se localiza no corpo, no ouvido, na audição, no cérebro, na patologia, não caracterizando uma diferença política ou mesmo cultural.

II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que as formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir e de dizer da população surda e da população muda têm sido amplamente valorizadas e acolhidas na sociedade em geral ao longo da história.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

829Q1015627 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.

O documento “A Educação que Nós Surdos Queremos” (FENEIS, 1999) foi produzido por lideranças da comunidade surda durante o Pré-Congresso de 1999. Esse evento antecedeu o V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue para Surdos, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre (RS). Segundo Lopes (2007, p. 33), o documento apresentava a explanação sobre o modo “como os surdos gostariam de ser narrados; diretrizes surdas para educação (desde a educação infantil); discussões acerca da Língua Brasileira de Sinais; o direito a intérpretes e a necessidade do reconhecimento, pelo Estado, da LIBRAS como uma língua oficial.

Fonte: KRAEMER, Graciele Marjana; LOPES, Luciane Bresciani; ZILIO, Virgínia Maria. Formação docente e educação de surdos no Brasil: desafios para uma proposta educacional bilíngue. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, p. 1-17, 2020.


Em relação à educação de surdos, há uma construção de planos e políticas educacionais pautada na Lei nº

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

830Q1014350 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

“Entendemos que a metodologia de ensino da escrita da língua portuguesa a qual os surdos são submetidos pode ser tão danosa ao ponto de traumatizá-los e criar neles uma sensação de incapacidade tal que os imobiliza na aquisição da língua oral. [...] Havia alunos que travavam no momento de escrita, principalmente, os adultos. Eles sentiam uma forte pressão interna de que tinham que escrever bem, talvez devido à idade e ao tempo escolar. Havia alunos que até suavam frio ao olhar para o papel e pegar na caneta.” Com base neste dado, analise se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa correspondente.

( ) O baixo desempenho no desenvolvimento da leitura e escrita por alunos surdos é causado por um déficit cognitivo em função da surdez.
( ) As práticas de leitura para alunos surdos devem ser baseadas na vivência da oralidade e através da repetição.
( ) O uso social da escrita deve ser somado à metodologia específica de ensino do português como segunda língua, pois, não basta que os alunos surdos aprendam a codificar e decodificar a escrita; é necessário usar esta escrita no seu cotidiano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

831Q1014352 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Uma escola que possui alunos surdos matriculados necessita de adaptações que gerem acessibilidade, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

832Q1013333 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Quando se fala de educação bilíngue para surdos no contexto escolar tem-se como premissa que o surdo seja escolarizado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q1015125 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cerquilho SP, MetroCapital Soluções, 2020

Acerca da surdez é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q1015127 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cerquilho SP, MetroCapital Soluções, 2020

No Brasil, o pioneiro na educação de surdos, responsável na base para a formulação de uma língua de sinais própria no país, foi o professor francês:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

835Q1014618 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

O Atendimento Educacional Especializado em Libras, constitui um momento didático pedagógico para os alunos com surdez incluídos na escola comum. Ele deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais (ALVEZ; FERREIRA; DAMÁZIO, 2010). Sobre esse tipo de atendimento, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q1014621 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com o ensino da Libras e da Língua Portuguesa (LP), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Aos poucos, a língua de sinais vem adquirindo notoriedade e superando o estereótipo que lhe fora concedido. A escrita responde a uma demanda comunicativa alfabética, enquanto a língua de sinais atende a uma demanda específica visual e espacial. Enquanto isso, na língua oral (tanto para a fala quanto para a escrita) há a emissão de um som/palavra após o outro (linearidade); na língua sinalizada, a simultaneidade é característica recorrente devido ao uso, concomitante, da expressão, da configuração de mão e de outros itens lexicais.

( ) O acesso tardio à Libras ocorre ainda pelo desconhecimento da língua sinalizada por parte da família, pela resistência da equipe médica que orienta a família ou da própria família em entender a surdez e sua consequência linguística. Reitera-se assim que a defesa pela normalização do sujeito surdo, de modo a enquadrálo ao uso da LP falada, fez com que se disseminasse uma visão deturpada da língua sinalizada, mesmo ela ainda não podendo ser considerada como uma língua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

837Q1015649 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Libras não é universal pois, como seu próprio nome já diz, a Língua Brasileira de Sinais é falada apenas entre pessoas surdas e deficientes auditivas brasileiras. Ao mesmo tempo, muitos países possuem suas próprias línguas de sinais para que as comunidades surdas locais possam se comunicar.

  1. ✂️
  2. ✂️

838Q1015906 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

Em conformidade ao decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, identifique a opção correta;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q1015142 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

Segundo a Lei Número 12.319 de 1º de Setembro de 2010 que Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS em seu Art. 4o A formação profissional do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de: I - cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou; II - cursos de extensão universitária; e III - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. Parágrafo único. A formação de tradutor e intérprete de Libras pode ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por uma das instituições referidas no inciso III. Segundo a lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.