Início

Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q1015457 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

“Kauã Silva Eleotério, 9 anos, é um dos 23 alunos surdos matriculados na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Educação Fundamental) Professor Nicolau Moraes de Barros, em Santo André. A unidade integra o Polo Bilíngue de educação para surdos do município. (...) Ao saber dos planos do aluno para o futuro, Márcia Lopes da Silva Souza, uma das professoras bilíngues do polo andreense, se emocionou. “Ele tem perspectiva para o futuro. A gente tem desenvolvido esse trabalho e perceber como eles eram quando chegaram e como estão hoje é gratificante. Quando ele iniciou, se fizesse uma pergunta dessas, ele não saberia responder. Eles não sabiam nem brincar. Então, saber que ele tem esse sonho é maravilhoso. Ganhei o meu dia.”, disse a educadora.”
(Diário do Grande ABC- Santo André-SP. Cidades oferecem ensino bilingue a alunos surdos. Por Joice Cunha-06/06/2022.)
Assinale a opção correta a respeito da formação do professor no atendimento educacional especializado como uma das diretrizes da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com a inclusão dos alunos surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

842Q1015207 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) O Decreto que regulamenta a Lei nº 10.46/2002 e dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação do professores e instrutores de Libras e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa? Assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q1013418 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Rosa e Cruz (2001), a partir de uma pesquisa, afirmam que as tecnologias de comunicação e informação, em especial o uso da Internet, constituem mais uma ferramenta que potencializa a ação do surdo em sua relação com o mundo. Assim, podemos afirmar que:
I. Os surdos podem, sozinhos, interagir com a informação que é buscada na Internet. II. A internet impede que o surdo se comunique com outros surdos. III. As novas tecnologias surgem com a necessidade de especializações, em que se pode desenvolver um conjunto de atividades sem interesses didático-pedagógico. IV. As interações visuais possibilitam a criação coletiva de um conhecimento compartilhado, estimulando a socialização através de trabalhos coletivos e grupais.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

844Q1013677 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

Sobre a história da Educação de Surdos no mundo, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

845Q1014701 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Umbuzeiro PB, EDUCA, 2025

A Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa legislação estabelece as diretrizes para o exercício profissional desses especialistas, definindo as atribuições e competências necessárias para atuar na tradução e interpretação da Libras. Além disso, a lei determina a exigência de formação específica e adequada para garantir a qualidade dos serviços prestados, reconhecendo a importância desses profissionais na promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas surdas na sociedade.

Considerando a regulamentação da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras prevista na Lei nº 12.319/2010 assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q1013934 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. A comunidade surda, que usa a língua de sinais como primeiro meio de comunicação e possui sentimento de pertencimento à cultura surda, constitui-se em um grupo com características linguísticas peculiares, com cultura, normas sociais e identidade própria.
II. A comunidade surda difere dos ouvintes em virtude dos processos comunicativos e não pela alteração orgânica funcional.
III. As pessoas surdas vivem em uma cultura diferente da cultura hegemônica dos sujeitos ouvintes. Assim, cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das almas das comunidades surdas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

847Q1015214 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021

O percurso educacional do sujeito surdo é marcado por preconceitos, conflitos, frustações, mas também por conquistas. Dessa forma, é correto afirmar que no Brasil, o primeiro Instituto para surdos, fundado por um professor francês, chamado Hernest Huet, é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

848Q1013683 | Libras, Educação dos Surdos, Professor II Brailista, Prefeitura de Tupanatinga PE, IGEDUC, 2023

Texto associado.
Julgue o item subsequente.
A expressão “literatura surda” é utilizada para textos que apresentam histórias utilizando a língua de sinais e que valorizam a identidade e a cultura das pessoas ouvintes, as quais estão presentes na narrativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

849Q1013429 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Zona Urbana, Prefeitura de Sapé PB, CPCON, 2020

Atente às definições abaixo de modo a identificar a que aspecto fazem referência e responda ao que se pede.
I- “É o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.” (STROBEL, 2008, p. 24). II- “[...] não se refere apenas a materialismos culturais, mas àquilo que na cultura constitui produções do sujeito que tem seu próprio modo de ser, ver, entender e transformar o mundo.” (STROBEL, 2008, p.37). III- “[...] é um sistema social geral, no qual pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras. Portanto, pode ter também ouvintes e surdos que não são culturalmente surdos." (PADDEN 1989, p.5).
As definições apresentadas correspondem, respectivamente, aos termos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

850Q1014198 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

As relações de poder, imbricadas na história da educação dos surdos, foi marcada pelo “ouvintismo”, em que os ouvintes definiam o que era melhor para os surdos. Essa relação de poder pode ser observada nas abordagens educacionais para surdos utilizadas no decorrer da história, mais especificamente, na abordagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

851Q1013689 | Libras, Educação dos Surdos, Habilitação Educação de Surdos, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2023

Qual é o papel da cultura na construção da identidade do sujeito surdo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

852Q1016251 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

No planejamento de aulas para ensino de Libras como L2 (segunda língua) para alunos ouvintes, um aspecto essencial a ser considerado pelo professor de Libras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

853Q1014211 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

Com relação ao ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas, o Decreto nº 5.626/2005 estabelece que este deve ser incluído como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental, de nível médio e superior, bem como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

854Q1013701 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023

Entre os princípios que o tradutor/intérprete de Libras e língua portuguesa precisa ter para exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos de acordo com a lei nº 12.319/2010, encontra(m)-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

855Q1014986 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019

Sobre o aprendizado de língua de sinais, Santiago (2013) afirma que, na perspectiva enunciativo-discursiva, há sinais que assumem vários significados, apesar de apresentarem uma única forma. Diante disto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

856Q1014990 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Assinale a alternativa que apresenta as características sobre o bilinguismo para surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

857Q1014739 | Libras, Educação dos Surdos, Fonoaudiologia, EINSTEIN, VUNESP, 2024

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais, e uma delas considera as características da pessoa com surdez e utiliza todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos, assim como o uso do Português Sinalizado. Entretanto, os resultados obtidos com essa tendência educacional são questionáveis quando se observam as pessoas com surdez frente aos desafios da vida cotidiana. A linguagem gestual visual, os textos orais, os textos escritos e as interações sociais que a caracterizam parecem não possibilitar um desenvolvimento satisfatório. Esses alunos continuam segregados, permanecendo agrupados pela deficiência, marginalizados, excluídos do contexto maior da sociedade.
O texto refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

858Q1016023 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Conforme legislação vigente, os sistemas de ensino contarão com as entidades representativas das pessoas surdas para prover a modalidade Educação Bilíngue de surdos, incluindo contratação e avaliação de professores. Sobre o nome de entidades representativas das pessoas surdas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

859Q1013466 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Básica Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Lidianópolis PR, FAU, 2021

No Brasil, a Libras foi oficializada em 2002 e regulamentada em 2005. Em 2010, foi publicada a Lei que regulamenta a profissão do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, essas três Leis, ou seja: a Lei da Libras, o Decreto que a regulamenta e a Lei do TILS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

860Q1013981 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A surdez pode ser classificada em diferentes níveis, com base na extensão da perda auditiva. Os níveis comuns de classificação são: surdez leve, crítica, severa e profunda. Essa classificação é baseada na audiometria, que avalia a capacidade auditiva em diferentes frequências sonoras.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.