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Questões de Concursos Educação dos Surdos

Resolva questões de Educação dos Surdos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q1015309 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

Na Escola, numa perspectiva bilíngue, os professores necessitam ensinar aos alunos surdos a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. No que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa escrita para o aluno surdo, é correto afirmar que
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882Q1013264 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A Lei Nº 10.436/2002 é a que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Acerca da Libras é correto afirmar EXCETO que:
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883Q1014801 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação ao desenvolvimento da linguagem, Moura (in Lacerda e Santos, 2014) destaca que a criança surda precisa ver a língua de sinais circulando por diferentes “portadores”, com estilos e formas variadas de se comunicar, lembrando que usuários da língua de diferentes idades comunicam-se de formas diferentes e sobre assuntos distintos. Com base nisso, destaca ainda que a aquisição da linguagem precisa ser em
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884Q1015317 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

O trabalho com textos sinalizados em Libras visa a desenvolver a compreensão leitora de alunos surdos. Basso, Strobel e Masutti (2009) sugerem o uso de um procedimento metodológico em que o ensino da leitura é desenvolvido a partir de três níveis:
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885Q1018904 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146 de 2015) é correto afirmar que:
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886Q1014299 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019

Stokoe (1960) foi o primeiro pesquisador a defender, do ponto de vista da Linguística, que as línguas de sinais são línguas naturais. Ele evidenciou que essas línguas partilham com as línguas orais princípios estruturais. Sobre a evidência de princípios fonológicos nas línguas de sinais, é correto afirmar que:

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887Q1014044 | Libras, Educação dos Surdos, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Quanto ao ensino de Libras, em termos metodológicos, assinale a alternativa correta.

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888Q1015333 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilingue Libras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2022

Em relação às metodologias específicas utilizadas no ensino de surdos, julgue os itens a seguir.
I No oralismo, a atenção se concentra na língua de sinais, e não na fala, pois a pessoa surda não é vista como deficiente, mas como diferente. Assim a LIBRAS deve ser ensinada, desde a infância, como primeira língua.
II Comunicação total é um método flexível, que faz uso de meios de comunicação oral e gestual e de todo e qualquer método de comunicação (palavras, símbolos, mímicas, sinais).
III O bilinguismo permite o acesso, pela criança, da forma mais precocemente possível, a duas línguas: a LIBRAS (primeira linguaL1) e a língua portuguesa (segunda língua-L2) na modalidade escrita.

Assinale a opção correta.
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889Q1015081 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IBADE, 2018

Ter um profissional surdo ou com capacitação profissional entre os demais professores na escola é necessário no processo de inclusão e de aquisição linguística. No planejamento de atividades, este profissional será de grande importância, enfatizando o respeito às condições peculiares dos surdos. A este propósito, Quadros esclarece que a educação de surdos, tendo uma proposta bilíngue, deve gozar de um currículo organizado com perspectiva:
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890Q1016112 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O intérprete educacional desempenha um papel fundamental na inclusão de alunos surdos em escolas regulares, atuando como mediador entre a língua de sinais, a língua oral e a cultura surda. Sobre o papel do intérprete educacional, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)O intérprete educacional deve ter domínio da Libras, da Língua Portuguesa e dos conteúdos curriculares, além de conhecimento da cultura surda.
(__)A principal função do intérprete educacional é traduzir literalmente o que o professor fala, garantindo a acessibilidade da informação para o aluno surdo.
(__)O intérprete educacional contribui para a construção de um ambiente bilíngue e bicultural na escola, promovendo a interação entre alunos surdos e ouvintes.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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891Q1014067 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


A educação bilíngue para surdos se limita ao ambiente escolar, não sendo necessária a continuidade do aprendizado da LIBRAS e do português escrito após a conclusão do Ensino Médio.

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892Q1015094 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFRN, COMPERVE UFRN, 2018

O bilinguismo educacional de surdos pode assumir algumas configurações. São arranjos possíveis dentro de um contexto educacional bilíngue regular para surdos:
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893Q1015099 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019

Sobre a abordagem oralista de educação de surdos, é CORRETO afirmar.
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894Q1014332 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

A construção das identidades surdas é um processo complexo que ocorre em diversos contextos sociais e educacionais. Considerando a diversidade de experiências vividas por pessoas surdas, qual das seguintes afirmações melhor representa o papel dos diferentes locais na formação da identidade surda?
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895Q1014590 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O movimento Surdo brasileiro ganhou mais força e solidez entre as décadas de 80 e 90 quando conseguiram agregar a comunidade surda de diferentes partes do país em prol da campanha nacional pela oficialização da Língua Brasileira de Sinais. Tal reconhecimento legal da Libras aconteceu com a publicação da Lei nº 10.436/02, que ficou conhecida como a Lei de Libras. Nesse contexto, analise os preceitos abaixo.

I Fica estabelecida a responsabilidade do poder público em geral e de empresas concessionárias de serviços públicos em garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais.
II É reconhecida a Língua Brasileira de Sinais (Libras) enquanto forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora compartilha da mesma estrutura gramatical da língua portuguesa.
III Está preconizada a possibilidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) substituir a modalidade escrita da língua portuguesa, visto que é uma língua constituída por um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos da comunidade surda.
IV Fica instituído o papel das instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde em assegurar o atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva.

São preceitos que norteiam a Lei nº 10.436/02
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896Q1014591 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Um casal de surdos teve um filho surdo e, após o diagnóstico, percebeu que, mesmo com os estímulos visuais, o bebê balbuciava de forma semelhante a uma criança ouvinte. Levando em consideração a situação relatada e os processos de aquisição da Libras no período pré-linguístico, sabe-se que
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897Q1014338 | Libras, Educação dos Surdos, Letras PortuguêsLibras, IFSP, IFSP, 2024

De acordo com os estudos de Ronice Müller de Quadros (2004) sobre o ensino de Libras como segunda língua, quais estratégias pedagógicas são mais eficazes para desenvolver a competência comunicativa dos aprendizes, considerando as especificidades da língua visual-espacial e as diferenças em relação às línguas orais?
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898Q1014339 | Libras, Educação dos Surdos, Letras PortuguêsLibras, IFSP, IFSP, 2024

Acerca das políticas linguísticas e da educação bilíngue para surdos no contexto brasileiro, e levando em consideração as diretrizes e as discussões apresentadas por Castilho (2014), selecione a alternativa correta:
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900Q1014351 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

A Lei n° 14.191, de 3 de agosto de 2021, que altera a Lei n° 9.394, de 20 dezembro 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue para surdos e afirma, no artigo 3º, que o sistema de ensino deverá desenvolver programas para “proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura”. Sendo assim, ao considerar esses aspectos histórico-culturais e as especificidades de uma língua pautada na visualidade, no ensino de Libras, devem ser adotadas as seguintes práticas, EXCETO:
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