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Questões de Concursos Educação dos Surdos

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901Q1014351 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

A Lei n° 14.191, de 3 de agosto de 2021, que altera a Lei n° 9.394, de 20 dezembro 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue para surdos e afirma, no artigo 3º, que o sistema de ensino deverá desenvolver programas para “proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura”. Sendo assim, ao considerar esses aspectos histórico-culturais e as especificidades de uma língua pautada na visualidade, no ensino de Libras, devem ser adotadas as seguintes práticas, EXCETO:
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902Q1014609 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Conforme a lei nº 14.191 de 03 de agosto de 2021, entende-se por educação bilíngue de surdos:
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903Q1015636 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


O contexto de vida das pessoas com surdez é caracterizado pela apreensão diferente de mundo (predominantemente visual), pela dificuldade na comunicação, pelo preconceito e pela segregação. Essa realidade é reforçada pelo fato de que poucas pessoas que não são surdas dominam a LIBRAS e ainda há aqueles que a desconhecem.

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904Q1014614 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

As instituições federais de ensino responsáveis pela educação básica devem garantir a inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva, por meio da organização de:
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905Q1016152 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Manaus AM, Instituto Acesso, 2024

Leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso, sobre o papel do intérprete de Libras em ambientes de educação, de acordo com a Lei nº 10.436 e regulamentações associadas:

(__)A atuação do intérprete de Libras em sala de aula é mediada, primariamente, pela transmissão direta das informações do professor ao aluno surdo, sem a necessidade de adaptar o conteúdo às especificidades do aluno.

(__)O intérprete deve assegurar que o conteúdo repassado ao aluno surdo seja equivalente ao transmitido ao aluno ouvinte, adaptando aspectos linguísticos para garantir clareza e compreensão.

(__)A formação do intérprete de Libras exige, por meio da Lei n.º 10.436, conhecimentos avançados não apenas em Libras, mas também em metodologias de interpretação simultânea e consecutiva.

(__)De acordo com a legislação, o papel do intérprete limita-se à sala de aula, sendo dispensado seu acompanhamento em atividades extracurriculares e outras ocasiões fora do âmbito educacional formal.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
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906Q1014876 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, IF Goiano, IV UFG, 2019

O reconhecimento do sistema de comunicação de uma comunidade de fala é um passo importante para a legalidade do uso e a difusão dessa língua. No caso da libras, a lei que a reconhece é a
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907Q1015900 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Tamandaré PE, CONTEMAX, 2024

A Definição de Libras, de acordo com o que diz a Lei n.º 10.436/2002 é:
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908Q1015139 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

“As crianças parecem copiar fielmente o mundo (e o “estilo”) cognitivo que lhes apresenta a mãe” (SACKS, 2010, p. 63). Segundo o autor, o papel da cultura materna (sendo que figura materna significa a presença de algum responsável cujo contato seja direto e permanente com a criança – não necessariamente a mãe/mulher) exerce importante papel na construção e desenvolvimento da inteligência da criança. Em função disso, quando se trata de LIBRAS:
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910Q1015402 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERJ, UERJ, 2023

A história da constituição dos profissionais tradutores/intérpretes de Libras se deu, inicialmente, em contextos de atuações voluntárias e “[...] foram sendo valorizadas enquanto atividade laboral na medida em que os surdos foram conquistando o seu exercício de cidadania” (QUADROS, 2004, p.15). Segundo Matos e Rech (2010), um novo passo é dado em busca da valorização e profissionalização dos TILSP quando, por primeira vez, sua formação passou a ser oficializada em instituições de ensino, a partir da publicação do(a):
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911Q1014379 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

De acordo com a Lei N.° 10.436, de 24 de abril de 2002, entende-se como Língua Brasileira de Sinais (Libras) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico é de natureza:

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912Q1014893 | Libras, Educação dos Surdos, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

De acordo com Perlin (2010), sobre as Identidades surdas é correto afirmar:
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913Q1015149 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

“Estamos desenvolvendo estudos sobre aquisição bilíngue bimodal por crianças Kodas e por crianças surdas com implante coclear (IC) que possuem acesso irrestrito ou restrito à língua de sinais, e que receberam e ativaram o IC precocemente (entre 2 e 4 anos de idade). As crianças surdas com IC, filhas de pais surdos, possuem acesso irrestrito à língua de sinais, enquanto que, as crianças surdas com IC, filhas de pais ouvintes, possuem um acesso restrito à língua de sinais (a exposição à língua de sinais geralmente é menor, pois os pais estão iniciando a aprendizagem da língua de sinais, e a criança interage com usuários da língua de sinais em outros contextos fora do lar). Dessa forma, para essas crianças o processo de aquisição da linguagem ocorre desde o nascimento ou muito cedo, por meio da língua de sinais e o atraso no início do processo de aquisição da linguagem é evitado. Nesses casos, a criança surda tem a oportunidade de desenvolver-se linguisticamente de forma esperada (normal), pois entre o período de diagnóstico da perda auditiva e realização da cirurgia para colocação do IC, ativação do mesmo, mapeamento (regulagens) e 'real acesso' à língua oral a criança tem acesso à língua de sinais por meio de interações com nativos ou não-nativos fluentes.” (QUADROS, 2016)
Quando a pesquisadora faz uso do conceito de normalidade em relação a criança surda que recebeu implante coclear ela pretende:
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914Q1014385 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em alunos surdos difere do de alunos ouvintes, devido à importância da língua de sinais e do ambiente linguístico.

Assinale a alternativa correta sobre esse processo.

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915Q1015417 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Tendo como base o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, assinale a alternativa correta quanto ao tempo que todos os cursos de licenciatura de uma determinada instituição tiveram para adequar a disciplina de Libras enquanto obrigatória:
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916Q1015167 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Itá SC, AMAUC, 2019

As línguas de sinais, dentre elas a Língua Brasileira de Sinais, percorreram um longo processo histórico até serem reconhecidas como línguas. Atualmente, as línguas de sinais representam uma forma completa de comunicação das histórias, das lutas e da cultura surda (QUADROS, 2005). As línguas de sinais enquanto língua utilizada pelas comunidades surdas possuem características que as definem e reconhecem enquanto língua natural e oficial.
Com relação às características das línguas de sinais:
I - As línguas de sinais são consideradas línguas naturais porque são adaptações das línguas orais. II - As línguas de sinais possuem uma estrutura que permite a expressão de qualquer conceito e qualquer significado decorrente da interação comunicativa e expressiva do ser humano. III - As línguas de sinais são línguas como quaisquer outras, pois todas são estruturadas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas, ou seja, apresentam todos os níveis de análise linguísticos.
Assinale a alternativa correta:
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917Q1015681 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

Compreendendo os surdos como sujeitos que transitam em diferentes contextos de uma identidade comunitária, Perlin critica o saber ouvintista, isto é, o saber ouvinte em relação aos direitos e demais aspectos da vida dos surdos e ressalta as múltiplas identidades surdas: híbridas, de transição, incompletas e flutuantes; relacionando-as aos diferentes níveis de pertencimento e envolvimento com a comunidade surda e com o movimento surdo (PERLIN, 2011).

O que se pretende reivindicar como uma identidade, no caso dos surdos, é:

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918Q1015170 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Possui caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento (http://basenacionalcomum.mec.gov.br). Considerando as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Educação Básica, assinale a alternativa CORRETA referente a Estrutura Geral da BNCC:
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919Q1015426 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O bilinguismo é importante na revolução anti-oralismo pelo respeito do surdo como sujeito com direito à língua de sinais. A Pedagogia dos multiletramentos colabora para a expansão dos horizontes na educação de surdos em relação às questões de mobilidade e transformação. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
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920Q1013635 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

A Lei nº 10.436/2002 é a Lei de Libras. Para alcançar esta conquista, a comunidade surda engendrou movimentos sociais desde 1990 com a culminância de campanha nacional para oficialização da língua de sinais em nosso país.
Assinale a opção que explicita o entendimento da Língua Brasileira de Sinais, conforme a Lei.
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