Questões de Concursos Educação e Filosofia

Resolva questões de Educação e Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q987011 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Acerca das concepções de aprendizagem, aluno, ensino e professor em algumas das principais abordagens teóricas da educação, julgue as afirmativas abaixo:

I. Na abordagem tradicional, o professor assume o papel de transmissor do conhecimento, utilizando métodos de ensino como aulas expositivas e repetição de exercícios.
II. Na tendência libertadora, o ensino é centrado na discussão de temas sociais e políticos relevantes para a vida dos alunos, buscando promover a conscientização e ação transformadora.
III. Na tendência libertária, o professora atua como mediador do diálogo, controlando a aprendizagem dos alunos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q987010 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O pensamento pedagógico moderno abrange uma diversidade de tendências que refletem diferentes filosofias e abordagens educacionais.
Qual das alternativas a seguir descreve corretamente as características da tendência pedagógica Tecnicista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1034972 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova almejava, como um dos pontos de partida, uma escola totalmente pública, que fosse essencialmente gratuita, mista, laica e obrigatória, em que se pudesse garantir uma educação comum para todos, colocando, assim, homens e mulheres frente a iguais possibilidades de aprendizagem e oportunidades sociais, abolindo os privilégios de gênero ou mesmo de classe social.
INEP, 2012. Disponível em: http://inep80anos.inep.gov.br/inep80anos/passado/ manisfesto-dos-pioneiros-da-educacao-nova-1932/143.

Esse marco do desenvolvimento do pensamento e das políticas educacionais brasileiros sofreu, por meio de Anísio Teixeira, grande influência do pensamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1047200 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Os limites dessa concepção encontram-se na visão parcial dos procedimentos educacionais excessivamente centrados no indivíduo e nos modelos ideais que determinam, a priori, o que é o ser humano “universal” e como deve ser a educação. Trata-se, portanto, de uma visão intelectualista da pedagogia.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Moderna, 2006. . p. 151. (adaptado).
A crítica apresentada no fragmento de texto acima se refere a qual concepção filosófico-antropológica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1029036 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

John Amos Comenius foi um educador e filósofo dos séculos XVI e XVII e influenciou profundamente a organização do ensino na modernidade.
Ele foi responsável por introduzir o princípio do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1025486 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito da relação entre educação e sociedade, quanto às dimensões filosófica, histórico-cultural e pedagógica, julgue o item.

A práxis educativa, objeto da dimensão histórico-cultural, caracteriza-se pela ação intencional e reflexiva de sua prática.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q1017687 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica formulada por Dermeval Saviani, julgue os itens a seguir.

I Para a pedagogia histórico-crítica, a prática social é ponto de partida e de chegada da ação educativa, pois constitui um elemento comum tanto para o professor quanto para os alunos, que transformam suas práticas através de problematizações e instrumentalizações.

II Saviani desenvolveu uma teoria crítica da educação, fundamentada no materialismo histórico-dialético.

III A pedagogia histórico-crítica se assemelha às teorias escolanovistas na medida em que considera a escola como um ambiente de desenvolvimento individual, onde cada sujeito produz sua experiência e seu aprendizado.

IV Saviani considera como secundária a função de formação humana e social da escola, destacando outros espaços de educação como ambientes mais qualificados para o processo de ensino e aprendizagem.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q986205 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação à Educação Física contemporânea, sua visão crítica e transformadora, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1034347 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida. Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um "caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932.

Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1031665 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica a vertente filosófica que influenciou o pensamento do educador Anísio Teixeira, patrono da Escola Pública Brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.