Início

Questões de Concursos Educação e Filosofia

Resolva questões de Educação e Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q979042 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Verônica é secretária de atendimento aos alunos em uma escola municipal. Em uma manhã, ela presenciou uma situação de agressão entre duas crianças e, rapidamente, saiu de sua sala e interveio na situação, separando os alunos envolvidos. Decidiu, então, conversar com um deles, que parecia mais exaltado. Joana, professora da turma a que pertenciam os alunos, abordou Verônica, explicando que ela fez bem em separar as crianças, mas que não deveria ter ficado conversando com uma delas. Joana explicou: “a responsabilidade formativa das crianças é da equipe pedagógica, que tem esse preparo”.

Considerando o que argumentam Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), a atitude de Joana é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q979848 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Conforme Benevides (1996), é correto afirmar que a Educação para a Democracia (EPD)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1089566 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Ensino Religioso, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Paulo Freire, em sua pedagogia crítica, propõe uma educação problematizadora que supera a "educação bancária" através do diálogo e da práxis transformadora.

Nesse contexto, o conceito freiriano de "conscientização" implica a/o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1034347 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida. Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um "caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932.

Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q979366 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Becker (2012) retoma os resultados de suas pesquisas sobre as concepções epistemológicas dos docentes com o objetivo de compreender o paradoxo entre uma práxis fundamentada na construção do conhecimento e na atuação pedagógica crítica, e a prática de um professor “epistemologicamente ingênuo”. Entre esses resultados – obtidos junto a docentes de matemática – está a constatação de que professores que se guiam por uma epistemologia apriorista permanecem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1068325 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Azzi (In Pimenta, 2018) observa que a práxis é uma atividade humana em que o sujeito deve passar por uma idealização consciente. Para isso, necessita conhecer a realidade e, então, negá-la. Para a autora, essa negação, no campo da educação, significa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1034972 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova almejava, como um dos pontos de partida, uma escola totalmente pública, que fosse essencialmente gratuita, mista, laica e obrigatória, em que se pudesse garantir uma educação comum para todos, colocando, assim, homens e mulheres frente a iguais possibilidades de aprendizagem e oportunidades sociais, abolindo os privilégios de gênero ou mesmo de classe social.
INEP, 2012. Disponível em: http://inep80anos.inep.gov.br/inep80anos/passado/ manisfesto-dos-pioneiros-da-educacao-nova-1932/143.

Esse marco do desenvolvimento do pensamento e das políticas educacionais brasileiros sofreu, por meio de Anísio Teixeira, grande influência do pensamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q987010 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O pensamento pedagógico moderno abrange uma diversidade de tendências que refletem diferentes filosofias e abordagens educacionais.
Qual das alternativas a seguir descreve corretamente as características da tendência pedagógica Tecnicista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q987011 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Acerca das concepções de aprendizagem, aluno, ensino e professor em algumas das principais abordagens teóricas da educação, julgue as afirmativas abaixo:

I. Na abordagem tradicional, o professor assume o papel de transmissor do conhecimento, utilizando métodos de ensino como aulas expositivas e repetição de exercícios.
II. Na tendência libertadora, o ensino é centrado na discussão de temas sociais e políticos relevantes para a vida dos alunos, buscando promover a conscientização e ação transformadora.
III. Na tendência libertária, o professora atua como mediador do diálogo, controlando a aprendizagem dos alunos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1073994 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A trajetória histórica da Educação Física no Brasil revela disputas em torno de seu papel na formação humana. No contexto da virada paradigmática do final do século XX, surge uma crítica às abordagens tradicionais, que haviam consolidado a disciplina como instrumento de controle e padronização corporal. Com base nessaperspectiva, assinale a alternativa que melhor expressa os fundamentos da abordagem crítico-superadora da Educação Física:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1017687 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica formulada por Dermeval Saviani, julgue os itens a seguir.

I Para a pedagogia histórico-crítica, a prática social é ponto de partida e de chegada da ação educativa, pois constitui um elemento comum tanto para o professor quanto para os alunos, que transformam suas práticas através de problematizações e instrumentalizações.

II Saviani desenvolveu uma teoria crítica da educação, fundamentada no materialismo histórico-dialético.

III A pedagogia histórico-crítica se assemelha às teorias escolanovistas na medida em que considera a escola como um ambiente de desenvolvimento individual, onde cada sujeito produz sua experiência e seu aprendizado.

IV Saviani considera como secundária a função de formação humana e social da escola, destacando outros espaços de educação como ambientes mais qualificados para o processo de ensino e aprendizagem.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1034352 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

O debate atual da autonomia escolar enraíza-se no processo dialógico de ensinar dos primórdios da filosofia grega. No diálogo entre Sócrates e Ménon acerca da questão “se a virtude podia ser ensinada”, numa praça de Atenas, o mestre Sócrates insiste que o escravo Ménon deve procurar, nele, mesmo, a resposta. Educar significa, então, capacitar, potencializar, para que o educando seja capaz de buscar a resposta do que pergunta, significa formar para a autonomia.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2002, p. 9.

A construção de uma educação pautada pela autonomia pressupõe
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1073848 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Para Paulo Freire, a educação é um ato político e, como tal, não pode ser reduzida a uma prática neutra. Nesse sentido, o processo educativo deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1047200 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Os limites dessa concepção encontram-se na visão parcial dos procedimentos educacionais excessivamente centrados no indivíduo e nos modelos ideais que determinam, a priori, o que é o ser humano “universal” e como deve ser a educação. Trata-se, portanto, de uma visão intelectualista da pedagogia.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Moderna, 2006. . p. 151. (adaptado).
A crítica apresentada no fragmento de texto acima se refere a qual concepção filosófico-antropológica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q977094 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Filosofia é de extrema importância para o desenvolvimento do pensamento crítico, a compreensão da sociedade e a formação de cidadãos ativos e conscientes.

Com base no debate contemporâneo sobre a Filosofia da Educação, assinale a alternativa que melhor expressa um dos principais desafios da Filosofia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q976373 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A Filosofia da Educação enquanto campo do conhecimento que reconhece o pensamento e a existência humana em suas especificidades defende a aprendizagem experiencial e a escola como possível “laboratório de democracia”. Assim, uma das alternativas remonta a ideia de experiência e participação. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q976379 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

No debate sobre Pedagogia e autonomia, existe a argumentação de que o ato de ensinar exige diálogo e observação da realidade. Dentre as alternativas abaixo, qual alternativa traduz essa perspectiva crítica de maneira correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q986205 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação à Educação Física contemporânea, sua visão crítica e transformadora, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1044651 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O movimento pela Escola Nova fez a crítica dos métodos tradicionais da educação. O marxismo e o positivismo, a seu modo, também fizeram a crítica à educação enquanto pensamento autoritário. Os existencialistas e fenomenologistas, sob o impacto de duas guerras mundiais, perguntavam o que estava errado na educação para formar homens que chegavam a se odiar tanto. O otimismo pedagógico do começo do século não resistiu a tanta violência.

GADOTTI. (1997).

Segundo o autor, a partir da segunda metade do século XX, a crítica à educação e à escola se acentuam, gerando uma tendência que ele classificou como pensamento pedagógico crítico.

Sobre a referida tendência, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1046745 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023

Segundo Montessori, cada criança, experimenta certas necessidades interiores que a impulsionam, em circunstâncias externas favoráveis, a uma atividade livre concentrada. Por isso, a primeira condição para a aplicação do método Montessori, está na formação de um ambiente apropriado; esse método é baseado em alguns princípios, sendo eles, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.