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Questões de Concursos Educação e Filosofia

Resolva questões de Educação e Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1068317 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Morin problematiza a temática do conhecimento em seu célebre Sete saberes necessários à educação do futuro. O autor discute, a título de exemplo, o caso da decodificação da estrutura do código genético (o DNA) empreendida por Watson e Crick, que “surpreenderam e escandalizaram a maioria dos biólogos, que jamais imaginavam que isto poderia ser transcrito em moléculas químicas”. Trata-se de um caso nas ciências que evidencia o funcionamento das ideias normativas, ancorando as causas desse erro

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22Q1068325 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogia, EsFCEx, VUNESP, 2024

Azzi (In Pimenta, 2018) observa que a práxis é uma atividade humana em que o sujeito deve passar por uma idealização consciente. Para isso, necessita conhecer a realidade e, então, negá-la. Para a autora, essa negação, no campo da educação, significa

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23Q1034347 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida. Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um "caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932.

Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
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24Q1081864 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

Humanismo

Carl Rogers propôs uma pedagogia centrada no aluno, defendendo empatia, autenticidade e aceitação incondicional como fundamentos para aprendizagem significativa.

Assinale a alternativa correta.

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25Q987011 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Acerca das concepções de aprendizagem, aluno, ensino e professor em algumas das principais abordagens teóricas da educação, julgue as afirmativas abaixo:

I. Na abordagem tradicional, o professor assume o papel de transmissor do conhecimento, utilizando métodos de ensino como aulas expositivas e repetição de exercícios.
II. Na tendência libertadora, o ensino é centrado na discussão de temas sociais e políticos relevantes para a vida dos alunos, buscando promover a conscientização e ação transformadora.
III. Na tendência libertária, o professora atua como mediador do diálogo, controlando a aprendizagem dos alunos.

Assinale a alternativa correta:
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26Q1034972 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova almejava, como um dos pontos de partida, uma escola totalmente pública, que fosse essencialmente gratuita, mista, laica e obrigatória, em que se pudesse garantir uma educação comum para todos, colocando, assim, homens e mulheres frente a iguais possibilidades de aprendizagem e oportunidades sociais, abolindo os privilégios de gênero ou mesmo de classe social.
INEP, 2012. Disponível em: http://inep80anos.inep.gov.br/inep80anos/passado/ manisfesto-dos-pioneiros-da-educacao-nova-1932/143.

Esse marco do desenvolvimento do pensamento e das políticas educacionais brasileiros sofreu, por meio de Anísio Teixeira, grande influência do pensamento
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27Q1073994 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Educação Física, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A trajetória histórica da Educação Física no Brasil revela disputas em torno de seu papel na formação humana. No contexto da virada paradigmática do final do século XX, surge uma crítica às abordagens tradicionais, que haviam consolidado a disciplina como instrumento de controle e padronização corporal. Com base nessaperspectiva, assinale a alternativa que melhor expressa os fundamentos da abordagem crítico-superadora da Educação Física:
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28Q986205 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação à Educação Física contemporânea, sua visão crítica e transformadora, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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29Q1074014 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Qual das alternativas expressa corretamente uma contribuição de Jean-Jacques Rousseau para a pedagogia?
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30Q976379 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

No debate sobre Pedagogia e autonomia, existe a argumentação de que o ato de ensinar exige diálogo e observação da realidade. Dentre as alternativas abaixo, qual alternativa traduz essa perspectiva crítica de maneira correta?
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31Q1017687 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Área de Atuação 10 Pedagogia, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

A partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica formulada por Dermeval Saviani, julgue os itens a seguir.

I Para a pedagogia histórico-crítica, a prática social é ponto de partida e de chegada da ação educativa, pois constitui um elemento comum tanto para o professor quanto para os alunos, que transformam suas práticas através de problematizações e instrumentalizações.

II Saviani desenvolveu uma teoria crítica da educação, fundamentada no materialismo histórico-dialético.

III A pedagogia histórico-crítica se assemelha às teorias escolanovistas na medida em que considera a escola como um ambiente de desenvolvimento individual, onde cada sujeito produz sua experiência e seu aprendizado.

IV Saviani considera como secundária a função de formação humana e social da escola, destacando outros espaços de educação como ambientes mais qualificados para o processo de ensino e aprendizagem.

Estão certos apenas os itens

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32Q987010 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O pensamento pedagógico moderno abrange uma diversidade de tendências que refletem diferentes filosofias e abordagens educacionais.
Qual das alternativas a seguir descreve corretamente as características da tendência pedagógica Tecnicista?
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33Q1047200 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Os limites dessa concepção encontram-se na visão parcial dos procedimentos educacionais excessivamente centrados no indivíduo e nos modelos ideais que determinam, a priori, o que é o ser humano “universal” e como deve ser a educação. Trata-se, portanto, de uma visão intelectualista da pedagogia.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Moderna, 2006. . p. 151. (adaptado).
A crítica apresentada no fragmento de texto acima se refere a qual concepção filosófico-antropológica?
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34Q977094 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Filosofia é de extrema importância para o desenvolvimento do pensamento crítico, a compreensão da sociedade e a formação de cidadãos ativos e conscientes.

Com base no debate contemporâneo sobre a Filosofia da Educação, assinale a alternativa que melhor expressa um dos principais desafios da Filosofia.
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35Q976373 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

A Filosofia da Educação enquanto campo do conhecimento que reconhece o pensamento e a existência humana em suas especificidades defende a aprendizagem experiencial e a escola como possível “laboratório de democracia”. Assim, uma das alternativas remonta a ideia de experiência e participação. Assinale a alternativa correta:
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36Q1034352 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

O debate atual da autonomia escolar enraíza-se no processo dialógico de ensinar dos primórdios da filosofia grega. No diálogo entre Sócrates e Ménon acerca da questão “se a virtude podia ser ensinada”, numa praça de Atenas, o mestre Sócrates insiste que o escravo Ménon deve procurar, nele, mesmo, a resposta. Educar significa, então, capacitar, potencializar, para que o educando seja capaz de buscar a resposta do que pergunta, significa formar para a autonomia.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2002, p. 9.

A construção de uma educação pautada pela autonomia pressupõe
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37Q1044651 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O movimento pela Escola Nova fez a crítica dos métodos tradicionais da educação. O marxismo e o positivismo, a seu modo, também fizeram a crítica à educação enquanto pensamento autoritário. Os existencialistas e fenomenologistas, sob o impacto de duas guerras mundiais, perguntavam o que estava errado na educação para formar homens que chegavam a se odiar tanto. O otimismo pedagógico do começo do século não resistiu a tanta violência.

GADOTTI. (1997).

Segundo o autor, a partir da segunda metade do século XX, a crítica à educação e à escola se acentuam, gerando uma tendência que ele classificou como pensamento pedagógico crítico.

Sobre a referida tendência, assinale a afirmativa incorreta.
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38Q1073848 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Para Paulo Freire, a educação é um ato político e, como tal, não pode ser reduzida a uma prática neutra. Nesse sentido, o processo educativo deve:
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39Q1073351 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogia, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Jean-Jacques Rousseau trouxe importantes contribuições para a educação infantil, destacando-se a defesa de uma pedagogia que:
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40Q1034978 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.

Qualquer atividade motora tem ressonâncias afetivas e cognitivas; toda disposição afetiva tem ressonâncias motoras e cognitivas; toda operação mental tem ressonâncias afetivas e motoras. E todas essas ressonâncias têm um impacto no quarto conjunto: a pessoa.

MAHONEY, A. A. Introdução. In: WALLON, Henri. Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000. Adaptado.

A concepção a respeito da constituição humana apresentada acima é aquela que dá base para a educação de tipo integral porque
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