Início Questões de Concursos Educação e Filosofia Resolva questões de Educação e Filosofia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação e Filosofia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q1025486 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022A respeito da relação entre educação e sociedade, quanto às dimensões filosófica, histórico-cultural e pedagógica, julgue o item.A práxis educativa, objeto da dimensão histórico-cultural, caracteriza-se pela ação intencional e reflexiva de sua prática. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q1089566 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Ensino Religioso, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025Paulo Freire, em sua pedagogia crítica, propõe uma educação problematizadora que supera a "educação bancária" através do diálogo e da práxis transformadora. Nesse contexto, o conceito freiriano de "conscientização" implica a/o: ✂️ a) transmissão neutra de conteúdos sobre diferentes tradições religiosas com e sem posicionamento crítico. ✂️ b) análise crítica das estruturas sociais e religiosas que perpetuam relações de opressão e dominação. ✂️ c) adaptação dos conteúdos religiosos às estruturas cognitivas dos estudantes, conforme Piaget. ✂️ d) aplicação de metodologias construtivistas baseadas na zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky. ✂️ e) desenvolvimento de competências e habilidades religiosas conforme apontado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q1081675 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor Licenciado em Ciências, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025História da Didática Rousseau, em Emílio ou da Educação (1762), rompe com a ideia de ensino como mera transmissão, ao afirmar que a educação deve respeitar a natureza da criança, garantindo-lhe autonomia e liberdade progressiva. Essa concepção naturalista contrasta com visões rígidas e conteudistas que marcaram práticas escolares posteriores, bem como antecipa princípios defendidos por pedagogias modernas centradas no aluno. Qual alternativa reflete mais adequadamente essa ruptura rousseauniana? ✂️ a) A pedagogia de Rousseau fundamenta-se na instrução rígida, negando a autonomia da criança e defendendo sua submissão às normas sociais coercitivas. ✂️ b) Rousseau propõe a centralidade do aluno, defendendo o desenvolvimento natural como princípio, o que antecipa debates contemporâneos sobre aprendizagem ativa e personalizada. ✂️ c) O pensamento de Rousseau reflete a mesma lógica da didática enciclopédica de Comenius, ao reforçar a universalização da instrução padronizada e centrada no professor. ✂️ d) A teoria naturalista de Rousseau concebe a criança como objeto passivo do processoeducativo, aproximando-se da lógica do adestramento moral imposto pela sociedade. ✂️ e) Rousseau defende a instrução como processo de transmissão repetitiva, consolidando a autoridade do mestre sobre a autonomia discente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q1038682 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Leia o fragmento a seguir. Alguns responderão que a educação é responsável pela direção da sociedade, na medida em que ela é capaz de direcionar a vida social, salvando-a da situação em que se encontra; um segundo grupo entende que a educação reproduz a sociedade como ela está; há um terceiro grupo de pedagogos e teóricos da educação que compreendem a educação como uma instância mediadora de uma forma de entender e viver a sociedade. Para estes a educação nem salva nem reproduz a sociedade, mas pode e deve servir de meio para a efetivação de uma concepção de sociedade. LUCKESI. (1994). O autor classificou essas três concepções de educação, respectivamente, como ✂️ a) Direção, reprodução e mudança. ✂️ b) Redenção, reprodução e um meio de transformação da sociedade. ✂️ c) Redenção, manutenção e um meio de transformação da sociedade. ✂️ d) Direção, manutenção e mudança. ✂️ e) Redenção, reprodução e efetivação da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q1029524 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025As características da posição teórica de Paulo Freire fazem com que ela seja chamada de Pedagogia Libertadora. As opções a seguir descrevem esta perspectiva, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) A educação sempre tem um posicionamento político, o que favorece um determinado tipo de sociedade. ✂️ b) Os conteúdos de ensino devem ser aproximados criticamente das realidades sociais imediatas dos estudantes. ✂️ c) A transmissão direta de conhecimentos do educador ao aluno é a melhor forma de produzir sujeitos livres. ✂️ d) Os conhecimentos devem servir como ferramentas práticas com as quais os oprimidos transformam sua situação. ✂️ e) A relação entre o educador e o aluno comporta a horizontalidade e a reciprocidade do diálogo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q1031665 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Assinale a opção que indica a vertente filosófica que influenciou o pensamento do educador Anísio Teixeira, patrono da Escola Pública Brasileira. ✂️ a) Pragmatismo. ✂️ b) Positivismo. ✂️ c) Socialismo. ✂️ d) Existencialismo. ✂️ e) Materialismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q1025642 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.A deficiência da Educação Básica e a repetência não podem ser consideradas como possíveis causas da desistência de alunos dos cursos superiores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q1029036 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPE RO, FGV, 2025John Amos Comenius foi um educador e filósofo dos séculos XVI e XVII e influenciou profundamente a organização do ensino na modernidade. Ele foi responsável por introduzir o princípio do(a) ✂️ a) uniformidade, segundo o qual a educação deve seguir um currículo único e padronizado para todos os alunos. ✂️ b) enciclopedismo, segundo o qual o processo de ensino deve abranger todas as áreas do conhecimento. ✂️ c) O professor desempenha o papel de mediador, estimulando a investigação e a descoberta. ✂️ d) O ritmo do desenvolvimento cognitivo do aluno deve ser considerado no planejamento das atividades. ✂️ e) A exposição do professor deve se guiar por sequências estruturadas, garantindo solidez no aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q1032304 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025É que, se os homens são estes seres da busca e se sua vocação ontológica é humanizar-se, podem, cedo ou tarde, perceber a contradição em que a “educação bancária” pretende mantê-los e engajar-se na luta por sua libertação. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005, p. 71. Acerca da noção freireana de educação bancária, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Constitui a vocação ontológica dos homens. ✂️ b) Alia-se à postura do educador humanista. ✂️ c) Supõe horizontalidade entre educador e educandos. ✂️ d) Diz respeito à superação de um antagonismo histórico. ✂️ e) Está a serviço de uma estrutura de opressão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q1046745 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023Segundo Montessori, cada criança, experimenta certas necessidades interiores que a impulsionam, em circunstâncias externas favoráveis, a uma atividade livre concentrada. Por isso, a primeira condição para a aplicação do método Montessori, está na formação de um ambiente apropriado; esse método é baseado em alguns princípios, sendo eles, EXCETO: ✂️ a) Liberdade ✂️ b) Atividade ✂️ c) Vitalidade ✂️ d) Individualidade ✂️ e) Coletividade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q1029528 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Sobre a educação e o mundo do trabalho, leia o trecho a seguir. A melhor maneira para desenvolver os saberes profissionais dos trabalhadores está na sua inserção nas várias dimensões da cultura, da ciência, da tecnologia e do trabalho, bem como de sua contextualização, situando os objetivos de aprendizagem em ambiente real de trabalho. Esta perspectiva indica que é errada a orientação para planejar as atividades educacionais primeiramente para se aprender teoricamente o que terão de colocar em prática em seus futuros trabalhos. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Assinale a opção que reflete corretamente a posição afirmada. ✂️ a) A inserção dos estudantes na prática real é fundamental para integrar os saberes ao mundo do trabalho. ✂️ b) As atividades devem ter como foco a transmissão abstrata do conhecimento, garantindo uma base cultural sólida. ✂️ c) A prática deve ser introduzida após a conclusão da formação completa para evitar erros no ambiente de trabalho. ✂️ d) O desenvolvimento dos saberes profissionais deve ser consolidado por meio de atividades práticas simuladas. ✂️ e) A separação entre teoria e prática é necessária para garantir que o conhecimento não seja diluído nas atividades práticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q1031677 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Relacione as dimensões do indivíduo em uma perspectiva integral, listadas a seguir, a seus respectivos exemplos. 1. Cognitivo 2. Socioemocional 3. Cultural 4. Biofisiológico ( ) Grau de sociabilidade e de motivação no processo de aprendizagem. ( ) Necessidade de adaptações no espaço escolar para a adequada locomoção. ( ) Experiência de vida e suas marcas, como a forma de utilizar a língua. ( ) Forma preferencial de aprendizado, se expositiva, interativa ou outra. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. ✂️ a) 1, 3, 2 e 4. ✂️ b) 1, 4, 2 e 3. ✂️ c) 4, 2, 3 e 1. ✂️ d) 2, 4, 3 e 1. ✂️ e) 4, 3, 2 e 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q1020808 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020Existem várias correntes filosóficas que analisam e discutem as teorias a respeito do conhecimento. Entre elas, está a que admite que o conhecimento tem origem e evolui, a partir de experiências que o sujeito vai acumulando. Advoga, portanto, que todo conhecimento tem como fundamento a experiência, que vem, primeiro, de uma informação sensorial, transmitida do exterior para o interior do indivíduo. Tal pensamento é defendido pelos ✂️ a) racionalistas. ✂️ b) construtivistas. ✂️ c) internacionalistas. ✂️ d) ambientalistas. ✂️ e) empiristas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q1089273 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Licenciatura, PND, INEP, 2025A História da Educação no Brasil pode ser organizada em períodos com características específicas de paradigmas educacionais de cada época, a exemplo da Escola Nova (décadas de 1920-1930), cujas práticas pedagógicas ✂️ a) tinham uma visão filosófica essencialista de sujeito e uma perspectiva didática centrada no professor. ✂️ b) partiam do pressuposto da neutralidade científica, inspiradas nos princípios da racionalidade e da eficiência. ✂️ c) promoviam o aprendizado do português para os indígenas e seguiam ancoradas na doutrina cristã. ✂️ d) centralizavam a educação nas vivências, nas estratégias de ensino e no interesse do estudante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q1072664 | Sem disciplina, Educação e Filosofia, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPETexto associado. Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos departicipação. Os conselhos não devem ser utilizados como substitutos da democracia representativa nem da participação popular direta em relação ao Poder Executivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q1082051 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025Observe o enunciado abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: “A mediação escolar possibilita, dentro da escola, a educação em valores, uma educação para a paz, e uma visão ________ acerca dos conflitos.” ✂️ a) imparcial. ✂️ b) problemática. ✂️ c) inovadora. ✂️ d) tradicional. ✂️ e) diagnóstica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
41Q1025486 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022A respeito da relação entre educação e sociedade, quanto às dimensões filosófica, histórico-cultural e pedagógica, julgue o item.A práxis educativa, objeto da dimensão histórico-cultural, caracteriza-se pela ação intencional e reflexiva de sua prática. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q1089566 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Ensino Religioso, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025Paulo Freire, em sua pedagogia crítica, propõe uma educação problematizadora que supera a "educação bancária" através do diálogo e da práxis transformadora. Nesse contexto, o conceito freiriano de "conscientização" implica a/o: ✂️ a) transmissão neutra de conteúdos sobre diferentes tradições religiosas com e sem posicionamento crítico. ✂️ b) análise crítica das estruturas sociais e religiosas que perpetuam relações de opressão e dominação. ✂️ c) adaptação dos conteúdos religiosos às estruturas cognitivas dos estudantes, conforme Piaget. ✂️ d) aplicação de metodologias construtivistas baseadas na zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky. ✂️ e) desenvolvimento de competências e habilidades religiosas conforme apontado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q1081675 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor Licenciado em Ciências, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025História da Didática Rousseau, em Emílio ou da Educação (1762), rompe com a ideia de ensino como mera transmissão, ao afirmar que a educação deve respeitar a natureza da criança, garantindo-lhe autonomia e liberdade progressiva. Essa concepção naturalista contrasta com visões rígidas e conteudistas que marcaram práticas escolares posteriores, bem como antecipa princípios defendidos por pedagogias modernas centradas no aluno. Qual alternativa reflete mais adequadamente essa ruptura rousseauniana? ✂️ a) A pedagogia de Rousseau fundamenta-se na instrução rígida, negando a autonomia da criança e defendendo sua submissão às normas sociais coercitivas. ✂️ b) Rousseau propõe a centralidade do aluno, defendendo o desenvolvimento natural como princípio, o que antecipa debates contemporâneos sobre aprendizagem ativa e personalizada. ✂️ c) O pensamento de Rousseau reflete a mesma lógica da didática enciclopédica de Comenius, ao reforçar a universalização da instrução padronizada e centrada no professor. ✂️ d) A teoria naturalista de Rousseau concebe a criança como objeto passivo do processoeducativo, aproximando-se da lógica do adestramento moral imposto pela sociedade. ✂️ e) Rousseau defende a instrução como processo de transmissão repetitiva, consolidando a autoridade do mestre sobre a autonomia discente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q1038682 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor Adjunto I, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Leia o fragmento a seguir. Alguns responderão que a educação é responsável pela direção da sociedade, na medida em que ela é capaz de direcionar a vida social, salvando-a da situação em que se encontra; um segundo grupo entende que a educação reproduz a sociedade como ela está; há um terceiro grupo de pedagogos e teóricos da educação que compreendem a educação como uma instância mediadora de uma forma de entender e viver a sociedade. Para estes a educação nem salva nem reproduz a sociedade, mas pode e deve servir de meio para a efetivação de uma concepção de sociedade. LUCKESI. (1994). O autor classificou essas três concepções de educação, respectivamente, como ✂️ a) Direção, reprodução e mudança. ✂️ b) Redenção, reprodução e um meio de transformação da sociedade. ✂️ c) Redenção, manutenção e um meio de transformação da sociedade. ✂️ d) Direção, manutenção e mudança. ✂️ e) Redenção, reprodução e efetivação da sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q1029524 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025As características da posição teórica de Paulo Freire fazem com que ela seja chamada de Pedagogia Libertadora. As opções a seguir descrevem esta perspectiva, à exceção de uma. Assinale-a. ✂️ a) A educação sempre tem um posicionamento político, o que favorece um determinado tipo de sociedade. ✂️ b) Os conteúdos de ensino devem ser aproximados criticamente das realidades sociais imediatas dos estudantes. ✂️ c) A transmissão direta de conhecimentos do educador ao aluno é a melhor forma de produzir sujeitos livres. ✂️ d) Os conhecimentos devem servir como ferramentas práticas com as quais os oprimidos transformam sua situação. ✂️ e) A relação entre o educador e o aluno comporta a horizontalidade e a reciprocidade do diálogo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q1031665 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Assinale a opção que indica a vertente filosófica que influenciou o pensamento do educador Anísio Teixeira, patrono da Escola Pública Brasileira. ✂️ a) Pragmatismo. ✂️ b) Positivismo. ✂️ c) Socialismo. ✂️ d) Existencialismo. ✂️ e) Materialismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q1025642 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item.A deficiência da Educação Básica e a repetência não podem ser consideradas como possíveis causas da desistência de alunos dos cursos superiores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q1029036 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Classe A, DPE RO, FGV, 2025John Amos Comenius foi um educador e filósofo dos séculos XVI e XVII e influenciou profundamente a organização do ensino na modernidade. Ele foi responsável por introduzir o princípio do(a) ✂️ a) uniformidade, segundo o qual a educação deve seguir um currículo único e padronizado para todos os alunos. ✂️ b) enciclopedismo, segundo o qual o processo de ensino deve abranger todas as áreas do conhecimento. ✂️ c) O professor desempenha o papel de mediador, estimulando a investigação e a descoberta. ✂️ d) O ritmo do desenvolvimento cognitivo do aluno deve ser considerado no planejamento das atividades. ✂️ e) A exposição do professor deve se guiar por sequências estruturadas, garantindo solidez no aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q1032304 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, SEASIC SE, FGV, 2025É que, se os homens são estes seres da busca e se sua vocação ontológica é humanizar-se, podem, cedo ou tarde, perceber a contradição em que a “educação bancária” pretende mantê-los e engajar-se na luta por sua libertação. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005, p. 71. Acerca da noção freireana de educação bancária, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Constitui a vocação ontológica dos homens. ✂️ b) Alia-se à postura do educador humanista. ✂️ c) Supõe horizontalidade entre educador e educandos. ✂️ d) Diz respeito à superação de um antagonismo histórico. ✂️ e) Está a serviço de uma estrutura de opressão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q1046745 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2023Segundo Montessori, cada criança, experimenta certas necessidades interiores que a impulsionam, em circunstâncias externas favoráveis, a uma atividade livre concentrada. Por isso, a primeira condição para a aplicação do método Montessori, está na formação de um ambiente apropriado; esse método é baseado em alguns princípios, sendo eles, EXCETO: ✂️ a) Liberdade ✂️ b) Atividade ✂️ c) Vitalidade ✂️ d) Individualidade ✂️ e) Coletividade Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q1029528 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Sobre a educação e o mundo do trabalho, leia o trecho a seguir. A melhor maneira para desenvolver os saberes profissionais dos trabalhadores está na sua inserção nas várias dimensões da cultura, da ciência, da tecnologia e do trabalho, bem como de sua contextualização, situando os objetivos de aprendizagem em ambiente real de trabalho. Esta perspectiva indica que é errada a orientação para planejar as atividades educacionais primeiramente para se aprender teoricamente o que terão de colocar em prática em seus futuros trabalhos. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Assinale a opção que reflete corretamente a posição afirmada. ✂️ a) A inserção dos estudantes na prática real é fundamental para integrar os saberes ao mundo do trabalho. ✂️ b) As atividades devem ter como foco a transmissão abstrata do conhecimento, garantindo uma base cultural sólida. ✂️ c) A prática deve ser introduzida após a conclusão da formação completa para evitar erros no ambiente de trabalho. ✂️ d) O desenvolvimento dos saberes profissionais deve ser consolidado por meio de atividades práticas simuladas. ✂️ e) A separação entre teoria e prática é necessária para garantir que o conhecimento não seja diluído nas atividades práticas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q1031677 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025Relacione as dimensões do indivíduo em uma perspectiva integral, listadas a seguir, a seus respectivos exemplos. 1. Cognitivo 2. Socioemocional 3. Cultural 4. Biofisiológico ( ) Grau de sociabilidade e de motivação no processo de aprendizagem. ( ) Necessidade de adaptações no espaço escolar para a adequada locomoção. ( ) Experiência de vida e suas marcas, como a forma de utilizar a língua. ( ) Forma preferencial de aprendizado, se expositiva, interativa ou outra. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. ✂️ a) 1, 3, 2 e 4. ✂️ b) 1, 4, 2 e 3. ✂️ c) 4, 2, 3 e 1. ✂️ d) 2, 4, 3 e 1. ✂️ e) 4, 3, 2 e 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q1020808 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020Existem várias correntes filosóficas que analisam e discutem as teorias a respeito do conhecimento. Entre elas, está a que admite que o conhecimento tem origem e evolui, a partir de experiências que o sujeito vai acumulando. Advoga, portanto, que todo conhecimento tem como fundamento a experiência, que vem, primeiro, de uma informação sensorial, transmitida do exterior para o interior do indivíduo. Tal pensamento é defendido pelos ✂️ a) racionalistas. ✂️ b) construtivistas. ✂️ c) internacionalistas. ✂️ d) ambientalistas. ✂️ e) empiristas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q1089273 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Licenciatura, PND, INEP, 2025A História da Educação no Brasil pode ser organizada em períodos com características específicas de paradigmas educacionais de cada época, a exemplo da Escola Nova (décadas de 1920-1930), cujas práticas pedagógicas ✂️ a) tinham uma visão filosófica essencialista de sujeito e uma perspectiva didática centrada no professor. ✂️ b) partiam do pressuposto da neutralidade científica, inspiradas nos princípios da racionalidade e da eficiência. ✂️ c) promoviam o aprendizado do português para os indígenas e seguiam ancoradas na doutrina cristã. ✂️ d) centralizavam a educação nas vivências, nas estratégias de ensino e no interesse do estudante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q1072664 | Sem disciplina, Educação e Filosofia, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPETexto associado. Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos departicipação. Os conselhos não devem ser utilizados como substitutos da democracia representativa nem da participação popular direta em relação ao Poder Executivo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q1082051 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025Observe o enunciado abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: “A mediação escolar possibilita, dentro da escola, a educação em valores, uma educação para a paz, e uma visão ________ acerca dos conflitos.” ✂️ a) imparcial. ✂️ b) problemática. ✂️ c) inovadora. ✂️ d) tradicional. ✂️ e) diagnóstica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro