Início

Questões de Concursos Educação e Ludicidade

Resolva questões de Educação e Ludicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q898028 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A ludicidade é um conceito que abrange jogos, brincadeiras e atividades de entretenimento, promovendo a criatividade, a imaginação e a aprendizagem autodirigida, tornando a educação mais atrativa e eficaz. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_) A ludicidade não tem impacto no desenvolvimento cognitivo das crianças, somente no desenvolvimento social.
2.(_) Atividades lúdicas proporcionam um ambiente seguro para experimentação e autoexpressão.
3.(_) A educação lúdica é uma abordagem que envolve os alunos ativamente. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

102Q898300 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

O brincar ajuda no desenvolvimento infantil, permitindo à criança expressar emoções e necessidades. É fundamental que o adulto observe e escute com atenção para compreendê-la.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.É importante preencher o tempo da criança, saber explorar o momento da brincadeira, deixá-la refletir sobre sua realidade, não interrompê-la, dizer o modo certo de brincar.

PORQUE,

II.Cada criança tem seu jeito, seu modo, seu tempo, observar como está sendo a socialização com seus amigos, identificar a necessidade deles de saber, observar, questionar, pensar e compartilhar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q898839 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na Educação Infantil, as brincadeiras, as interações e as múltiplas linguagens se entrelaçam, constituindo-se como eixos estruturantes do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Considerando essa perspectiva, qual das seguintes práticas pedagógicas não favorece o desenvolvimento integral da criança e a construção de sua identidade nas interações e brincadeiras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q910900 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Qual das alternativas a seguir descreve a relação entre a brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade nas crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q987461 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Pedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ao incorporar jogos e brincadeiras nas práticas educacionais, é essencial compreender a intencionalidade por trás dessas atividades. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor exemplifica a intencionalidade ao utilizar jogos e brincadeiras no contexto educacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q892233 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente de Ensino/Monitora Escolar, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Qual das seguintes afirmações sobre materiais e brinquedos pedagógicos está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q911695 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Artes, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Ao perceber as dificuldades da classe na aprendizagem de um conteúdo, o professor decidiu adotar atividades lúdicas para abordagem do tema nas aulas. Em relação ao lúdico no ensino, analise as afirmativas a seguir eassinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

( ) A atividade lúdica só poderá trazer a sensação de experiência plena para o aluno, quando se exclui a participação do mesmo.
( ) No lúdico, o jogo se constitui em uma atividade pedagógica para distrair os alunos durante a aprendizagem em sala de aula ou fora dela.
( ) O lúdico é a única alternativa para a melhoria no intercambio ensino-aprendizagem com conteúdo e temas durante as aulas
( ) Ao incorporar o lúdico no ensino, os professores podem criar um ambiente de aprendizagem mais estimado.

A sequência, de cima para baixo, correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q882721 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O professor que, não gostando de brincar, esforça-se por fazê-lo, normalmente assume postura artificial. Facilmente identificada pelos alunos. A atividade proposta não anda. Em decorrência, muitas vezes os professores deduzem que brincar é uma bobagem mesmo, e que nunca deveriam ter dado essa atividade em sala de aula. A saída desse processo é um trabalho mais consistente e coerente do professor no desenvolvimento de sua atividade lúdica [...] (KISHIMOTO, p.122,2001).


Assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q898911 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° ano, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita_________, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.

Acesse:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/ a importancia--na-educacao-infantil.htm

Marque a alternativa que completa o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q901519 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Por serem excelentes ferramentas para compor o aprendizado das modalidades esportivas, a recreação destaca-se por inúmeros benefícios, auxiliando no desenvolvimento. Marque a alternativa que define esse desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q987598 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentro do contexto da compreensão do uso de jogos e brincadeiras na educação, assinale a alternativa que indica qual abordagem pedagógica fundamenta-se na ideia de que as atividades lúdicas são essenciais para o desenvolvimento integral da criança, promovendo a construção do conhecimento de forma prazerosa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q898257 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Compreender a relevância do brincar possibilita aos professores intervir de maneira apropriada, não interferindo e_____o prazer que o lúdico proporciona. Portanto, o brincar utilizado como recurso pedagógico não deve ser dissociado da atividade lúdica que o compõe, sob o risco de descaracterizar-se, afinal, a vida escolar regida por normas e tempos determinados, por si só já favorece este mesmo processo, fazendo do brincar na escola um brincar diferente das outras ocasiões.
Acesse:https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/ a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm

Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q888544 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Ao monitor, como educador, se faz necessário reconhecer a importância da recreação. Oportunizar brincadeiras diversas e espontâneas será referência para favorecer o desenvolvimento:

I.Corpóreo e cognitivo.

II.Referencial e da fala.

III.Cultural e individualista.

IV.Emocional e autônomo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q984610 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o brincar na infância, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q907306 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

No Ensino Fundamental, o ensino de Artes se debruça sobre diferentes campos de estudo, como as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro — os quais articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, de ler, de produzir, de construir, de exteriorizar e de refletir sobre formas artísticas. Nesse sentido, compreende-se que a sensibilidade, a intuição, o pensamento, as emoções e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo da aprendizagem em Arte. Desse modo, é correto afirmar que consta dentre as competências específicas de do referido componente curricular o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q902826 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Os documentos oficiais e orientadores da Educação Infantil afirmam que as práticas de cuidar e educar são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q895980 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A brincadeira de papéis sociais desempenha um papel significativo no desenvolvimento infantil, especialmente na formação da personalidade e na compreensão das dinâmicas sociais. Esta forma de brincadeira permite que as crianças experimentem diferentes papéis, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais. Analise as seguintes afirmativas sobre a brincadeira de papéis sociais e a formação da personalidade.

I. A brincadeira de papéis sociais é fundamental para o desenvolvimento da empatia, permitindo que as crianças se coloquem no lugar de outras pessoas.
II. Ao participarem de brincadeiras de papéis sociais, as crianças desenvolvem apenas habilidades de imitação, sem qualquer impacto na sua cognição ou personalidade.
III. Este tipo de brincadeira contribui para o desenvolvimento da linguagem e da capacidade de comunicação das crianças.
IV. A brincadeira de papéis sociais tem pouco ou nenhum efeito no desenvolvimento emocional e na capacidade de lidar com sentimentos.
V. Brincadeiras de papéis sociais oferecem oportunidades para as crianças aprenderem a negociar, resolver conflitos e colaborar com os outros.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q984609 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Uma criança que consegue organizar seus brinquedos em sequência, do menor para o maior, está desenvolvendo qual habilidade lógico−matemática essencial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q985477 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o brincar heurístico, analisar os itens.

I. É uma abordagem pedagógica que incentiva a livre exploração de materiais não estruturados ou de largo alcance.
II. As crianças são consideradas sujeitos passivos, porque não têm capacidade de fazer suas próprias escolhas quanto ao uso e à manipulação de materiais.
III. Envolve a livre exploração de objetos não estruturados, como colheres, pegadores de massas, esponjas, entre outros materiais, que estimulam a criatividade e o desenvolvimento das crianças em sua totalidade.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q919467 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Nas instituições de educação infantil, a brincadeira deve ser assegurada a todas as crianças, diariamente. Nos momentos do brincar livre das crianças, a postura correta do adulto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.