Início

Questões de Concursos Educação e Ludicidade

Resolva questões de Educação e Ludicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q919470 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao menos uma vez por semana, a professora e a auxiliar de desenvolvimento escolar, da turma de 04 anos, organizam brincadeiras com água ou com terra. É comum que após tais atividades as crianças se molhem e se sujem; quando isso ocorre, suas roupas são trocadas após a atividade. De forma recorrente, a mãe de Luana, estudante da turma, reclama da situação e da atividade proposta. Em uma situação como essa, a atitude correta a ser tomada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q898528 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Na Educação Física, são de grande importância as atividades ____________ que envolvem brinquedos, brincadeiras e jogos, como práticas corporais. As atividades ____________ visam o desenvolvimento integral dos educandos nos aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores.

Marque a alternativa que completa o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q911357 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Considerando a importância da brincadeira na Educação Infantil, analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:

I. A brincadeira é de pouca relevância para as crianças, brincar é apenas um momento de lazer e descontração.
II. Através da brincadeira, a criança cria, recria, inventa, reinventa, explora e revive situações do dia a dia.
III. A criança aprende a brincar, desde cedo, através das relações que estabelecem com os outros sujeitos.
IV. A brincadeira permite que a criança crie situações imaginárias.
V. O professor não precisa valorizar a brincadeira na Educação Infantil, pois isso já é peculiar dessa fase da vida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q911531 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A respeito de jogos e brincadeiras no processo pedagógico, analise os itens e assinale V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

( )No processo de alfabetização é necessário brincar com os estudantes, ter um momento para descontrair, ensinar através de brincadeiras, jogos e dinâmicas para fazer com que as crianças vejam a escola e o estudar como algo prazeroso.

( )Para desenvolver uma atividade lúdica, no processo de alfabetização, e ter aspecto positivo e benefícios para a aprendizagem, ela deve ser programada, planejada para assim ser desenvolvida e ajudar a aprimorar a leitura e escrita do aluno

( )O lúdico torna-se, na prática escolar, indispensável para o processo de letramento, uma vez que a leitura e a escrita deixam de ser atividades mecânicas e passam a ser algo significativo na vida da criança, a qual atribui seu sentido ao que lê e escreve.

( )Os jogos e brincadeiras e dinâmicas pedagógicas são ferramentas importantes para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q984441 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Na descrição abaixo, temos um exemplo de manejo de um comportamento infantil bastante corriqueiro:
“O bebê rasga e segura a página rasgada de um livro. Ao perceber que era um livro importante da biblioteca, a monitora intervém.”

Nesse caso, assinalar, dentre as alternativas, a ação mais apropriada para a monitora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q898267 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A integração da ludicidade nas atividades escolares pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Qual das alternativas a seguir NÃO corresponde a um benefício pedagógico da ludicidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q917020 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, analise as afirmativas:



I. O brincar auxilia no desenvolvimento cognitivo, motor e social da criança.


II. Atividades lúdicas são apenas recreativas, sem papel fundamental no aprendizado.


III. Jogos simbólicos permitem que a criança experimente papéis sociais e desenvolva criatividade.



Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q898906 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para implementação do currículo dois importantes recursos devem ser considerados: o brincar e o brinquedo. Ao brincar, por meio de jogos ou atividades de natureza estruturada, as condições básicas para aprendizagem se estabelecem: rotina, disciplina, atendimento a regras, ritmo de atividade, interação social, motivação para conclusão das tarefas e prazer em concluir uma atividade e verificar seu produto.

Considerando a importância do brincar e do brinquedo para a implementação do currículo, analise as afirmações a seguir:

I.O brincar deve ser sempre o modo preferencial de interação com a criança garantindo um ambiente prazeroso.

II.O brincar estruturado é possível em todas as idadessendo uma forma segura de promover experiências de aprendizagem.

III.Os brinquedos são em si instrumentos para o brincar e para aprender, portanto não precisam ser necessariamente brinquedos comerciais.

Sobre as afirmações acima, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q994837 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A respeito da importância da atividade lúdica na educação infantil, diversos teóricos defendem que o brincar cumpre um papel essencial no desenvolvimento integral da criança. Em relação aos benefícios e funções das atividades lúdicas no contexto pedagógico, assinale a alternativa que melhor resume essa contribuição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q899638 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A rotina na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade das crianças. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) A rotina na educação infantil deve ser rígida e inflexível para garantir que todas as atividades sejam realizadas conforme planejado, criando a ideologia de regras e normas.
(__) A organização das atividades na educação infantil deve encorajar momentos de ociosidade para prevenir estresse e ansiedade nas crianças, promovendo o descanso.
(__) A rotina na educação infantil deve incluir momentos de brincadeiras livres, alimentação e higiene, promovendo um ambiente equilibrado.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.