Início

Questões de Concursos Educação e Ludicidade

Resolva questões de Educação e Ludicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q904129 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre a abordagem pedagógica da Ludicidade, é INCORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q911455 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Ensino II, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A literatura infantil é um gênero literário que visa estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças e demais leitores. Assinale a alternativa incorreta em relação a literatura infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q863907 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual é um dos principais benefícios das atividades livres realizadas no pátio escolar para o desenvolvimento das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q889869 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

No texto “A importância do brinquedo para a educação” (2002), Kishimoto explicita sobre a função lúdica e educativa do brinquedo.

Sobre essas funções do brinquedo, de acordo com Kishimoto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q911456 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Ensino II, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A literatura infantil é uma ferramenta importante, ela pode ser definida como um conjunto de obras literárias que são escritas e publicadas especialmente para crianças, com uma linguagem e estrutura adaptada às suas necessidades e compreensão. Sobre a literatura infantil, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) A literatura infantil deve ser selecionada de forma cuidadosa e criteriosa, levando em consideração a faixa etária das crianças, bem como os temas e a linguagem utilizada.

( ) A literatura infantil pode ser utilizada como base para atividades lúdicas, como: dramatizações, jogos, quebra-cabeças e outras brincadeiras que estimulam a criatividade e a imaginação das crianças.

( ) A literatura infantil é importante, não apenas como uma ferramenta de ensino, mas também como uma fonte de prazer, desenvolvimento pessoal e formação de opinião.

( ) A leitura de histórias ajuda a desenvolver a linguagem, as crianças que são expostas à literatura desde cedo tendem a ter uma melhor compreensão da gramática, desenvolvendo o hábito pela leitura.


Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q900069 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Maria está implementando um projeto de leitura em sua turma, onde as crianças escolhem livros que desejam ler e discutem suas histórias em grupo. Qual das seguintes afirmações está correta sobre a Teoria da Atividade aplicada por Maria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q956417 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente Educacional, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2025

Sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q882483 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As concepções de ludicidade envolvem o jogo, o brinquedo e a brincadeira, que são elementos fundamentais no processo de aprendizagem infantil. Eles contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são atividades lúdicas que devem ser vistas apenas como momentos de lazer e distração, não tendo relevância significativa no processo de aprendizagem das crianças.
II. A ludicidade facilita a construção do conhecimento, a expressão de sentimentos e a interação social, sendo essencial para uma educação infantil de qualidade.
III. Os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas para desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sociais nas crianças.
IV. Brincar é uma atividade natural e espontânea da criança, que contribui para o desenvolvimento de sua criatividade e capacidade de resolução de problemas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q867968 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Para a efetivação da qualidade na educação destinada à infância, é necessário o trabalho de profissionais na área que respeitem a criança e possibilitem oportunidades no processo ensino-aprendizagem, para que por meio do brincar ela possa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q916705 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

A crítica ao uso constante da brincadeira com função pedagogizante se fundamenta no risco de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q919055 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Ser Educador na Educação Infantil exige competências específicas, que permeiam o cognitivo, o afetivo e o social. Na dinâmica cotidiana, com inúmeras demandas, ser Educador nesse segmento é também ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q882496 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O brincar é primordial para a aprendizagem e o desenvolvimento das diversas fases da vida da criança, envolvendo os aspectos: cognitivo, moral, social, afetivo, motor e físico. São contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q890264 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Educador, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

À observação das interações e das brincadeiras entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, aspectos como:

I expressão de afetos; II mediação de frustrações; III resolução de conflitos; IV regulação de emoções.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q955096 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Quanto à utilização de brinquedos nos espaços de Educação Infantil, podemos afirmar como CORRETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q901169 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Ensino Infantil, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2024

O brinquedo e a brincadeira são constitutivos da infância. A brincadeira é para a criança um meio de expressão que possibilita a investigação e a aprendizagem sobre as pessoas e o mundo. De acordo com o manual “Brinquedos e Brincadeiras de creche: manual de orientação pedagógica” (2012), para educar as crianças pequenas é preciso a integração da educação ao cuidado e também da educação e do cuidado à brincadeira, do brincar com qualidade. São consideradas condições prévias para a introdução de brinquedos e brincadeiras, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q899157 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

Pensar sobre a infância na escola e na sala de aula é um grande desafio para o ensino fundamental que, ao longo de sua história, não tem considerado o corpo, o universo lúdico, os jogos e as brincadeiras como prioridade. Infelizmente, quando as crianças chegam a essa etapa de ensino, é comum ouvir a frase “agora a brincadeira acabou!”. Nosso convite, e desafio, é aprender sobre e com as crianças por meio de suas diferentes linguagens. Nesse sentido, a brincadeira se torna essencial, pois nela estão presentes as múltiplas formas de ver e interpretar o mundo. (Nascimento 2007, p. 30.)
De acordo com o Referencial Curricular do Paraná, ao considerar a importância da articulação entre educação infantil e ensino fundamental, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q951989 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitora de Creche, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Durante o período de adaptação escolar, uma criança manifesta choro intenso e demonstra angústia de separação ao ser deixada de lado pela mãe no ambiente dacreche, recusando-se a interagir com outras crianças.
Considerando as práticas de acolhimento a abordagem CORRETA do monitor de creche para promover o bem-estar emocional da criança facilitando sua adaptação ao ambiente, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q919056 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Coordenação Pedagógica, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

A criança brinca! E é comum preferir a caixa ao brinquedo industrializado. Walter Benjamin (2002) traça a história na família que interage com livros e brinquedos ao isolamento no quarto. Na Educação Infantil, a importância do lúdico está na:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q886928 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Agente Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

A brincadeira é fundamental para a construção da identidade porque ao brincar a criança:

I - Expressa suas emoções, desejos e preferências com total liberdade.
II - Desenvolve habilidades sociais, como compartilhar, colaborar, negociar e resolver conflitos.
III - Experimenta diferentes papéis e atividades, descobre suas habilidades, interesses e limitações.
IV - Participa de modo limitado de uma única atividade que não explora sua diversidade de habilidades.
V - Pratica apenas habilidades físicas, coordenação motora e resistência, em detrimento de outros aspectos.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q893645 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

De acordo com o Manual de Orientação Pedagógica Brinquedos e Brincadeiras de Creche (2012, p. 11), “a criança não nasce sabendo brincar”. Sendo assim, ao ser educada, a criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.