Início

Questões de Concursos Educação e Ludicidade

Resolva questões de Educação e Ludicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q893645 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Área: Monitoria, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

De acordo com o Manual de Orientação Pedagógica Brinquedos e Brincadeiras de Creche (2012, p. 11), “a criança não nasce sabendo brincar”. Sendo assim, ao ser educada, a criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q881638 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre jogos e brincadeiras infantis, analisar a sentença abaixo:
A brincadeira é caracterizada por regras existentes que contribuem para o desenvolvimento social da criança, com regras é uma forma de possibilitar que a criança desenvolva a capacidade de adaptar-se a diversas situações da vida e como lidar com elas. Também permite que a criança entre em contato com outras crianças e com a sociedade de forma geral. (1ª parte). A brincadeira, de forma geral, é uma maneira que a criança encontra de expor seu pensamento de forma simbólica, e de compreender coisas que ainda não sabe. (2ª parte).

A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q886929 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Agente Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Os profissionais de apoio educacional devem conduzir as atividadeslúdicas na Educação Infantil com atenção levando em consideração:

I - Somente as capacidades cognitivas das crianças.
II - Às idades, os interesses e as habilidades das crianças.
III - O uso de materiais diversos e a livre expressão artística.
IV - O faz de conta, as brincadeiras ao ar livre e os jogos cooperativos.
V - As necessidades dos educadores, e não as da criança.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q888530 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

As brincadeiras que compõem o repertório infantil e que variam conforme a cultura regional apresentam-se como oportunidades privilegiadas para desenvolver habilidades no plano ______, como empinar pipas, jogar bolinhas de gude, atirar com estilingue, pular amarelinha, entre outras. Marque a alternativa que completa a lacuna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q955103 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente em Desenvolvimento Social I, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Ainda sobre a adaptação e desempenho de papéis sociais em torno das brincadeiras, é CORRETO apontar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q887852 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Ensino Fundamental 1ª a 4ª Série, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada conceito ao respectivo objetivo.

Coluna 1

1. Alfabetização.

2. Letramento.

3. Educação Infantil.

Coluna 2

( ) Proporcionar às crianças a compreensão do mundo e estimular o seu desenvolvimento.

( ) Ensinar a ler e escrever.

( ) Adquirir habilidade do uso da leitura e escrita em espaços sociais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q984648 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Sobre o brincar heurístico, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q919476 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

“Quando utilizam a linguagem do__________, as crianças enriquecem sua identidade, porque podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens. Na brincadeira, vivenciam concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência, assim como a elaboração de um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas. Isso ocorre porque a motivação da brincadeira é sempre individual e depende dos recursos emocionais de cada criança que são compartilhados em situações de interação social. Por meio da repetição de determinadas ações imaginadas que se baseiam nas polaridades presença/ausência, bom/mau, prazer/desprazer, passividade/ atividade, dentro/fora, grande/pequeno, feio/bonito etc., as crianças também podem internalizar e elaborar suas emoções e sentimentos, desenvolvendo um sentido próprio de moral e de justiça.”

(Referencial curricular nacional para a educação infantil, vol. 2)

Assinale a alternativa que completa corretamente o excerto, com o nome do tipo de brincadeira fundamental para a criança se desenvolver e no qual a diferenciação de papéis se faz presente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q917023 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Durante a adaptação de uma criança na creche, a monitora observa que ela chora excessivamente ao se separar dos pais, tem dificuldades em interagir com os colegas e não se alimenta bem. Para auxiliar nesse processo, a melhor abordagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q882720 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre a importância do brincar no desenvolvimento da aprendizagem infantil, julgue V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:


( ) A brincadeira estimula a curiosidade e a autoconfiança, embora impeça o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção na hora de aprender.

( ) A brincadeira torna o aprendizado mais agradável, proporcionando um crescimento e amadurecimento da criança e aquisição de conhecimento em todas as áreas.

( ) O brincar é uma atividade típica da vida humana. Assim, uma criança que brinca será um adulto indeciso, pois o brincar na infância é algo trivial e sem relevantes significações.

( ) A criança que brinca poderá ter seu desenvolvimento improfícuo, por isso o monitor deve coibir a brincadeira em sala de aula, a fim de estimular o crescimento saudável da criança.


A sequência CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q887847 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

O brincar heurístico traz diversos benefícios para as crianças, incluindo:
I. Desenvolvimento cognitivo. II. Desenvolvimento motor. III. Estímulo à criatividade. IV. Desenvolvimento socioemocional.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q984439 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

A brincadeira contribui de forma importante para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, auxiliando na formação da linguagem e também na compreensão de alguns conceitos como a empatia. Considerando−se os tipos de brincadeiras e suas funções, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Brincadeira sensório−motora.
(2) Brincadeira simbólica.

( ) Envolve explorar, manipular, usar movimentos. Às vezes, é chamada de “brincadeira de prática” ou “brincadeira funcional”.
( ) As crianças usam objetos, como faz de conta, ou elas mesmas assumem outros papéis.
( ) Uma criancinha brincando na pia, enquanto lava as mãos, ou uma criança brincando em um balanço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q905103 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

O respeito incondicional ao brincar e à brincadeira é uma das mais importantes funções da educação infantil, não somente por ser no tempo da infância que essa prática social se apresenta com maior intensidade, mas, justamente, por ser ela a experiência inaugural de sentir o mundo e experimentar-se, de aprender a criar e inventar linguagens através do exercício lúdico da liberdade de expressão. Desse modo, não se trata apenas de um domínio da criança, mas de uma expressão cultural que especifica o humano. Sobre a brincadeira na educação infantil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q987576 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor 25 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em relação à literatura infantil e suas implicações no letramento, assinale a alternativa que indica a afirmativa correta sobre a importância da leitura compartilhada entre adultos e crianças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q916706 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

No planejamento e organização do trabalho pedagógico com crianças, há situações didáticas que acontecem com regularidade diária ou semanal, na rotina, como por exemplo, os ateliês ou os ambientes de trabalho nos quais são oferecidas diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens, para que elas escolham o que querem fazer. Por suas características, essas propostas são conhecidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q952310 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Cuidador Infantil, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

O desenvolvimento da criança pode ser analisado de acordo com múltiplas variáveis, tais como: aspecto físico, social, cognitivo e afetivo. Nesse sentido, analise as afirmativas posteriores:

I – Os dois primeiros anos de vida marcam uma fase em que se observa apenas mudanças em nível biológico e cognitivo das crianças.
II – Entre os três e os seis anos, percebe-se um crescimento rápido, que se inicia com uma aparência física mais esguia.
III - Dos 3 aos 6 anos de idade, as áreas de maior crescimento do cérebro são as frontais, responsáveis pelo planejamento e organização de ações.
IV – Jean Piaget estruturou o desenvolvimento em estágios, contribuindo para a melhor compreensão de cada fase vivenciada pelo indivíduo.

É verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q889868 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

O texto “Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil” (2010) pontua sobre a importância do brincar na Educação Infantil e das experiências diversificadas que devem ser asseguradas nas práticas pedagógicas.

Com base nesse texto, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q902970 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A brincadeira de papéis sociais tem uma importância essencial no desenvolvimento da criança pré-escolar. Nesse contexto, podemos afirmar que, na brincadeira de papéis sociais, a criança

I. sente que tem domínio da realidade e vai tomando consciência de si e das relações humanas, desenvolvendo suas capacidades físicas, cognitivas e afetivas.

II. desenvolve o domínio da conduta e aprende a se autorregular, já que, para representar os papéis sociais, ela precisa ter autocontrole de suas ações.

III. aprende a antecipar os resultados de suas ações, a avaliálos, desenvolvendo um domínio sobre si mesma.

IV. segue diretrizes definidas, sem abertura para improvisação, o que limita o impacto no seu desenvolvimento emocional.

V. reproduz o que vê no ambiente familiar, evitando interações sociais reais, preferindo a fantasia à realidade, confinando sua inventividade.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q902978 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O atendimento à criança na educação infantil que vem de ambientes pouco estimuladores do seu desenvolvimento cultural, requer uma abordagem cuidadosa e adaptativa por parte dos educadores. Para oferecer um atendimento eficaz, o professor deve implementar estratégias, como

I. desatender a diferença cultural e seguir o currículo padronizado para todas as crianças evitando novas experiências.

II. introduzir atividades variadas, histórias, músicas, danças e brincadeiras que refletem diferentes aspectos culturais.

III. incentivar a criança a compartilhar suas tradições, histórias e experiências culturais para fortalecer a autoestima.

IV. proporcionar um ambiente silencioso e isolado, onde a criança possa focar apenas em atividades individuais.

V. promover atividades em grupo e projetos colaborativos que permitam que as crianças compartilhem suas experiências.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q868171 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Sobre o brincar heurístico, assinalar a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.