Início

Questões de Concursos Educação e Ludicidade

Resolva questões de Educação e Ludicidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q892234 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente de Ensino/Monitora Escolar, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Qual das seguintes afirmações sobre o papel dos brinquedos pedagógicos no ensino fundamental está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q899477 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre os procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, é indicado que sejam realizados com:

I. O objetivo de retenção das crianças.
II. Observação crítica e criativa das atividades, brincadeiras e interações das crianças.
III. Múltiplos registros, como relatórios, fotos e desenhos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q894183 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Diante do potencial lúdico e dominador, o brinquedo e a brincadeira podem e devem ser utilizados em benefício da Educação. O professor que souber explorá-los, independente da idade do aprendiz, poderá acessar o mundo da imaginação de seus pupilos e auxiliá-los na interpretação do mundo e na aquisição de conhecimentos socioculturais e científicos.

(Freitas; Mancini, 2019, p. 106.)

Quanto à ludicidade na educação básica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em sua função lúdica, o jogo e a brincadeira ensinam espontaneamente e sem a necessidade da intervenção ou mediação do professor.
( ) Os jogos utilizados no âmbito escolar devem ser planejados prioritariamente com o objetivo de propiciar o estudo do pensamento da criança, abordando suas características afetivas para que possa contribuir na disciplina escolar.
( ) As atividades lúdicas devem ocorrer em diversos espaços, pois os jogos e as brincadeiras são atividades que podem ser exercidas associando a expressão corporal, o desenvolvimento do raciocínio lógico, argumentativo, afetivo, dentre outros.
( ) O lúdico retira o aluno da posição de ouvinte, mero receptor de informações, pacífico e vazio, para um momento de trocas de experiências, criatividade, raciocínio lógico, diante do que lhe está sendo proposto.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q916253 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

O brincar e a recreação são atividades de extrema importância na vida de toda criança. Sendo assim, analisar os itens:

I. O brincar das crianças é um comportamento, uma atividade ou um processo iniciado, controlado e estruturado pelas próprias crianças. Acontece sempre e onde quer que as oportunidades apareçam.
II. Brincar por si mesmo é não compulsório, conduzido por motivação intrínseca e desenvolvido por seu próprio interesse, mais do que um fim em si mesmo.
III. Permite que as crianças explorem o mundo e encontrem seu lugar nele. Ajuda a aprender, a vencer e a perder, uma vez que influencia o autocontrole.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q900234 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O brinquedo é utensílio de entretenimento das crianças, pelo qual ela reconhece o mundo real através de um mundo imaginário, lúdico. Com o brinquedo, ela desenvolve suas habilidades manuais, sua motricidade e o seu cognitivo.

(Freitas; Mancini, 2019, p. 105.)



Quanto aos jogos e brincadeiras na escola, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q901552 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

A recreação na educação infantil desempenha um papel fundamental no crescimento e formação das crianças. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) A recreação é um aspecto recente no campo educacional, com relevância histórica irrisória até o momento.
(__) Especialistas como Jean Piaget e Donald Winnicott não contribuíram para o entendimento da recreação infantil, e sim para o entendimento acerca das fases do desenvolvimento infantil.
(__) A cultura lúdica brasileira é influenciada pela mistura de conhecimentos dos povos que formaram o país.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q881642 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

A respeito das práticas pedagógicas que envolvem atividades lúdicas, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para as crianças como para os jovens.
( ) Na Educação Infantil, a utilização de jogos e brincadeiras, possibilita compreender o desenvolvimento da criança pela forma e pela linguagem lúdica específicas da infância.
( ) Embora a construção de conhecimentos possa estar presente nas atividades lúdicas, não se pode esperar que isso aconteça pela interação e troca de ideias com os colegas, mesmo sendo atividades pedagogicamente planejadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q900398 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

As atividades lúdicas facilitam no progresso da personalidade, como de suas funções psicológicas e morais, pois quando o educando vai à escola ele sofre um impacto físico e mental, por que sua vida era dedicada só aos brinquedos e, no entanto, ele irá conhecer novas pessoas e outro ambiente, então é importante que se tenha atividades lúdicas dentro da escola, para que a criança se acostume no ambiente escolar.

SANTOS, F.F. Artefatos lúdicos como ferramenta na construção do

processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. [S.l.: s.n.],

2016.


Não é uma atividade lúdica associada ao campo de experiência “corpo, gestos e movimentos”:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q894022 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O termo lúdico, descende do Latim “ludus”, se remete para jogos e divertimento. Os conteúdos lúdicos são fundamentais na aprendizagem, uma vez que é muito importante introduzir nas crianças a noção que aprender pode ser divertido. As iniciativas lúdicas nas escolas intensificam a criatividade, contribuindo para o desenvolvimento intelectual dos alunos. A ludicidade é uma forma de desenvolver a criatividade e os conhecimentos, através de jogos, música e dança, com o intuito de educar, ensinar, divertir e provocar a interação entre as pessoas. São muitas as atividades lúdicas presentes no cotidiano do ambiente escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q892235 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Assistente de Ensino/Monitora Escolar, Prefeitura de Campo Alegre de Goiás GO, Aroeira, 2024

Qual das seguintes afirmações sobre brinquedos e brincadeiras está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q894381 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

De acordo com os estudos de Vigotski, durante a educação infantil, as crianças precisam realizar muitas propostas que envolvam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q956356 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Por ser uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana, o movimento deve ser estimulado e valorizado nas creches e pré-escolas públicas, instituições de educação infantil. Nesse sentido, compete a elas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q898780 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Física, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

O ensino de jogos e brincadeiras nas escolas desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento integral das crianças, abordando aspectos físicos, sociais e cognitivos. Com base nesse entendimento, avalie as seguintes proposições sobre as práticas didáticas, pedagógicas e metodológicas envolvidas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)Jogos e brincadeiras na escola devem ser sempre competitivos para incentivar o desenvolvimento da resiliência e da determinação entre os estudantes.
(__)A inclusão de jogos e brincadeiras no currículo escolar apoia o desenvolvimento de habilidades sociais, como a cooperação e o respeito mútuo, e estimula a criatividade e a resolução de problemas.
(__)O ensino de jogos e brincadeiras deve focar exclusivamente em atividades estruturadas, deixando pouco espaço para a imaginação e a escolha dos alunos.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q895989 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor Educação Infantil, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

O ensino e a aprendizagem na Educação Infantil têm características específicas que os diferenciam de outras etapas educacionais. As finalidades, os objetivos, os conteúdos e as metodologias, nesta fase, são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Assinale as seguintes afirmativas sobre ensino e aprendizagem na Educação Infantil e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Educação Infantil deve priorizar a preparação acadêmica para o Ensino Fundamental, com ênfase na alfabetização precoce e na matemática básica.
( ) Atividades lúdicas e o jogo simbólico são fundamentais na Educação Infantil, pois contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.
( ) Os conteúdos na Educação Infantil devem ser estruturados rigidamente, seguindo um currículo formal e padronizado.
( ) A metodologia na Educação Infantil deve ser flexível e adaptada às necessidades e interesses das crianças, promovendo aprendizagens significativas.
( ) O desenvolvimento da autonomia e da autoestima das crianças é um dos objetivos centrais da Educação Infantil.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q903696 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As crianças naturalmente se expressam por múltiplas linguagens (corpo, pintura, dramatização, música, oralidade, poesia, fantasias, ludicidade, entre tantas outras) e a escola precisa explorar essas possibilidades para que consiga proporcionar uma aprendizagem significativa. Sobre as múltiplas linguagens na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. A escola deve potencializar espaços que dialoguem de forma propositiva com a infância, favorecendo brincadeiras, diálogo, fala e escuta das crianças.
II. No trabalho com múltiplas linguagens, é importante que se desenvolva também o senso estético das crianças, de modo que elas possam reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais.
III. As tecnologias da informação e comunicação também são uma linguagem que a escola deve trabalhar e aprender a produzir conhecimentos a partir delas.

Está correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q882279 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Pesquisadores no campo educacional revelam que a contação de história parte do princípio da necessidade de comunicação, da vontade de estar junto a outras pessoas e partilhar o sentimento que se move do coração e sai pelo olhar, da história oralizada pela palavra.
Contar história hoje denota:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q897910 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

A musicalização infantil é fundamental no desenvolvimento das habilidades musicais e cognitivas das crianças.
Assinale a alternativa correta sobre esse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q899479 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Compreende-se que, ao brincar, a criança desenvolve a imaginação e a criatividade. Com base no brincar, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q888538 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Monitor de Creche, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

"Monitores infantis também desempenham um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, organizando jogos educativos, atividades criativas e brincadeiras lúdicas."

Fonte: undiai.sp.gov.br/educacao


O monitor tem várias funções, qual delas está citada no pensamento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q898028 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A ludicidade é um conceito que abrange jogos, brincadeiras e atividades de entretenimento, promovendo a criatividade, a imaginação e a aprendizagem autodirigida, tornando a educação mais atrativa e eficaz. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_) A ludicidade não tem impacto no desenvolvimento cognitivo das crianças, somente no desenvolvimento social.
2.(_) Atividades lúdicas proporcionam um ambiente seguro para experimentação e autoexpressão.
3.(_) A educação lúdica é uma abordagem que envolve os alunos ativamente. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.