Início

Questões de Concursos Educação em Geografia

Resolva questões de Educação em Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q483913 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Na discussão sobre a renovação do caráter defasado do currículo no ensino de geografia, é preciso considerar uma proposta de reformulação que privilegie a unidade teórico-prático e a perspectiva interdisciplinar na formação do estudante. Tal mudança estaria em consonância
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q483479 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Técnico e Científico, MPE SP, VUNESP

Paul Vidal de La Blache (1845-1918) é considerado o fundador da moderna geografia francesa. Um dos conceitos mais importantes desenvolvido por ele remete ao “Gênero de Vida”, que pode ser entendido como a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q481289 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo o PCN, ao oferecer oportunidades do aluno praticar a leitura de paisagens, o professor de Geografia estará possibilitando ao aluno

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q484558 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q482614 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

"Do mesmo modo que não há um tempo global, único mas apenas um relógio mundial, também não há um espaço global, mas, apenas, espaços da globalização, espaços mundializados reunidos por redes... as redes são mistas, elas incluem materialidade e ação. A rede técnica mundializada atual é instrumento da produção, da circulação e da informação mundializadas."

(SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, 2004)

De acordo com o posicionamento do quadro apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, o conceito, a concepção norteadora e os elementos de aprofundamento da base estrutural da Geografia com o texto descrito acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q485098 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Sobre a aprendizagem escolar dos conceitoschave da geografia, deve-se sempre considerar que é preciso
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q482233 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEDUC PE, IPAD

Um professor de Geografia estava planejando uma unidade de ensino que trataria do tema "O capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial". Quais deveriam ser as dimensões procedimentais dos conteúdos a serem apreendidos pelos alunos?

1 - O desenvolvimento de atitudes solidárias para com os povos do mundo.

2 - O início do imperialismo e o liberalismo.

3 - O capitalismo industrial.

4 - Leitura de textos.

5 - Pesquisa, no lugar onde o aluno reside, de alguns elementos da globalização.

 Estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q485136 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. No ensino da geografia como atividade intelectual e prática, existe a necessidade investigativa da pesquisa, que pode ser considerada um processo aglutinador de reflexão e crítica.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q485156 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Considerando que, para a efetivação de um currículo de geografia em nível nacional, é necessário observar a realidade escolar, repensando as formas de construção do conhecimento, de atitudes e objetivos, dos que ensinam e dos que aprendem, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q484413 | Geografia, Educação em Geografia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com relação às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q482839 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEDUC PE, IPAD

O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir. Marque a alternativa correta. "Área formada por porções dos territórios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. Coincide, em parte, com a área de ocorrência da caatinga, apresentando paisagem árida, de solo pedregoso, vegetação arbustiva e de cactáceas. Alguns elementos povoam as páginas da literatura regionalista e compõem o imaginário associado a essa região- a figura do jagunço, os animais da região, a luta contra a rigidez do clima, donzelas de beleza inigualável e cavaleiros corajosos. José de Alencar, Graciliano Ramos, Rachel de Queiros e Ariano Suassuna são os expoentes da literatura regionalista ambientada na região." ( Atlas Geográfico Escolar do IBGE, 2002) A região descrita é o (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q484978 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.

I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.

II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.

III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive desde a escala local à mundial.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q482145 | Geografia, Educação em Geografia, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com Castrogiovanni, a apreensão do espaço pela criança se dá em três etapas: a etapa do espaço vivido, a do espaço percebido e a do espaço concebido. Julgue os itens a seguir, relativos a esse tema.

 I O espaço vivido pela criança é o espaço físico, vivenciado a partir do movimento, da locomoção.

II Para a criança, o espaço vivido, experimentado biologicamente, é fundamental para o espaço percebido.

III O espaço percebido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é o espaço mais abstrato.

IV O espaço vivido permite à criança lidar com o espaço concebido, que é a etapa intermediária na apreensão do espaço.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q483853 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao ensino de geografia, julgue os itens subsequentes. Ao longo das aulas, cabe ao aluno verificar se os objetivos propostos nos conteúdos programáticos estão sendo atendidos plenamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q483280 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

Segundo Renato E. dos Santos, em Lei 10.639 e o Ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação, a forma como ensinamos Cartografia Escolar transforma os mapas oficiais em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q480845 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o tema Interdisciplinaridade no ensino de Geografia, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio assim expressam: "No esforço de estabelecer uma unidade na diversidade, de se abrir a outras possibilidades mediante uma visão de conjunto, a Geografia muito pode auxiliar para romper a fragmentação factual e descontextualizada. Sua busca por pensar o espaço enquanto totalidade, por onde passam todas as relações cotidianas e onde se estabelecem as redes sociais nas diferentes escalas, requer esse esforço interdisciplinar".

Do assunto em pauta é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q481013 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), de Geografia apresentam uma discussão sobre os métodos e as teorias das diferentes concepções de Geografia. Segundo este documento, a Geografia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q484699 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

As atividades de extensão ambiental têm por objetivo disseminar, para diversos setores da sociedade, os conhecimentos e as experiências produzidos pelas instituições de pesquisa, de controle e de promoção ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q484001 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental - MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q484533 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.