Início

Questões de Concursos Educação em Geografia

Resolva questões de Educação em Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q484533 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

Perrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q483203 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Tanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista Ortodoxa negligenciaram a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. Assinale as alternativas que atestam o enunciado:

I) O cientificismo do Marxismo ortodoxo por permitir ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;

 II) O positivismo que permitiu ao homem, a possibilidade de um conhecimento subjetivo;

III) O cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário;

IV) O Marxismo ortodoxo, por tachar de idealismo alienante qualquer explicação subjetiva e afetiva da relação da sociedade com a natureza.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q484840 | Geografia, Educação em Geografia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPE

Com referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q483918 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes.

A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q483559 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue os próximos itens. Ratzel define no objeto de estudo da geografia a influência das condições naturais sobre a humanidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

46Q483413 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Nas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q483154 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Acerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. De acordo com as novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da geografia, o professor, por meio da reflexão e da crítica, pode modificar o processo ensino-aprendizagem, sem, contudo, abandonar o método de ensino tradicional, como o uso do livro didático, do quadro e do giz.
  1. ✂️
  2. ✂️

48Q484823 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

As habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q483895 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV

“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”

(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma.

Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q484445 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O conceito de território pode ser ligado à ideia de domínio ou de gestão de uma determinada área, sendo que dele emergem conceitos derivativos de territorialidade e de desterritorialização. Nessa perspectiva, analise as asserções abaixo:

I. A expansão do território pode, por um lado, promover a ampliação da territorialidade e, por outro, promover a desterritorialização de certos grupos sociais.

PORQUE

II. A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência da sua participação, provocando o sentimento de territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de identidade entre as mesmas.

Acerca dessas asserções, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q484730 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017

A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir.

Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q483789 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCC

Em uma aula sobre o “ciclo” do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q481438 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

A presença das ciências humanas no ensino fundamental deve ser entendida como um dos elementos responsáveis pela preparação de um cidadão crítico, dotado de uma consciência social provida de objetividade suficiente que lhe possibilite

I.  perceber-se a si próprio como um agente social que fatalmente intervém na sua sociedade, seja compactuando com ela, seja transformando-a.
II.  pensar sua realidade e melhor conhecê-la, para melhor atuar e se apossar dela, em vez de ser por ela engolida.
III.  compreender o sentido dos processos que orientam o constante fluxo social bem como o sentido de sua intervenção nesse processo.
IV.  entender que a "vida social construída pelo homem é reconstruída ao longo das gerações; que essa reconstrução não significa, necessariamente, avanços ou melhorias"

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q484930 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir para assinalar a alternativa correta. Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro- Oeste, também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca e outra úmida. O domínio descrito é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q482752 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Discutindo propostas curriculares, Moraes (2000) comenta que a transdisciplinaridade é pouco praticada na estrutura dos programas. Segundo o autor os trabalhos interdisciplinares

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q483649 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue os itens que se seguem. A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q483160 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

De acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q482423 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Um professor para introduzir o conteúdo agricultura estadunidense em uma turma de 7ª série escreve no quadro as seguintes afirmativas:

1ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa aproximadamente 3% da População Economicamente Ativa e gera 2% do PIB do país;

2ª) O agricultor estadunidense é um verdadeiro empresário;

3ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa um papel fundamental no funcionamento da economia do país.

Os objetivos do professor com estas afirmativas são:

I - Demonstrar estatisticamente para os alunos que o setor agrário dos EUA não possui uma importância muito grande para o governo.

II - Ressaltar o alto grau de mecanização e tecnificação das atividades agrícolas nos Estados Unidos.

III - Explicar a importância da agricultura dos EUA para o funcionamento dos setores existentes a montante e a jusante do processo produtivo no país.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) iten(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q485225 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

A conexão da Geografia com outras disciplinas através da transdisciplinaridade é um ponto central no ensino fundamental. Dentre os temas mais comuns, o da Saúde possibilita ao professor uma amplitude de abordagem, realizando a construção de cidadãos conscientes. A melhor conexão realizada pela Geografia com o tema da “saúde” pode ser identificada através:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q483134 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCC

Todo o dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia. Fim da tarde, a Terra cora e a gente chora porque finda a tarde. A música “Canto de Um Povo de Algum Lugar” de Caetano Veloso, usa, para se referir ao movimento do sol, o modelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.