Início Questões de Concursos Educação em Geografia Resolva questões de Educação em Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Educação em Geografia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q484533 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABPerrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser: ✂️ a) diagnóstica e sumativa. ✂️ b) investigativa e niveladora. ✂️ c) generalista e diagnóstica. ✂️ d) sumativa e quantitativa. ✂️ e) qualitativa e generalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q483203 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoTanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista Ortodoxa negligenciaram a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. Assinale as alternativas que atestam o enunciado: I) O cientificismo do Marxismo ortodoxo por permitir ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário; II) O positivismo que permitiu ao homem, a possibilidade de um conhecimento subjetivo; III) O cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário; IV) O Marxismo ortodoxo, por tachar de idealismo alienante qualquer explicação subjetiva e afetiva da relação da sociedade com a natureza. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: ✂️ a) Estão corretos somente os itens I e II. ✂️ b) Estão corretos somente os itens I e III. ✂️ c) Estão corretos somente os itens III e IV. ✂️ d) Estão corretos somente os itens I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q484840 | Geografia, Educação em Geografia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta. ✂️ a) Em geografia, a territorialidade refere-se ao estudo do sistema territorial. ✂️ b) Enquanto a categoria território representa para a geografia um sistema de objetos, o conceito de territorialidade representa a condição necessária para a existência da sociedade como um todo. ✂️ c) A territorialidade é um conceito político que serve como ponto de partida para explicar muitos fenômenos geográficos relacionados à organização da sociedade e suas interações com as paisagens. ✂️ d) A territorialidade é campo específico dos estudos e pesquisas geográficas. ✂️ e) A ideia de territorialidade humana é sinônimo de área de vivência e de reprodução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q483918 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPEA respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes. A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q483559 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue os próximos itens. Ratzel define no objeto de estudo da geografia a influência das condições naturais sobre a humanidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q483413 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCCNas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência ✂️ a) a investigação de fenômenos socioespaciais. ✂️ b) o estudo descritivo das paisagens naturais. ✂️ c) os fatores econômicos do espaço, apenas. ✂️ d) a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q483154 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPEAcerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. De acordo com as novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da geografia, o professor, por meio da reflexão e da crítica, pode modificar o processo ensino-aprendizagem, sem, contudo, abandonar o método de ensino tradicional, como o uso do livro didático, do quadro e do giz. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q484823 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPEAs habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem ✂️ a) a enumeração dos atributos físicos e socioeconômicos de um estado ou país. ✂️ b) a leitura, a análise e a interpretação dos códigos específicos da disciplina, tais como mapas, gráficos e tabelas. ✂️ c) o reconhecimento da dicotomia entre sociedade e natureza. ✂️ d) a identificação da disciplina como ciência dos lugares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q483895 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.” (Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma. Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo. ✂️ a) As relações entre conhecimento, poder e currículo. ✂️ b) O impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação. ✂️ c) A cultura como vetor de homogeneização das diferentes linguagens. ✂️ d) O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos. ✂️ e) O papel do professor como mediador da relação do aluno com os conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q484445 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018O conceito de território pode ser ligado à ideia de domínio ou de gestão de uma determinada área, sendo que dele emergem conceitos derivativos de territorialidade e de desterritorialização. Nessa perspectiva, analise as asserções abaixo: I. A expansão do território pode, por um lado, promover a ampliação da territorialidade e, por outro, promover a desterritorialização de certos grupos sociais. PORQUE II. A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência da sua participação, provocando o sentimento de territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de identidade entre as mesmas. Acerca dessas asserções, é CORRETO afirmar: ✂️ a) I e II são proposições falsas. ✂️ b) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I. ✂️ c) I e II são proposições verdadeiras e II não é uma justificativa correta de I. ✂️ d) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q484730 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor. Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir. Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q483789 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCCEm uma aula sobre o “ciclo” do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo ✂️ a) ter sido efêmero devido às crises internacionais do final do século XIX e início do século XX. ✂️ b) ter sido decisivo para selar a estrutura territorial em arquipélagos, apesar da expansão das ferrovias. ✂️ c) iniciar as transformações na organização espacial do país por introduzir novos fatores de desenvolvimento. ✂️ d) contribuir para tornar o país, já no século XIX, o maior exportador de bens agrícolas in natura do mundo. ✂️ e) proporcionar ao Brasil a liderança econômica sobre os países platinos, menos desenvolvidos que o nosso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q481438 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEA presença das ciências humanas no ensino fundamental deve ser entendida como um dos elementos responsáveis pela preparação de um cidadão crítico, dotado de uma consciência social provida de objetividade suficiente que lhe possibilite I. perceber-se a si próprio como um agente social que fatalmente intervém na sua sociedade, seja compactuando com ela, seja transformando-a. II. pensar sua realidade e melhor conhecê-la, para melhor atuar e se apossar dela, em vez de ser por ela engolida. III. compreender o sentido dos processos que orientam o constante fluxo social bem como o sentido de sua intervenção nesse processo. IV. entender que a "vida social construída pelo homem é reconstruída ao longo das gerações; que essa reconstrução não significa, necessariamente, avanços ou melhorias" Estão corretas ✂️ a) somente I, II e III. ✂️ b) somente I, II e IV. ✂️ c) somente I, III e IV. ✂️ d) somente II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q484930 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoO professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir para assinalar a alternativa correta. Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro- Oeste, também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca e outra úmida. O domínio descrito é: ✂️ a) A Caatinga. ✂️ b) O Pantanal. ✂️ c) A Mata Atlântica. ✂️ d) O Cerrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q482752 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCDiscutindo propostas curriculares, Moraes (2000) comenta que a transdisciplinaridade é pouco praticada na estrutura dos programas. Segundo o autor os trabalhos interdisciplinares ✂️ a) para serem levados a termo devem representar uma relativa renúncia dos objetos específicos de cada disciplina envolvida. ✂️ b) tendem a ser pouco objetivos em termos pedagógicos, além de exigirem um tempo muito grande de preparo e execução. ✂️ c) têm curta duração em termos de fixação de conteúdos, embora sejam adequados para dar ao aluno uma visão de totalidade. ✂️ d) alimentam-se de conhecimentos prévios gerados nos campos disciplinares e, portanto, não eliminam as especificidades de cada abordagem. ✂️ e) não conseguem articular todos os componentes curriculares porque há elementos do conhecimento que são singulares e específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q483649 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue os itens que se seguem. A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q483160 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABDe acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram: ✂️ a) o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade. ✂️ b) prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho. ✂️ c) a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído. ✂️ d) as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional. ✂️ e) formas democráticas de gestão e de tomada de decisões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q482423 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIOUm professor para introduzir o conteúdo agricultura estadunidense em uma turma de 7ª série escreve no quadro as seguintes afirmativas: 1ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa aproximadamente 3% da População Economicamente Ativa e gera 2% do PIB do país; 2ª) O agricultor estadunidense é um verdadeiro empresário; 3ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa um papel fundamental no funcionamento da economia do país. Os objetivos do professor com estas afirmativas são: I - Demonstrar estatisticamente para os alunos que o setor agrário dos EUA não possui uma importância muito grande para o governo. II - Ressaltar o alto grau de mecanização e tecnificação das atividades agrícolas nos Estados Unidos. III - Explicar a importância da agricultura dos EUA para o funcionamento dos setores existentes a montante e a jusante do processo produtivo no país. Está(ão) correto(s) apenas o(s) iten(s): ✂️ a) I ✂️ b) I e II ✂️ c) I e III ✂️ d) II e III ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q485225 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABA conexão da Geografia com outras disciplinas através da transdisciplinaridade é um ponto central no ensino fundamental. Dentre os temas mais comuns, o da Saúde possibilita ao professor uma amplitude de abordagem, realizando a construção de cidadãos conscientes. A melhor conexão realizada pela Geografia com o tema da “saúde” pode ser identificada através: ✂️ a) das diferenças salariais entre gêneros. ✂️ b) do aumento dos fluxos populacionais. ✂️ c) das deficiências do saneamento básico. ✂️ d) do incentivo à produção da fruticultura. ✂️ e) da formação dos polos universitários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q483134 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCCTodo o dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia. Fim da tarde, a Terra cora e a gente chora porque finda a tarde. A música “Canto de Um Povo de Algum Lugar” de Caetano Veloso, usa, para se referir ao movimento do sol, o modelo ✂️ a) heliocêntrico. ✂️ b) arquicêntrico. ✂️ c) concêntrico. ✂️ d) epicêntrico. ✂️ e) geocêntrico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q484533 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABPerrenoud (1999) afirma que a avaliação formativa possui como premissa se ocupar das aprendizagens e, consequentemente, do desenvolvimento do aluno. De acordo com o conceito da avaliação formativa discutido por Perrenoud, afirma-se que faz parte de suas características ser: ✂️ a) diagnóstica e sumativa. ✂️ b) investigativa e niveladora. ✂️ c) generalista e diagnóstica. ✂️ d) sumativa e quantitativa. ✂️ e) qualitativa e generalista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q483203 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME GrupoTanto a Geografia Tradicional quanto a Geografia Marxista Ortodoxa negligenciaram a relação do homem e da sociedade com a natureza em sua dimensão sensível de percepção do mundo. Assinale as alternativas que atestam o enunciado: I) O cientificismo do Marxismo ortodoxo por permitir ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário; II) O positivismo que permitiu ao homem, a possibilidade de um conhecimento subjetivo; III) O cientificismo positivista da Geografia Tradicional, por negar ao homem a possibilidade de um conhecimento que passasse pela subjetividade do imaginário; IV) O Marxismo ortodoxo, por tachar de idealismo alienante qualquer explicação subjetiva e afetiva da relação da sociedade com a natureza. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: ✂️ a) Estão corretos somente os itens I e II. ✂️ b) Estão corretos somente os itens I e III. ✂️ c) Estão corretos somente os itens III e IV. ✂️ d) Estão corretos somente os itens I e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q484840 | Geografia, Educação em Geografia, Geografia, SEDUC CE, CESPE CEBRASPECom referência à territorialidade no ensino da geografia, assinale a opção correta. ✂️ a) Em geografia, a territorialidade refere-se ao estudo do sistema territorial. ✂️ b) Enquanto a categoria território representa para a geografia um sistema de objetos, o conceito de territorialidade representa a condição necessária para a existência da sociedade como um todo. ✂️ c) A territorialidade é um conceito político que serve como ponto de partida para explicar muitos fenômenos geográficos relacionados à organização da sociedade e suas interações com as paisagens. ✂️ d) A territorialidade é campo específico dos estudos e pesquisas geográficas. ✂️ e) A ideia de territorialidade humana é sinônimo de área de vivência e de reprodução. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q483918 | Geografia, Educação em Geografia, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPEA respeito de educação ambiental, julgue os itens subsequentes. A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q483559 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca de geopolítica e de conceitos relacionados aos fundamentos teóricos do pensamento geográfico, julgue os próximos itens. Ratzel define no objeto de estudo da geografia a influência das condições naturais sobre a humanidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q483413 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCCNas diretrizes norteadoras para a Geografia no Ensino Fundamental, os eixos temáticos e os temas tomam como referência ✂️ a) a investigação de fenômenos socioespaciais. ✂️ b) o estudo descritivo das paisagens naturais. ✂️ c) os fatores econômicos do espaço, apenas. ✂️ d) a abordagem pragmática dos fenômenos espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q483154 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPEAcerca do ensino da geografia e dos seus desdobramentos, julgue os itens subsequentes. De acordo com as novas tecnologias de comunicação e informação no ensino da geografia, o professor, por meio da reflexão e da crítica, pode modificar o processo ensino-aprendizagem, sem, contudo, abandonar o método de ensino tradicional, como o uso do livro didático, do quadro e do giz. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q484823 | Geografia, Educação em Geografia, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPEAs habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem ✂️ a) a enumeração dos atributos físicos e socioeconômicos de um estado ou país. ✂️ b) a leitura, a análise e a interpretação dos códigos específicos da disciplina, tais como mapas, gráficos e tabelas. ✂️ c) o reconhecimento da dicotomia entre sociedade e natureza. ✂️ d) a identificação da disciplina como ciência dos lugares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q483895 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, SME SP, FGV“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.” (Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma. Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo. ✂️ a) As relações entre conhecimento, poder e currículo. ✂️ b) O impacto das novas tecnologias da comunicação e da informação. ✂️ c) A cultura como vetor de homogeneização das diferentes linguagens. ✂️ d) O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos. ✂️ e) O papel do professor como mediador da relação do aluno com os conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q484445 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018O conceito de território pode ser ligado à ideia de domínio ou de gestão de uma determinada área, sendo que dele emergem conceitos derivativos de territorialidade e de desterritorialização. Nessa perspectiva, analise as asserções abaixo: I. A expansão do território pode, por um lado, promover a ampliação da territorialidade e, por outro, promover a desterritorialização de certos grupos sociais. PORQUE II. A formação de um território dá às pessoas que nele habitam a consciência da sua participação, provocando o sentimento de territorialidade que, de forma subjetiva, cria uma consciência de identidade entre as mesmas. Acerca dessas asserções, é CORRETO afirmar: ✂️ a) I e II são proposições falsas. ✂️ b) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I. ✂️ c) I e II são proposições verdadeiras e II não é uma justificativa correta de I. ✂️ d) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q484730 | Geografia, Educação em Geografia, CESPE CEBRASPE, 2017A aula em uma escola organizada em ciclos precisa extrapolar o espaço convencional das quatro paredes, como usualmente a escola costuma ser concebida. Deve ser pensada como estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagens e de significados com condições de favorecer o desenvolvimento das atividades educativas e, em consequência, o processo de crescimento pessoal do estudante e do professor. Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue os itens a seguir. Em consonância com o tempo pedagógico circular dinâmico, o ensino de geografia obedece a um conjunto linear de conteúdos fundamentados em temas geográficos da atualidade. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q483789 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCCEm uma aula sobre o “ciclo” do café, o professor deverá discutir com os alunos o fato de esse ciclo ✂️ a) ter sido efêmero devido às crises internacionais do final do século XIX e início do século XX. ✂️ b) ter sido decisivo para selar a estrutura territorial em arquipélagos, apesar da expansão das ferrovias. ✂️ c) iniciar as transformações na organização espacial do país por introduzir novos fatores de desenvolvimento. ✂️ d) contribuir para tornar o país, já no século XIX, o maior exportador de bens agrícolas in natura do mundo. ✂️ e) proporcionar ao Brasil a liderança econômica sobre os países platinos, menos desenvolvidos que o nosso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q481438 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPEA presença das ciências humanas no ensino fundamental deve ser entendida como um dos elementos responsáveis pela preparação de um cidadão crítico, dotado de uma consciência social provida de objetividade suficiente que lhe possibilite I. perceber-se a si próprio como um agente social que fatalmente intervém na sua sociedade, seja compactuando com ela, seja transformando-a. II. pensar sua realidade e melhor conhecê-la, para melhor atuar e se apossar dela, em vez de ser por ela engolida. III. compreender o sentido dos processos que orientam o constante fluxo social bem como o sentido de sua intervenção nesse processo. IV. entender que a "vida social construída pelo homem é reconstruída ao longo das gerações; que essa reconstrução não significa, necessariamente, avanços ou melhorias" Estão corretas ✂️ a) somente I, II e III. ✂️ b) somente I, II e IV. ✂️ c) somente I, III e IV. ✂️ d) somente II, III e IV. ✂️ e) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q484930 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de EnsinoO professor de Geografia colocou, numa prova de unidade, para uma turma de 6ª série, a questão transcrita a seguir para assinalar a alternativa correta. Este domínio, que ocorre, principalmente, na região Centro- Oeste, também ocupa parte das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Caracterizado pelo clima tropical, possui solos pouco férteis, devido à sua acidez. Sua vegetação apresenta arbustos, com galhos retorcidos e raízes profundas. Possui uma estação seca e outra úmida. O domínio descrito é: ✂️ a) A Caatinga. ✂️ b) O Pantanal. ✂️ c) A Mata Atlântica. ✂️ d) O Cerrado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q482752 | Geografia, Educação em Geografia, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCCDiscutindo propostas curriculares, Moraes (2000) comenta que a transdisciplinaridade é pouco praticada na estrutura dos programas. Segundo o autor os trabalhos interdisciplinares ✂️ a) para serem levados a termo devem representar uma relativa renúncia dos objetos específicos de cada disciplina envolvida. ✂️ b) tendem a ser pouco objetivos em termos pedagógicos, além de exigirem um tempo muito grande de preparo e execução. ✂️ c) têm curta duração em termos de fixação de conteúdos, embora sejam adequados para dar ao aluno uma visão de totalidade. ✂️ d) alimentam-se de conhecimentos prévios gerados nos campos disciplinares e, portanto, não eliminam as especificidades de cada abordagem. ✂️ e) não conseguem articular todos os componentes curriculares porque há elementos do conhecimento que são singulares e específicos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q483649 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue os itens que se seguem. A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q483160 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABDe acordo com Libâneo (2008, p. 120), “É sempre útil distinguir, nos estudos dos processos de organização e gestão, duas concepções bastante diferenciadas em relação às finalidades sociais e políticas da educação: a concepção científico-racional e a concepção sociocrítica.” Na concepção sociocrítica, vigoram: ✂️ a) o planejamento, a organização e o controle, visando qualidade. ✂️ b) prescrições detalhadas de funções e tarefas que acentuam a divisão técnica do trabalho. ✂️ c) a valorização dos elementos instituintes da organização escolar e o poder instituído. ✂️ d) as relações de subordinação instituídas na estrutura organizacional. ✂️ e) formas democráticas de gestão e de tomada de decisões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q482423 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIOUm professor para introduzir o conteúdo agricultura estadunidense em uma turma de 7ª série escreve no quadro as seguintes afirmativas: 1ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa aproximadamente 3% da População Economicamente Ativa e gera 2% do PIB do país; 2ª) O agricultor estadunidense é um verdadeiro empresário; 3ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa um papel fundamental no funcionamento da economia do país. Os objetivos do professor com estas afirmativas são: I - Demonstrar estatisticamente para os alunos que o setor agrário dos EUA não possui uma importância muito grande para o governo. II - Ressaltar o alto grau de mecanização e tecnificação das atividades agrícolas nos Estados Unidos. III - Explicar a importância da agricultura dos EUA para o funcionamento dos setores existentes a montante e a jusante do processo produtivo no país. Está(ão) correto(s) apenas o(s) iten(s): ✂️ a) I ✂️ b) I e II ✂️ c) I e III ✂️ d) II e III ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q485225 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCABA conexão da Geografia com outras disciplinas através da transdisciplinaridade é um ponto central no ensino fundamental. Dentre os temas mais comuns, o da Saúde possibilita ao professor uma amplitude de abordagem, realizando a construção de cidadãos conscientes. A melhor conexão realizada pela Geografia com o tema da “saúde” pode ser identificada através: ✂️ a) das diferenças salariais entre gêneros. ✂️ b) do aumento dos fluxos populacionais. ✂️ c) das deficiências do saneamento básico. ✂️ d) do incentivo à produção da fruticultura. ✂️ e) da formação dos polos universitários. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q483134 | Geografia, Educação em Geografia, Professor II, SEE SP, FCCTodo o dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia. Fim da tarde, a Terra cora e a gente chora porque finda a tarde. A música “Canto de Um Povo de Algum Lugar” de Caetano Veloso, usa, para se referir ao movimento do sol, o modelo ✂️ a) heliocêntrico. ✂️ b) arquicêntrico. ✂️ c) concêntrico. ✂️ d) epicêntrico. ✂️ e) geocêntrico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro