Questões de Concursos: Educação especial

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Educação especial. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

101 Q910596 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre o Braile (Braille), podemos afirmar como alternativa INCORRETA:

102 Q891143 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Um dos públicos-alvo da educação especial são os alunos com:

103 Q905496 | Pedagogia, Educação Especial, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O atendimento educacional especializado – AEE – deve ser ofertado sem fins lucrativos e precisa constar no projeto políticopedagógico da escola de ensino regular. Bem como necessita contemplar em sua organização:


I- Sala de recurso multifuncional e matrícula do aluno AEE.


II- Plano do AEE e professor para exercício da docência.


III- Profissionais da educação, como: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais.


IV- Redes de apoio: no âmbito da atuação intersetorial, da formação docente, do acesso a recursos, serviços e equipamentos, entre outros que contribuam para a realização do AEE.


É CORRETO o que se afirma em:

104 Q905497 | Pedagogia, Educação Especial, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Nas Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado, discute-se sobre a necessidade de o professor ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial na modalidade inicial ou continuada.


A este respeito, marque a alternativa que apresenta competência(s) devida(s) ao professor de AEE.

105 Q890915 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a única assertiva que não representa um dos objetivos do atendimento educacional especializado.

106 Q887362 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

O contexto familiar pode impactar positivamente a evolução pessoal e emocional do jovem e da criança com necessidades especiais:

107 Q899913 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Por muito tempo perdurou o entendimento de que a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência ou que não se adequassem à estrutura rígida dos sistemas de ensino. Essa concepção exerceu impacto duradouro na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à sua dimensão pedagógica. O desenvolvimento de estudos no campo da educação e dos direitos humanos vem modificando os conceitos, as legislações, as práticas educacionais e de gestão, indicando a necessidade de se promover uma reestruturação das escolas de ensino regular e da educação especial.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

Considerando a perspectiva apresentada no texto, analise as afirmações abaixo e assinale a verdadeira.

108 Q897364 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão designa, quanto à disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras, que os profissionais atuantes

109 Q955234 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Educacional, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Sobre o Decreto nº 7.611/2011, que regulamenta a educação especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), analise as afirmativas:

I - O AEE deve ser oferecido de forma complementar ao ensino regular, garantindo suporte especializado aos estudantes com deficiência.

II - O decreto estabelece que a educação especial deve ocorrer exclusivamente em escolas especializadas, sem integração ao ensino regular.

III - O poder público deve garantir acessibilidade e adaptações curriculares para promover a inclusão de estudantes com deficiência.

IV - O atendimento educacional especializado pode ocorrer dentro da própria escola regular ou em instituições especializadas, conforme a necessidade do estudante.

Estão corretas as afirmativas:

110 Q954724 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Com relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a alternativa que apresenta uma informação correta, de acordo como a Resolução CNE/CEB no 4/2009.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.