Questões de Concursos Educação especial

Resolva questões de Educação especial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q910366 | Pedagogia, Educação Especial, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Segundo a Cartilha da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2023), a Educação Especial é uma modalidade de educação escolar transversal às outras etapas, níveis e modalidades, tendo como público os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as formas de integração a seus respectivos conceitos, conforme descrito por Coll, Marchesi e Palácios, na obra “Desenvolvimento Psicológico e Educação” (2004).

COLUNA I
1. Integração física
2. Integração social
3. Integração funcional
COLUNA II
(    ) Os alunos de escolas públicas da Educação Especial participam, em tempo parcial ou completo, na forma de compartilhamento, simultaneidade e cooperação nas classes de ensino comum e incorporam‑se à dinâmica da escola.
(    ) As unidades ou classes especiais na escola regular, em que os alunos escolarizados nelas realizam algumas atividades comuns com os demais colegas, como jogos e atividades extraescolares.
(    ) As classes ou unidades de Educação Especial são inseridas na escola regular, mas continuam mantendo uma organização independente, embora possam compartilhar alguns lugares, como o pátio ou o refeitório.

Assinale a sequência correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q890926 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a abordagem que destaca a importância de adaptar o ambiente educacional para atender às necessidades individuais de alunos com deficiência, promovendo o respeito à diversidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q887360 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A autoestima na criança especial será fortalecida quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q898118 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) segue uma série de princípios que orientam sua prática no contexto da educação inclusiva. Sobre esses princípios, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q987977 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Marque a alternativa que indica corretamente o principal objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estabelecida pela Lei nº 13.146/2015:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q894794 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades da educação. O objetivo dessa política é assegurar a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial e sua efetiva participação no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Segundo a Política Nacional de Educação Especial, é correto afirmar que os alunos, público-alvo da Educação Especial, são aqueles
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q887373 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto da interação interpessoal e responsabilidade ética na área da educação especial, escolha a opção que destaca um resultado da comunicação eficiente entre alunos, educadores e familiares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q887376 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ainda sobre empatia na relação com estudantes vulneráveis, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.


As habilidades empáticas ajudam os cuidadores a adaptar suas abordagens de cuidado de acordo com as____________ de cada criança ou adolescente vulnerável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q891237 | Pedagogia, Educação Especial, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

Historicamente o percurso da Educação Especial é marcado por três períodos, na seguinte ordem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q890985 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que determinam as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº 2/2001, em relação à matrícula de alunos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q994933 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), avalie as afirmativas abaixo e assinale (V) verdadeiro e (F) Falso.

( ) A PNEEPEI considera o Atendimento Educacional Especializado (AEE) um recurso essencial para complementar o aprendizado dos estudantes com deficiência em classes regulares;
( ) A PNEEPEI recomenda que as escolas regulares não realizem adaptações curriculares, pois os alunos devem seguir o currículo padrão de ensino;
( ) A Política visa a formação de professores para a educação inclusiva, capacitando-os para atender às necessidades específicas dos alunos com deficiência e outras necessidades especiais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q890232 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No caso da educação especial inclusiva, a orientação é de que ela deve ser iniciada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q905097 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

A educação especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu Art. 4º e inciso III, e o Decreto nº 10.502/2020, que atende às crianças com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGE e altas habilidades ou superdotação preveem, nesses casos, que a criança tem direito ao Atendimento Educacional Especializado – AEE. Sobre o Atendimento Educacional Especializado para o público alvo da educação especial, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q892834 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A função de Profissional de Apoio Escolar é crucial para garantir a inclusão e o suporte adequado a estudantes com deficiência nas instituições públicas de ensino do Município de Joaçaba. Esse profissional desempenha uma série de atribuições essenciais, que vão desde a recepção do aluno até o acompanhamento em atividades internas e externas à escola, passando pela assistência em alimentação, higiene e locomoção. Além disso, é esperado que o Profissional de Apoio Escolar atue em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo Projeto Pedagógico da escola e em colaboração com a equipe educacional, respeitando o papel do professor regente como responsável pelo planejamento das atividades pedagógicas.
Com base nas atribuições do cargo de Profissional de Apoio, assinale a alternativa que indica uma responsabilidades desse profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q890916 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A União prestará apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, Municípios e Distrito Federal, e a instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, com a finalidade de ampliar a oferta do atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. Esse apoio técnico e financeiro contemplará as seguintes ações, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q897364 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão designa, quanto à disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras, que os profissionais atuantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q892557 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Séries Iniciais, Prefeitura de Vila Lângaro RS, FUNDATEC, 2024

Conforme o Referencial Curricular Gaúcho, analise as assertivas abaixo sobre educação especial:

I. A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades.
II. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.
III. Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.
IV. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula, não sendo substitutivas à escolarização.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q894919 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Apoio, Prefeitura de União de Minas MG, HL, 2024

O Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011 - Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Nesse sentido, considerando o que se estabelece nesse decreto, o atendimento educacional especializado deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q891146 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Alunos, UFCSPA RS, FUNDATEC, 2024

Qual documento da escola deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prevendo na sua organização a operacionalização da sala de recursos multifuncionais e o plano geral do AEE?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q994328 | Pedagogia, Educação Especial, Para Área de Deficiência Intelectual, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Analise as asserções abaixo.

I. O Relatório da Sociedade Civil Brasileira (18 de agosto de 2015) sobre a educação inclusiva, destacou que, desde a adoção da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em 2008, o Brasil vem expandindo o acesso das crianças com deficiência para a educação em geral, particularmente para a educação inclusiva.
PORQUE
II. Com a Política Nacional de Educação Inclusiva, as regras operacionais do atendimento educacional especializado (AEE) foram determinadas, por meio do suporte das escolas regulares, ao invés da substituição da educação segregada para pessoas com deficiência.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.